segunda-feira, 27 de novembro de 2017

2017/2018 - 12ªJ: SL Benfica 6 V. Setúbal 0

Era imperioso vencer a partida de ontem... Bem, é imperioso vencer sempre certo? Mas depois do empate de quem lidera a classificação... E os 3 pontos ficaram na Catedral, com uma exibição agradável e um resultado volumoso. Muito bom!
RV apresentou o 11 que lhe dava mais garantias num esquema que, penso, deixa quase toda a gente mais confortável e mais descansada. Mas a máquina não está afinada, especialmente contra equipas muitíssimo mais fracas que atulham  o seu meio campo e defesa. No entanto, e como em outras tantas partidas,  os eleitos de RV entraram com intenção, foram atrás do 1º golo, marcaram e... não desistiram de ampliar o marcador. Uma atitude certa de uma equipa que nem sempre o fez num passado recente.

A grande intensidade da pressão alta acabou por valer 2 golos (de bola parada o que é bom mas não assim tão bom) mais uma expulsão (ao adversário) na 1ª parte. A 2ª metade foi mais um treino de expansão onde os jogadores puderam relaxar, afastar fantasmas e exercitar mais a imaginação. Alguns bons momentos aconteceram o que significa que parece que estes mesmos jogadores não desaprenderam mas sim... Mas sim... Vale a pena analisar a confusão que se abateu sobre o grupo de trabalho em Setembro/Outubro, mas chorar sobre o leite derramado é que já não vale de nada.

Passando os olhos pelas redes sociais de forma a medir o pulso às reações do Universo Benfica, vale a pena travar as euforias! Ontem foi bom mas mesmo apresentando uma grande atitude competitiva, o Benfica venceu uma partida cujo grau de dificuldade não chega nem a metade do que está para acontecer na próxima 6ª feira! Há elogios a fazer à exibição da equipa mas nada de embandeirar em arco... Eu não o consigo fazer!

RV vai utilizar este mesmo esquema (talvez mude nas extremas ou na posição que acompanha Fejsa) que ainda necessita de tempo para estes jogos mais complicados. Digamos que a máquina está um pouco perra e necessita de mais afinação. 5 dias para isso não deverão ser suficientes mas em termos mentais serão importantes de modo a que os jogadores tenham consciência de onde e contra o que vão enfrentar... Descanso sim trabalho físico e mental também.

As notas numa partida que o Benfica tornou fácil.

Varela 6: Algumas defesas fáceis numa partida de descanso com zero golos sofridos.
Almeida 6: Marcou um golo.
Luisão 8: Imperial! Eu escrevi que, que com aquela idade e depois de férias, as coisas não acontecem de forma rápida. 1 golo e uma expulsão... Parece-me que ainda vai dar muitas alegrias.
Jardel 6: Com mais andamento, esperemos que não mais se lesione, o central vai paulatinamente regressar à sua bitola. Ele que não se esqueça do miúdo.
Grimaldo 6: Outro que esteve relativamente bem em campo e que não se lesionou.
Fejsa 6: Há ainda algumas dificuldades para o sérvio neste esquema mas ontem foi um excelente treino para ele conhecer melhor as movimentações dos colegas e melhorar o seu posicionamento nesta nova realidade (4-5-1/4-3-3)
Pizzi 6: Os toques e domínios de bola não ganham campeonatos... Para vos ser honesto, gostei da sua prestação no flanco direito após a saída de Salvio.
Salvio 6: Mais um golo e a mesma vertigem nas arrancadas... Perde sempre mais do que ganha.
Cervi 6: Algo incongruente... Talvez porque tinha aquela parede pela frente... Também não esteve nada mal a lateral esquerdo... Será que pode acontecer?
Krovinovic 6: Ontem andou mais afastado da partida até Pizzi derivar para a direita... No entanto, coloca-se bem em campo o que ajuda a equipa a tentar encontrar soluções ofensivas.
Jonas 8: E vão mais de 100. Sim, em todos os jogos já são 105.
Pode-se acusar Jonas de não marcar contra equipas mais fortes. Eu já o fiz e farei sempre que o tiver de fazer. Mas faço-o não por achar que ele é medíocre e ineficaz nesses cenários mas porque o jogo de equipa nesses jogos é que é medíocre. Parabéns pistolas.

As substituições... Ontem a vencer de forma segura, as alterações não teriam forçosamente de produzir resultados mas mesmo assim eram uma forma para os jogadores dizerem presente.

Zivkovic 7: Entrada fulminante. Com vontade e garra. Corria mais que os adversários, aguentava o despique físico, cruzou e rematou. Marcou um golo inteligente, enganado o guarda redes do Vitória... Disse presente. Não sei se vai entrar no onze mas sei que assim, será uma excelente opção para RV na próxima jornada.

Samaris e Seferovic: Entraram para esticar as pernas. Melhor o grego do que o suíço.

Arbitragem... Luís Godinho e os seus auxiliares e também o VAR porque não... Aos 6 minutos:
Não sei se... Enfim! Parece que é mais um.

Interessante isto que se passou. Ao minuto 21, este fiscal, talvez ainda fresco, ajuizou este lance de forma correcta:
Impecável! Aos 63 minutos, talvez já cansado, assinalou fora de jogo aqui:
É verdade... Vejam em movimento:
De resto, a exibição do Benfica e o resultado ajudaram este grupo de árbitros.

Nos jogos dos restantes candidatos... Nada a assinalar para já na partida do sporting. Mas deixo aqui um pequeno comentário ao que se passou na Vila das Aves. Dizem eles que houve um penálti por assinalar a favor do porto-clube:
Digam de vossa justiça...

Fiquem com o resumo da partida:
Agora? Descanso. Recarregar baterias. 6ª feira vai ser difícil... Que a equipa o torne fácil.

Alguma imagens da partida de ontem:
E Pluribus UNUM!

2 comentários:

  1. Não se arranja por aí um gif daquele controle de bola do Pizzane na jogada, incrivelmente, anulada por suposto fora de jogo??

    Abraços Rumo ao Penta

    ResponderEliminar
  2. Fui lá ver ao vivo mas também não gostei de tudo!! o RV tem que conseguir por esta gente a jogar sem medos!!

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo