quarta-feira, 13 de setembro de 2017

LdC FG1: SL Benfica 1 CSKA 2

"O resultado não é verdadeiro, merecíamos ter ganho. Faltam cinco jogos e posso garantir que vamos buscar estes pontos a qualquer lado".

Rui Vitória (RV).

Bem verdadeiro o resultado final do jogo que marcou o arranque da participação do Tetra Campeão Português. Sem apelo nem agravo!
Tudo muito previsível caro RV. Tal como tem sido nos últimos tempos e por isso nada está perdido, apenas a paciência pelo gozo que os adeptos vão levar no lombo. Coisas da vida e há 4 anos consecutivos que vamos ao Marquês...

"Na 1.ª parte jogámos seguros, a controlar. Faltava mais atrevimento".

Nem por isso. Foi tudo lento e pastelado. Muito jogo lateralizado. Falta de ambição e arrojo ofensivo. Falta de coragem de romper linhas. Falta de muita coisa que julgo estar ainda em posse do grupo de atletas que forma o plantel.

"Na 2.ª parte aumentámos os níveis de agressividade. Fizemos o que tínhamos a fazer".

Sim e não! Esse aumento dos níveis de agressividade só durou até ao momento em que a equipa se adiantou no marcador:
De seguida, a equipa não fez o que tinha de fazer. Terá pensado que os russos já estavam no bolso e relaxou no samba da 1ª parte... Não sei, talvez! O que sei é a equipa começou a cometer erros e erros inacreditáveis, os mesmos que cometeu na 6ªfeira e foi derrotada sem apelo nem agravo.

Mais posse de bola... Mais remates... Mais eficácia... Mais duelos... Menos faltas... E uma derrota?
Conversa fiada de quem teve medo de ir para cima do adversário. Medo por falta de confiança... Algo tão visível a quem está de fora que a conversa entre o grupo de trabalho vai ter de ser forte e potente! Há valor, como sempre houve! Há também o padrão de há pelo menos 3 anos consecutivos... Esse padrão, se tivermos de atribuir culpas,  é culpa exclusiva de quem gere o clube mas se é assim que as coisas são designadas, resta a este adepto apoiar a equipa como nunca o deixou de fazer.

"É futebol e o CSKA Moscovo aproveitou as bolas que teve. Estamos tristes".

Sim e não. Verdade que o futebol tem estas histórias. Esta de ontem foi escrita com a colaboração do Benfica. Não é que esteja triste porque isto não pode ser a minha vida! Estou desapontado porque não me surpreendeu. Este Benfica das vendas milionárias tem acompanhado o passar das estações do ano. Neste momento vamos para o Outono-Inverno para na Primavera, atacarmos o Verão... Padrões que nunca sabemos se se irão repetir. Só acredito quando vir os níveis de qualidade a subir e a estabilizar... Creio que tal poderá acontecer.
Resumindo, pouco e depois nada funcionou: Jogadores perfeitamente apáticos sem um rasgo de criatividade e as alterações... Todas falharam! Os Russos aproveitaram e no aproveitar está evidentemente o ganho.

Notas a chover que nem escardoça:

Varela 7: Bom jogo. Sim, fez duas grandes defesas e nada a fazer nos golos porque a equipa não o ajudou! Nem Preud'homme, Ederson ou o enorme Bento fariam melhor!
Está a evoluir e a sua aparente fragilidade é para já... Aparente!
Almeida 5: Foi-se escondendo ao longo da partida. Não é lateral ou tinha ordens para não avançar...
Luisão 6: Estava para lhe dar 7 mas aqueles minutos fatais... Ele é a voz de comando e deveria ter gritado com toda a gente. Tanta parcimónia global dentro da grande área num lance que resulta em penálti... Tanta imobilidade no lance do segundo golo que permitiu um remate de golo safo por Varela para uma recarga sem apelo nem agravo... Capitão sofres tu por todos porque és o líder!
Lisandro 5: Tem paragens... Estava a jogar relativamente bem e de repente puff... Esqueceu que estava a jogar e não a ver jogar.
Grimaldo 8: É... É lateral! Dos melhores que tenho visto. Será que vai estabilizar a sua condição física? Belíssima abertura para Zivkovic. Aquela bomba ao poste...
Augusto 5: Elzo... Também era brasileiro mas não sambava! Malhava tal como Javi. Mas confesso que gosto mais da frieza métrica sérvia... O Brasileiro empastou muito o jogo. Tem toque de bola mas a malta quer é avançar e ele tem de aprender isso o mais depressa possível.
Pizzi 4: Nada. Ou o toparam, ou ele não é gajo para este nível ou ontem não estava naqueles dias. Não sendo religioso, rezo para que seja a 1ª ou a 3ª opções.
Salvio 4: Idem aspas aspas. Fonix pá!
Zivkovik 8: Electrizante na 2ª parte. Por vezes deixou os próprios colegas de equipa a olharem para ele...
Jonas 4: Outro que não esteve na Catedral e tem tanto futebol para dar.
Seferovic 5: O suíço até poderia ter empatado o jogo em tempo de descontos mas os níveis mentais já tinham perdido o paradeiro da confiança. Excelente a finalização no lance do golo:
Raul, Gabriel e Rafa SN (sem nota): Nada resultou. Estou a dar o máximo para compreender a entrada de Rafa ao minuto 88 e não ao minuto 77.

"Fizemos coisas bem feitas... Fizemos o suficiente para ganhar o jogo. Os produtos podem não ser os melhores, mas os processos são bons".

Coisas mas não tudo caro RV... O suficiente pelos vistos não foi... Suficiente! Esta dos produtos versus processos é que me está a deixar curioso. Quais serão os termos de comparação em que RV se baseou para afirmar tal coisa?

"Este jogo não me convenceu e nós vamos ganhar estes pontos em qualquer lado".

Acredito que sim mas o trabalho tem de ser melhorado. Este mês vai ser a malhar forte. Há ainda a questão da motivação caro RV...

Undiano Mallenco e os seus auxiliares.... De Espanha, nem bons ventos nem bons casamentos! Tenho de concordar com a marcação da grande penalidade após a bola ter ido contra o braço de Almeida. Braço que estava bem perto do seu tronco, tão perto... Mas que acabou por interromper a trajectória da bola e nada há a fazer. O interessante foi ver uma bola rematada por Lisandro a embater no braço bem aberto de um defesa Russo... Bem aberto...
Ver um defesa do CSKA, já com amarelo, travar a trajectória da bola deliberadamente com o braço esquerdo:
E ver aquele lance descarado sobre Seferovic ainda na 1ª parte...
E as faltas à entrada da grande área? Só eram marcadas aquelas mais afastadas. Critérios? Claro que sim. Era impossível algo correr bem ontem à noite e quando os Russos em duas ocasiões flagrantes marcam 2 golos... Nevertheless, o VAR poderia...

Já agora, não se refugiem no trabalho do árbitro caros Benfiquistas. Acreditem que face ao que ontem nos foi servido pelo Benfica, não vale a pena o esforço!

Nada está perdido até porque o ManU venceu categoricamente a sua partida. Analiso o plantel do Benfica e por entre alguns desequilíbrios, vejo muita qualidade global. As harmonias do conjunto terão de ser aprimoradas o mais depressa possível bem como os níveis de confiança. Essa confiança pode ser aumentada só pelo simples facto de aceitar as críticas quando elas são baseadas. Aceitar que se esteve mal é o primeiro passo para corrigir o que está defeituoso de modo a apresentar mais qualidade futebolística. É claro que já vi jogos do Benfica esta época com muito bons momentos, daí aguardar que isso se confirme... Ou não! Está fora do meu alcance.

O próximo capítulo vai ter lugar já no Sábado no Estádio do Bessa pelas 18:15. Sem adereços do Benfica na bancada de sócios. Vamos a isso Benfica! Vamos ao Penta e não ao tenta.

PS: Despida a Catedral...
Já li por aí que tal se deveu ao preço exorbitante dos bilhetes! Parece que se fosse o ManU teria mais gente..

Por falar na Catedral...
E Pluribus UNUM!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo