sexta-feira, 17 de abril de 2015

Anatomia De Uma Vitória Sem Espinhas (parte 4)

E cá vamos nós para o penúltimo capítulo desta saga. O campeonato está a chegar ao fim mas estes artigos ficarão entregues ao tempo. A consulta será fácil para quem quer que venha aqui de hoje a uma ano, ou de hoje a dois... E por aí.

Se o primeiro volume desta saga incidiu sobre os acontecimentos da jornada número onze, o segundo incidiu sobre a jornada número dezassete e o terceiro incidiu sobre a jornada vinte e oito com uma referência à jornada número vinte. Hoje, só para vocês, o artigo vai versar sobre os acontecimentos do jogo do porto fc referente à jornada número dezanove.

Disputado no primeiro dia de Fevereiro do corrente ano, o porto - paços de ferreira foi arbitrado pelo conhecidíssimo marco ferreira. Assim que vi a nomeação, senti que o jogo estava mais do que ganho só não sabia como e por quanto.
Comecemos então. Não se esqueçam que estes artigos versam sobre os critérios. Logo aos três minutos de jogo, marco ferreira abre o livro:
Isto já era o pronúncio do que estava para vir. Talvez só amarelo? Talvez vermelho? Nem falta... De seguida, o maior caceteiro do campeonato começa a fazer das suas (é o perfeito sucessor de andré, paulinho santos, jorge costas e outros - um orgulho):
O casemiro não pára até fazer tombar. Nem amarelo, nem vermelho... Só a marcação de falta... Esperto este ferreira! Três minutos depois, o mesmíssimo casemiro prossegue no que faz de melhor: Arrear com tudo!
Por esta... Segundo amarelo! Ou vermelho directo? O ferreira sabe que não deve ser árbitro mas sim um mero servente. Marcou falta e fechou os olhos para o resto! E que resto se seguiu até ao intervalo...

O jackson também é fresco. Nesta altura já andava a arrastar-se por cansaço. Falta de pernas dá nisto:
Para mim é inacreditável que isto tenha acontecido (e vai voltar a acontecer no volume cinco desta saga). Mas aconteceu e este jogador jogou até ao fim... Deveria ter sido expulso neste momento. Não foi e acabou por ser decisivo:
O actual melhor marcador do campeonato (que deveria ter sido expulso no lance anterior), marca um golo com a mão Um golo fantasma... Do melhor e ninguém viu... Nem a camera por detrás daquela baliza... E jackson lá prosseguiu uns minutos mais tarde:
O critério do ferreira continuava instável mas sempre a pender para o mesmo lado. Assinala penalti (quando a falta a existir é fora da área e não me falem em prolongamento do agarrão) mas não expulsa hélder lopes... Sentimento de culpa por tanta asneira que já tinha feito?

Ao intervalo, a vitória já estava decidida pelo árbitro... Na segunda parte, ferreira sabendo talvez das asneiras que tinha feito, lá amarelou o casemiro:
Depois daquelas faltas que vimos, esta falta nem amarelo merecia... Uma ofensa este critério! Um critério que se pode explicar em cinco minutos deste jogo. Vejam bem:
Assim torna-se fácil. E os jogadores nem se cansam muito, podem relaxar, tomar umas vitaminas e anti-inflamatório e café...

Podem escrever que o paços lá foi passear e que não jogou com a mesma intensidade contra o porto (tal como o fizeram o rio ave e o braga - o que dá dezoito pontos de mão beijada). Podem escrever que o porto é melhor que o paços. Podem até escrever que a diferença no marcador não deixa dúvidas. Eu digo que quem diz isso, pode fechar os olhos e ir à sua vida porque depois desta arbitragem (em conjunto com as outras e a/as que está/estão ainda para vir), de um dos novos árbitros pelintras da nossa arbitragem (um dos sucessores de proença e benquerença), não há como fugir ao verdadeiro problema: Sim, o Benfica já teve dois jogos em que as arbitragens poderão ter tido influência no desfecho final do marcador, mas O Factor diferenciador é o de que nesses dois jogos houve um erro em cada um deles... Repito UM ERRO!

Nestes quatro volumes da saga das "anatomias", é um desfilar de erros. Parece o sambódromo no rio de janeiro em Fevereiro na noite de desfile:
O Carnaval em tons de azul
Por gentileza de um anónimo, a quem muito agradeço a partilha de informação em comentário ao post anterior a este, recebi este vídeo. Uma pessoa depara-se com isto (ouvir com atenção a partir do minuto sete, quando hill afirma "estes gajos não andam a brincar"):
Cada um tira as ilações, Traduzo a cereja no topo do bolo: ""... é quando se vê algo esquisito. Deixa-me dizer-te uma coisa importante. Depois de ter apresentado o livro a platini, estava a ver um jogo do porto... Como deves saber, eles têm uma história muito comprida. Acho que o presidente esteve sob investigação mas a uefa deixou-os voltar a jogar na liga dos campeões nessa altura. Estava a ver o jogo e desliguei a televisão. Não consegui ter a certeza de que era um jogo a sério".

Uffff... Siga para o restelo. Que os jogadores imprimam intensidade. Que estejam focados no jogo. Os adeptos... Esses vão ser assim durante todo o jogo,
porque eles/nós sabem/os que são/somos importantes nesta caminhada que o Benfica quer terminar em primeiro.
E Pluribus UNUM

13 comentários:

  1. Por cá os jornaleiros que durante anos branquearam a corrupção continuam a comer e calar. E eles continuam na maior. O canal benfica devia entrar nessa luta e desmascarar os corruptos já que mais ninguém o faz.

    ResponderEliminar
  2. Por estas e por outras é que tenho um feeling que não ganhamos este ano... mas se ganharmos, novamente contra tudo e todos, vai saber bem melhor.

    E o que me consola é saber que temos um bom treinador e uma estrutura que tem vindo a melhorar a olhos vistos e ainda a saúdo financeira do nosso clube... não é o ideal (para mim era não haver dívidas nenhumas e ter dinheiro para gastar...) mas está muito melhor que a dos nossos rivais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Troza, não sejas tão pessimista...Tem calma, que ainda me consegues contaminar...Já ando doente com a pouca vergonha deste frutabol e desta corrupção generalizada a favor dos porcos de Contumil, este ano ainda mais intensa...Por favor, faz lá um esforço e acredita que vamos ganhar o campeonato. Temos de dar força uns aos outros...e ao Glorioso! Nada de pessimismos, embora não desprezando a triste e pôdre realidade que nos cerca. Estamos atentos mas temos de acreditar!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Caros, esta é a minha teoria:

      Uma vez, ia a minha esposa a conduzir o auto móvel e eu a torcer.me todo. Ela, já chateada, vira-se para mim e diz: "O que se passa? Tenho carta e já conduzo há anos. Não confias vais a pé".

      Eu respondi: "Aqui é sempre difícil (no lugar de pendura - tipo adepto). Eu confio na tua condução mas não confio na dos outros".

      Vou roer as unhas até às 18H. Os jogos do Benfica serão sempre a sério. Os jogos dos outros são muitas vezes a brincar. Vamos aguardar.

      Eliminar
  3. Os comentários do Declan Hill aplicam-se como uma luva aos jogos do Paços, do Rio Ave, do Penafiel, etc.
    Só mesmo um cego não vê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E jogos com o braga... São 4 equipas o que equivale a 8 jogos. Isso dá 24 pontos de borla...

      Eliminar
  4. Mais um artigo que desmascara bem o sistema. Estas anatomias dão azia a muito fruteiro.

    Minha Chama,
    Gostaria de fazer um off-topic:
    Muito se tem falado da imprensa ser o último tentáculo do polvo e de ser a nova formula do sistema. Não concordo em nada com o segundo facto.
    Lembro-me, embora não consiga especificar a época (entre 1996 e 1998), que no principio do campeonato a pressão que a imprensa fazia ao Benfica: era porque não marcavamos muitos golos (para ela deveria ser sempre a golear), e era porque a nossa equipa em Inglaterra, Espanha, Itália e outros grandes campeonatos da Europa lutava para não descer.
    Nessas épocas o fcp já era campeão antes do natal, tal como na altura do mourinho, do tetra de 2005 a 2009 e na época 2010/2011. Neste últimos anos temos vindo a aprender (mais vale tarde que nunca) e esta época é demonstrativa disso mesmo. Ainda o campeonato não começara, e já nós iamos lutar para não descer. Em tempos idos...

    Outro tema é da entrevista de Declan Hill, se fosse o nosso Benfica já a imprensa andava com o pito aos saltos, mas como são os corruptos não se passa nada. Cá em Portugal, e não me venham com a tanga que lá fora é igual, quem corrompe safa-se sempre. Exemplos?
    https://www.facebook.com/AnonymousPORTUGAL/posts/610378112318195?stream_ref=5
    Em Itália a Juventus, um colosso e até aquela altura devidia com o Inter de Milão o facto de ter estado sempre na serie A, foi condenada à segunda divisão por um caso semelhante ao do apito dourado. Em Portugal ao fcp bastou tirar 6 pontos, um comunicado assumir a culpa e o boavista é que pagou.
    Há muito tempo que o fcp é ligado a casos de corrupção, não só Declan como Santiago Segurola já o afirmaram.
    Isto chegou a um ponto em que uma pessoa já não sabe se ha-de falar sozinho ou para as paredes. Cada vez que falo com alguém do fcp ou mesmo do scp, a cantiga é sempre a mesma: em tribunal não foram aceites as escutas, o SLB era o clube do regime, somos mais velhos (fcp) e com mais titulos, os jogos nos anos sessenta só acabavam quando o SLB marcava o golo da vitória, etc., etc.

    A imprensa é a grande culpada destes mitos ainda existirem. Se houvesse jornalistas com eles entre as pernas, há muito que a lenga-lenga do costume tinha acabado. E não falo só dos jornalistas tripeiros e lagartos, a BenficaTV devia já há muito ter um programa em que desmitificasse estas lendas e repusesse as verdades.

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
  5. Por partes:

    1 "Muito se tem falado da imprensa ser o último tentáculo do polvo e de ser a nova formula do sistema". A imprensa é um dos tentáculos do polvo, disso não tenho dúvidas. Mas não é a nova fórmula. O modo em como tem sido usada para amparar o porto é que foi re-organizado e revitalizado. Por exemplo, o triste do cerqueira (dept de comunicação do porto), trabalhou muito tempo na rtpn. Teve tempo para lá colocar quem quiz. Agora, a rtpn é um consulado noticioso do porto. Têm um canal "roubado de borla" que é o porto canal. ameaçam e agridem jornalistas há mais de 30 anos. Todo este trabalho de fundo, está a ser explorado esta época!

    2 Uma das consequências é o abafar do que diz lá fora. Hill e Segurola viram as suas histórias serem "apagadas" em Portugal.

    3 Falar sozinho... Interessante! Os meus artigos de investigação como estes, têm pouca procura no "mercado". Mas faço-o pelo Benfica e por causa de pessoas como você Michael Krueger.

    4 A BTV... Uma estação de TV ainda no seu início! Muito confusa mas já com alguns trunfos (o V&P e alguns programas de debate e os jogos claro). Deve haver algum receio por parte dos gestores em avançar em força para a defesa do clube. Talvez com receio de sanções desportivas, é que o lopetegui já anda a ladrar mentiras desde o início da época e nada ainda lhe aconteceu.

    Enfim, resta que que se interessa neste modo de defesa do clube, partilhe informação. Isso será uma forma de informar os benfiquistas de que as tretas do colinho são falsas. Deste modo o adepto poderá falar sozinho mas irá sentir que está amparado pela verdade.

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
  6. Concordo com todos os pontos e o 3 é o que saliento, pois descobri este blog há quase dois anos e venho cá sempre que há um artigo novo. Digo aqui como o digo na minha vida pessoal, a par do blog do grande Alberto Miguéns o A Minha Chama são os que melhor defendem o Benfica e desmascaram o futeluso. Por isso é que não têm "mercado". Já noutros blogs, mesmo benfiquistas, é peixeirada a toda a hora e muitas vezes sem fundamento.
    Para mim é sempre um prazer ler e falar sobre os seus artigos.
    Olhe, se calhar o que fazia falta na Benfica TV eram pessoas como voçê e o Miguéns. Pode ser que um dia...

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, vocês deixam-me um pouco nervoso... ;)

      Já debati a questão da informação densa com a superficial com outros leitores.

      É uma questão social, estes são os tempos que temos: facebook, twitter, instagram, youtube onde tudo sai para likes. Por vezes dou comigo a questionar qual a percentagem de pessoas que sabem o que é a Farmácia Franco ou quem foi damásio (da génese à quase queda)...

      Cada um tem a paciência que tem e o modo como absorve o Benfica.

      Também já escrevi algures que ainda está para nascer a pessoa que me irá conseguir convencer de que o resultado final de uma partida de futebol não é mais do que a consequência do trabalho de três equipas: As duas que alinham com 11 e a outra que alinha com 4 ou 6.

      Sou crítico do ponto de vista da análise do futebol. Fui jogador e se ainda não aprendi tudo, pelo menos sinto que sei alguma coisa. Escrevo tudo isto porque o facto de termos três pontos de vantagem não se deve somente a:

      1 Termos tido erros arbitrais em dois jogos (dois erros - um por cada jogo: gil vicente e arouca - e mesmo nesses jogos, esses dois clubes não se podem queixar de muito pois nada fizeram além de estacionar e re-estacionar o autocarro).

      Também se deve a:

      2 Três más exibições do Benfica em braga, paços e vila do conde, onde na primeira e na ultima houve muito critério arbitral (em braga então foi uma vergonha... Tudo à descarada).

      3... Bem, é só dar uma olhada aos 4 volumes desta saga. E ainda falta o quinto...

      Em relação a BTV, o Michael afirma que ela poderia ter este tipo de registo. Nunca questionei ninguém por isso e conheço o Alberto Miguéns dentro das lides "internéticas". Nunca questionei mas já escrevi que o Ricardo Araújo Pereira, a Leonor Pinhão, o Afonso de Melo, o António Melo e o Miguéns deveriam estar lá.

      O Benfica já modificou a minha vida e vai continuar a fazê-lo. Mas por alguma razão, sinto que não iria durar muito na BTV se por acaso lá fosse parar ;) .

      Falta-me agradecer as suas palavras. Como já escrevi, são os poucos (mas bons) como você que fornecem oxigénio a este blogue.

      Saudações Gloriosas!

      PS: Algo que me arrepia é ver gajos novos nos programas "Vitórias e Património" a mandar bacoradas sobre a historia do Benfica... Eu que pouco sei, informava-me antes de falar!

      Eliminar
    2. Estou de acordo, "A Minha Chama" é também um dos meus blogues favoritos. Mas há outros também com pouca procura que têm uma enorme quantidade de informação sobre tudo o que se passa em Portugal no que concerne futebol e outros desportos, um com muita informação é o Pulpus Corruptus que é um dos meus favoritos assim como "Em Defesa do Benfica" do Minguéns. Pena que o António Melo já lá não escreva.

      Eliminar
    3. Continue o bom trabalho!! Se nao fossem estes blogs com menor "audiencia" A Minha Chama; Gauchos Vermelhos; Papoilas; etc e so houvesse sombras por ai acredita que o benfiquismo na net ja tinha sido engolido pela podridao que ha na cs, 'e o trabalho como o seu que mantem vivo e alimenta a "onda vermelha" pois mais do que nunca nos 'e dado a conhecer a podridao deste futeluso que nos leva a amar mais o clube tentando proteger contra o odio instalado contra o GLORIOSOS.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo