quarta-feira, 3 de outubro de 2018

AEK 2 SL Benfica 3 (LdC FG 2J)

Em primeiro, penso que todos os Benfiquistas terão ficado minimamente satisfeitos com a vitória do Benfica na Grécia. O resultado irá perdurar para o sempre, os detalhes irão caindo no esquecimento.

O que aconteceu durante a partida é que é um verdadeiro caso de estudo para os amantes do futebol...
A partida deu em canal aberto pelo que não me apetece fazer um relato do que se foi passando parece-me fazer chover no molhado. Penso que se pode resumir a isto: Uma partida toda ele embrulhada com lances de futebol belíssimos, erros crassos, destrambelhamento táctico e um pontapé feliz naquele registo negativo de 8 jogos consecutivos a perder...

O Benfica mostrou que é claramente superior a este AEK. Fez 20 minutos de excelente futebol, criando várias oportunidades para à meia-hora ter 3 ou 4 golos de vantagem. Seferovic e Grimaldo (lateral) marcaram os golos mas depois... Incompreensível o que se começou a passar. A equipa desliga-se da partida e prefere recuar para o seu meio campo para fazer aquele jogo de rotundas (controlo de bola)! Gostava mesmo de saber quem é que dá a ordem para que isso aconteça quando se tem um adversário à mercê... Só pode ser o treinador porque se não for ele...

Até ao intervalo, vimos Odysseas a adiar o golo dos Gregos, e Rúben a fazer uma idiotice! Caro Rúben, és central do Benfica e não um pedreiro como aqueles do norte. Estás a ir por um caminho perigoso que não ter trará boas andanças...

Na segunda parte? Olhem, escrevi o seguinte no Twitter durante o intervalo: Tirava Seferovic. Almeida iria para central, Salvio para defesa direito, Rafa para o flanco direito e entrava Zivkovic para o flanco esquerdo. A equipa teria dois blocos firmes para se defender e teria dois extremos rápidos para atacar. É a minha maneira de ver futebol: Tentar, nestas situações de inferioridade numérica, resolver os problemas a partir do que ainda está dentro de campo.

Mas o que se passou foi uma tremenda incompetência por parte do treinador e de alguns jogadores! Entrou Lema. Depois, assistimos a uma desorganização completa. Falta de coordenação entre sectores. Falta de estratégia de ataque e pensamento direccionado para meter uma rolha na baliza e aguentar por melhores momentos! À Guimarães com certeza... Pelo menos foi o que me pareceu...

Colocar Almeida e Pizzi no mesmo flanco... O tempo que RV demorou a aperceber-se... Colocar ainda por cima Gedson após a saída de Pizzi...

Complicado gostar de ver o Benfica vencer desta maneira. Não me atrevo a trocar vitórias por futebol espectáculo mas ontem vi o pináculo de um futebol que já se arrasta há algum tempo. Aquele empae em Chaves então... Nas mesma condições...

Notas. Que vão doer.

Odysseas 5: Só não safou o que não pôde. As que pôde safar foram tremendas defesas.
Temos tido sorte quase todas as épocas em termos de guarda-redes.
Almeida 1: Horrível. Certo que ele está com excesso de utilização o que coloca a nu as suas deficiências como lateral. Péssima exibição. Acho que pouco ou nenhum ataque do AEK foi capaz de travar... Até se baixou para deixar a bola passar para um adversário assistir Klonaridis!
Rúben 1: É jovem mas foi um completo idiota! Naquele lance, ele teve tempo de sobra para se aperceber que estava apertado. Em vez de ganhar a falta, colocando-se entre o adversário e a bola... Dá um chutão à pedreiro. Já tinha um cartão amarelo...
Espero que tenhas aprendido Rúben.
Conti 3: Parece-me ser um bom central. Ritmo ainda não tem. Entrosamento lá chegará. Veremos...
Grimaldo 3: Estava a ter um jogo perfeito para as suas características. Rafa estava a integrar-se mais no meio da frente de ataque (arrastando consigo o lateral) e Grimaldo navegava na boa por aquele flanco. Cruzou para o remate de Gedson que daria ainda uma recarga vitoriosa a Seferovic e marcou o segundo golo:
Na segunda parte, nunca deu muitos espaços.
Fejsa 4: Grande partida do Sérvio. Onde estava, pouco passava.
Gedson 2: Outra fraca exibição. Tem cansaço nas pernas e na cabeça. Mas correu que se fartou.
Pizzi 1: Outra exibição horrível. Nem sei se aquele cruzamento era para Grimaldo! Péssimo a defender, a fazer pressão e muito afoito a travar transições com passes para trás. Na 2ª parte, a ajudar Almeida foi muito incompetente nunca se posicionando correctamente.
Salvio 3: Estava a ser o Salvio habitual... Ora ganhando or perdendo lances... Nem sei porque saiu... Interessante ter decido não se aventurar num um-contra-um aos 14 minutos... Ainda bem.
Rafa 3: Estava também a envolver-se bem no ataque e a ajudar bem Grimaldo... A alteração de RV para a segunda parte, prendeu o seu repentismo. Muito humilde a ajudar Grimaldo a fechar aquele flanco
Seferovic 3: Marcou e correu quilómetros sozinho!
Deveria ter saído ao intervalo porque não é jogador para este tipos de jogos em inferioridade numérica.

As alterações:

Lema 3: Pelo espírito de luta e sacrifício. Revela falta de entendimento e de ritmo. Pudera...
Alfa 3: Mais pelo golo que ajudou o Benfica a vencer o AEK.
De resto, correr e aliviar. Um golo à Éder com certeza.
Cervi... Nada a acrescentar.

Árbitro? Fez o que tinha a fazer.

Ficam os golos:
Algumas imagens:
Desejo que as coisas melhorem pois vamos ser armadilhados no próximo Domingo. 

E Pluribus UNUM!

7 comentários:

  1. Lembro-me de outro jogo muito pior, porque não ganhámos. Aquele na Turquia em que demos um baile de bola na 1ª parte e a ganhar 3-0, na 2ª parte deixámo-nos empatar 3-3. Isso foi frustração. Ontem não foi porque ganhámos.

    Há muita coisa no futebol e no desporto em geral, que os adeptos não percebem, não percebem as forças mentais que motivam e inibem os atletas dentro do campo. E depois têm de arranjar um culpado para aquilo que não percebem. Quase sempre o treinador, que não tem culpa porque não tem influência sobre essas forças.

    No jogo de ontem houve uma série de acontecimentos que todos juntos formaram a tempestade perfeita.

    1. A "electricidade", as ondas de choque, que passa das bancadas para o campo, em certos locais e em certas situações, jogam um papel preponderante no desempenho das equipas.

    2. O facto de saberem que iriam fazer toda a 2ª parte com mais um deu ao AEK um Kick, um RUSH motivacional, como que um shot de doping, quando ao intervalo carregaram as baterias mentais e motivacionais, assim como ao público afecto. Nesse aspeto, Turquia e Grécia são complicados.
    Não esquecer que eles ainda não tinham perdido um jogo em casa em 2018.

    3. Teve um efeito contrário nos jogadores do Benfica, que já entraram algo atrofiados na 2ª parte com menos um e mais atrofiados ficaram com a motivação extra do adversário. Ao sofrermos um golo em claro off side ainda mais intranquilizou a equipa.

    4. Sem os seus 2 defesas principais (Ruben e Jardel) que tranquilizam a defesa e a equipa, a intranquilidade aumentou.

    5. Ficou tudo fora da esfera de influência do treinador. Tentar estabilizar uma equipa muito insegura, seria o que RV tentou com a entrada de novos jogadores, principalmente de Alfa. O seu golo acabou por estabilizar a equipa.

    Só um ignorante pode culpar o treinador, quando não percebe peva do que se passa.

    A partir daí foi aguentar sem problemas de maior.

    Estes 2 jogos são os que me lembro. Uma equipa estável mentalmente é o 1ª condição para ganhar.
    Mas nem sempre é possível quando há lesões e castigos ao mesmo tempo nos jogadores mentalmente mais estáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tentativa caro anónimo.

      Em Chaves também ficou tudo fora da esfera do treinador. A época passada também...

      Posso ser ignorante mas ainda penso que são os treinadores a fazer as equipas e a engendrar o melhor meio de vencer partidas. Claro que posso estar enganado.

      Eliminar
  2. Essa ideia de por o Andre Almeida a central, não lembra a ninguém.

    ResponderEliminar
  3. Ao anónimo que não assinou tenho a dizer-lhe o seguinte, não está em causa a dose motivacional do adversário e o mesmo encontrar-se a jogar com um a mais.
    O que está em causa é que R. Vitória mesmo com a contrariadade de jogar a 2ª parte com dois centrais que não tinham sido titulares, ter-se dado ao desplante de manter Pizzi quando o mesmo não é capaz de reter uma bola e é completamente incapaz de defender um lance com ou sem bola, no entanto quando pensamos que é impossível fazer pior retira Salvio único jogador para além do ponta de lança que retinha a bola e coloca os adversários em sentido.

    O plantel do Benfica não demonstra qualquer conceito assimulado ou tentativa ao nível técnico ou táctico, os jogadores não se entreajudam a defender e a atacar também não vejo nenhum processo organizado de contrucção.

    A culpa não é dos atletas eles fazem o que lhes é dito, muitos deles percebem muito mais o que o jogo lhes pede e devem fazer do que o treinador fezadas, mas os mais novos não, como por exemplo o Gedsonn ou o Alfa ou os que nunca aprenderam como Pizzi ou simplesmente não querem saber pois tem para consigo que a sua função é só ofensiva.

    O A minha Chama sabbe muito bem que eu sou contra a escolha deste treinador desde o primeiro dia que ele assentou pedras na luz, não poruqe não sejá uma excelente pessoa, mas simplesmente é inconpetente para a função em causa.

    É a mesma coisa que pedir a um advogado para arranjar um sapato, ou a um sapateiro ir a uma barra de tribunal defender alguém, tentar tentam mas os dois fazem merda.

    Esteja quem lá estiver irei sempre defender o clube e os atletas que o representam, mas se somos todos contra atitudes como a do Talisca e outros mais não podemos apaparicar e defender a incompetência até ao dia que for tarde demais e a equipa passar ao lado de mais um época sem títulos e a todos os níveis deprimente como aconteceu o ano passado.

    A verdade é que saíram os jogadores da era Jorge Jesus e a equipa perdeu tudo o de bom que ainda lhe restava e quem devia ter a competência de construir após 3 anos quase 4 nada fez, mesmo nada.


    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como digo: Não troco a vitória por um futebol espectáculo mas as coisas andam neste nível há muito tempo.

      Uma ideia: O trio do miolo para Domingo: Fejsa, Alfa e Gabriel! Samaris no banco. Jonas também.

      Eliminar
    2. Domingo que o Ruben tenha juizinho e o Lema dê conta do recado, estou de acordo com o meio campo que desenhas-te sendo que o Alfa tem que ficar ao lado do Fedja como duplo pivot e o Gabriel a pautar o jogo.
      Sendo que mediante as circunstâncias a entrar por Sferovic deverá ser sempre Castillo e caso de estares a perder tirar Alfa e colocar Zickovic atrás do ponta de lança ele ou o Jonas.
      Assim como retirar o Fedja pelo Gedson no último 15 minutos.

      Caso o Benfica esteja a vencer que se tenha inteligência de não tirar nem Salvio nem Cervi e muito menos colocar Pizzi em campo.

      Ambos sabemos que nem a tua sugestão nem as minhas suposições nunca iram acontecer com o actual treinador pois Pizzi tem lugar cativo em qualquer posição neste Benfica desde que não esteja lesionado para o mister fezadas.

      Ando muito desgastado com o que anndam a fazer ao Benfica e já ando muito desgostoso com a aactual direcção mas também não vejo o R. Gomes da Silva como uma boa opção.

      Alguém convence o Alberto Miguéns a candidatar-se por favor!!

      Faltam dois anos é tempo de construir uma oposição credivel para assumir e devolver o Benfica a honra do passado!

      Ass: Madskinn

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo