domingo, 30 de abril de 2017

2016-2017 31ªJ: SL Benfica 2 Estoril 1

Mais 3 pontos... Nesta fase, se bem que me preocupe, é tudo o que interessa! E acabou por ser conseguido depois de mais um jogo muito semelhante a tantos outros que temos assistido esta época.
Mas é algo confrangedor ver o Benfica ser encostado às cordas e não ter capacidade de reacção! Ver o treinador também sem reacção ou a reagir tarde!

Jogo complicado muito por culpa do Benfica. A primeira parte foi mais controlada, a equipa - com aquela velocidade cruzeiro - conseguiu impôr-se sobre um Estoril mais acanhado e expectante, acabando por ficar a dever a si própria mais um ou dois golos.

Não que fosse expedita mas pelo menos deu a ideia de conseguir manietar o seu adversário... Ou será que foi o adversário que jogou assim de propósito? Ao intervalo, escrevi que o Benfica não se deveria fiar na virgem e deveria vestir o fato-macaco... Mas nada disso fez e na segunda parte - devido a uma grande frescura e potência físicas do Estoril -  foi sendo paulatinamente empurrado para as imediações da sua baliza...

Tal como o Benfica na primeira parte, nos primeiros 15 minutos da segunda, o Estoril ficou a dever a si mesmo uns 3 golos... Quando o conseguiu fazer, já o merecia há muito. A reacção de RV - muito lenta - era colocar Augusto de imediato mas tanto demorou que Kléber marcou o tal golo... Era um castigo justíssimo (a viagem entre a dúvida se eram capazes até à dúvida de quando é que iriam marcar foi rapidíssima) para os jogadores do Benfica que não estavam a conseguir jogar um chavelho... Perdiam bolas de forma infantil - estavam mal posicionados - e não reagiam.
O vácuo mortal para qualquer defesa... Fruto de descoordenação e falta de clarividência (física e mental). RV teve de anular essa substituição e colocou Carrillo (aos 63 minutos) por troca com Salvio e as coisas não melhoraram muito!

Com o flanco direito mais fresco e o orgulho tremendamente ferido - beneficiando também de um pequeno recuo do Estoril - o Benfica começou a empurrar o estoril e... Jonas marcou um golo depois de um pontapé absolutamente fenomenal! Depois de uma jogada ofensiva com cabeça-tronco e membros.

RV fez a melhores alterações de seguida: Jiménez e Augusto para as saídas de Mitroglou e Jonas. Conseguiu estabilizar o jogo mas... Não foi capaz de manietar o Estoril que veio de novo para cima! Muito aborrecido a incapacidade da equipa conseguir controlar o jogo... De ter medo de arriscar e recuar, arriscando assim ainda mais. Não foi nada agradável!

As notas a doer.

Ederson 6: Seria interessante saber se teria não consentido o golo do Estoril caso não tivesse escorregado. Boa partida!
Nelson 6: Melhor do que nos últimos jogos, mas eu quero o Nelson de volta!
Luisão 6: Foi safando o que foi capaz de safar mas o Outono está a acabar capitão 😩.
Lindelof 6: Também foi safando o que pôde e a primavera a começar. Pode não ter sido capaz de cortar a jogada que deu o golo do empate, mas fez, em tempo de descontos antes do apito final, um corte providencial...
Há já quem lhe chame o o corte do Tetra...
Grimaldo 5: Menos afoito do que é normal... Errou alguns passes e até poderia ter marcado mas...
Fejsa 5: Outro que não tem estado ao nível que nos habituou... Espera, o sérvio lesionou-se com alguma cadência ao longo da época...
Pizzi 6: Pela garra que se nota. A destreza...
Salvio 5: O argentino arrisca mas terá de ir à bruxa porque nada lhe sai como quer... Até falhou um golo fácil.
Cervi 5: Sempre receoso... Falhou um golo fácil.
Jonas 8: O golo é a maior gota de perfume do futebol... Jonas é o frasco inteiro...
Que golo, este que deu os 3 pontos ao Benfica:
Grande abraço Pistolas.
Mitroglou 5: Está numa fase complicada porque tem também muitos jogos nas pernas. Mas ele luta!

Carrillo 4: Espevitou mais o flanco direito mas quase todas as decisões que tomou foram as erradas.
Jiménez 4: Quase que matava o jogo...
Entrou e correu muito o que foi bom para o Benfica, porque estancou as saídas de bola do Estoril, e bom para ele que queimou calorias!
Augusto 3: Hum... Começou a anular bem o miolo do Estoril mas em 15 minutos foi perdendo a eficácia!

Surpresa!!! Hugo Miguel teve uma actuação decente como já não me lembro de ver... Tudo dito sobre a arbitragem... E ele que poderia ter assinalado um penálti contra o Benfica cometido por Grimaldo fora da grande área:
Sim caros leitores, o porto chora por este penálti! Mas já escreverei sobre eles.

Resumindo - O meu Benfiquismo mais exaltado (BE) versus o Benfiquismo mais moderado (BM):

BE: Por vezes parece que RV quer que estas coisas aconteçam e só os jogadores é que nos safam e não são todos! São sempre os mesmos a jogar há meses e a coisa está perra e está a ser mal interpretada, não existem rasgos e a falta de frescura física e mental leva a que estas coisas aconteçam...

BM: Eu até te percebo mas para o bem ou para o mal, as coisas estão feitas e lançadas. Trocar jogadores? Há os ritmos que já não existem... Lembra-te do Jiménez que quer mas não consegue, quanto mais o Horta que nem convocado é! Felizmente que a equipa não perdeu totalmente a cabeça e uniu-se até ao fim.

Ambos concordam que o Benfica teve tantas ou mais oportunidades de golo desperdiçados quanto o seu adversário teve...
Como marcaram mais golos...

Nota: Os assobios... Eu asneirei o quanto baste. Parece-me natural a insatisfação por estar a ver um colosso a ser subjugado por algo menor... A maneira de como se exterioriza essa insatisfação é que depende de cada um. Mas foi interessante sentir as claques a abafar essa insatisfação, é para isso que elas lá estão!

PS1: Restauro e conservação no Cosme Damião:
Trabalho deveras importante e desconhecido de muitos... Preservar o espólio para que a história não se apague é muito importante!

PS2: Faço já a análise ao chaves 0 porto 2.

1: A frescura do chaves ontem à noite 😁😁😁. A atitude dos jogadores do chaves então...
Defesa amorfa e permissiva em contraste com os jogos frente ao Benfica... Ataque inexistente... Diz-se por aí que não houve mala em Chaves ao contrário do que aconteceu para os lados do Coimbra da Mota...

2: logo aos 7 minutos:
Penálti e expulsão porque o defesa do porto impediu uma jogada de golo eminente... A Liga Calheiros em todo o seu esplendor! Até os professores do mestre Guiomar o constatam...
3: As claques... Ameaçar de morte é o prato do dia na claque do porto... Não há santos em nenhuma das barricadas, só santos de pau bem oco. E, uma semana antes? Conta-se que a polícia recolheu a mala... Documentos - poucos - e dinheiro... Mas o importante é que nem o cm se interessou por isto!

As imagens de um jogo que levou 59 314 espectadores à Catedral:

E Pluribus UNUM

3 comentários:

  1. Nota 10 ao post.
    É mesmo confrangedor...
    A época vai ser dura até ao fim. Há que apontar o dedo ao mister mesmo que esteja manietado mas sobretudo ao presidente que está a tomar decisões nada sensatas no que diz respeito à qualidade do plantel e casos clínicos. Temo pelo futuro que ele próprio prometeu e pareceu estar a compor... uma equipa dominadora internamente e o título europeu.
    Espero festejar o inédito tetracampeonato mas vai sair a ferros.
    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar
  2. A insatisfação foi mais do que legítima... uma coisa é a equipa lutar e não conseguir.

    Outra coisa é a displicência... medo da posse de bola, incapacidade de chutar uma bola para a tirar da defensiva e pior... falhar golos de baliza aberta. Quer dizer, são coisas mais ou menos básicas numa equipa de 1ª divisão. Realmente o Benfica a espaços parece uma equipa muito pequenina, a defender ao calhas um mísero golo de penalty. E o que é mais assustador no meio disto tudo é que o plantel parece muito curto, sem grandes alternativas.

    E não só, alguma sobranceria na 1ª parte, como se estivessem à espera do inevitável golo, dando certas ideias que "isto" está ganho. Não gostei, não gostei nada.

    Eu nem sei assobiar mas... o inferno da Luz já existia décadas antes de haver claques. Às vezes é necessário festejar menos e fazer acordar os jogadores e treinador. Não digo que seja pelo assobio, mas a exigência tem sempre que existir. Têm que comer a relva, joguem mal ou não.

    ResponderEliminar
  3. Está na hora de reunir as tropas, os jogadores estão todos arrebentados, os adversários andam todos bombados, para além dos prémios de jogo adicionais vindos do norte.

    Ao contrário do principal adversário que anda apanhar equipas que só se agingantão contra o Benfica e contra eles parecem cordeirinhos mansos, quem vir o jogo do Chaves na Luz e agora em casa contra o Porto até perguntaria se eram os mesmos jogadores.

    Basta ver quem vai subir a primeira liga Portimonense, dos poucos clubes do sul na 2ª liga na esfera do FCP, até o presidente é sócio do FCP e o Aves um clube do norte ali bem perto da invicta.

    Adversários que aí vem Rio Ave - Luís Castro treinador da equipa B do FCP e treinador adepto acérrimo do FCP, de seguida Guimarães só foi o clube que recebeu Marega e Hernani jogadores do FCP e por fim Boavista fora com o iuri Medeiros lagarto dos cinco costados.

    Cabe-nos a nós adeptos transmitirmos a mística e puxar pela equipa desde o 1 ao último minuto, porque os jogadores precisam de sentir que estamos com eles e que acreditamos, mesmo quando mts no meio de nós tenham bastantes dúvidas ainda.

    Que avancem os mais fortes mentalmente e puxem pelos mais fracos nunca esquecer que só somos fortes unidos: E pluribus unum!!

    Ass: Redskinn

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo