sábado, 19 de outubro de 2019

O Status Quo (+ Taça de Portugal)

Ou o estado das coisas...

Entre manter/defender e mudar, eu voto em mudar. O Benfica foi sempre assim, em frente porque ficar era perecer...

Em 1907, Cosme Damião ouviu um mero jogador da segunda categoria - Marcolino Bragança... Marcolino era também sócio. Tinha 16 anos de idade! Cosme Damião não lhe apertou o pescoço, simplesmente ouviu, concordou e fez acontecer. 8 jogadores do Benfica, tinham transitado para o Sporting uma vez que o Sport Lisboa não tinha condições logísticas ao nível de uma equipa que já dava cartas no ainda circunscrito mundo do futebol português (campo e balneário). O que aconteceu:
Cresceu o Benfica. Hoje sou do Benfica porque Marcolino falou e Cosme acreditou...

Sou do Benfica e já vi isto, na Tv mas vi:
Mais tarde, em 1926, o Benfica atravessava nova fase complicada devido à mesma situação: Não ter um estádio próprio...

Cosme Damião tornou-se irredutível: Queria construir o estádio mas tal decisão iria enfraquecer a qualidade da equipa de futebol... Os sócios discordaram. Queriam qualidade, futebol e vitórias.

A 8 de Agosto de 1926, o clube foi a eleições de forma invulgar... Concorreram 2 listas! Uma com Cosme Damião a vice-presidente (lista da continuidade) e outra com Cosme Damião a presidente (mas era a lista da ruptura, da oposição). Porquê? Porque os sócios mesmo estando contra as ideias de Cosme Damião, sabiam... Sabiam do que ele tinha feito pelo clube... Da sua devoção ao clube... Sabiam e sabiam tanto que o nomearam para presidente (que naquela altura não metia a mão na gestão do futebol).

Nota: Naquele tempo, por incrível que possa parecer, podia nomear-se uma pessoa para duas listas desde que não fosse ocupar o mesmo cargo.

A lista da ruptura venceu. Cosme Damião foi eleito presidente e renunciou ao cargo... A 25 de Agosto, o Benfica teve de voltar a eleições para eleger os lugares vagos porque Cosme Damião não aceitou ser presidente. Ele saiu do Benfica, mas não saiu a apertar pescoços de mão atrás pronta para dar... Aliás, até regressou a um cargo entre 1931 e 1935 como presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Saiu sem convulsões. o clube seguiu em frente e por causa disso, eu hoje tenho a oportunidade de recordar isto quando quero:
Com o avanço do tempo, o futebol foi-se modificando...

Estas decisões fizeram com o Benfica tivesse a oportunidade de ter grandes nomes e grandes Benfiquistas como presidentes. Destaco aqueles que melhor conheço como Joaquim Ferreira Bogalho (porque fui investigar vulgo ler).
Maurício Vieira de Brito (porque fui investigar vulgo ler),
e Duarte António Borges Coutinho (porque fui investigar vulgo ler).
Foto tirada em 1969. De gravata está Borges Coutinho. à esquerda de Eusébio está Marcolino Bragança... As voltas que o Benfica deu...

Nos anos 80, o dinheiro começou a falar. Fernando Martins (amigo de Pinto da Costa) quis fechar o 3º anel mas ainda tivemos a sorte em ter João Santos:
E Jorge de Brito:
Depois vieram Damásio (pelos vistos amigo de Pinto da Costa), Azevedo (amigo de si mesmo), Manuel Vilarinho (escolhido a dedo) e Luís Filipe Vieira (amigo de Pinto da Costa, ex-amigo agora).

Tudo o que está para trás, fez o que o Benfica é hoje. Tudo o que está para trás e tudo o que se faz hoje, irá ter consequências no que o Benfica irá ser no futuro.

Desejo de forma ardente que este clube não se torne numa coutada como os restantes dois grandes. Mas receio que esse seja o destino que está a ser traçado por quem foi eleito democraticamente sem oposição.

Remeto-vos para o que escrevi em Janeiro do corrente ano civil. Penso que dá a sensação de que foi escrito ontem... Com poucas diferenças.

Se isso já não me alegra (e me retira a vontade de escrever aqui), ver penduras e alpinistas na BTV a comer à custa do meu trabalho... Já não bastam os políticos e ainda tenho que aguentar novos abutres?
Exigência tola... Só se for na BTV...

Ontem o Benfica seguiu em frente na Taça de Portugal. Venceu com algum à vontade o Cova da Piedade por 0-4. Fiquem com o resumo:
Cova da Piedade... Aguerridos e trauliteiros... Deve ter existido muita cafeína e outros aditivos.

Gosto desta bandeira...
Isto não é suficiente para assustar os franceses para o jogo de 4ª feira:
Rui Jordão foi um grande avançado.

Foi Campeão pelas grandes cores da bandeira portuguesa e aquele que me deu gás para apoiar a selecção. Foi-se...
E Pluribus UNUM!
👇

 
👌

3 comentários:

  1. Sempre bom relembrar que o Benfica já existia e era enorme antes de 2004.
    O Benfica é Glorioso devido a toda esta gente que o trouxe de 1904 até ao presente, superando inúmeras dificuldades pelo caminho.
    Há muita gente que acha que o que somos hoje se deve à chegada de LFV...

    ResponderEliminar
  2. esse benfica parma foi dos melhoes jogos que vi do benfica na europa que jogaço pena o penalty falhado por paneira mas o guarda redes do parma penso quefez a exibiçao da sua vida

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo