segunda-feira, 27 de abril de 2015

30ª J: S.L. Benfica 0 fc porto 0

Coisa realmente positiva deste empate, para além de manter-mos a distância pontual? Acabou a treta do "só dependemos de nós para ser campeões". Volta o pdac a abrir os cordões ao bolso dos sócios para pagar prémios a quadruplicar... A outros clubes!
De resto, fiquei frustrado, não consigo expressar-me de outra maneira. Fiquei sempre com a sensação de que o Benfica jogou na segurança de um empate, tal como tinha jogado em alvalade (esta época), e no porto no final da época de 2012/2013.
Pareceu-me que JJ cortou, com o onze inicial que apresentou, outros horizontes à equipa. Quando ele afirma que "O treinador do FC Porto teve que mudar para ganhar e eu tive que mudar sabendo que o empate também nos servia. Importante era sairmos daqui com a vitória. Se não ganhássemos era importante não perder e foi o que aconteceu". Mas se JJ sabia que o empate servia como é que demonstrou que o importante era ganhar? Afirma que teve de mudar porque o empate também servia, o que significa que estava na espectativa...
A lesão de Sálvio, até pensei que era bluff, não pode explicar a concepção que JJ designou para esta partida. Se a dupla Jonas-Lima faz tremer as defesas adversárias, talvez JJ pudesse ter colocado um homem a mais no meio campo e lançado Jonas (mais fresco) para a segunda... Samaris (centro), Pizzi (centro direita) e Amorim (centro esquerda), com Talisca e Gaitan nas alas e Lima a moer...
Teria sido perfeito porque o porto entrou a fazer aquilo que não foi capaz de fazer em, munique mas acabou por abrir os portões na segunda parte mas o Benfica... Já não tinha pernas e talvez não tivesse muita vontade de fazer abater o normal vendaval que possui, sobre o porto... Como disse JJ, o empate também servia.

Mas JJ fez duas alterações que resultaram: Fejsa (Um homem para estancar a colocação de quaresma, hernâni e herrera) e Eliseu (por causa da entrada de André Almeida) para a frente, tirando Pizzi para uma posição mais lateral, pois o médio não conseguiu libertar-se de um receio que aflige os estreantes nestas andanças - culpa de JJ que não lhe deu mais amparo a meio campo... Talvez). Eliseu é combativo e onde acabou a jogar, não apanha bolas nas costas.

Neste momento, em que o meio campo tinha tudo para se poder impor e empurrar o porto para trás, os pecados de JJ vieram à tona: Falta de pernas... Quando há falta de pernas no meio-campo e no ataque, os jogadores retraem-se. O pensamento já não é fluido, os passes são mal executados (o mesmo aconteceu com o porto) e a coisa quase que se torna uma roleta russa que pode dar para o dois lados. Felizmente, o porto não possui nem metade da qualidade que muitos se habituaram a professar.

O quaresma, o herrera e o hernâni simplesmente não funcionaram... O lopes falhou completamente. Já o Benfica de início, poderia ter sido... Bem, Fejsa e Amorim estão, terá pensado JJ, sem ritmo. Mas num meio campo com Samaris e Pizzi, em harmonia de esforços, o Rúben estaria que nem um peixe na água e a tal falta de ritmo seria muito bem disfarçada... Nesta tela imaginária, quase que vejo Jonas a rebentar com o careca e o cano...

Talisca, Pizzi, Samaris e Gaitan: Todos amarrados ao empate é melhor do que a derrota!
Talisca: Pode ter sido importante para travar os avanços do sandro. Mas ele estava fora do seu lugar. Mas ele não tem tarimba física para os despiques corpo a corpo deste tipo de jogos... Perdeu quase todos os despiques. Ainda assim, eu não me esqueço que chegou este ano, teve de crescer rápido de mais e certamente vai fazer ainda melhor (mas mesmo muito melhor se o quiser) para a próxima época.

Pizzi: JJ elegeu-o para substituir Enzo. Padece da mesma falta de tarimba física como Talisca. Andou sempre preso ao medo de sofrer e andou desamparado sempre com dois adversários em cima... Nada poderia fazer para construir jogo ofensivo.

Samaris: Muito trabalho defensivo, quase sempre bem. Nada mais sobrou para o Grego que ainda acho que não é trinco.

Gaitan: Que desilusão! Gaitan é o artista da equipa mas ontem JJ errou na configuração do onze inicial e Gaitan sofreu a bom sofrer. Aprisionado ao facto de ter Eliseu como lateral, o argentino ficou sem oxigénio para fazer o que gosta... O que nós gostamos... O que o futebol gosta! Mais um médio centro-esquerdo, teria sido divino... Digo eu!
Fejsa trouxe um pouco mais de equilíbrio. Eliseu, após subir de posição, pareceu dar a ideia de que renderia mais por aqueles lados. O quaresma, o herrera e o hernâni simplesmente não funcionaram... De início, deveria ter sido... Bem, Fejsa e Amorim estão, terá pensado JJ sem ritmo. Mas num meio campo com Samaris e Pizzi, em harmonia de esforços, O Rúben estaria que nem um peixe na água...

Quanto ao jogo? Uma guerra física e táctica sem espaço para o bom futebol. O jackson poderia ter feito um golo na primeira parte...
O Fejsa também. Mesmo não esquecendo um fraco remate de Pizzi, o perigo de golo ficou-se por ali... Pouco para uma equipa de elite e algo assinalável para uma equipa de velhos e de remendos! Esquecendo a brincadeira, senti que o Benfica, este Benfica de JJ, tinha capacidade para muito mais. Onde estava este JJ pragmático nos jogos da fase de grupos da Champions?

Agora? Vamos a Barcelos jogar num quintal que certamente irá ser lavrado durante a semana. Agora? O pinto da costa vai ter de ir ao banco pedir dinheiro para pagar os famosos prémios de jogo a quadruplicar... A não ser que o gil vicente e o guimarães aceitem fiar... Agora? É descansar e voltar ao trabalho que os adeptos já estão à espera do próximo jogo para apoiar a equipa.

PS: O treinador do porto anda no fio da navalha. É impossível esconder, expulso de forma infantil em Munique, ontem esticou a corda... E deveria pagar por isso
Azia? Talvez, porque mesmo assim, o campónio que não sabe os nomes (mas que foi algo ingénuo), tinha ganho no jogo das tácticas ao asno... Errrr, ao tasco. Porra! Ao basco das jovens selecções espanholas... Que só sabe latir... Chiça, latim.

Mas numa coisa, talvez a primeira frase decente que o vi afirmar, ele tem razão: "Foi um clássico com uma equipa a tentar atacar e outra a defender, que pensava que o empate lhe servia. Vamos ver se lhe serve ou não". A TENTAR... Mas a não conseguir! Depois, o que está sublinhado diz o resto... Nada de euforias estimados leitores. Nada, mas absolutamente NADA ESTÁ GANHO! Foi só mais um passo.

Uma menção a esta fotografia:
Palavra que julguei que isto fosse impossível de acontecer com jogadores listados. Mas Júlio César parece ser mesmo Imperador, até nas boas maneiras contagia...

Quanto ao árbitro, condescendente no início, optou por iniciar os amarelos com os jogadores do Benfica. Depois equilibrou a bússola e teve uma actuação positiva. O lopes do porto, queixou-se de uma hipotética expulsão de Fejsa que ficou por efectuar aos 78 minutos... E o jackson que também poderia ter ido para a rua aos 84 minutos (num lance em que o árbitro mandou marcar uma falta mais atrás e Jardel dá um toque na bola para JC - ainda penso que Jardel foi um pouco displicente)?

Vamos lá a Barcelos Benfica. Sem medo e receios.

Vamos lá activar o ecrã inteiro? É lá em baixo à direita. Rodem, façam zoom... Que lindo é o Estádio da Luz...
E Pluribus UNUM
Mais aqui sobre esta foto.

13 comentários:

  1. Bem, este espírito faltou nas duas derrotas da segunda volta: Paços de Ferreira e Rio Ave... teriamos 5 pontos de avanço... e perdemos os jogos depois dos 90...

    Agora vem o mais difícil... garantir que ganhamos os próximos dois jogos... porque o Porto joga com os amigos de setúbal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do setúbal, do belenenses e do penafiel....

      Eliminar
    2. Sim, mas eu preocupo-me jornada a jornada. Os próximos dois jogos são essenciais... só assim podemos ir mais tranquilos a guimarães... se perdemos alguns pontos da vantagem (atenção, podemos perder se eles perderem) vai haver uma grande pressão e nós vamos perder o campeonato...

      Eliminar
    3. 2012/2013...

      JJ, Luisão, Maxi, Rui Costa e LFV, terão de mentalizar os restantes jogadores do que ainda está para vir!

      Eliminar
  2. Concordo com quase tudo!
    O 360º está espectacular.
    Já repararam que os jogadores do Porto estão a calçar os patins ao Lotopégi/Lopotegi
    Carrega meu Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Paulo.

      Partilhe aquilo com a qual não concorda. Gosto de uma boa troca de opiniões, serve sempre para se evoluir.

      Fala dos abraços? Ou da cara do brahimi a saír? Eu também vi uns sorrisos marotos de um certo director. Mas não sei, naquele clube é tudo muito confuso quando as cisas correm mal!

      Infelizmente, o Benfica não conseguiu dar um pré golpe de misericórdia. Resta-nos apoiar a equipa e esperar que JJ e o plantel trabalhem bem durante toda a semana.

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
    2. Contrariamente acho que o NICO não foi uma desilusão.
      Excepto a simulação que valeu o cartão, ajudou correu, não fez cenas, em resumo foi maduro.
      É claro que ficou a faltar "pernas", mas este jogo era mesmo para não perder (à Trapatoni)
      porque no final a nota artística vem sempre em segundo lugar, o que conta mesmo são os pontos.
      Podia ter sido melhor? Podia. Também em Paços de Ferreira, também em Vila do Conde e em Braga.
      De qualquer modo assino por baixo todo o desenvolvimento.
      À 34ª vamos festejar o 34º
      SLB SEMPRE!

      Eliminar
    3. Paulo, penso que me interpretou de forma errada, ou eu expressei-me de forma errada. Eu, quando escrevi "Aprisionado ao facto de ter Eliseu como lateral, o argentino ficou sem oxigénio para fazer o que gosta", deveria ter escrito também que Gaitan estava mais focado nas tarefas defensivas.

      A disposição táctica da equipa ou a escolha do onze face ao adversário, não foi a meu ver a melhor para salvaguardar as características de ataque que a nossa equipa tem. Toda a organização ofensiva do Benfica, sofreu com isso.

      Vamos agora a barcelos.

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
  3. O flopatego anda há uns tempos a oferecer-se a tudo o que é clube espanhol. Já o referi há uns meses atrás, e neste mesmo blog se não me engano.

    Parece que apresenta como currículo o facto de ter chegado aos quartos de final da champions, o ter treinado selecções jovens espanholas, e o facto de privilegiar a posse de bola "à Guardiola".
    Oferece também a oportunidade de levar consigo, por empréstimo, alguns jogadores de qualidade para o clube para onde for.
    Nomeadamente o Tello, e por enquanto não sei de mais nenhum.

    Os porkistas aplaudem-no, recebem-no com incentivos, e até lhe engraxam os sapatos se necessário.
    Andam tão desorientados que já nem vêem as negociatas que decorrem mesmo debaixo dos narizes deles.
    Acho que até têm medo de o confrontarem, e ao resto da "armada espanhola". Talvez não queiram prejudicar futuros negócios com "entidades" espanholas.

    Aquele balneário também deve andar uma coisa esperta.
    O flopatego acaba de queimar o fabiano, obrigou o jackson a jogar infiltrado e parece que este agora está prestes a amuar, o danilo não se quer lesionar antes de ir para Madrid, o alex sandro quer saír depressa, o qualesma não jogou de início e já barafustou, os emprestados vão voltar para os seus clubes grandes e os outros sabem que ficam aqui a aguentar o que aí vem, os porkistas ferrenhos andré andré e gonçalo paciência já acham que merecem protagonismo por serem da estrumeira, o herrera também prefere saír enquanto parece que está um bocadinho mais na mó de cima, o quintero acha que devia ser a estrela da companhia...

    Os parasitas que vão tentando mamar o que podem à conta do porko andam a afiar as facas, planeando a melhor forma de aproveitarem esta tempestade em benefício próprio.

    Os porkistas vip andam todos caladinhos, depois de muito terem esbracejado após a vitória no 1º jogo com os alemães, e há quem já não esteja a gostar muito disso.

    Tá bonito aquilo, tá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, você escreveu "Já o referi há uns meses atrás, e neste mesmo blog se não me engano." Como é anónimo, não há maneira de o saber ;)

      Tudo esta correcto. Dá a sensação de que aquilo pode estar para ruir. Pode parecer um castelo mas as paredes sempre foram feitas de cartas...

      Eliminar
  4. Concordo com a análise ao jogo. Faltou a genialidade do Nico e a classe do Sálvio. Contudo não perdemos o que foi fundamental. Com o Gil é outra final, com prémios a triplicar e receita do ano. Mas o melhor ainda está para vir, isto se o Glorioso for campeão: as consequências do clube que mais investiu e ganhou zero troféus. Será o estertor da tal estrutura ? Oxalá que sim.
    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar
  5. balneário do fcp em risco???

    https://scontent-bru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/10995430_901806909865761_738333770757232242_n.jpg?oh=fad3d2bff5e521625a01745196cb732e&oe=55D7C958

    direção a pedir desculpa???

    https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/10417553_901788369867615_3166022955825536650_n.jpg?oh=42557bacb3b165835d6043b81562fdbd&oe=55E3D7BF&__gda__=1440190051_d63345728704b3a64828b3521d61ee89


    O que deve vir a seguir não deve ser boa coisa...

    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo