quinta-feira, 2 de outubro de 2014

LC 14/15 - 2ª J: Bayer leverkusen 3 Sport Lisboa e Benfica 1

Ontem, na minha opinião, houve erros de casting pelo que JJ terá de os assumir!
Sendo o campeonato a prioridade do Benfica, confesso que entendi a colocação de Cristante, Derely e de André Almeida no onze inicial mas não entendi a colocação de Enzo e Talisca... O argentino e o brasileiro, que apresentavam limitações físicas evidentes nos dias anteriores à partida de ontem, foram "peças" amorfas durante o tempo em que estiveram no jogo. Mais acrescento que a colocação de Lisandro no eixo central da defesa, parece-me que não iria acrescentar mais défice de qualidade.


Com Gaitan e Sálvio prisioneiros a defender, Derley à nora no ataque e o miolo muito estático... E um bayer a todo o gás, o Benfica deixou-se enlear e acabou por ser presa fácil... Mas foi estranho ouvir JJ e Derley a falar do mesmo jogo e a emitir opiniões relativamente diferentes.
O que é o fundamental e o que é importante? Estou confuso!
A verdade é que os alemães jogaram de forma impressionante durante os noventa minutos. Na segunda parte, chegaram a pressionar com seis jogadores perto da área do Benfica o que, face à lentidão dos nossos jogadores, impediu qualquer tentativa de construção de ataque.

Podemos culpar o jogador A, o B ou mesmo o C e o D mas o que interessa é que toda a equipa actuou de forma desiquilibrada. O facto de ser praticamente impossível de terem desaprendido de jogar futebol da noite para o dia, deixa-me curioso e com vontade de descobrir o que se terá passado na cabeça de quase todos os jogadores.

Será que foi do ar que se respira na alemanha, da água que se bebe, das camas onde se dorme? Ou será que em termos de profissionalismo, os jogadores do Benfica também ajudaram à festa dos alemães... Porque não o demonstraram...
Em relação à actuação do árbitro, a sensação que fica e estendo a análise aos jogos do clube da cidade do Porto e ao sporting, é que deverá ser esse tal clube nortenho o único clube português a passar a fase de grupos...

Se estão lembrados, a época passada à segunda jornada da champions, o Benfica tinha três pontos fruto de uma vitória frente ao anderlecht e de uma derrota frente ao psg... Derrota muito parecida com esta de ontem: Equipa do Benfica amorfa, adversário possante e um golo irregular sofrido!

Nem o sporting nem o porto jogaram melhor do que o Benfica nesta jornada. O facto é que o chelsea é imensamente superior ao sporting e não fosse patrício mais a falta de pontaria (ou o tiro ao boneco), a desvantagem teria sido maior. O facto é que o porto beneficia de dois penáltis (cuja legalidade não discuto). Uma falhou a outra marcou e com um golo de desvantagem foi à procura da sua sorte... Que acabou por encontrar.

O facto final em relação ao Benfica, é que mesmo jogando mal, viu-se a um golo de distância do bayer e:
A champions é isto... Por exemplo, o ludogorets esteve a ganhar por 1-0 ao real de madrid que só empatou ao segundo penálti assinalado (estranha a falta sobre ronaldo)!
Como é que é? Quem não chora...
Tudo poderia acontecer mas... 1-2 no final!

Não coloco em causa a diferença enorme de prestação entre o Benfica e o bayer. O bayer ganhou por 3-1 de forma merecida. Mas assinalar uma grande penalidade que não existe contra o Benfica daquela maneira e não assinalar duas bem claras a favor do Benfica... Poderíamos até não ter perdido a partida, não que o tivessemos merecido mas...

A malta nova, na tal da youth league, salvou o dia ao clube...

Naturalize-se já JJ como cidadão espanhol... Nascimento na catalunha de preferência! Desconfio que as coisas seriam ligeiramente diferentes. Não tenho problemas em jogar mal e perder de forma merecida quando não há dois pesos e duas medidas por parte da equipa de arbitragem.
Sempre fieis
PS: Em relação à gestão do treinador do tal clube do Porto. Ele tem feito uma gestão do plantel de forma aparentemente invulgar. Os tais quatro pontos de desvantagem não parecem assim tanto à sexta jornada de um campeonato com trinta e quatro jornadas. Se fosse só trinta jornadas... O que me interessa é a rodagem efectiva dos jogadores que tem à sua disposição. Já terá utilizado mais de metade do plantel. Isso certamente que lhe dará uma ideia sobre com quem pode contar. Isso certamente retira cansaço das pernas dos jogadores... Hipoteticamente mais importantes! Como, e pelo que leio, não há nenhuma prova com prioridade absoluta, o resultado são quatro empates consecutivos e quatro pontos na champions e de desvantagem no campeonato.

Em relação a JJ, ele tem um ponto de vista diferente. Quer estabilizar uma equipa tipo e rodar jogadores de forma muito controlada. Com uma prova com prioridade, o resultado redunda em o Benfica ser líder isolado no campeonato, ter zero pontos na champions e alguns jogadores em défice físico mais do que aparente: Enzo, Talisca, Gaitan, Eliseu e Jardel... Não se esqueçam que os argentinos mencionados já jogaram pela sua selecção!

Como me parece evidente que o Benfica tem ainda melhor plantel do campeonato português, resta-me desejar que JJ trabalhe intensamente com o plantel até ao próximo Domingo. É que o tal clube do porto, daquela maneira que a gente sabe, convenceu os seus grandes amigos do braga a jogarem no Domingo... Parece que o sporting não tem grande amizade com o penafiel! Quase que aposto que os nossos vizinhos gostariam de ter mais vinte e quatro horas de descanso antes de jogarem para o campeonato... Tal como o clube fundado em 1906...Manda quem ainda pode!

1 comentário:

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo