domingo, 19 de outubro de 2014

TdP 2014 2015: Sp da Covilhão 2 S.L. Benfica 3

Não havia necessidade!

Ou talvez houvesse... O facto é que JJ decidiu poupar quase toda a equipa titular para defrontar o sporting da covilhã. Só um reparo: Deveria ter poupado Artur e ter colocado o Varela, face ao que foi o jogo, não alteraria nada e os pessoal poderia finalmente ver mais um daqueles jogadores de quem se diz que vai ser...

Todas as alterações visaram também poupar os jogadores mais utilizados, de modo a que o Benfica vá com tudo para cima do mónaco... E como JJ vai utilizar os mesmos (com poucas alterações) frente ao braga, 90 minutos a menos nas pernas poderão ser determinantes na prestação da equipa!

O facto é que com tantas alterações, ninguém poderia esperar que as harmonias dentro e entre os sectores da equipa fossem grandes, ou perfeitas. Não houve equilíbrio técnico e táctico. A equipa actuou de forma desgarrada com muitos jogadores de ataque e face ao um adversário inferior tecnicamente mas muito mais equilibrado tacticamente, foi normal (enquanto eles tiveram pernas) ver o quarteto defensivo + Cristante ser apanhado de surpresa.

Se juntar-mos o facto de os jogadores se terem apanhado a ganhar sem nada terem feito e a infantilidade dos jogadores mais novos (Gonçalo Guedes) na forma como abordam o ataque à bola... O Benfica viu-se a perder ao intervalo.
Mesmo sendo o guarda-redes do covilhã o melhor jogador em campo, estar a perder uma partida faz o coração do adepto entrar em sobressalto. Ao intervalo, escrevi o seguinte no FB: Imagem.

Na segunda parte, vi o Tiago a correr, o Pizzi a correr o Gonçalo a correr e o Derley e o Jonas a recuar mais quando era altura para defender. Cristante e o quarteto defensivo já não apanharam muitos sustos. Resultado? O Artur andou quase toda a segunda parte a ver o jogo. Consequência? O Benfica deu a volta ao marcador e cumpriu esta primeira  etapa rumo ao Jamor.

Jonas foi o heroi do jogo sim senhor. Não jogou sozinho, mas na hora de marcar não falhou como aconteceu com outros. Parabéns ao Benfica então.

Em termos individuais, começo de imediato pelo momento negativo. Ola John! Não pela sua actuação uma vez que estava a deixar o defesa esquerdo do covilhã completamente doido. Este é o pior momento pela sua lesão. John tinha vindo a dar a ideia de que estava com a cabeça no seu futebol, pena que tenha de ir para o estaleiro porque neste momento (e se JJ quisesse ter extremos puros nos flancos), John era mais do que titular...

Agora vale a pena falar de alguns outros jogadores. Aqueles que actuaram pela primeira vez em jogos a doer.

Gonçalo Guedes: Tanto se falou e fala dele que fiquei contente de JJ o ter colocado de imediato em substituição de Ola John. A primeira coisa que reparei é que ele iria (como toda a equipa) ter mais um adversário: aquele relvado. Gonçalo está ainda em fase de lapidação. Mas a coragem, com dezassete anos, em agarrar na bola e ir para cima do adversário... Vamos aguardar não é? Mas quero mais JJ.

Cristante: Espero que não sofra como Djuricic sofreu a época passada (á procura de uma posição no centro-ataque . Ele é médio, JJ vê-o como trinco e ele procura habituar-se a essa posição tão grandemente glorificada por Javi e Matic. Parece-me ser inteligente, possuiu uma característica que gosto: facilidade em armar passes de trinta ou mais metros... Vamos aguardar não é?

Benito: Muito possante fisicamente. Muito forte na entrega também. JJ escolheu-o para dar luta a Eliseu. Se ele aprender depressa e bem... Vamos aguardar mais uma vez (e falta o Sílvio).

César: Deu tudo até rebentar. Tal como Lisandro sabe que ninguém mexe em Luisão. Mas deve saber que se evoluir (isto serve também para o central argentino) e se o fizer bem, é capaz de fazer sentar Jardel. Isto se o Lisandro não fizer melhor.
Escolhi estes quatro jogadores porque por acaso (ou não), foram os intervenientes directos nos lances de golo do covilhã. No golo do empate. Benito não só estava sozinho como falhou o corte. No lance do segundo golo, a culpa reparte-se por todos os quatro (se calhar até pela equipa toda): Guedes é infantil e atira-se para cima de um adversário, depois ninguém corta aquele livre... Tudo na boa mas estes jogadores têm de colocar na sua cabeça que se hoje estão a jogar pouco, amanhã podem jogar mais. O Benfica actual é assim: Nas duas última épocas, disputou todas as provas em que está envolvido até ao fim. Isso não se faz só com onze jogadores.

Houve muita malta que já estava com a pistola pronta a disparar sobre JJ. Muitos que queriam o marco silva de imediato a treinar a equipa (bom treinador este marco). Muitos a criticarem o presidente. Com 2-1 ao intervalo, essas reações ao resultado adverso são tentadoras. Resolvi beber uma mini (sagres claro) e dar o benefício aos restantes quarenta e cinco minutos... A razão ganha ao coração caros leitores! Hoje em dia tem de ser assim. Mas como escrevi lá mais para cima, não é fácil ver a equipa a perder! Face às duas últimas épocas do Benfica, começo a confiar mais no nosso treinador, e as coisas nem sempre correm bem.

JJ arriscou aquilo que sentiu que deveria arriscar. Teve sobressaltos por causa de detalhes mas a equipa acabou por ganhar o jogo e ele acabou por tirar conclusões. Venham lá os gajos do principado!

O árbitro? A sportv não mostrou a repetição de uma lance confuso na área do covilhã (logo a seguir ao 0-1). E:
A sportv ou porto canal 2, tem de saber melhor as coisas. Dizer que Jonas vai tirar a titularidade ao Lima nos jogos da champions... vai lá vai! Ele nem foi inscrito porque não foi contratado a tempo... Este jornaleiros parecem o maicon ontem após ter ido de vela: "É triste não termos ganho os três pontos" disse ele... A TdP a pontos pois.

E o sporting arrumou o seu grande ex-amigo! Parabéns ao sporting claro!

Será que há uma viragem na arbitragem em Portugal?
Talvez, Ainda se cometem erros: Se o fiscal assinalasse o fora-de-jogo... A bola vai à mão do jogador do sporting... Não há intenção do jogador do sporting mas... Mas chorou-se pela falta de quaresma. Quem brinca de manhã, à tarde tem de dormir a sesta:

Mas as amizades é que mudaram certamente...
PS1: Rúben Amorim terá sido uma vítima colateral de mais uma palhaçada do futebol luso.
Rúben, compreendo o teu comunicado. Não coloco o teu Benfiquismo nem a tua educação em causa. O que eu coloco em causa é a minha educação e os meus princípios! No teu lugar, educadamente claro, não teria acedido... Macacos e queridos... Fónix! E nem a minha educação ou os meus princípios são melhores do que os teus; são meus e eu estou de fora claro! O futebol português está mesmo cheio de alçapões, um momento fortuito transforma-se numa bomba em segundos certo Ruben? E a malta não querendo criar ondas acaba por criar um pequeno tsunami... Ser Benfica também tem disto. A rápida e segura recuperação Ruben, vais ser muito necessário em 2015! O Benfica necessita dos melhores e tu és desses... Dos melhores!

PS2: Quase a fazer onze anitos de idade a nossa catedral.
Encontrei esta foto panorâmica fantástica. O trabalho não é meu, somente fiz uma pequena edição... mas vale a pena ver (ignorando o senhor de branco vale mesmo a pena)!

PS3: Ainda sobre a troca Marco Silva e JJ, quando o Benfica perdia ao intervalo.
1º Considero o Marco um bom treinador.
2º Considero que JJ é melhor treinador agora do que alguma vez o foi.
3º considero o plantel do Benfica incomparavelmente melhor do que o do sporting.
4º considero que há jogos mais bem conseguidos do que outros.

Como todo o ser humano evolui até à sua morte (em velocidades diferentes claro), trocar? Agora Não! Agora nunca! Mas o futuro é... O futuro, e quando JJ sair veremos certo?

PS4: O cm publicou esta notícia:
Imaginemos que é tudo verdade. Discordo tremendamente se LFV está à espera do final da época para o vender. Se já oferecem vinte milhões, na minha opinião (dependendo da época que ele fizer) era integrá-lo na equipa principal e utilizá-lo... Fazer com que ele evolua. Se resultar, todos felizes. Se não resultar, o que eu duvido, a vida segue.
E Pluribus UNUM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo