domingo, 19 de maio de 2019

O 37º! A Primeira! SL Benfica - Santa Clara e Valadares

O que mais se pode dizer após a conquista de um título que pareceu, de tão distante, quase impossível? Uma miragem... Um sonho mal amanhado? O que posso dizer é OBRIGADO QUERIDO BENFICA!
Recuperar tanto ponto (7 à 16ª jornada), esbanjar 2 pelo meio (frente ao Belenenses) e acabar com outros 2 de vantagem é um grande feito que honra a história do clube... E não nos esqueçamos que tivemos adversários extra futebol pelo caminho...
Ontem, devido a uma ligeira queda de qualidade do jogo da equipa (malta muito nova que ainda não tem estaleca mas que a irá ganhar), encarei a partida na Catedral com natural optimismo mas com alguma ansiedade à mistura. Confesso que estava à espera da vitória (o Santa Clara é fraco) mas que ela poderia surgir da forma como surgiu nas últimas partidas: Sofrer um golo para acordar a equipa... Felizmente não aconteceu mas que o jogo foi mediano lá isso foi.

A equipa no global, estava desligada... Florentino e Ferro estavam lentos e dormentes, Grimaldo, Almeida e Samaris muito mais atentos às tarefas defensivas por causa disso. Ora fazendo contas (com Rúben incluído), isto dá 6 jogadores o que resulta em que o corpo do conjunto estava partido e o ataque afastado do miolo e da defesa... E, como frente ao Portimonense, o Benfica começou a deixar os açoreanos chegar perto da sua baliza... Sentia-se que havia muita pressão nos jogadores e isso refreia a eficácia e tolda a concentração...

Foi necessário um rasgo sensacional mas isolado de Samaris para o Benfica, um pouco ao acaso ou num momento de jogo muito equilibrado, chegar à vantagem no marcador por Seferovic. Mas as coisas não melhoraram muito, aliás nunca se passou disso durante toda a partida mas a verdade é que a superior qualidade individual do conjunto de Lage marcou a diferença frente a um Santa Clara pobre que até acabou por marcar sem querer.

O objectivo foi conseguido. Face à forma como o foi, com tremenda qualidade durante algum tempo, fica a ideia de que mais uma vez, o Benfica tudo tem para dominar o futebol português! Resta saber se LFV vai voltar a não cumprir com a promessa de não vender (tem entrada directa na LdC). Este grupo de trabalho, necessita de alguns retoques pois claro... Partindo do pressuposto que nenhum dos titulares sai, O que vai acontecer com Fejsa, Jardel, Salvio e Jonas? Há que começar a trabalhar (já o devem estar a fazer há muito eu sei).

Média de golos marcados por jogo no campeonato: 3.03...
Bem... Notas a doer como é habitual:

Odysseas 4: Lá está... Da malta nova foi o que tem estado melhor neste final de época. Andou à nora durante alguns jogos mas cerrou os dentes e fez uma excelente recta final. Ao minuto 63, fez duas grandes defesas...
Almeida 3: A entrega de sempre de um jogador que não é lateral mas que cumpriu durante mais uma época. 
Rúben 3: Vai na segunda época e necessita de elevar a sua qualidade de jogo. Eu até acredito que está no Benfica a dupla de centrais da selecção mas o Rúben tem de melhorar.
Ferro 2: Abanou muito. É a primeira época eu sei. Mas o que ele fez durante os jogos em que foi utilizado, deixou água na boca.
Grimaldo 3: Menos afoito a atacar (as transições ficam por consequência, afectadas). As ordens eram manter o flanco em segurança. Cumpriu como sempre.
Samaris 4: Voltou a jogar muito tempo por 2. Por ele e pelo colega do lado. O primeiro golo do Benfica deveria ser praticamente atribuído ao jogador grego.
Florentino 2: De novo a pisar ovos. Se fosse eu ali, se calhar era a mesma coisa. Mas já está miúdo. Agora é aprender e para o ano não esmorecer que o Gabriel parece-me ser o jogador indicado para a posição 8.
Pizzi 3: Muito andou para colmatar falhas no processo defensivo e para organizar o ataque. Não dá para tudo mas fez uma boa exibição.
Rafa 4: Sempre activo. Mais um golo de um jogador que foi muito mas mesmo muito importante para a equipa. Eu acreditava nele mas estava a ser difícil como o outro a treinar. Repararam como Rafa se anda a transformar em rato-de-área?
Félix 4: Que grande golo. Notou-se que as baterias não são as mesmas como eram em Janeiro, normal, mas ontem deu tudo o que pôde. Vamos ver se a ânsia do lucro não aparece até Agosto...
Seferovic 4: Mais 2 golos do já anunciado melhor marcador do Campeonato. Outro que estava para ir há uns tempos atrás...

As alterações foram para inglês ver.

O árbitro? Surpreendente não? Nem se deu por ele.

Parabéns, porque as coisas são assim, a Rui Vitória. Sem os pontos conquistados durante o seu consulado, o Benfica não seria Campeão Nacional.

Mas a tarde começou com uma apoteótica vitória do Benfica na final da Taça de Portugal em Femininos. Vi, gostei imenso. O Benfica venceu o Valadares Gaia por 4-0.

Após uma primeira parte de domínio inconsequente (0-0), na segunda metade, o Benfica partiu a loiça toda com golos de Darlene (55m - Que mulher, que jogadora), Yasmim (68m), Ana Vitória (71m) e Eveline (86m). A melhor em campo foi a guarda redes adversária, defendeu tudo o que podia...

Parabéns, vocês são História do Benfica. Este é o resumo dessa final histórica:
Deixem passar o MAIOR de Portugal, o MAIOR de Portugal... Que orgulho minhas Senhoras... Que honra!

Estas são as melhores imagens dessa final histórica:
Agora, fiquem com o resumo do 37, o tal que é estatal:
As imagens possíveis... São tantas que a página ficaria mega carregada:
Esta semana, tentarei fazer mais algumas publicações. As ideias e vontade são muitas mas o tempo parece sempre correr mais depressa do que o previsto.

Parabéns a todos vocês caros leitores, não sei como mais vos agradecer. Foi extenuante. Dei o pouco que pude mas dei com toda a vontade.

E Pluribus UNUM

4 comentários:

  1. Muito obrigado pelo seu notável contributo.
    #RumoAo38

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde,
    Não é fácil publicar esta(s) página(s) e para quem o faz os meus parabéns.
    O mínimo que posso fazer é lê-las com muito gosto, mesmo sem dar opinião sobre os temas tratados, que no fundo são sempre e bem, sobre o Benfica.
    Parabéns ao BENFICA. Foi um grande campeonato, o que leva os nossos nossos adversários a ficarem azuis de raiva e verdes de inveja. A vida é assim.
    Um abraço para todos.
    Carrega Benfica.
    #RumoAo38

    ResponderEliminar
  3. Queria agradecer a vossa excelência e a todos os blogs do Benfica que defenderam o clube nas redes sociais, foram enormes a passarem a mistica e a recordar os valores do clube e de quem o representa.

    Acima de tudo os votos de agradecimentos tem que ser para os atletas e para os treinadores, apesar de ser muito critico de Rui Vitória este título tb é dele.

    No entanto não posso deixar de passar em branco que o presidente do Benfica pelo 5 ano consecutivo anndou a sabotar as pré-épocas e respectivas épocas do Benfica no que ao futebol diz respeito, tudo sido mais claro a partir do último ano de JJ na luz, dái para frente tem sido só tiros nos pés a todos os niveis de uma forma deliberada já nos últimos 2 anos porque quem comete os mesmos erros ou é burro e não aprende ou simplesmente sabe o que anda a fazer para prejudicar o clube e os seus profissionais.

    Lamentavelmente não vejo no horizonte ninguém com credebilidade suficiente para derrubar o actual presidente do Benfica ele sim o nosso pior adversário nestes últimos 3 anos não só no futebol profissional como em várias modalidades criando uma instabilidade sem precedentes a nível de directores, treinadores principais e orçamentos para as épocas.

    Felizmente tudo acabou bem no que diz respeito ao futebol profissional, mas para isso tivemos que abdicar da taça de Portugal e da Liga Europa.

    Mais uma vez Parabéns pelo excelente blog e defesa dos interesses do Sport Lisboa e Benfica

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  4. Faltou vir agradecer mais uma época de defesa ao glorioso, bem haja e rumo ao 38 ;)
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo