domingo, 21 de janeiro de 2018

2017/2018 - 19ªJ: SL Benfica 3 D. Chaves 0

Feito. Mais 3 pontos conquistados com distinção nos primeiros... 47 minutos! Foi mesmo agradável ver grande parte destes minutos, onde a equipa se movimentou relativamente bem com vontade contínua de marcar.
Mas é o que acaba por acontecer quando se vão ganhando rotinas... Os equilíbrios tornam-se mais permanentes, a estrutura fica mais sólida e os jogadores começam-se a soltar mais - até Douglas, estranho à equipa titular, não comprometeu muito. Mantenho, no entanto, a minha ideia de que este esquema poderia ter outra composição mas... Bem, o destino fez com que RV o tenha o vir de fazer.

O Chaves ainda tentou manietar o jogo e teve uma espécie de jogada de perigo... O Benfica demora alguns minutos a entrar em jogo mas assim que o fez, o Chaves ofensivo deixou de existir e até ao final só fez algumas cócegas à baliza defendida por Varela. É este o resultado de uma vontade resoluta em vencer a partida: Forte e contínua pressão as saídas de bola do Chaves, trocas de bola mais rápidas e precisas, bons posicionamentos e algum engenho no último passe, na assistencia e no remate... É, ontem foi assim e 3-0 é uma espécie de prenda de Natal para o Chaves que se deverá sentir lisonjeado por não te levado o dobro! Ou mais...

Interessante o que RV tinha referido na sua apresentação para esta partida:
Faltam 15 jornadas.

Ressalvo no entanto o certo desconforto que foi a partida depois do 3-0... Os 3 pontos estavam garantidos  mas estavam quase 60 mil na Catedral, milhões de olhos colados no ecrã e nada mais há para vencer do que o campeonato... RV e a equipa, poderiam ter acelerado mais o jogo.

Pena a contrariedade de Krovinovic. Um lance casual... Tipo Salvio que se lesionava sozinho. É mau sinal ser no joelho. As melhoras de forma segura.

Esta contrariedade vai obrigar RV a mexer na equipa! E isso deixa-me curioso e expectante... Quem entrará na equipa? Um avançado? Um médio? Se RV seguir a sua ideia, deverá ser um médio e aponto a João Carvalho se bem que quer Rafa ou mesmo Zivkovic não estejam fora da equação. Se for um avançado, Jiménez ou Rafa... É aguardar pela próxima 2ª feira (que raio de data para um jogo! Estamos a disputar a Liga Europa?).

Notas a doer como sempre:

Varela 7: Impediu um golo quase feito ao minuto 29...
De resto? Esteve a ver a partida sem pagar bilhete!
Douglas 5: Não deixa saudades. O seu posicionamento defensivo e velocidade de recuperação são preocupantes. Falta de confiança? Ele o saberá.
Rúben 7: Luisão ficou no Banco. Muito seguro e autoritário. O futuro...
Jardel 7: Ele que acenda uma velinha para não se lesionar... 
Grimaldo 7: Outro que com muito tempo sem lesões, começa a voltar a níveis exibicionais bem agradáveis.
Fejsa 7: Hoje puxo-lhe as orelhas... Excelente como sempre a nivelar o jogo dos 20 jogadores de campo... Mas que grande jogador! Mas fez uma grande quantidade passes errados que me deixaram de boca aberta!
Pizzi 7: Gostei do seu posicionamento. Também foi mais expedito o que ajudou o jogo da equipa a ficar mais fluído, rápido e incisivo.
Krovinovic 7: Foi um playmaker com grande qualidade mas teve tanta vontade de controlar aquela bola... Uma assistência para Jonas facturar.
Salvio 7: Continua a ser desequilibrado. Tanto faz coisas boas como coisas não tão boas. Ressalvo que também anda afastado das lesões há muito tempo o que é excelente. Espero que a qualidade do seu jogo suba. Mais uma excelente assistência para golo e um remate ao poste.
Cervi 7: De pedra e cal na equipa. Está mais adulto com o passar dos jogos... Conhece melhor os companheiros, tem mais consciência do que deve fazer e com isso, a sua qualidade começa a sobressair.
Jonas 8: Falhou um golo feito (ainda bem que tinha um dos pés em fora de jogo 😂). Mas fez outros dois. Não há muito mais a dizer sobre este avançado brasileiro. As acusações de que não marca em jogos grandes (só de penálti) poderão ser compreensíveis até porque são factos, mas têm uma explicação: Jonas é um ameaça pública, nos jogos grandes - contra equipas com melhor qualidade, tem mais do que 1 ou 2 advsersários de olho em si.

As entradas... Não compreendo! Sinceramente não compreendo... Com o jogo meio morto mas ganho, RV poderia ter começado a testar outros voos. Era a altura ideal e não há nenhuma desculpa para o não fazer.

Carvalho: Nada de importante. O jogo estava tão morno que...
Jiménez e Seferovic: Idem!

A arbitragem... Apetece-me espremer 3 lances difíceis que aconteceram dentro da grande área dos flavienses:
Gostava que alguém me dissesse o que é que o defesa do Chaves faz durante toda a movimentação de Jonas a não ser usar os braços! Não é verdade que só chega a jogar a bola com os pés assim que Jonas cai no relvado? Proteger a saída da bola? Não!
Difícil... O defesa flaviense terá querido fazer o corte... Mas a movimentação de Salvio contra o pé do defesa do Chaves... Difícil!
Outro lance que... Resultou em pontapé de canto!
Fantástico quando se confundem chuteiras com bolas... E os braços se tornam em autênticas alavancas!

... Afinal acabei por espremer 4 lances...

É um facto de que há falta de coragem nos árbitros de campo... No entanto, ressalvo que de resto, Bruno Esteves até fez um trabalho fluido, positivo. Assinalou o que tinha de assinalar e não beneficiou o infractor em muitos lances de bola corrida o que tornou a partida mais espontânea. O jogo tornou-se propício ao futebol e não teve grandes encenações, para isso contribuíram as 3 equipas presentes no relvado. Antes isso, já que assinalar penáltis existentes contra adversários do Benfica...

Umas palavras para o treinador do D. Chaves: Confesso que as suas declarações, após os elogios de RV, me deixaram surpreendido:

"É uma forma simpática de o Rui se dirigir a nós, sempre  teve palavras de elogios quando estamos fora das flashes e é a clareza do Rui que o levou a dizer isso".

Vindo de um homem do porto-clube...
PS: Ainda não me pronunciei sobre os acontecimentos do Estoril-porto... Quero deixar bem claro que se o fiz foi somente por aguardar com muita curiosidade pelo relatório do LNEC sobre o estado da bancada até porque desconfiar, sempre desconfiei... Foi tudo uma palhaçada! Tudo arquitectado pelos dirigentes do porto-clube com a ajuda da sua claque e da imprensa a eles afecta!

A perder ao intervalo na passada 2ª feira - pós 45 minutos sofríveis - e com um jogo na 6ª feira seguinte, ao porto-clube não faltou a coragem de enfiar (ou tentar enfiar) mais um barrete a todas as pessoas que seguem de perto o fenómeno desportivo:
Mais transparente é impossível. Depois? Fácil: Sabendo de alguns danos superficiais nas paredes e chão da casa de banho daquela bancada, os cérebros do porto-clube enviam o vassoura  Saul com o recado para os sd a ordenar a invasão de campo alegando que a bancada abateu. Sabendo que a peritagem vai ver que nada se passou, Saul volta a ser enviado para o relvado para ordenar aos sd que vandalizem o mesmo... Repórteres são agredidos, o consumo de tabaco cresce exponencialmente no relvado (que fica muito mais mastigado) que se torna impraticável e as bandeirolas de campo aparecem em fotografias no exterior do estádio.

Sem bandeirolas, relvado meio assassinado e sem os adeptos que já tinham saído, o porto-clube suspira de alívio e... A liga baixa as calças à fumaça emitida pelo eles que alegam que não jogará sem os adeptos... Sem bandeirolas e num relvado naquele estado (tudo por eles provocado). Depois, vem a imprensa avençada que crucifica de imediato o Estoril... Fácil e nada rebuscado. Difícil de acreditar? Se não querem acreditar, pelo menos desconfiem. Tudo está a ser feito para o Benfica não ser campeão. E ainda há sportinguistas que acreditam que foi o Benfica a pagar os 5 meses de ordenados em atraso aos jogadores do V Setúbal...

Nunca mais é 2ª feira... Dia 29...

Hoje não há gifs dos golos. Fiquem com o resumo:
Algumas fotos da partida de ontem:
E Pluribus UNUM!

1 comentário:

  1. Boa tarde!
    Fico muito satisfeito por termos visto os dois exactamente o mesmo jogo. Subscrevo tudo a 100%. Mas mesmo tudo.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo