segunda-feira, 10 de abril de 2017

2016-2017 28ªJ: Moreirense 0 SL Benfica 1

Mais um jogo intenso e de fraca produtividade para o Benfica. Parece consensual que a conquista dos três pontos foi a cereja no topo de um bolo mal amanhado... Avante Benfica!
Porquê? Antes de começar a cascar em tudo e todos, tenho sempre o hábito de tentar ver o filme de forma genérica de modo a compreender o sucedido:

1 As equipas de Petit... O nosso Petit! Fico logo avisado quando o Benfica defronta equipas treinadas pelo Petit. Sei que vai ser um jogo de grande tracção, embate físico onde vamos de ter de dar ainda mais. Onde os artistas têm de vestir o fato macaco...

2 Campo pequeno + relvado tornado complicado... Estes campos retiram amplitude de jogo a quem sabe jogar com a bola no chão, as distâncias são mais diminutas, o tempo de raciocínio menor.

3 Um adversário à deriva na luta pela permanência... Podemos adicionar um prémio extra por parte de quem está em segundo lugar! Podemos não esquecer o facto de que jogam pouco com o cérebro e muito com o martelo... Isto dá ainda mais força às pernas do adversário.

4 O 4-4-2 de RV. Não parece que tenha funcionado... Pelo menos como ele quereria, vê-lo a gesticular de frustração... Perante o estado abúlico de quase todos os jogadores! Há já algum tempo que não observava a sensação de a bola estar a queimar nos pés de jogadores a envergar a camisola do Benfica, gostaria de escrever que há jogos assim mas esta época já são mais do que estava à espera.

Equipa de combate! Penso que é evidente os esforços extra que as equipas, que defrontam o Benfica, despendem nestes jogos... Vendo as características algo macias de alguns dos jogadores mais utilizados por RV, não é descabido questionar se RV está a relativizar essa questão! É que no final dos jogos, é fácil encontrar por aí uns "joguem à bola", "Andam a passear?" ou mesmo "Não são capazes fiquem em casa!" e/ou "Andamos a pagar para isto"... Até se encontra um "venderam jogadores sem acautelar o presente - só pensam no dinheiro".

Estimular ainda mais os jogadores! Eles, melhor do que ninguém, sabem que nada está garantido... Pelos vistos nem a titularidade ou... Fosse eu o treinador do Benfica, que não sou, eu certamente estaria a pensar se valeria a pena vir a terreiro falar sobre a utilização de A,B e C e a não utilização de X,Y,Z. Talvez optasse por me manter calado e avançasse com prudência o mesmo "Sabíamos que ia ser um jogo difícil, com muitos duelos directos, e tínhamos de ser eficazes. Ganhámos e foi importante. Esta final já está arrumada e agora faltam seis".

Avante Benfica!

Ederson 5: Um dos pilares do Benfica esta época... Tremeu, inseguro mais do que alguma vez vi... Está à bica para falhar alvalade.
Nelson 4: Apático! Sofreu a falta que originou o único golo da partida
Nelson toca a bola e é varrido, qual é o bife?
Luisão 6: O capitão foi um pilar decisivo em desarmes cirúrgicos. Poderia ter ido para a rua com uma entrada que não se compreende... Sim para a rua como aconteceu com estes rapazes:
Lindelof 6: Salvou a equipa de sofrer um golo...
Grimaldo 5: É uma questão de pernas pois claro... E de pouco espaço com toda a certeza mas ele está de volta!
Fejsa 5: Não foi suficiente a sua presença para agilizar os processos ofensivos da equipa.
Pizzi 4: Certo que o cruzamento para Mitroglou foi dele mas... Pizzi joga para o lado ou para trás.
Salvio 4: Torna-se penoso ver Salvio a querer e a não conseguir...
Rafa 4: Tem de ganhar mais músculo e crescer mentalmente para ser capaz de ser o que promete!
Jonas 4: As deambulações pelos flancos retiram-lhe a possibilidade de decidir na grande área. RV deve saber porquê!
Mitroglou 6: Sim, pelo golo e pela luta. Poderia ter marcado outro...
Zivkovic 3: Nada de novo trouxe para o ataque.
Cervi 3: idem.
Samaris 2: deveria ter entrado mais cedo, foi evidente o re-equilibrio do meio campo com a sua presença. Borrou a pintura com o gesto que lhe vai valer um ou mais jogos de castigo, tal como já aconteceu com este rapaz...
Precisamos que todos estejam focados naquilo para o qual o Benfica lhes paga para fazer. É interessante observar que a qualidade de jogo produzida pela equipa, começou a sofrer com a saída de Guedes e o anúncio de uma hipotética renovação contratual com RV... O anúncio da renovação, coincidiu com esta exibição anoréctica... sim, é - para já - uma coincidência!

O árbitro, deu-me a sensação que deveria ter mostrado mais amarelos aos jogadores do Moreirense mas é verdade que Luisão e Samaris se safaram pelo que... Hum...
Venha o Marítimo na sexta feira de Páscoa...

PS: Cartilhas... Há muitas claro!

Imagens que valem a pena:
E Pluribus UNUM!

9 comentários:

  1. Péssimo jogo e óptimo resultado.Era suposto a equipa B ser fornecedora da equipa A, por isso, pergunto, não existe ninguém na equipa B para reforçar o meio campo, o nosso principal problema.? Não foi assim que apareceu o Renato Sanches. Opta-se por emprestar um dos dos melhores da B, ao Setúbal, João Carvalho e vender o Gonçalo Guedes o mais prometedor jovem jogador.Jogar num campo estreito em largura, sem extremos, é estar a pedir que as coisas corram mal. E podiam ter corrido. A agravar, a instabilidade emocional, patente no Ederson e Samaris.
    ter 5/6 pontos de avanço e a defender 1 ponto, se tudo correr bem é um herói, mas se correr mal existe só uma palavra e para toda a estrutura do SLB:INCOMPETÊNCIA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem... incompetência é ainda algo ousado de escrever certo?

      Mas que foi uma partida estranha...

      Eliminar
  2. Como diz o R. Vitória jogo para o arquivo, mas espero que ele vá ver e rever o jogo, para ver bem o que anda a fazer e onde pode ajudar a equipa, uma coisa é certa o Benfica tem urgentemente que ir buscar jogadores com boa estampa física isto de ter meia equipa para frente com 1,50 e artistas(tirando Mitro) da bola apenas faz que o Benfica sofra muito neste tipo de jogos.

    Uma coisa é certa o Moreirense parecia estar a jogar o último jogo da época com aquele adiantamento do redes num canto... alguém sabe o valor da mala!? é que não me importava de andar a carrega-la... fazia-me um jeitão para o resto da vida muito provavelmente apenas 0,00000001%

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A união para derrubar o Benfica VS cada um olhar para si próprio... Eis a questão!

      A questão da estampa física pode ser um risco agora mas trará benefícios no futuro o que torna a coisa complicada e leva a jogos sofríveis... Decide quem tem de decidir, leva os louros ou leva a crítica.

      Eliminar
  3. Tudo dito e bem. Alguma coisa tem de mudar senão o jogo com os viscondes vai sair nos amargo. Sexta-feira é imperativo limpar esta imagem de "merda".
    Rumo ao tetra
    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar
  4. Consegue arranjar a imagem corrida no outro ângulo da falta sobre o Nelson semedo?

    ResponderEliminar
  5. Foi um jogo muito difícil, é uma equipa que está a precisar de pontos e o Petit, monta bem os esquemas tácticos. Uma equipa já está passe. Rumo ao titulo.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo