domingo, 28 de janeiro de 2018

Jogadores Imortais: Michel Preud'homme

Bem, Falta tanto jogador excepcional neste meu tópico de jogadores imortais que passaram pelo Benfica... Michel Preud'Homme (nascido a 24 de Janeiro de 1959) encaixa na perfeição neste tema.

O Benfica teve quase sempre um grande guarda redes a defender as suas balizas (Bastos, Costa Pereira, Zé Henrique, Manuel Bento) e na maior parte das vezes, tinha também um enorme (em qualidade) grupo de jogadores de campo o que acabava por criar uma fantástica simbiose e valer muitos títulos ao clube. Preud'homme... Já não teve essa sorte!
Até esteve para poder ingressar no sporting, disse-se por alturas do início dos anos 90, mas também Eusébio esteve! Acabou por ingressar no Benfica no verão de 1994 depois de fazer uma excelente campanha com a selecção belga no mundial do Estados Unidos.

Ao longo de 5 épocas e quase 200 jogos (199), Preud'hommme demonstrou que velhos são os trapos fazendo exibições verdadeiramente espectaculares. Safou a equipa tantas mas tantas vezes que... Ganhou a alcunha de Saint Michel. Como atleta do Benfica, só venceu uma Taça de Portugal mas durante esses 5 anos, ganhou a admiração dos adeptos não só do Benfica como dos outros clubes. Retirou-se num particular frente ao Bayern para ser substituido por Bossio...

Como sou apologista de teclar o menos possível de modo a deixar os factos falarem por si...
Um excelente resumo.

Preud'homme iniciou a sua carreira no Standard de Liège (19977 a 1986):
A última foto é referente à final da Taça das Taças que o Standar dusputou frente ao barcelona em Nou Camp. Os espanhois venceram por 2-1.

Depois assinou pelo Malines onde esteve 8 anos (1986 a 1994):
A última foto é referente à final da Taça das Taças de 1988 em que o Malines venceu o Ajas por 1-0.
Foi o sucessor de outro brilhante guarda-redes na selecção da Bélgica (Pfaff):
Tendo feito dois mundiais (Itália e Estados Unidos).

Por causa de defesas como esta:
Foi considerado o melhor guarda redes do mundo:
O Benfica tinha contratado um atleta excepcional que em 1995 deu uma entrevista ao Benfica Ilustrado:
Uma pessoa, também formidável, sem dúvidas.

Fiquem com alguns instantâneos da sua passagem pelo Benfica:
 
 
 
Um guarda redes muito elegante que passou por planteis quase sempre difíceis:
Não que não tivessem jogadores de qualidade - Paneira, Isaías, Mozer, Dimas, Paulo Bento, João Pinto, Veloso, César Brito/ Ricardo, Valdo, Ailton, Calado, Bruno Caires/ Donizete/ Nuno Gomes, Edgar, Sanchez, Minto, Gamarra - Mas o conjunto e... Os meios que o porto-clube tinha à sua disposição... Fizeram com Preud'homme só tivesse vencido uma Taça de Portugal.

Quando chegou, alguns - com inveja talvez - disseram que já era velho... Pois, fiquem com algumas defesas espantosas do velho:
A única culpa de Michel nas derrotas do Benfica, era o facto de o Benfica não perder por mais...

Vejam a dor que ele causava:
Repararam que é o primeiro a cumprimentar Michel?

Compreensível tanto desespero:
Outro exemplo de céu (colegas de equipa) e inferno (jogadores adversários):
Porque parecia fácil... Houve uma altura em que a imprensa desportiva criou uma pequena competição: Quem era capaz de ser o mata belgas...

Retirou-se em 1999:
Num ambiente que lhe prestou um tributo grandioso:
Mesmo...

Depois ainda ficou algum tempo no clube numas funções... Enfim, deu uma entrevista interessante pouco antes de deixar os relvados, apreciem:
Mais tarde, regressou à Bélgica onde foi treinador em alguns clubes de nomeada como o Liège, Gent, Twent e Brugge onde venceu umas Taças e foi Campeão Nacional:
Um imortal na história do Benfica.

Nota: Em 2010, o porto-clube ainda o tentou contratar mas... O Coração e a mente eram Benfica.

Eternamente grato Michel:
E Pluribus UNUM!

4 comentários:

  1. Um dos meus poucos ídolos no Benfica e no futebol... coisa que a malta mais nova de hoje em dia parece não ter interesse. Realmente, os ídolos "morreram". Hoje em dia ao saem aos 18 anos depois de 6 meses ou então jogam 3 épocas depois dos 30.

    Tive a sorte de acompanhar a sua carreira toda no Glorioso e ver dezenas de jogos dele ao vivo na antiga Luz, inclusive a sua melhor exibição de sempre no Glorioso, na minha opinião, contra a Fiorentina.
    Se a minha memória não me engana, além de Rui Costa, foi o último jogador que recebeu uma ovação em pé na sua despedida nas últimas décadas, costume antigo que o Benfica foi perdendo, por motivos... talvez se calhar a despedida de Gaitán, mas não foi a mesma coisa.

    Todavia, apesar de tudo, parece-me que actualmente quando fala do Benfica noto uma certa amargura, um certo descontentamento... não tem aquele entusiasmo quase infantil do Mats... se falam do Benfica ao Mats, ele baba-se todo; o Michel abana os ombros... isto é, para os benfiquistas o Michel é um histórico; para o Michel, o Benfica não parece ter a mesma importância. É o que eu sinto...

    é uma pena... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teria de ir à procura de entrevistas recentes para confirmar.

      Eliminar
  2. Lembro-me de 4 coisas do Michel:
    1) uma péssima reposição em jogo num jogo contra o FCP ou SCP, não me lembro qual dos dois, que resultou num golo do adversário. Terá sido dos seus poucos erros
    2) de ser um monstro das balizas e nos ter salvo vezes e vezes sem conta
    3) da classe...
    4) do profissionalismo. Lembro-me de ler que antes de ir jogar num estádio novo, ia sempre lá antes para ver as balizas, fazer o seu reconhecimento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1: Se não me engano foi contra o Sporting.
      2, 3, 4: confirmo.

      Saudações TETRAGloriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo