segunda-feira, 16 de maio de 2016

2015-2016 34ªJ: SL Benfica 4 Nacional 1. TRInta E Cinco E Cinco!

O que posso escrever sobre a tarde de ontem caros leitores? Começamos por nos tornar mais uma vez campeões Europeus - Em Hóquei em Patins - e depois TRIcampeões em futebol. Grato... Muito grato Sport Lisboa e Benfica!
Tenho por decisão editorial, o hábito de fazer uma análise mais específica sobre os jogos do Benfica, hoje farei o que for possível pois esta partida vai figurar na secção de Jogos Imortais deste blog! E ainda não sei se farei dois artigos sobre o jogo ou se irei acrescentando itens ao longo da semana. Depois se verá, o que interessa é manter o meu registo com o máximo de informação para daqui a algum tempo, se a internet não deixar de existir, poder revisitar esta página dourada da História do Benfica.

RV escolheu a equipa de que todos estavam à espera: Grimaldo substituiu Eliseu e Talisca rendeu Renato. A dinâmica da equipa, globalmente não foi muito diferente do habitual. Grimaldo cumpriu e bem o seu papel mas foi a actuação de Talisca que mais se notou como factor diferenciador.

O médio brasileiro ainda não foi capaz de encontrar a sua posição. Pessoalmente, continuo a pensar que é a posição de ontem aquela que se adequa melhor a ele. O problema é que Talisca não consegue ter uma actuação equilibrada: Tem uma amplitude de passe muito boa mas peca na concentração, analise posicional e na opção de intervenção. Deste modo, as harmonias e equilíbrio da equipa ficam um pouco desequilibradas e o conjunto chega menos vezes à área adversária.

Ontem isso foi algo notória mas pouco perceptível uma vez que a equipa esteve unida e solidária em todas as tarefas do jogo.

Com o passar do tempo, foi paulatinamente tomando controlo da partida, falhando algumas oportunidades (passou por um calafrio) mas acabou por traduzir a superior qualidade do conjunto até ao intervalo, muito por culpa da sagacidade e vontade global... Mas também pelo faro fabuloso de Gaitán.
Grandes golos. Mas o segundo a dois toques numa extensão de cerca de sessenta metros... Uma delícia!
A segunda parte foi de constante controlo da posse de bola e da tentativa de alcançar mais golos de forma mais segura possível. Com os adeptos a celebrarem o resultado e o já bem forte aroma do título, o resultado chegou a quatro golos de diferença.
Tempo para Paulo Lopes se sagrar campeão... Altura em que os jogadores baixaram os níveis de competição e de concentração. Tempo para sofrer o golo da praxe... Golo que como tantos outros sofridos se deveu ao facto de a equipa ter dado tudo em campo - até à tal última gota de suor -  e de não ter contado com adversários de pernas abertas. O Benfica é humano e não conta com ajudas vindas de adversários ou de árbitros... Nunca se esqueçam disso caros leitores.
O árbitro? Poderei dizer que o lance do Talisca (aos dezasseis minutos) foi de uma gritante falta de jeito/atenção do brasileiro, que poderia ter colocado a equipa em maus lençóis caso o árbitro tivesse optado por assinalar grande penalidade.

Engraçado... Certamente que os verdes irão falar sobre este lance mas já se devem ter esquecido deste ou então deste..., que ocorreram a vinte de Dezembro último! Coisas da vida! Assim como o que fez com que Fejsa tivesse de sair na segunda parte:
Uma coisita que aconteceu mesmo antes de Jonas facturar o segundo golo da partida! AGRESSÃO BRUTAL... O árbitro não viu assim como o fiscal também não assinalou fora de jogo ao jogador que marcou o tento de honra do Nacional...
São então trinta e cinco títulos de campeão nacional que o Benfica já tem no seu palmarés. Talvez agora se possa falar no fim de uma era no futebol português. Três anos consecutivos de vitórias, especialmente esta, marcam muito quando o poder decisório do futebol português estava contra (Liga de Clubes) e ausente (FPF que prepara eleições e não quer fazer nada... Nem para o bem do futebol)!

É só orgulho que sinto nos jogadores e treinador. Ainda mais orgulho nos adeptos que arrasaram tudo e todos os adversários do Benfica. Não será uma forma de menosprezar o trabalho da equipa técnica e o trabalho dos jogadores, afirmar que foram os adeptos o oxigénio deste Benfica nesta época que finda!
Quando as forças parecem faltar e a vontade está cansada, o apoio que vem de fora não por imposição ou convocatória mas sim por amor... O corpo e a alma como que se regeneram! Depois nem o cansaço individual consegue levar de vencida o que a mente se propõe a fazer e o resultado...
Ou:
Tudo dito sobre o futebol para já. Falta o resumo...
Umas horas antes, o Benfica sagrou-se Campeão Europeu de Hóquei em Patins.
Venceu a oliveirense por cinco-três no mesmo estádio da Luz. Absolutamente fantástico o facto de todo o pessoal do Hóquei ter tido a oportunidade de ir ao relvado da catedral festejar de forma merecida a sua conquista perante quase sessenta e cinco mil adeptos...
Muito agradecido Benfica. Todo o esforço por amor ao clube, vai sendo recompensado com estas conquistas! Sinto muito que não ajude a pôr pão em casa. Não se pode ter tudo.

Mais ainda há para escrever sobre esta vitória do Benfica. Até Sexta-feira, há tempo para isso!


E Pluribus UNUM!

3 comentários:

  1. Agora vou passar um ano sabático... quase infarto neste último eheheh

    ResponderEliminar
  2. Benfica! Foi épico e tanto há a dizer sobre esta época mas com tempo.

    Carrega Benfica! Sexta-feira há mais porque a taça da liga é para ganhar

    ResponderEliminar
  3. MUITOS PARABÉNS ao Paulo Lopes, que no ano passado imerecidamente e vergonhosamente sofreu um "tá-se a cagar para " do Jorge. Ao Jorge espero q se engane na forma de tomar o rennie e pense q é um supositório.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo