domingo, 23 de outubro de 2022

Porto-Clube 0 SL Benfica 1

O momento exige um pequeno regresso deste blog: A vitória do Benfica frente ao porto-clube!

Não foi a mais agradável das exibições mas convém relembrar que este nunca é um jogo "normal".

Roger Schmidt sabia-o bem e esteve sempre atento às características únicas da partida, fazendo alterações chave nos momentos ideais:

1: Ao intervalo. Teve, com o desenrolar da primeira parte, a sensação de que se mantivesse o mesmo 11 na segunda, o Benfica não iria terminar a partida com 11 jogadores em campo. O facto de ter efectuado três alterações sobre três dos jogadores amarelados (Bah, João Mário e Enzo), desconstruiu a estratégia do porto-clube: pressionar o árbitro a todo o custo para expulsar jogadores do Benfica.

2: Saída de Draxler. Não se amedrontou... Fez entrar Musa - avançado - em vez de um médio ou central. Ou seja, manteve a estratégia de jogar com dois avançados (se bem que um mais fixo), colocando Rafa na esquerda.

A meu ver, a lesão de Draxler foi uma das chaves da vitória. Com Musa fresco e Ramos ainda com força para as curvas, as alas do Benfica (Neres e Rafa) ficaram muito voláteis permitindo à equipa acelerar o jogo com muito acerto. O golo de Rafa é numa dessas contra ofensivas..
A última alteração foi um fait-divers: Ristic por Rafa que até foi corajoso em ir para o banco pelo lado dos listados.

A mentalidade da equipa... Como escrevi a abrir, não foi das exibições mais agradáveis. Este grupo de trabalho já enfrentou equipas mais complicadas e, apesar de alguma desconcentração inicial, sempre enfrentou os adversários de frente. Neste caso (tal como em Guimarães) a equipa não olhou o jogo de forma leve. Olhou-o com desconfiança o que lhe tirou alguma expansão de movimentos, não arriscou passes como tão bem costuma fazer... Sim, sei bem que era um jogo ali contra aqueles mas...

Toda a equipa esteve concentrada. Os atletas foram solidários uns com os outros. Criaram mais oportunidades do que o porto-clube, foram justos vencedores. Claro que os listados deram tudo o que tinham para dar, dentro e fora de campo.

Então, o Benfica venceu. Conquistou somente os 3 pontos. Estamos à décima e não à trigésima jornada. Podem rever a partida aqui.

João Pinheiro (JP) e a arbitragem desta partida.

Confesso-vos que fiquei algo admirado com a actuação de JP. Não é fácil cumprir as regras e expulsar um jogador do porto-clube naquele estádio (Não há segundo amarelo para Bah. Tudo conversa fiada. Aqui esteve bem)... Não é fácil saber que há faltas que não justificam um amarelo e resistir àquela canzoada toda dos jogadores listados a pedir sem tremer muito... Não o conheço pessoalmente, já prejudicou e bem o Benfica, mas não deve ter sido fácil para JP, ser ameaçado num vídeo e mesmo assim ter ido para aquele estádio...

Mas JP e o VAR ainda estiveram algo aquém do que se espera de uma equipa de arbitragem. Ou se preferirem, a arbitragem portuguesa não vai ao mundial por coisas como estas.

1º Otávio é um pequeno porco. Uma mistura de Jorge Costa com Bruno Alves. Um palhaço que ninguém tem coragem para expulsar: Sorte teve Ramos em ter sido empurrado pelo Taremi...

Isto vai estar na selecção?

2º Treinador e treinador adjunto do porto-clube, são também dois nojentos:

São gracinhas destas que estragam ainda mais o futebol português...

3º O Benfica não pode deixar passar isto em claro. Foi uma cartolina mas foi alguém ali no relvado... Eles têm um castigo de dois jogos à porta fechada suspenso não têm...

4º Parece que o Benfica marcou dois golos. E Rui Costa deveria falar sobre isto...Estas imagens são o que são mas... Sabendo que é difícil, dá toda a impressão de que a bola entra (tal como em 2004 - 2005, quando Petit enviou um foguete ao frangueiro do Baía que a deixou entrar mas o árbitro nada.

Neste dia (21-10-2022), com mais olhos e mais tecnologia, fico com a ideia de que... Coisas.

Esta não entrou...

Esta entrou.

E Pluribus UNUM!

2 comentários:

  1. Welcome back! Que falta fazem as tuas análises. A troca ao intervalo para além do óbvio, também mostra que temos banco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas um banco não completamente fiável. Frente à Juve e ontem frente ao Chaves, as alterações foram o mais tarde possível... Ou RS anda distraído com a beleza do jogo da sua equipa ou... não tem confiança total nos restantes jogadores.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo