terça-feira, 7 de novembro de 2017

Jornada 11: A Anedota Chamada VAR

Algo se passou... A jornada 11 foi marcada por uma grande clarividência em termos de imagem, o que ajuda ainda mais as pessoas a entenderem o que se passa no futebol Português. O ardil que foi a introdução do VAR... A treta da zanga na aliança... O objectivo dele/deles continua incólume: Não se sabe quem vai ganhar, não pode é ser o Benfica.

Entretanto, o Futebol Português caminha para aqui:
No passado Sábado, 4 de Novembro, o porto-clube (pc doravante 😇) recebeu uma das suas filiais de Lisboa (O Belenenses). A partida foi arbitrada por Fábio Veríssimo de Peniche... Aliás, a partida teve esta distinta composição:
Pesquisem oa nomes do árbitro, do 4º árbitro e do primeiro árbitro do VAR aqui...

O pc venceu por 2-0 com os golos a serem marcados aos 42 e aos 90 minutos. 3 pontos ganhos de forma o mais ilegal possível. Em Portugal é assim, e somos Campeões Europeus...

Aos 10 minutos:
Era amarelo para o Filipe... Nem falta foi.

Logo a seguir, ainda com o minuto 10 a decorrer:
Grande penalidade por assinalar e... Bem, seria o 2º amarelo ao Filipe e consequente expulsão! Nada... Nem árbitro, nem fiscal (que estava naquele flanco), nem 4º árbitro ou mesmo o VAR.

Ao minuto 23:
... Outra grande penalidade por assinalar cometida pelo mesmíssimo Filipe! Seria o 3º cartão amarelo mas... Nada! Seguiu a partida até ao minuto 42 quando:
Depois de o jogador do pc desviar a bola com a mão, o porto marca o 1 golo!

Penso que não há muito a dizer sobre isto... São 3 pontos conseguidos com a ajuda de um sistema composto por 6 pessoas...

Mais surpreendente ainda, foi o que se passou nas páginas desportivas que foram relatando as incidências em tempo real:
Nada... Ninguém viu nada.

O Conceição é que a sabe toda:
Mais surpreendente foi a avaliação do jornal O Jogo no dia seguinte:
Verdade... Algo se passou entre Joaquim Oliveira e o presidente daquele clube... Represálias por causa de algo que se passou recentemente? Tipo marcação da partida para Sábado? Quem sabe... O que ficamos a saber por tudo o que podemos ver aqui em cima, é que o porto já tem mais 3 pontos ilegais esta época.

O espectáculo continuou em Lisboa no dia seguinte. O Sporting recebeu o Braga e... A partida teve a seguinte composição arbitral:
Será que este VAR é o mesmo que o 4º árbitro do jogo do pc? Bem, a partida terminou empatada a duas bolas. Bas Dost inaugurou o marcador ao minuto 66, Sousa empatou ao minuto 85, Danilo virou o marcador para 1-2 ao minuto 89 e... Fernandes voltou a empatar ao 5º minuto de compensação... Empolgante a segunda parte!

Xistra e o duo Costa molharam a broa... Ao minuto 46:
Xistra, por indicação do fiscal, anulou um golo limpo ao Braga. Seria o 0-1!

10 minutos depois, ainda com 0-0:
Grande penalidade por assinalar contra o Sporting... Que 10 minutos depois se adiantou no marcador! Parece que Xistra e a rapaziada foram dando uma ajuda não? Dá essa sensação...

Já com o Braga na frente do marcador, e para fechar em beleza, Xistra não viu isto aos 95 minutos:
Valente cotovelada de Doumbia num defesa do Braga com Xistra ali à frente (parece que alguns comentadeiros afectos ao nalgas alegam que foi o avançado do Sporting que levou a cotovelada... Enfim!)... A bola seguiu e um defesa do Braga comete um penálti fortuito... Coisa que Xistra viu! Interessante não é? Não viu o lance aqui em cima e segundos depois já viu outro... Parece premeditado não? O Sporting averbou um ponto ilegalmente e o Braga perdeu outros 2 injustamente!

Aliás, o Sporting tem a sorte dos... Favorecidos! Sigam o meu raciocínio: Na jornada passada, venceu a partida em Vila do Conde com um golo obtido desta maneira:
No Domingo, a arbitragem invalidou um golo ao Braga desta forma:
Que sorte ou...

Ainda bem que Jonas não conseguiu marcar neste lance em Guimarães:
Seria uma vergonha...

Por falar em Jonas... Escrevo agora sobre a partida do Benfica, que foi arbitrada pelo seguinte painel:
Já escrevem Artur Dias? A sério... O Artur teve também dificuldades em distinguir as coisas... Viu a grande penalidade neste lance na boa:
Ainda gostava de saber o que passou pela cabeça do Almeida... Onde está a bola e o avançado do Guimarães...

Dizia eu que o Artur Dias viu este (já em tempo de descontos) mas não viu este (a meio da segunda parte):
Parece que o Artur... Queria mostrar serviço? Ajudar o Vitória a fazer aquilo que eles não foram capazes? Sei lá eu... Atenção que não me esqueço do caso Svilar (toque da mão na bola fora da grande área). O Artur poderia ter lixado o Benfica mas parece que não o fez porque neste caso, cumpriu... Regras versus percepção, articulação de conceitos muito densa e complicada. E são os mesmos contratados do jornal nortenho que dão razão a esta decisão.....
Fiquei pasmado! Mas pronto! O Benfica venceu e manteve distâncias. O Belenenses foi prejudicado (poderia ter agora 19 pontos e estar com um pé na luta pela Europa) e o pc continua na frente do campeonato. O Braga foi prejudicado caso contrário, ficava a 2 pontos do 2º lugar (Benfica e Sporting)! É caso para uma pessoa se:
Foi assim a 11ª jornada. Um terço (+/-) de Campeonato cumprido e muita história para contar. Razão tem RGS...

Partilhem para ninguém se esquecer.

PS: Parece que está iminente uma ruptura entre a santa aliança! Eu acho graça e apenas isso. Que os Benfiquistas não se deixem levar pelas atoardas que surgem destes dois flancos. Uma simples reunião basta para o o xico traques e o minion saraiva baixarem a crista e continuarem na sua luta lá do poleiro deles contra o Tetra Campeão...

PS2: Benficar... Não há nada como Benficar:
Clicar Aqui
PS3: Agora é a pausa das selecções... Dia 18:
Foto Red Pass
E Pluribus UNUM

2 comentários:

  1. Muito bom, Minha Chama.
    Até lhe roubei a imagem da falta do Doumbia para mostrar a uns verdes doentes noutro blogue... Mesmo assim ainda há um que diz que é falta do defesa do Braga por ter dado uma cotovelada no peito do Doumbia... Enfim, não vale a pena...

    Foi um fim de semana vergonhoso para o VAR. Eu até acredito que usado com independência, honestidade e sem medos, será positivo para o futebol. Como aconteceu este fim de semana é que não. Deverá ser um bom case-study para o International Board...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa de ter sido o Doumbia a levar... Acho que foi o Pina que imortalizou, ou irá imortalizar esta nova doença dos olhos: dislexiastigmática (dislexia: distúrbio caracterizado pela dificuldade de leitura/astigmatismo: erro refrativo num determinado eixo, em que a imagem na retina surge desfocada).

      Quanto ao VAR... Deixa-me citar o Proença:

      "Tudo que se está a passar era expectável que acontecesse"... "Temos de ver coisas do lado positivo. Se não tivéssemos hoje VAR, que discussões teríamos de ter?"... "Quando a tecnologia foi pensada, sabíamos que tínhamos de passar por estas fases".

      Sim João, acredito que por definição, o VAR pode e deve ser útil mas lendo isto... Ele já sabia... que iria acontecer mas nada faz e até é positivo porque caso contrário, do que estaríamos a falar hoje? Isto é discurso de imbecil para atirar areia aos olhos das pessoas.

      Estamos perante um formidável ALL-In por parte do porto-clube. Isso ele e o os outros também sabem e são cúmplices.

      Quanto aos conteúdos, usa e abusa. Não é por acaso que o lema do Benfica é E Pluribus UNUM!

      Saudações TETRAGloriosas.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo