terça-feira, 3 de maio de 2016

TdL MF: SL Benfica 2 sp braga 1

Fiquei desiludido com o braga... A jogar contra uma equipa de segunda sem cérebro, não foi capaz de triunfar. Desiludido também porque se foram queixar do que não deviam: Do trio de arbitragem! Mas disso irei escrever mais lá para baixo, o que interessa é escrever sobre a forma como o Benfica foi capaz de ser melhor do que aparentava, depois ser melhor do que o braga e vencer esta meia final.
RV cometeu três erros de casting, ao intervalo foi fácil observar quais: Talisca a segundo avançado, Renato em campo e... Carcela do lado esquerdo!

O primeiro é algo deja vu e a segunda parte demonstrou-o. O brasileiro, com mais vontade naquela cabeça, pode vir a ser um excelente médio. Certo que é a minha opinião mas é o que vejo! O segundo é algo que só RV pode explicar... Renato aparentou não estar em condições físicas para jogar um minuto. O terceiro? Bem, Carcela joga sempre na esquerda mas ontem deu mostras de ser um quebra cabeças quando na direita. o seu drible curto e modo esguio de se safar às entradas desequilibraram a defesa e meio campo do braga... Ainda bem.

Só acompanhando o dia a dia do Benfica é que eu poderia solucionar o segundo erro: Quem colocar de início junto de raúl. Mas vendo tanto jogador jogar pela primeira vez em meses, talvez colocar Jovic?
A equipa tentou sempre...
Em relação à partida em si, ao intervalo o resultado era justo! Grande golo de rafa num remate que nem Preud'Homme sonharia em defender! Benfica sem chama, com arranques perros, passes errados... Era mau demais e desconfiei que a coisa correu mal a RV devido às opções de banco! Penso que a mensagem era atacar para marcar mas primeiro não sofrer. Apresentando a melhor frente de ataque do plantel, o braga ludibriou facilmente a defesa e miolo do Benfica.

Para a segunda parte, RC corrigiu o máximo de sincronias que lhe era possível: Saiu Renato mas recuou Talisca para o seu lugar e entrou Jonas... O brasileiro foi providencial mas não foi o único!

Sálvio começou a todo o vapor mas infelizmente até ele próprio sabe que esta época é a do renascimento físico e mais nada se pode pedir ao genial jogador argentino. RV apercebeu-se e colocou Gonçalo em campo colocando-o na esquerda enviando Carcela para a direita. Com Jonas em campo, a defesa do braga não aguentou e o Benfica chegou, numa grande jogada de ataque, ao empate por Jonas tendo depois consumado a reviravolta numa mais do que merecida lição de futebol concluída por Raúl!
Ver aquele guarda-redes fazer anti jogo em tudo o que fazia... Foi com enorme gozo que o vi armar-se em esperto e pagar o derradeiro preço: Ser o único culpado da derrota! Embrulha morcão e aprende que a justiça tarda mas quando chega... Uiiiiii! Saboroso! Agradecimentos ao Raúl que pode ser muito coisa mas não é um desistente!
Com um estado físico muito débil, o Benfica tentou utilizar a vantagem para apanhar o braga em contra-pé mas não dava e RV, com os laterais carregados de cãibras decidiu tirar Carcela, colocando o brasileiro no flanco esquerdo, e colocar Fejsa para ajudar a equipa a não recuar muito! A coisa não resultou muito bem porque a vontade era muita mas as forças nem por isso.

Não que o Benfica tenha sofrido muito até porque o braga não estava tão fresco, mas a verdade é que em dois lances a coisa poderia ter corrido mal... Não correu e o Benfica, com humildade e espírito de sacrifício dos jogadores pelos colegas, chegou a mais uma final desta TdL!

Mereceu? Quem marcou mais golos? É uma pergunta/resposta meio seca porque o braga foi melhor na primeira parte! Tivessem tentado marcar mais golos em vez de gerirem a magra vantagem. O Benfica foi atrás do prejuízo que ele próprio tinha criado e lutando com o que tinha, conseguiu aquilo que queria!

Em termos individuais, sendo injusto para o contexto específico desta partida, claro que gostei de ver todos os regressados que deram o que podiam...
Assim que RV quiser, o Grimaldo está pronto para assumir... Assim que Sálvio tiver um momentinho de glória, está pronto para assumir...

Uma nota final para Jonas: O brasileiro funcionou muito bem com Raúl. Talvez funcione bem com todos ali na frente... O trabalho nos treinos acaba por dar resultado certo? Quando esse resultado chega, é sinal que... Se TRABALHA, em vez de se falar!

Falta escrever sobre a actuação do trio de arbitragem. Queixam-se os de Braga e o brilhante comentador da tbi antigo do sporting, que o golo de Raúl é ilegal porque... Um dos pés dele estava em fora de jogo!
Terá sido o esquerdo? Ou era a mão esquerda que fica a seguir ao braço esquerdo que precede o CRL que te F##A seu pedaço de escumalha verde e branco?

Olha pedrito, não falaste nem pediste a repetição deste lance ocorrido logo no início da partida (pouco depois dos dois minutos) porquê?
Talvez porque o Talisca seguiria isolado e... (nota: este lance está apagado dos resumos e tem a qualidade possível. Se encontrar melhor, publicarei numa próxima oportunidade).

De qualquer maneira, o Benfica assegurou com muito mérito, a passagem à final de mais uma edição desta TdL. É o marítimo o adversário, o marítimo uma das melhores prostitutas do futebol português. Parece que a final terá lugar em Coimbra a vinte do corrente mês (sexta feira).

Tempo de os jogadores recuperarem o melhor e o mais possível. O Benfica está cansado mas é um orgulho ver quem quer que entre jogar... O Sílvio deu o berro perto do fim! Voltou a entrar para dar o que já não tinha... É isto o Benfica!

E Pluribus UNUM
Grato matadores

4 comentários:

  1. Um esclarecimento: pelo que me apercebi (posso ter percebido mal), as equipas, nos jogos da Liga CTT têm que apresentar 3 jogadores que tivessem sido titulares no jogo anterior. No Benfica foram: Ederson, Lidellof e Renato. Para o Renato não entrar, quem entraria?

    ResponderEliminar
  2. Excelente pergunta. Todos estão cansados mas parece-me mais sensato que Renato deveria ser poupado.

    Talvez Pizzi?

    ResponderEliminar
  3. Parece-me que o Pizzi é o que está mais perto do limite. Mas por outro lado, o Pizzi actual é o que seria mais facilmente substituido, pois o Carcela ou o Gonçalo dariam conta do recado.

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vitória e agora é mau ganhar ao Braga por um... em Janeiro era um espectáculo.

    Claro que todos queríamos ganhar por mais mas ontem com tanta cara nova era difícil. Agora vamos à Madeira tentar ganhar a 1ª de 3 finais... São todas para ganhar e é para acreditar até ao fim!

    E mais um excelente post sobre os jogos do glorioso. :)

    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo