terça-feira, 30 de janeiro de 2018

2017/2018 - 20ªJ: Belenenses 1 SL Benfica 1

2 avançados... Ou a quebra da almofada de segurança de RV! Quem tem medo...
2 avançados, frente a equipas fracas, como o Belenenses em relvados pesados, força essas equipas a resguardarem-se mais à frente da sua baliza. 1 só avançado, nestes contextos, torna a equipa que ataca mais leve para o embate físico. Depois, entopem os ouvidos com a lenga-lenga do há anos que o Belenenses perde e nem marca um golo ao Benfica...

A falta de Krovinovic na equipa, criou um buraco nas rotinas daquele grupo de jogadores. Sem harmonia e com um meio campo com 5 elementos, havia sempre um defesa do Belenenses a sobrar para equilibrar a luta a meio campo. Agora é fácil eu sei mas a equipa inicial, deveria ter entrado de início, se não com Jiménez, pelo menos com Rafa - Se o Carvalho assim se exibiu, Rafa não teria tido pior actuação. Contra o Belenenses, a equipa que corre atrás dos pontos perdidos, entrou em jogo com 3 avançados no banco.

Depois foi o que se viu: Uma 1ª parte completamente desperdiçada. Não se fez nada.

Na 2ª, após o intervalo onde os jogadores poderão ter ficado com as orelhas a escaldar, a equipa imprimiu mais intensidade na pressão e progressão tendo falhado na concretização de modo escandaloso por duas vezes.

Sofreu-se um golo meio fortuito, sim o jogador do Belenenses escorrega na hora do remate enviando a bola para o local exacto onde Varela não chegaria, para com o credo na boca se conseguir empatar num remate de raiva ao cair do pano! Fraco... Muitíssimo fraco! Ainda bem que não embandeirei em arco nas últimas semanas.

Notas? Hoje vai de foice até porque há momentos para enaltecer, há sempre que apoiar mas fechar os olhos não é comigo:

Varela 6: Nada a fazer. Ainda impediu 1 golo do Belenenses na 1ª parte.
Almeida 1: Inacreditável... Duvido que Douglas fizesse pior exibição. 90 minutos em campo... Que falta de respeito Almeida.
Rúben 5: Alguns erros mas a garra está lá.
Jardel 5: Mais erros do que o colega
Grimaldo 5: Muito preso ontem à noite mas mesmo assim, tentou sempre que possível aumentar a velocidade.
Fejsa 5: Voltou a estar preso por ter muitos colegas à deriva na sua área de acção.
Pizzi 2: Outra péssima exibição. 90 minutos em campo... Que falta de respeito Pizzi.
Salvio 3: Ainda fez uns remates mas... Idem. 75 minutos em campo...
Cervi 6: Melhor em campo. Quem o viu e quem o vê... O rápido mas franzino extremo, está a tornar-se mais possante e também começa a perder o medo de ir ao embate físico. Pena aquele falhanço que também se pode ter devido ao estado daquela zona do relvado. Saiu porque?
Carvalho 3: Não creio que seja jogador para a posição em que actuou ontem. Para ser sincero, não sei bem em que posição actuou pois a organização da equipa foi muito confusa do miolo para a frente. O que sei é que ele, que tem qualidade, tem de se mentalizar que tem de fazer melhor... Se é criativo, ontem parecia um menir. 61 minutos em campo...
Jonas 5: Falhou, por lentidão, 2 remates à baliza na 1ª parte (também era o único avançado pelo que a defesa adversária tinha homens suficientes para lhe taparem os caminhos) e abordou a marcação do penálti com nervosismo. Onde esteve Jonas durante 94 minutos?
Ainda bem que apareceu para disfarçar a derrota que o Benfica sofreu ontem a toda a largura do relvado.
Isto tudo somado dá a média de  cerca de 4,2. Sofrível. Com tantos indicadores RV?

Quem entrou:

Zivkovic: Pouco, Raúl: Muito pouco, Seferovic: Nada

Rui Vitória: «Fizemos o suficiente para vencer»... (Ele não tem culpa dos falhanços de Jonas e de Cervi mas) A sério?

E não se desculpem com a exibição do Belenenses. Jogaram o que o suave Benfica os deixou jogar. Correram muito mas tinham sempre 7 jogadores à frente da baliza.
Até na formação da barreira...

Para RV uma pergunta: Isto de retirar de campo jogadores mais criativos para atulhar a frente de ataque tem alguma lógica? Se os jogadores criativos são aqueles que criam jogadas para serem finalizadas, porque é que saem sempre da equipa? Tirar Salvio para colocar Jiménez no seu lugar? Porque não tirar Almeida? Tirar Cervi para colocar Seferovic? Porque não tirar Pizzi?

Detesto dependências... Krovinovic há só um. RV terá de pensar no que é melhor... Ou encontra um jogador no plantel com características similares e mantém a táctica do 4-5-1, ou levanta o cu do sofá e trabalha para alterar o actual modelo. Também pode só alterar a colocação de alguns jogadores. Algo tem de ser feito pois ficarmos dependentes de Jonas...

Árbitro + VAR: Sim, foi assinalado um penálti (que meticulosamente foi autorizado pelo VAR não sei porquê), Sim assinalou a falta final sobre o Jonas. Mas permitiu ao Belenenses quase marcar na 1ª parte quando a bola pareceu ter saído, transformou um livre à entrada lateral da grande área do Belenenses num lançamento lateral e... As faltas fantasmas! Mas não teve influência no resultado.

O campeonato não está perdido mas é necessário aguardar pelo desfecho da jornada de modo a verificar se a vida do Benfica ficou mais complicada.

Nota: O Rio Ave, o próximo adversário, levou 4 em Portimão... Mas também marcou atravéz da marcação de uma grande penalidade por causa disto:
Quem viu isto foi quem também viu isto:
Se são 2 lances idênticos, quer dizer que...

Enfim, os melhores em campo ontem à noite:
E Pluribus UNUM!

3 comentários:

  1. Krovinovic estava fazendo diferença,para melhor,num meio campo algo lento e pouco criativo.Há que encontrar outro semelhante,ou mudar táctica de jogo.No próximo jogo antevejo regresso de Luisão e regresso ao jogo "mastigado".Força SLB.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a análise mas permita-me discordar da referência ao Zivcovic, que entrou e mexeu com o meio campo (imo). A sua entrada / saida do João Carvalho deveria ter ocorrido antes ao intervalo uma vez que o meio não estava a produzir e era aqui que ganhávamos o jogo. Substituição ao intervalo não tem de ser de equipa pequena. Também concordo que não seria o Cervi a sair mas sim o Almeida (defesa e menos produtivo no ataque).
    Saudações gloriosas.
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo