sábado, 8 de dezembro de 2018

Quo Vadis Benfica de Rui Vitória?

A página Conversas à Benfica, publicou uma entrevista a Rui Vitória... Uma autêntica operação de charme do Benfica e de RV numa altura em que uma certa luz fez com que o status quo se mantenha.

Para começar, gostaria de agradecer ao Sérgio e ao Zach pela persistência e honestidade em como expressam o seu Benfiquismo... Um grande abraço, especialmente ao Sérgio que dá a cara.

Nota: Quando escrevo operação de charme não me refiro à página CÁB. Refiro-me sim ao Benfica que sentiu a necessidade de se humanizar num contexto em que se sente que as coisas... Como o Sérgio escreve: "Muito mais haveria para perguntar e para ser falado", oh se havia. Grande abraço Sérgio.

Aqui está ela:
Confesso que não tenho grande paciência para ouvir excessos de pretensiosismo. RV gosta de estar ali (no clube) e... E no fim da entrevista, soltou esta pérola: "ninguém muda algo se não se mudar a si próprio". Isto significa muito caros leitores.

Uma breve análise a algumas falas (o Aqui irá levar-vos para esses momentos):

1  "quem anda nestas profissões (treinador) tem de estar aberto ao mundo" - aqui. Bem, ninguém é uma ilha e o bem do geral deve quase sempre prevalecer sobre o bem individual.

2 A questão do despedimento/reintegração - aqui: Ganhar milhões... Palavra que gostava de saber para onde. Este discurso já o ouvi noutro local e noutra altura. "Todos relectimos que era a melhor solução"... Nahhhh... LFV manda!

3 A mudança táctica de força (4-4-2) para o receio (4-3-3) - aqui: Em primeiro lugar, na minha opinião não é um 4-3-3 mas sim um 4-5-1 que não consegue produzir muito em grande parte das partidas.

RV afirma que sentiu a necessidade de reforçar o miolo (complicou a vida a Fejsa e a quem joga a seu lado). Também que tal mudança serviu para que quem quer que seja o avançado que jogue, foque a sua atenção na função de avançado (marcar golos) e não se desgaste em outras funções... Ainda que o tal 4-3-3 deve permitir à equipa colocar muita gente na área...

Bem... Qualquer que seja o avançado, acaba estoirado mesmo estando ali naquela zona! Colocar muita gente na área? Nem por isso caro RV. A maior parte das vezes só lá está o avançado e...

O 4-3-3 implica que os laterais sejam quase extremos certo? Mas o que se vê com muita frequência, é Rafa/Salvio e Cervi/Zivkovic/Félix nos seus flancos. O pior acontece quando essas duas posições fletem para as zonas de finalização no interior para que o lateral suba e numa situação de perda de bola chapéu!

Poupar Jonas que já não vai para novo! Discordo absolutamente. Para mim, Jonas tem de ter liberdade (assim como Félix e/ou Rafa). É um atleta tecnicamente evoluído e pode (podem) transformar num ápice um 4-5-1 num 4-4-2 volátil. Deixe-me dar um só exemplo com três imagens:
Já sabem o que aconteceu certo? Podem rever aqui. O treinador era...

"Houve uma parte negativa de resultados e nós mudámos" isto em 2017. Em 2018 também houve uma parte negativa de resultados e nada, para já, mudou...

4 "Estou preocupado em valorizar jogadores" - aqui: Ah ah ah ah... Ai, até dói. Cervi vai à selecção argentina e Rafa à de Portugal, "isso é que me importa"... Foge a boca para a verdade RV? Conquistar títulos vem em segundo lugar, acho eu. Foi por esquecimento com certeza.

5 É Benfiquista - aqui? É profissional... Hum... Sendo Benfiquista, é também possível ser profissional caro RV.

Resumindo... Interessante, até porque houve mais perguntas, mas não muda muito do que penso sobre RV. Conheço o Sérgio de uma forma relativa por o acompanhar no Twitter e, da mesma forma que penso, tenho a certeza que mais algumas perguntas ficaram por colocar.

Grande abraço Sérgio e força no teu projecto.

PS: Sigam as cores...

Ontem à noite na Invicta - Desculpa Sérgio ir sujar um artigo com o teu fantástico episódio mas tem de ser - Estava a escrever que ontem à noite na Invicta, o CJCPC venceu os amigos do Portimonense por 4-1. Esteve a perder por 0-1 (aos 9 minutos) e aos 14 minutos (ainda com 0-1):
Filipe, o habitual, comete penálti e Mota, o árbitro, e João Pinheiro, um dos VAR, nada conseguem ver... O habitual.

Depois, o CJCPC deu a volta ao marcador (2-1) e marca o terceiro após isto:
Não venham com a conversa que toca na bola... Para tocar na bola, teve de passar pelo pé do jogador do Portimonense pelo que era falta. Era não, é.

Ao minuto 64, após a obtenção do 4º golo, ficámos com esta imagem:
Fora de jogo mas antes o Militas apoia-se num adversário para se elevar ainda mais.

Enfim... Um penálti por assinalar contra mais 2 golos irregulares, será? Manda quem pode, obedece quem deve...
Com a FPF e a Liga a fazer de carros vassoura, não admira que as faixas de campeão já estejam a ser confeccionadas...

Todos ao Bonfim!

E Pluribus UNUM!

3 comentários:

  1. De há muito que deixei de perder muito do meu tempo, bastam-me os resumos, a ver os jogos do clube da cúria papal ou dos seus compadres da 'santa Inquisição' mas creio que a tua crítica ao 4º golo por ter resultado de um pontapé de canto, onde não se aplica a Lei do 'fora de jogo', é injustificada !...

    VIVÓ BENFICA !!!

    Abraço Glorioso

    BFS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não é fora de jogo - e a posição é depois de a bola ser devolvida - o que o Militas faz para conseguir devolver a bola...

      Eliminar
  2. Este clube sempre meteu me nojo , mas isto está tudo controlado , tudo perdoado , vivem na impunidade , mas mete raiva é ninguem do Benfica insurgir se , dar murros na mesa , mesmo que fossemos expulsos da competição , e o LFV nao ter segurado a equipa o ano passado e reforça la , de forma a destruir de vez esses nojentos , nunca vou perdoar LFV por isso

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo