domingo, 14 de agosto de 2016

2016-2017 01ªJ: Tondela 0 SL Benfica 2

Tenho grande apreço por Petit e esperava muitas dificuldades na partida de ontem... Assim dito assim feito! O Tondela, todo à imagem do seu treinador, fez a vida bem negra ao Benfica - especialmente na primeira parte!

Talvez tenha apanhado o Benfica de surpresa esta entrada do Tondela: Posicionamento irrepreensível para uma equipa tão menor, todos os jogadores a correrem e vontade de atacar a baliza... Os primeiros cinco minutos foram excelentes para quem gosta de futebol, se todas as oportunidades pudessem ter sido concretizadas... Teríamos um 2-2!
Era a equipa que tinha pensado, também não era grande segredo quando somente a companhia de Mitroglou poderia ser debatida.

E este Benfica tem ainda os mesmos problemas que mostrou na supertaça: É uma equipa muito jovem que quer atacar. Ser jovem não é problema, o problema é querer atacar e... Esquecer-se de defender! Mais uma vez, isso foi prato do dia em Tondela, porquê?

Uma pequena contextualização:

Estou a adorar a inclusão de Nelson e Grimaldo a defender as laterais. Mas o Almeida e o Eliseu estão de baixa... Com tanta volatilidade nos laterais, cabe a RV educá-los ainda mais a jogar em equipa. Quando ambos tiverem as ideias assimiladas...

André Horta já é um caso de popularidade absoluta com um timing perfeito... Após a saída de Renato Sanchez, toda a gente andava errr...preocupada no substituto! Ora bem, deixem me dizer-vos que o Benfica NÃO encontrou substituto! O Benfica, de RV, encontrou André Horta. semelhanças entre ambos? O Benfiquismo pois claro. O Renato foi-se mas temos o André que necessita de mais caparro e de jogar, vai ser o tempo e a sua cabeça a dizerem-nos o que ele vale e parece que vale... Só espero que a corja dos babalus não venha a descobrir que ele já tem trinta e seis anos!

Adorei de igual modo a inclusão de Gonçalo Guedes na frente do ataque. Fez um excelente jogo de entrega total - típico mostrar bom serviço. É o futuro!

Tal como Cervi que não é Gaitan mas tem fogo e arte naquelas pernas.

Nelson, Grimaldo, Horta, Guedes e Cervi... Cinco miúdos no onze inicial. Eles já conhecem a equipa e as suas movimentações desde a época passada (talvez Cervi esteja menos familiarizado!), o problema está em aplicar o conhecimento em campo... Em querer fazer tudo e, tal como o Renato a época passada, as coisas feitas à pressa não saem sempre bem e depois quem paga é Fejsa, Luisão/Lisandro, Lindelof e JC.
Não esquecer aquele relvado de merda no qual um artista tem muitos problemas em fazer um trabalho apresentável...

Quero ainda acrescentar que nesta altura, o Benfica está a reerguer a sua equipa de futebol. A mesma que deu tudo a época passada, mas mesmo tudo física, mental e tecnicamente. Tudo e ainda mais alguma coisa.

Deste modo, é o acumular de jogos que vai trazer mais sincronização entre jogadores e sectores. As harmonias já lá estão mais ainda se nota que estão perras. O espírito de equipa (união), a alegria, o companheirismo estão lá,
falta o tempo e o não ter lesões para que tudo se encaixe e possamos começar a ver mais qualidade global.

O Tondela não teve arte para finalizar as suas oportunidades - mesmo que tenham sido ofertas por parte da equipa do Benfica a defender. O Benfica teve - trabalhou construiu e concretizou! É assim que se ganham jogos. Parabéns a Petit, falta saber se este Tondela vai fazer a vida negra aos outros...

Em relação a RV. Tenho um problema mas não é com RV. É sim com as substituições e os seus timings. Não serviu de nada a entrada de Sálvio na altura em que a mesma aconteceu, quem saiu deveria ter saído mais cedo. Mas isto é por causa das invenções perto da grande área defensiva. Reconheço a relativa qualidade do jogo de Pizzi mas a métrica em termos de flancos não coincide no Benfica... Caro RV, não dá para experimentar um Grimaldo-Cervi com um Nelson-Sálvio?  Talvez frente ao Setúbal na catedral? Muito agradecido.

A arbitragem? Alguns foras-de-jogo mal assinalados ao ataque do Benfica e... Houve muita disputa física por parte dos jogadores do Tondela (o boavista de Petit e Jaime Pacheco, campeões em 2000/2001, jogava assim). Entradas ao desbarato... Talvez um lance na área do Tondela entre um careca e Mitroglou? Enfim, penso que este árbitro até... Bem, nada de importante aconteceu que pudesse ter tido influência no resultado e como ainda estamos no início, nem me vou chatear para já com este assunto.

Ficam os dois belíssimos golos com que permitiram ao Benfica triunfar em Tondela. O primeiro que foi um excelente cabeceamento em contra pé após a marcação de um livre:
O segundo uma fantástica jogada individual cheia de intenção, raça e querer:
Vídeos sportv disponibilizados no facebook? É verdade! Após anos de perseguição, apagar e suspender contas...
Faltam trinta e três... Venha o próximo jogo que os Benfiquistas vão estar lá.
PS: As rápidas melhoras para o capitão Luisão. Todos estão aptos, todos são necessários!
E Pluribus UNUM!

1 comentário:

  1. Bem visto o défice nas laterais e que RV tem de educar os miúdos a controlar o seu desgaste.
    Avante Benfica
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo