segunda-feira, 29 de maio de 2017

2016/2017 TdP Final: SL Benfica 2 V. Guimarães 1

É com inusitado orgulho que me sento - com o manto sagrado vestido - para vos escrever este artigo/crónica sobre a final da TdP ontem ganha pelo Benfica. Uma vitória que fecha com chave de ouro uma época tremendamente importante quer para o clube, quer para o futebol português.
Uma vitória justa contra um Guimarães raivoso, cheio de vontade de demonstrar que tinha aprendido alguma coisa da lição de futebol com que tinha sido premiado, pelo Benfica, na partida do campeonato referente à 33ª jornada.

Num dia chuvoso, RV escalou a sua equipa tipo que, na primeira parte, teve dificuldade em conseguir jogar o seu futebol. O Guimarães estava mais fresco e de todas as maneiras possíveis, conseguiu anular as investidas da nossa equipa. O Benfica não foi um equipa amorfa mas foi pouco expansivo porque o relvado pesado não deixava a bola rolar... Este estado do relvado, potencia a táctica da bola para frente - prática comum de equipas como o Guimarães que assim conseguiu criar algumas jogadas de perigo e colocar o Benfica em sentido. Ao intervalo, mesmo com sinal mais para o lado do Benfica, o empate sem golos era um resultado justo.

Escrevi no FB que:
E... Assim parece que aconteceu! Jonas apareceu em jogo assumindo a batuta da organização do jogo ofensivo. Cervi e Sálvio agradeceram e deram mais gás não ficando estáticos no seu flanco. Raul ficou radiante deambulando mais por toda a frente atacante (cheguei a dizer que Mitroglou poderia ser melhor com o estado de coisas ao intervalo...). Pizzi e Samaris mais desafogados. Nelson e Grimaldo com mais vontade de se expandirem pelos seus flancos. Sim, o Benfica voltou a dar uma lição de futebol de ataque ao Guimarães, pena que durante pouco tempo mas valeu a pena porque marcou dois belíssimos golos que deram para vencer a partida e conquistar a 26ª TdP... Ou será que foi a 29ª?
É evidente que num final de época, nenhuma equipa tenha segredos. O Guimarães sabia que tinha de anular três jogadores do Benfica de modo a conseguir travar todo o jogo atacante: Fejsa, Pizzi e Jonas! O sérvio foi mesmo anulado para toda a partida... Com muito esforço físico, os vimaranenses conseguiram ir anulando Pizzi e Jonas na primeira parte mas... Há coisas que não duram sempre! Uma delas é o Benfica de baixa produção que vimos muitas vezes ao longo desta temporada... Neste final de temporada, a equipa de RV vestiu o fato macaco, coseu os bolsos, arregaçou as mangas e foi em busca da sua glória.

Quando há qualidade nos jogadores e as harmonias estão equilibradas de tal maneira que podem ser exponenciadas, gera-se uma simbiose (associação recíproca de dois ou mais organismos diferentes que lhes permite viver com benefício) fantástica que permite que uma pessoa possa viver momentos como aqueles que ontem vivemos! Foi fantástico... O golo de risco de Raul, o cabeceamento furtivo de um médio ala na posição de avançado...

Pena que Jonas, Salvio, Pizzi e Raul não tenham conseguido dar uma expressão mais justa ao marcador (algo que acontece muitas vezes a este Benfica e que o impede de realmente demonstrar o quanto vale)!
É que o Vitória também não se resignou e tentou a sua sorte com alguns remates perigosos que no entanto nem à baliza iam mas no único remate à baliza do Benfica na segunda parte, conseguiu redefinir o marcador para uma diferença injusta mas o futebol assim é e a parte final destes jogos fica assim carregada de um latente desconforto... Uma bola bombeada... Um corte mal efectuado... Um ressalto... Mas o Benfica também cerrou fileiras, conseguiu ser coeso no miolo e não deu mais borlas ao seu adversário, conquistando a dobradinha de forma justa!
A estatística não mente...

As notas individuais aos jogadores que fizeram com que o Benfica conquistasse a sua 11ª dobradinha:

Ederson 7: Sempre atento. No golo do Vitória, não me parece que tenha grande culpa... Sim, já vi o lance e a culpa é de todos que ficaram a ver a bola a vir e à espera que alguém acabasse por lá ir.
Se estás para sair, agradeço-te tudo o que deste ao clube.
Nelson 7: Mais um jogo à Nelson... Um hábito... Um prazer de te ver puto, se estás para sair, agradeço-te tudo o que deste ao clube.
Luisão 7: Voz de comando e autoridade. As pernas já não são o que foram mas a cabeça funciona cada vez melhor. Quando o equilíbrio se encontra, a exibição é de qualidade.
Lindelof 7: O reverso: Há pernas mas a cabeça ainda não tem a experiência que o colega de sector tem. Mas o sueco aprende depressa e é já um senhor jogador. Se estás para sair, agradeço-te tudo o que deste ao clube.
Grimaldo 6: O mais comedido. Sempre efectivo mas nunca abriu muito as asas.
Fejsa 4: É uma peça tremendamente importante do Benfica. Muito triste o que lhe aconteceu...
As rápidas melhoras Ljubomir.
Pizzi 7: Outro que teve dificuldades pois era um alvo a abater. Mas bom jogo, deu tudo em campo, pena ter falhado um golo aparentemente simples.
Salvio 8: Bom final de época para o argentino. Marcou um belíssimo golo de cabeça.
Cervi 6: Notórias dificuldades em lidar com este ambiente denso. Para o ano já estará mais forte quer física quer mentalmente.
Jonas 8: Primeira parte difícil para Jonas. Mas na segunda, soltou-se em campo com aquela garra habitual que tanto contagia os colegas... Está directamente ligado aos dois golos da equipa. Enviou uma bola à trave!
Raul 8: O abre latas da final... Marcou um golo de suspense... A espera para ver onde a bola iria cair foi terrível e...
Acabou em lágrimas de felicidade. E que pena não ter conseguido fazer aparentemente um golo mais fácil.

Samaris 7: A equipa abanou um pouco depois do grego entrar... Eu explico: Foi o tempo que Samaris demorou a entrar em jogo... Depois, o grego fez uma belíssima exibição.
Rafa 4: Entrou muito tarde caro RV.
Augusto -: Entrou para conter e destruir jogo.

Eliseu 10: Não jogou mas fez um gesto absolutamente... Humano:
Nesta últimas 4 épocas, O Benfica disputou sempre 4 provas diferentes por época em Portugal (assim como os outros): 1 troféu (Super Taça) = 4; 2 Títulos (Campeonato e Taça de Portugal) = 8; 1 Híbrido... A Taça da Liga (tem um pouco de tudo e parece não valer nada) = 4. Isto dá 16 canecos em 4 anos, dos quais 11 foram direitinhas para o Museu Cosme Damião... Parabéns Benfica.

E o trio de arbitragem? Mau como estava à espera... O Hugo é muita coisa menos árbitro isento! Quem, logo no início da partida, assinala falta (perigosa) contra o Benfica por causa disto:
E no final deixa passar uma entrada destas sem sanção
e logo depois, naquele se seria o lance final da partida - e que poderia ter ditado um hipotético prolongamento, assinala algo que não existiu...
E o vídeo árbitro? Horrível... Ouvir o PM e o PR a dizer que o vídeo árbitro já deveria estar a ser utilizado há muito tempo e depois testemunhar o que se passou...
Os jogadores do Benfica viram tantos amarelos como os do Vitória: 3! Isto é surreal. Mas, lendo a imprensa desportiva, até dá a ideia de que o Guimarães foi prejudicado!
Só dá para rir:
E os adeptos, os do Vitória também claro! Uma espécie de temporal e o apoio foi contínuo. A relembrar!

As grandes fotos da partida (assim que tiver o jogo, editarei um resumo para publicar neste artigo).
E Pluribus UNUM

5 comentários:

  1. Finalmente o Carrilho ganha troféus

    ResponderEliminar
  2. Excelente crónica como sempre, reportando e registando tudo o que se passou em campo com fidelidade, rigor e isenção, sem "vícios de clubite". Assim fosse todo o jornalismo em Portugal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, agradeço as suas palavras.

      Saudações Tetragloriosas.

      Eliminar
  3. O Ederson vai sair do Glorioso depois de UMA temporada como titular absoluto... como eu odeio o futebol moderno...

    :(

    Vejo aí muita gente a desejar que a maior parte dos titulares seja despachada... Parece que não aprendemos com o passado. Destruir um núcleo consolidado não é um critério saudável.

    Vivó Benfica....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que questionar o presidente sobre o projecto europeu do Benfica.

      Saudações TetraGloriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo