quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

2017/2018 - 16ªJ: SL Benfica 1 Sporting 1

Apetece-me escrever e repetir a palavra frustração... Tem sido um sentimento que tem acompanhado vastas vezes o Benfica esta época e ontem, mais uma vez, foi o que senti no final! Se é certo que desta vez foi por um prisma mais positivo, a verdade é que mais 2 pontos ficaram pelo caminho.
RV apresentou o 11 inicial que o deixa mais confortável e espero que tenha observado que esse 11 deverá ter os seus dias contados após o que se viu no relvado especialmente na segunda parte... Claro que esta é a minha opinião.

Fejsa sim mas a seu lado ou Krovinovic ou Pizzi!

Em relação à exibição do Tetra Campeão, poderei escrever que há duas fases: Até ao momento em que o Sporting marca o seu golo e desde esse momento até ao final, sofrendo melhorias com as alterações produzidas na segunda parte.

Até aos 19 minutos, as equipas como que se equivaleram na luta do meio campo mas foi o Sporting que logrou adiantar-se no marcador após uma falha de concentração de 2/3 jogadores do Benfica (que se deixaram ficar a ver a bola passar), e de um cruzamento ressalto e permitiram a Gelson abrir o marcador. Depois... Bem, os jogadores arregaçaram as mangas e foram correr atrás do resultado.

Houve raça, querer e disponibilidade total da equipa. O Sporting foi completamente abafado durante cerca de 20 minutos. Não houve muita ciência o que nestes casos é tremendamente útil para conduzir tanta pujança e entrega... Não houve pontaria o que levou a que a equipa tenha ido para o intervalo a perder.

Poderão os adeptos questionar onde esteve esta determinação toda em muitos dos jogos já disputados esta época! É verdade, deu gosto ver a equipa a entregar-se com tudo o que tinha às vicissitudes da partida. Havia vontade, e não era pouca, dos jogadores em vencer o Sporting mas essa vontade foi muitas vezes mal aconselhada pela pressa, pressa que é inimiga da...

A perder ao intervalo, sabia que o esforço que a equipa iria despender chegar ao empate seria tremendo pelo que... Mas os primeiros instantes ainda mostraram que esse esforço era inglório pois o Benfica estava em cima do adversário mas não estava capaz de o envolver uma vez que eles vinham preparados para aguentar a forte pressão do Benfica. E... Felizmente que RV não esperou como normalmente espera: Aos 56 minutos, desmancha aquele triângulo do miolo e coloca Jiménez!

Krovinovic sentiu-se aliviado pois passou a ter mais espaço para explanar o seu jogo e a defesa do Sporting começou a ficar mais pregada à sua grande área. Jonas é que não conseguia rematar com aquela codícia que se lhe conhece... E RV, penso que o deveria ter feito mais cedo, aperta mais o garrote ao Sporting ao minuto 73 com a entrada de Rafa e saída de Fejsa (Almeida sobe a trinco e Salvio desce para lateral direito). Aqui é que o Sporting perdeu o tino e desatou a aliviar bolas como podia...

Se é certo que a clarividência mental não era a melhor - a perder só se pensa em chegar lá o mais rápido possível - a verdade é que o Benfica pareceu um tsunami! As vagas de ataque sucederam-se a um ritmo quase alucinante e as alterações de jj saiam todas furadas porque não havia como parar o Benfica... Ou... Mais lá para a frente falaremos sobre isso.

Já com o sporting abafado, minuto 81, RV lança João Carvalho e tira Rúben Dias. Almeida desce para central e o Benfica fica sem médio defensivo... Mas a equipa, sempre balanceada para o ataque, soube encontrar os mínimos de harmonia para ter sempre alguém a cortar as débeis tentativas de saída com bola por parte do Sporting. 

Perto do final (minuto 90), Jonas, através da marcação de uma grande penalidade, consegue o mínimo que já era merecido: O empate! E nos 4 minutos de descontos, a equipa ainda continuou a amordaçar o adversário. Mas nessa altura, já o tempo era pouco, a energia trémula e a cabeça parca em ideias... Uma pena, daí que me tenha sentido frustrado porque vi o Benfica fazer tanto para vencer como nunca o fez esta época e... 1 ponto! Frustrante...

Tentando fazer um resumo mais conciso, poderei escrever que na 1ª parte o Benfica terá sido mais dominador porque o Sporting o consentiu (de forma a poder contra atacar). Foi um período em que o Benfica foi mais ansioso e o Sporting mais expectante. Na 2ª metade, com a perda da tal ansiedade e o assumir da vontade de vencer, o Benfica muito empolgado, sufocou reduziu o adversário a um tamanho digno de um Tondela, pecando na finalização.

Falando de coisas sérias, Fejsa e, aparentemente, Krovinovic! RV deverá considerar em reorganizar a equipa após o que se viu ontem. Nem tem a ver com a saída de Pizzi mas sim com a colocação de alguém a escudar Jonas, até porque RV tem 3 hipóteses: Jiménez, Seferovic e Rafa. Revejam a partida e observem como o Benfica sufocou o sporting com mais um homem na área! Aliás, houve muitas alturas em que o Benfica se estendeu pelo relvado numa espécie de 3 (Rúben/Fejsa/Jardel) 5 (Almeida/Krovinovic/Salvio/Cervi/Grimaldo) 2 (Jonas/Jiménez). Há que pensar no melhor para a equipa...

Notas, como sempre, a doer:

Varela 6: Não posso dar mais. Não o vi muito em jogo. na segunda parte então...
Almeida 6: A entrega habitual e ontem foi por demasiado evidente que aquele flanco teria sido muito mais eficaz com um lateral como aquele que saiu no defeso. Almeida jogou em 3 posições diferentes e cumpriu.
Rúben 7: Grande partida. Deu cabo de Bas Dost! Foi um dos sacrificados para o assalto final mas temos central. Parece-me evidente.
Jardel 7: Seguro o capitão.
Grimaldo 7: algo inseguro a defender na primeira parte o que lhe valeu muitos dissabores (golo de Gelson) mas potente a atacar o que ajudou a encostar o Sporting às cordas.
Fejsa 7: Após a primeira alteração o mestre apareceu...
Pizzi 6: Parece estar em défice de muita coisa. A vontade e a raça estão lá mas...
Krovinovic 8: Confuso enquanto Pizzi esteve em campo. Límpido quando ele saiu. Parece que o jogador está a subir de produção e como temos mais 18 jogos pela frente... Uma grande pecha: Não fez um remate de jeito e teve oportunidades para alvejar com muito mais pontaria a baliza de Patrício...
Salvio 6: Não foi sempre bem sucedido nas suas tentativas de furar a defesa do Sporting. Mas apertou com os seus adversários sempre que possível. Muito útil a a judar a equipa a defender.
Cervi 7: Muito em jogo. O argentino é franzino mas tem sangue na guelra! Deu tudo em campo quer a defender quer a atacar. Terá que saber o que pode/deve fazer em situações específicas... Mas para um jogador como ele, ter só um avançado a jogar na equipa que muitas vezes nem na grande área está... Aquele remate à trave...
Jonas 7: Estava realmente a ficar chateado com o mágico brasileiro... Teve 4 remates em situações que... E nenhum foi um remate conveniente... Estava-me a passar pois este foi um dos melhores dérbis/clássicos que Jonas fez desde que cá aterrou. Redimiu-se na cobrança exímia da grande penalidade ao minuto 90... Minuto 90!
Aquela concentração não está ao alcance de todos num momento tão denso e de grande carga emocional.

Nota: Pizzi Krovinovic... Isto não é um bota-a-baixo sobre o Pizzi! Fejsa joga melhor só com um colega e Jonas aparece mais com outro colega. RV também pode experimentar Pizzi com Fejsa mas o que gostava de ver era Jonas-Rafa.

As alterações:

Jiménez 5: Trapalhão como sempre... Mas foi um força tremenda em campo a ajudar a empurrar o adversário para a sua toca. Pouco discernimento a rematar quando teve 2 oportunidades para o fazer.
Rafa 6: entrou para extremo e foi preponderante para asfixiar ainda mais o adversário. Rápido com é, sacou transições rápidas, cartões amarelos e por fim, a grande penalidade que permitiu à equipa empatar a partida. Por mim fica. A extremo direito ou a 2º avançado mas fica.
Carvalho 5: Entrou e quase marcava.

Bem RV a alterar a equipa (4-5-1 para 4-4-2 para 3-5-2). Ontem resultou porquê? Porque se estava apertado? Há que por vezes sair do conforto para ganhar confrontos!

Em relação à arbitragem (o leão de Lisboa + o leão de Oeiras como me lembrou um leitor):

Minuto 19 (golo do Sporting):
É muito em cima... Se o fiscal tivesse assinalado de imediato não tinha errado, essa é a grande verdade! Este lance, serve para calar a boca aos que reclamam a torto e a direito por offsides semelhantes no ataque do Benfica das últimas épocas. No entanto, em termos de decisões difíceis: 0-1 para o Sporting. 

Minuto 28:
Que Coentrão puxa... Lá isso puxa! O Jardel iria cabecear... Em termos de decisões difíceis: 0-2 para o Sporting.
Minuto 34:
Discute-se se a bola bateu primeiro na cara ou no braço... Não se discute onde estava o braço e qual foi o seu movimento! Penálti indiscutível. Não há lei que diga o contrário... Acho eu! Decisões difíceis: 0-3 para o Sporting, a goleado a começar a surgir!

Minuto 60:
Picinni de braço aberto intercepta a trajectória da bola... Até ia marcnado auto-golo. Hugo Miguel assinala canto? Decisões Difíceis: 0-4 para o sporting! Que goleada, que iria ser aumentada ao minuto 74:
William usa o braço para alterar a trajectória da bola que ia em direcção de Jiménez. Decisões difíceis: 0-5 para o Sporting.

Minuto 90:
Uma bola que volta a ser interceptada desta feita pela mão de Battaglia. Qual a diferença entre esta situação e as outras? Alteração ilegal da trajectória da bola... Decisões difíceis: 1-5 para o Sporting o que lhe poderá ter valido um ponto no final.

Hugo Miguel até nem esteve mal na gestão da partida. Se é certo que Fejsa deveria ter visto o amarelo mais cedo (agarrão a um adversário numa transição a meio campo), Hugo Miguel também foi equilibrado na sua condescendência para com com os jogadores do Sporting. O problema foi o VAR ou a sua utilização... Miguel viu mas não teve coragem de assinalar nada porque tinha o VAR amigo para imputar culpas (avisei no artigo anterior) mas se fosse o seu clube a poder beneficiar da verdade...! O VAR (verde também) falhou em todas as análises o que também ajudou a que o Benfica tenha perdido 2 pontos na corrida para a revalidação do título. Interessante esta foto:
Refere-se ao Sporting-porto da época passada... Onde o VAR...

Que se publiquem as comunicações e os relatórios finais dos observadores, será no mínimo engraçado... E as conversas de Coentrão com aquele fiscal de linha na 2ª parte?

Serve isto para mitigar o tal lance do Pizzi a época passada? Talvez, a verdade é que nos 2 últimos dérbis, o Benfica pode-se efectivamente queixar de quase uma mão cheia de casos: 3 em Alvalade e uns 4 ontem à noite na Catedral. Nas decisões difíceis, fomos goleados e em duas épocas perdemos 4 pontos por via disso...

Um pouco de humor:
61996 espectadores + meia dúzia de ratazanas nas bancadas, numa partida em que... Bem, a falta de pontaria e os braços dos jogadores do Sporting terão contribuido para um resultado final muito curto!

Foi uma grande partida a que vimos, ficam algumas imagens:
Agora é aproveitar este pequeno ânimo que a exibição do Benfica terá fornecido aos adeptos e a si próprio.

E Pluribus UNUM!

6 comentários:

  1. A definição está absolutamente correta, "frustração"
    Partimos para o jogo com aspirações para se dar a tal sapatada que permitisse catapultar a equipa para a frente e pronto, perdemos 2 pontos para o FCP e ficamos na mesma para o SCP.
    Sinceramente, estou fartinho das vitórias morais, o que me interessa mesmo é as vitórias reais, mesmo a jogar mal e porcamente mas a ganhar e é uma pena ver o estádio cheio, com os adeptos a puxar e exultar a equipa e no fim, mais um empate, ok, podia ser pior se perdêssemos mas caramba RV só tu é que ainda não viste que o 4-3-3 nem na Playstation dá para ganhar??
    Acordem, porra...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação ao esquema confortável de RV estamos conversados! Não me parece o correcto.

      Quanto ao jogo em si, as oportunidades não concretizadas + a arbitragem, acabaram por ditar o desfecho final. O Benfica tem de saber isso: Tem sempre de ser melhor do que as restantes equipas que estão em campo.

      Eliminar
  2. Mais um excelente resumo. Gosto sempre de vir aqui ler!

    Quanto aos lances, é sempre a favor do sporting. Mas é o que dá ser um árbitro com interesses directos no jogo pelo que não seria de esperar outra coisa. O do Picinni para mim não é, os restantes são. E o mais incrível é que são lances difíceis de ver em jogo corrido mas são fáceis de ver para o VAR (ou deveriam ser). Então o do William só não foi penalti ontem.

    Quanto à táctica, acho engraçado tantos anos a baterem por ser o 4-4-2 e agora algumas dessas pessoas acham mal o 4-3-3. Não estou a dizer que és tu, mas é algo que acontece muitas vezes entre benfiquistas e não podemos ir nestas críticas de maré.

    O Benfica jogou muito bem no dragão e na luz frente ao sporting e perdeu 4 pontos onde foram perdoadas umas 10 expulsões, 3 a 4 penaltis e ainda sofremos um golo em fora-de-jogo. Por pior que a gente esteja, ainda somos muito melhores que os outros... com as decisões como os nossos adversários as têm estávamos à frente com boa vantagem.

    Compete-nos agora fazer como ontem: dar tudo sempre. É só isso que exigo porque são demasiados factores extra jogo a condicionar a nossa época. E mesmo assim acredito que isso há-de chegar para fazermos um bom final de época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso ser a favor de qualquer esquema táctico desde que esse esquema funcione. Há que estudar os adversários para aplicar o mais correcto. Nesta partida, e por mais difícil que seja de ser entendido, um triângulo com Fejsa/Samaris e Krovinovic ou Pizzi, teria funcionado melhor por o grego tem mais músculo. Opiniões.

      Quantos aos lances, é tudo uma questão de perspectiva. A mensagem que quis passar é que as decisões foram todas passadas do árbitro para o VAR tipo "desenrasca-te que estás aí escondido". São decisões difíceis para um covarde. Com 2 sportinguistas a gerir...

      Vai ser complicado porque são 5 pontos a meio do campeonato. Mas como sempre, acredito na vitória do Benfica.

      Saudações TetraGloriosas.

      Eliminar
    2. Quanto ao esquema tático não disse que foste tu. Tu fazes uma análise ao que vez e criticas o que achas que está mal mas nunca escreves como se fosses o dono da razão.

      E digo isto porque eu ando fulo com a contestação que Rui Vitória tem tido... Se ele merece alguma contestação? Sim! Mas a quantidade de gente que começou a dizer que ganhámos por causa do esquema do treinador anterior, por sorte e reescreveram a história recente dos títulos conquistados com todo o mérito recentemente é impressionante.

      E uma das coisas que essa gente faz era sempre bater no 4-4-2 que não dava e não sei o quê. O pessoal tem de fazer como tu: o que gosta, o que não gosta, transmitir a opinião mas nunca se achar que sabe mais que os profissionais e, acima de tudo, respeitar quem trabalha no nosso clube e nos deu sucesso. O Rui Vitória não merece nada o tratamento que lhe deram até porque ninguém ganha sempre.

      Eliminar
    3. Mas Troza, por vezes parece que RV anda às voltas. Por exemplo em Setúbal para a TdL... Deu na cabeça à equipa ao intervalo, a equipa respondeu em 10 minutos empatando a partida... RV fez alterações e... 2-2 até ao final!

      Outro facto é que a equipa começou a época a jogar um bom futebol mas depois caiu a pique e RV só alterou quando a LdC estava perdida e o no Campeonato já tínhamos perdido pontos em encontros...

      A crítica, da minha parte é sempre feita com o intuito de manifestar uma opinião cuja intenção é sempre construtiva. Claro que não sei o que se passa na cabeça do grupo de trabalho... Claro que são os meus olhos que vêm... A sensibilidade é a minha.

      Mas houve um periodo em que foi consensual que RV poderia estar equivocado porque a equipa se deixava ir abaixo de modo quase suicidada para um TetraCampeão! O jogo em Vila do Conde para a Taça...

      Mas sim, são opiniões de quem está fora. Como se diz, "quem está fora não racha lenha" mas o mundo digital - tens razão - está inundado de mestres de opinião, pelo que há que saber manter o rumo que é apoiar o Benfica da maneira que cada um o sabe melhor fazer.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo