domingo, 28 de agosto de 2016

2016-2017 03ªJ: Nacional 1 SL Benfica 3

O Benfica lá vai indo no seu caminho...

Mais três pontos conquistados com muito trabalho face a uma equipa que deu o que tinha mas que é manifestamente inferior ao Tri-Campeão nacional. Mais um jogo cuja abordagem do Benfica foi... Uma espécie de teste laboratorial por parte do treinador RV.
Fiquei quase surpreendido com a inclusão de Jonas e a saída de Cervi (para a colocação de Pizzi no flanco esquerdo). Com esta tomada de opção, RV dá a ideia de que anda à procura de uma posição para Pizzi na equipa. Sálvio está a crescer; Cérvi e Carrillo, mesmo estando ainda a medir o pulso a outro mundo futebolístico, serão os donos daquele flanco; No miolo penso que RV sabe que não irá dar e na frente do ataque já se viu a semana passada que...

Pizzi, parece-me, é um jogador regular quando se posiciona a médio interior direito. É batalhador, dá o que tem mas para o Benfica muitas vezes não basta. Falha passes e coloca o lateral e os médios centro em cheque. Esquiva-se a incursões à linha o que desequilibra o processo ofensivo da equipa (são os laterais do flanco onde está que o têm de fazer - Pizzi não compensa muitas vezes). Não consegue proteger a bola em progressão. Não sei o que estará RV a pensar em fazer mas o que sei é que a época é longa, todos têm de continuar a trabalhar para que a equipa cresça mas Pizzi parece-me que estacionou na sua evolução!

Que ele continue a trabalhar para melhorar. É útil, quando decide e executa bem desequilibra os adversários mas não me parece estar bem...
Lindelof e Lisandro: Caros centrais, devo-vos agradecer por me darem mais uma lição. A vida é assim, por vezes elas vêm de onde ao esperamos... Os dois golos sofridos neste campeonato são quase a papel químico (se bem que o da semana passada tenha o seu quê de irregular). Vocês são novos mas têm muito valor, faltando-vos a experiência de muitos jogos mas sofrer golos de bola parada de forma consecutiva e muito parecida também significa que estão a falhar e que Luisão e Jardel (pelo menos um deles) faz/fazem falta aí no meio.

Nelson: O teu jogo de ontem foi de mau para bom. Eu sei o que tu queres mas pergunto se sabes que o que tu queres é o que a equipa necessita. Racionaliza e raciocina miúdo, o André está quase de regresso!

André: Primeiro ano no topo do mundo futebolístico. Deve ser fantástico para um miúdo que vive o Benfica à adepto (e que saiu pela porta do cavalo para voltar entrar pelo majestoso hall)? Mas sabes que tens de estudar o teu papel, táctica e fisicamente tens ainda que crescer. Um médio na tua posição tem de saber o que é capaz de dar à equipa, saber o que cada outro jogador pode/deve dar à equipa e tentar equilibrar e harmonizar os ritmos do conjunto... Fejsa sozinho não dá! Tempo e trabalho... Força nisso André.

Sálvio... São dois jogos em progressão para esta força da natureza argentina (capitão de forma merecida). Na minha opinião, Sálvio e Fejsa degladiaram-se pelo título de melhor em campo. Para mim, ganharam os dois.
Jonas: Bem vindo! Só tens de ter minutos nas pernas certo Pistolas? Jiménez: És trapalhão mas dás tudo! Grande golo e grandes falhanços ;-)). Grimaldo: Sólido. Júlio César: Espectador sempre atento (sem hipóteses no golo sofrido)!

RV acabou por mexer bem na equipa. Mais um vez... Não vos dá a sensação que ele parece que tem o antídoto? Escala o onze titular - não funciona - opera alterações - e tudo acaba relativamente bem! Isto não dá ou não deveria dar que pensar?

Célis parece-me ser bom jogador e o Carrillo tem de se habituar a jogar à bola outra vez. Gonçalo entrou tarde demais.

O Benfica fez um jogo confuso em termos de organização do futebol de ataque. Deu a ideia de que RV terá dado ordens para que o quarteto Pizzi, Jonas, Jiménez e Sálvio operassem em mutação posicional constante, de modo a confundir o pequeno autocarro do nacional. Mas se Sálvio percorria o flanco todo do lado oposto... Jonas, ainda sem força física... Raul com força a mais ;-)))...

O jogo era inconstante se bem que a equipa tenha conseguido estancar o atrevimento inicial dos madeirenses mas era tão trapalhão que só através de uma aselhice alheia é que lá conseguimos saltar para a frente do marcador.

Para a segunda parte, RV terá clarificado posições e intenções (penso que Jonas funciona melhor com Mitroglou) e antes de sofrer o empate, o Benfica poderia ter-se colocado a golear (Tiros ao boneco de Jonas e Jiménez + um tiro de Sálvio ao poste [52 minutos]. O futebol ofensivo melhorou na fase de construção mas manteve-se nulo na concretização. Voltou a melhorar com o refrescar do miolo e da ala esquerda após as alterações e o Benfica ganhou de forma justa.

Marcou três golos mas ficou a dever a si próprio uns outros três
O árbitro? Todos os leitores já devem ter lido opiniões de outros locais sobre o trabalho de soares dias junior. O problema dele foi ter dado folga a um jogador do nacional após ter derrubado Sálvio por trás e ter amarelado André Horta após uma falta fortuita... Este soares dias júnior parece ser uma pessoa minimamente inteligente mas se a arbitragem portuguesa está dependente dele (e de outros como ele) para se voltar a erguer no futebol mundial... Vai lá vai!

Valha-nos que se terá apercebido de um despique de ombros entre Lindelof e um avançado do Nacional dentro da área do Benfica! Porque podia ter tramado o Benfica nesse lance! Bem RV a tirar Pizzi e Horta amarelados... É por aí que ela, parece-me, estava a ser cozinhada (o Benfica até ajudou ao consentir aquele golo do empate :-)))!

Uma palavra para o batatal da choupana: MISERÁVEL! Deixaram-no naquele estado para o Benfica não jogar bem e acabaram por dar um tiro no próprio pé: Acabaram a partida com menos um jogador (espero que esteja tudo bem com ele) que derrapou num canteiro e caiu desamparado batendo com a cabeça na terra (pois tinha os braços atrás das costas para não fazer penálti - braços que lhe teriam amortecido a queda):
PS: Sim eu sei que a malta verde azulada vai dizer que o terceiro golo do Benfica é irregular... Analisem por aqui:
E por aqui se tiverem paciência:
E já li que uns carneiros da raça vasco choraram que Sálvio estava em fora-de-jogo no lance do segundo golo (Carrillo):
Enfim... Umas palavras para os repórteres da sportv na seu incansável apoio ao nacional (clube do qual devem ser adeptos desde pequeninos): Fica para o próximo jogo fora rapazes!
Agora, é recuperar os índices físicos e continuar o trabalho. Há muito que sofrer até maio de 2017...

PS2: Confesso que estou curioso com o clássico de hoje. Um jogo entre amigos... Quem será que está mais "forte"?

E Pluribus UNUM

6 comentários:

  1. Se ontem os comentadores da Sport Tv fizeram do Nacional um colosso ao nível do Real Madrid, deviam ter ouvido os comentários do jogo da equipa B do Benfica: fiquei com a sensação de que na II Liga os jogadores do Desportivo das Aves são jogadores estratosféricos do que as futuras promessas do futebol nacional português e que militam no glorioso!

    ResponderEliminar
  2. É o nosso caminho. Ganhámos em duas deslocações e só não estamos melhor porque falhámos em casa. Acontece.

    Já agora, resumo do clássico: Resumo do jogo: http://c10.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/n2e04ca93/5897043_k0GWO.jpeg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Massa? Troza, enganaste-te ou não?

      Eliminar
    2. Não. Massa chamada de cotovelinhos!

      Estratégia do sporting e onde doi aos tripeiros. Tudo intencional!

      Eliminar
    3. Pois é... :-))))))))))))))

      Ando a dormir caraças! Cotovelos, mãos e solas!

      Saudações TRIGloriosas.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo