segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Barcelona, Portimonense, Eleições.

É verdade... Já há muito que este blogue estava dormente. Assim o decidi quando vi o Benfica começar a desmoronar às mãos de um grupo de pessoas que mais queria do que se servir dele do que o servir. Para vos ser honesto, já há muito que o sabia mas as vitórias também toldam o discernimento...

No entanto, este é um momento crucial para o clube: Após se descobrir o que muitos sabiam e ter a possibilidade de ainda descobrir mais, eis que o Benfica vai de novo a eleições. Para juntar ainda mais combustível à coisa, eis que o Benfica vence o Barcelona de forma categórica e cai com estrondo perante uma equipazeca (ambas as partidas disputadas na Catedral)...

Digamos que o Benfica viveu um momento de relativo fulgor em ascensão para depois se despenhar e, ao levantar a cabeça, vê uma porta aberta à sua frente... A porta futuro!

1º O Barcelona:

Excelente partida. Se é um facto que este Barcelona não é o de Guardiola, também este Benfica não é o de Guttman ou de Eriksson. Dito isto, ambas as equipas queriam ganhar e venceu aquela que melhor esteve em todos os períodos da partida.

Todos os jogadores entregaram-se com alma à partida. As alterações foram certeiras. o Benfica venceu de forma inapelável por 3-0. Sim, foi uma noite europeia empolgante onde a equipa pareceu perder receios ou dos receios que sentia fez força. De tal maneira que o resultado poderia ter sido mais expressivo.

Fiquei com a ideia, na quarta feira, de que com esta atitude, até o Bayern pode tremer e...

2º Portimonense:

Estranhei o facto de JJ não ter feito uma única alteração no onze inicial... Não fiquei admirado por JJ ter feito tantas más alterações. Não fiquei admirado por ver um guarda redes adversário a defender tudo o que lhe era possível. Não fiquei admirado de ver os adeptos apoiarem a equipa até ao final. 

Mesmo assim, o Benfica poderia ter vencido a partida mas o futebol castiga, assim como eleva, e eis que somos líderes do campeonato com um ponto de vantagem sobre os rivais.

Interessante como o Portimonense foi o ponto de viragem na caminhada do Benfica rumo ao seu 37º título...

Nota: Darwin... Não me parece focado em tudo o que tem de estar focado. Não me parece um exagero afirmar que, não tivesse marcado dois golos importantíssimos, tem sido um jogador algo mediano (ontem foi de uma nulidade...).

3º Eleições:

A última vez que escrevi sobre Vieira neste blogue, foi a 3 de Janeiro de 2019:

 

Vieira saiu pela porta pequena A rábula das pedras na calçada revoltou-se e Vieira andava a arrancar essas pedras para as aplicar noutra calcada que não a do Benfica. Novas eleições foram marcadas. Duas listas estão na corrida para presidir os destinos do Benfica nos próximos quatro anos. Este é mais um momento decisivo na vida do clube.

O ano passado, de forma algo pouco corajosa, apoiei a candidatura de Rui Gomes da Silva. Na minha perspectiva, era a pessoa ideal para reformular o clube. Os sócios - em princípio - foram soberanos... Ou não, pois nunca o saberemos. Senti que o Benfica tinha perdido uma bela oportunidade para mudar para melhor.

Rui Costa, apoiado pelo grupo Vieira e afins (grupo que prefere cortar a cabeça ao líder e colocar outra cabeça naquele lugar de modo a não perder previlégios), decidiu ir à corrida. Retirou alguns monos da lista mas mantém todo o resto na mesma. O que alterou, especialmente o presidente da MAG, causa-me um desconforto atroz...

Neste momento, Rui Costa não poderia ter o meu voto! Nem sei se a justiça ainda não vai avançar com mais "casos"...

Como sinto profundamente que o Benfica necessita de gente nova e sem vícios, o meu sentido de voto está neste momento depositado na lista B. Em Francisco Benitez.

É verdade que não me agradou o facto de ele ter desistido da sua lista em favor da de Noronha Lopes o ano passado mas neste momento, perfila-se como um candidato cujas ideias - no contexto do clube - mais me agradam.

Se existe em mim o desconforto do desconhecido? Ou por outras palavras, se tenho receio de ver o Benfica a ser gerido por um grupo de pessoas que não tem provas dadas? Talvez tenha pois sou humano mas tenho a sensação que a lista de Rui Costa é uma continuação aparada do que o clube viveu nos últimos 20 anos... Caso o sentido do meu voto se revele um erro, daqui a quatro anos cá estarei para ver quem sucede ou concorre, estarei sempre atento e certamente que irei combater o atrofio que espero que acabe caso a maioria dos sócios do Benfica tenha uma opinião de voto idêntica à minha.

Neste caso, tenho mesmo a sensação que o Benfica - o clube é dos sócios - necessita de mudar. Os debates irão certamente trazer mais certezas e isso, debates, foi preponderante nas pequenas mudanças que a sociedade portuguesa assistiu nas últimas eleições autárquicas. Vamos todos pensar sem sermos explosivos na troca de ideias.

Para já, a lista de Rui Costa tem aqui exposto o que pretende fazer.

A lista de Francisco Benitez também já fez o mesmo aqui.

Domingos Soares Oliveira, também tem de sair do Benfica.

Nota: Aceito debates nos comentários mas não aceito bots.

E Pluribus UNUM

7 comentários:

  1. Já sentia a tua falta.

    Também votei RGS, e acho no mínimo esquisito o homem ter tido tão poucos votos.

    Também não votarei nesta lista de vieira sem Vieira, e concordo acerca do Seara( é inacreditável depois de ter feito o que fez como director do nosso jornal e das suas amizades azuladas, voltar ao clube), e também de Silvio cervan, Jaime Antunes, mais um que se deixou seduzir pelas mordomias, e outros que por lá andam, depois de terem andado de braço dado com Vale e azevedo (um menino de coro comparado com Vieira).

    O Benites desiludiu-me muito nas ultimas eleições, e não vejo nada de novo no seu programa, portanto votarei branco, a não ser que os debates me façam mudar de opinião a seu favor.

    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O voto em branco, algo que penso que o Benfica não necessita neste momento, expressa o facto de nenhuma das candidaturas não oferecer argumentos que nos convençam... Eu entendo bem isso. Espero que os debates sejam profícuos. Aliás, Benitez vai falar hoje na BTV se não estou enganado.

      Pior seria não ir votar...

      Em relação ao iato de publicações, foram muitos anos a avisar sobre as mentiras, a malta estava à espera disto pois era uma questão de tempo... Decidi agarrar no tempo que aqui passava, e investi-lo na vida. Foi uma aposta ganha

      Um grande abraço

      Eliminar
  2. Bem vindo de volta!
    Muito tempo sem se ler nada de novo por aqui...
    O meu voto para já, vai no mesmo sentido, embora já todos saibamos quem ganhará as eleições do próximo sábado...
    De qualquer maneira será sempre muito positivo ter alguém inegavelmente Benfiquista, ao contrário do último presidente, a "fiscalizar" tudo o que for feito no clube nos próximos 4 anos. O movimento Servir o Benfica não desaparecerá do mapa, mesmo que as eleições não lhes corram bem.
    Em relação ao futebol no relvado, sem apontar culpados, o que aconteceu ontem não poderia ter acontecido...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. João, prefiro esperar para ver...

    Acharei interessante observar o que os apoiantes do Noronha irão fazer nestas eleições... Mas o Benitez vai ter de cerrar os dentes e demonstrar que tem sangue na guelra... Não estou a dizer que ele deva fazer uma peixeirada mas deve ter pulso firme e ir à luta. Depois veremos.

    O futebol... Do Barcelona foi tudo dito. Do Portimonense... Assim que vi o alinhamento - JJ quebrou a tradição de fazer algumas alterações - fiquei de pé atrás. Claro que poderiam ter sido marcados 4 ou 5 golos... Aqui, eu prefiro entrar a matar: A culpa é de JJ. Não tenho a mínima dúvida.

    Passei algum tempo sem escrever. Foi o melhor que fiz.

    É bom ter regressado nesta publicação mas depois veremos como o Benfica puxa por mim.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Não vi nenhum dos jogos embora tenha assitido aos resumos e nos mesmos as oportunidades flagrantes dos adversários vieram sempre de falhas do Weigl e do Grinaldo , aliás o golo do Portimonense é ver o Weigl a fingir que salta e depois fica com ar de derrotado perante os colegas, emvez de pegar na bola pedir desculpa aos colegas e ir lutar pelo empate.
    O Weigl para além de ser muito mau na posição tanto de 6 como de 8 , ainda por cima tem uma atitude desportista derrotista.
    Precisamos de um médio defensivo com atitude competitiva e ganas de ganhar.
    Quanto as eleições não diria melhor, mudou apenas o rosto, porque os sanguessugas continuam lá todos, é triste ver um atleta como o Rui Costa que passou por todos os escalões do clube , estar de tal forma preso ao passado recente que nada de bom augura para o futuro do nosso clube.

    Gostei deste teu regresso e gostava que voltasses a regularidade que já te foi vista, mas compreendo que o futebol do Benfica não empolga, ainda estamos na fase de jogar o Q.B. como se tivessem ordens para não dar o máximo por que isso ganha campeonatos.

    Um forte Abraço e via ao Sport Lisboa e Benfica.

    Madskinn.

    ResponderEliminar
  5. Andei à procura do blogue e peço ppor amor ao Benfica que não desista dele e do blogue,eu votei no Rui Costa mas devido às não decisões em defesa do clube,precisamos de virar esta página negra mas também quem se candidatar deve estar preparado algo que o Benitez
    Não estava ,por isso muito fez,viva Benfica, Benfica sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís, não tenho a mínima vontade de regressar para já. Talvez num futuro próximo mas isso depende do como o Benfica estiver.

      Saudações Benfiquistas.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo