domingo, 2 de abril de 2017

2016-2017 27ªJ: SL Benfica 1 porto 1

Mais uma vez deixámos fugir dois pontos de forma... Bem, quase inexplicável! Isto depois de termos feito o mais difícil - ainda por cima da forma menos provável de acontecer - marcar primeiro de grande penalidade!!!
É uma história contínua nas últimas 4 décadas.... O Benfica continua líder mas se por um lado faltam menos jogos, por outro perdeu-se uma oportunidade para ganhar espaço ao segundo classificado.

O que faltou ao Benfica? Não foi estofo mas sim alguém que fosse capaz de visar as redes em jogadas de bola corrida, o que significa que andámos a acertar no boneco.

Nada de surpresas na equipa apresentada por RV uma vez que Fejsa esteve muito tempo inactivo. Do lado do porto, a coisa já foi diferente uma vez que vieram para não perder: Jogaram com um avançado - numa espécie de 4-5-1 a defender que se transformava num 4-3-3 a atacar.

O começo de jogo teve mais Benfica até ao lance que terá deixado marca nos dois conjuntos: O árbitro marca uma grande penalidade - bem sacada e concretizada por Jonas - e amarela o prevaricador central do porto... Tudo ainda a frio talvez mas aconteceu e o Benfica optou por depois se remeter ao contra ataque, deixando as despesas da partida nas mãos do adversário.

Poderia ter feito as coisas de forma melhor mas ainda não o é capaz de fazer. A verdade é que Jonas recuou em demasia para ajudar a batalha do miolo e nunca foi lesto (a idade) a subir de forma rápida para dar espaço aos médios construirem as contra ofensivas. A verdade é que Pizzi nunca foi capaz de ser aquilo que se queria: Um dez com capacidade assertiva no passe e discernimento nas tarefas defensivas.

Amputado de amplitude, o Benfica deu espaço em demasia ao adversário... Pior, deu a ideia de estar a defender a magra vantagem... Felizmente, o porto só criou problemas através de bola parada mas para isso estava lá Ederson. Infelizmente, até foi o Benfica através de Mitroglou e Luisão, quem mais perto esteve de marcar após o 1-0 mas a baliza ficou pequena e o boneco espanhol grande.

Ao intervalo pensei em muita coisa mas nunca que o Benfica iria entrar tão mal para a segunda parte... Entrou adormecido em vez de pujante na procura sustentada de mais um golo. O lance que dita o golo do empate é inadmissível... Primeiro Pizzi a fazer qualquer coisa para o qual não foi feito (correr com a bola de forma desalmada para a perder de forma infantil); depois a equipa a ver a banda passar à frente da sua própria baliza. O Benfica estava mesmo a pedi-las e teve o que mereceu!

Depois, andou perdido uns valentes minutos e não estivesse Ederson atento...

Começaram as alterações e o Benfica já se tinha recomposto e o público estava  apoiar o que eleva a moral e o querer. Benfica por cima e porto a ser salvo pelo boneco espanhol... A época passada, Casillas fez uma grande exibição mas ontem nem por isso... Alguém foi à bruxa, ouvi eu por aí 😃

Até ao fim, de forma interessante, o Benfica mandou na partida! Foi seguro e autoritário mas ineficaz. O porto? Meteu o rabo entre as pernas até porque o mesmo árbitro que assinalou a grande penalidade, amarelou toda a sua defesa + um médio o que acabou por os amedrontar uma vez que não estão habituados a isso.

As estatísticas são claras:
Fizemos muito para ganhar mas talvez não tenhamos sido bons suficientes para o merecer porque nestes jogos, a justiça exige índices de concretização bem melhores...
Como os do porto que em 3 remates à baliza marcou um golo! E o ónus da responsabilidade disto não recai sobre RV.

Notas a doer, que é como eu gosto:

Ederson 8: O brasileiro é fantástico... Vi o golo do porto umas 3 vezes para ver se colocava as culpas no Ederson mas tive azar... É que maxi falha o pontapé em cheio acertando de esguelha na bola o que fez com que ela fosse enrolada para o cantinho da baliza onde... Ederson só conseguiria chegar se tivesse braços de 3 metros. Muito bem o brasileiro a aguentar o barco naqueles momentos de desorientação.
Nelson 7: Tentou atacar mas há algo na parceria com Sálvio que não funciona. Talvez falte Fejsa...Luisão 6: Leva esta nota por castigo. Aquelas duas cabeçadas eram para as redes e não para as bancadas capitão. De resto, não se viu o porto jogar com avançados.
Lindelof 6: Outro de castigo pelo golo que a equipa sofreu. Mas secou quase tudo o que lhe apareceu pela frente.
Eliseu 6: Grimaldo está a chegar pelo que Eliseu tem que fazer pela vida. Partida regular mas é uma pena que não tenha a vontade ofensiva de Nelson (também não tem pernas para tal).
Samaris 6: Actuação regular. A pouca harmonia do conjunto e a capacidade reduzida de se desenvencilhar naquela posição, deixaram-no muitas vezes rodeado de adversários.
Pizzi 4: Não conseguiu esticar o jogo ofensivo, tendo optado na maioria das vezes por lateralizar. Mas o pior foram as faltas incríveis que fez à entrada da sua própria grande área... O golo do porto, começa numa alucinação desenfreada: Agarrou a bola e não foi capaz de a entregar a ninguém quando tinha opções para o fazer:
A equipa descompensou-se uma vez que subiu quase toda, ele perdeu a bola e já não defendeu deixando Samaris sozinho...
Sálvio 5: Prometia mas...
Rafa 7: Boa partida. Aquele sprint em que comeu dois jogadores do porto era o mote...
Rafa necessita de alguém que seja capaz de dar profundidade ao jogo ofensivo, coisa que ontem não teve. Alguém que coloque a bola ali na frente. Também necessita de aprimorar o critério de passe... O tal sprint merecia mais discernimento na altura e no modo de fazer o passe. Era mais cedo Rafa...
Jonas 6: Marcou de grande penalidade (bem sacada).
Ajudou e muito o miolo a defender mas como as pernas já não são as mesmas e a época foi atribulada, não conseguiu ter força suficiente para se desdobrar de forma mais rápida na contra ofensiva. Jonas, espero, está em crescendo e o Benfica agradece.
Mitroglou 5: Muito emparelhado nos centrais mas mesmo assim foi capaz de os prender. Também não teve cabeça fria para marcar um golo aparentemente fácil... Acertou no boneco.

Cervi 5: Boa entrada do argentino. Faltou-lhe mais coragem para ir para cima do adversário (coisa que Sálvio tem a rodos).
Carrillo 4: Entrou na altura em que o porto se tinha acobardado... Com mais jogadores acantonados pela frente, torna-se difícil furar para a grande área...

Falta escrever sobre Carlos Xistra (CX). Aqui me rendo, depois de ter feito dois artigos a alertar para a possibilidade de virmos a ser prejudicados por quem já tantas vezes nos prejudicou... Na globalidade, CX fez um trabalho, por comparação com tantos outros, quase excelente 😮😮.

1 - Amarelou, e bem, 5 jogadores do porto por faltas perigosas... Coisa ainda nunca vista esta época... Admirável
2 - Quando o porto viu que não era capaz de vencer a partida jogando à bola, optou por tentar os famosos mergulhos. CX, por duas vezes, terá resistido aos pedidos... Admirável.
3 - Assinalou uma grande penalidade contra o porto... Com o resultado a zero... Admirável!

Isto revela que o porto, quando arbitrado por um árbitro com coragem, vale pouco! Ver a cara de felicidade dos azuis no final da partida diz muito... Diz tudo! Nem um amarelo mostrou CX aos jogadores do Benfica, sabem porquê? Porque não houve motivo para tal!

Não quero criticar de forma negativa CX, mas como esta página é minha... Posso apenas deixar duas notas:

1 - Talvez devesse ter expulso o telles porque isto, parece-me que é uma agressão:
Até porque logo no início, ele fez o mesmo ao Samaris...
2 - O tico-tico e o maxi:
Expulsar alguém do porto era ser honesto demais para um árbitro que me surpreendeu pela positiva caros leitores.

Tudo quase na mesma... Se o sporting vencer hoje, pode dizer-se que ainda não está afastado da luta directa pelo título! Luta directa? Sim, porque está na luta indirecta há muito tempo uma vez que é parceiro do porto.

Tudo diferente... Já só uma equipa depende de si para ser campeã... O Benfica

Descansar e afinar é o que se precisa. Com a chegada de Fejsa e Grimaldo; com a melhoria de Jonas e... Talvez RV experimente Horta e/ou Filipe na posição 8, o futuro do Benfica parece mais tranquilo em termos das harmonias do conjunto.

Algumas fotos da partida com 64036 adeptos presentes...
E Pluribus UNUM

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Grato pelos elogios.

      Aproveito para informar que os GIFs só foram possíveis por que existe a página Old Fashion Gamer.

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  2. Muito bem. É isso mesmo, sem tirar uma virgula que seja.
    mlm

    ResponderEliminar
  3. Inteiramente de acordo com tudo que aqui foi dito.

    1º Observação Xistra em grande a muito tempo que não via uma arbitragem tão isenta e a cumprir literalmente as regras do jogo
    2º O R. Vitória surpreendeu com RAFA e ganhou a aposta, Samaris e Eliseu fazem um jogo mt acima daquilo que estamos habituados.
    3º O Jonas já se deixava de pentelhices e xutava a bola para o fundo das redes com força.
    4º Melhor equipa em campo de longe foi o Benfica, o FCP só procurou o empate.
    5º Ficou provado que o FCP é uma equipa banal, só param os adversários recorrendo a faltas grosseiras, punitivas de cartão amarelo e algumas delas a roçar o vermelho porque simplesmente não tem intenção nenhuma de jogar a bola mas sim de parar os lances de qualquer forma e feitio.

    Quanto ao que falta para o resto do campeonato o FCP está convicto que perdemos em Alvalade ou empatamos e as suas malas surtiram efeito em moreira de Conegos ou outro local.

    Acho que está na altura do Benfica jogar neste tabuleiro, até porque os adversários que o FCP tem pela frente muitos deles ainda podem ambicionar ir a Liga Europa, viu-se a extrema satisfação e alivio até pelo ponto conquistado na luz pelos atletas e treinador do FCP, é bom que eles comecem assimilar essa mentalidade que virem a luz e conquistar um ponto é bom, que isso seja transmitido e se torne uma doença lá para aqueles lados.

    Quanto ao R. Vitória darei a minha opinião no final da presente época desportiva que já está formada e solidificada enquanto tiverem troféus em disputa me remeterei ao silêncio para o bem do clube.

    Obrigado pelas excelentes imagens e a sua analise ao jogo, que partilho.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há qualquer coisa desde há já algum tempo ali que não é perceptível a olho nu.

      Agora é viver ou morrer.

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  4. Bons comentários, boas fotos. É preciso confiança! Força Benfica!
    Guilhermino

    ResponderEliminar
  5. Concordo com quase tudo. Contudo, Xistra não manteve o critério nas faltas perigosas. Marcou todas a favor do porto e pelo menos não nos marcou pelo menos 3 junto à grande área do fcp.

    Vai ser o Petit a dar a machadada final na última jornada:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xistra foi o menos importante... Ele não ajudou o porto e o porto não se ajudou a si próprio.

      Espero que o Petit faça o que sempre fez ;) Mas não espero facilidades.

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  6. Análise correcta do que foi o dérbi completamente de acordo dádo que vi o jogo. Parabéns minha chama pelas publicações que tens feito. Relativamente ao jogo da forma como entramos a dominar por completo, nunca pensei que o desfecho fosse, o empate devido a uma segunda parte completamente diferente do, que esperávamos. O golo que sofremos de forma mesmo, infantil por vezes entendo que um jogo destes provoque um certo nervosismo nalguns jogadores. Dependemos de nós própios a que apoiar cada vez mais a equipa. Saudações trigloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pelas palavras Rui.

      Tento apenas escrever o que vejo e tentar ser o mais justo que conseguir. Mas há alturas em que o copo transborda e ontem foi uma dessas alturas...

      Tivemos culpa no cartório e palavra que tentar saber porque é que a bola não entra é tão importante como entender entrada tão desastrada na segunda parte.

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
    2. Verdade e entendo poderíamos tar a liderar com vantagem de 4 pontos. Já passou a que apoiar a equipa ainda mais. Sempre se torna positivo essa motivação para os jogadores. E que acontenca que o Benfica seja campeão . saudações trigloriosas.

      Eliminar
  7. Concordo totalmente com o post. Já não é a primeira vez que o SLB não consegue segurar um jogo, mesmo quando está a ganhar. As brincadeiras de passes para o lado e para trás em frenta á nossa area, há sempre uma possibiliddae de as coisas correrem mal. O Pizzi teve mais que tempo para soltar a bola, mas o Lindelof fez um mau alivio.Pizzi tem talento mas não para correr do nosso campo e levar a bola. O último que tivemos foi vendido: Renato Sanches.
    Pessoalmente sou mais pessimista que optimista, mas somos os únicos que dependemos de nós. Com o regresso dos lesionados, lutaremos até ao fim.
    Desejo estar muito enganado. Saudações Gloriosas.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo