segunda-feira, 6 de outubro de 2014

7ª J: S.L. Benfica 4 Arouca 0

Que jogo ontem à noite na catedral! Um jogo onde quase tudo ia acontecendo certo?

Um jogo de duas partes distintas. A primeira durou enquanto o arouca teve pernas, depois perdeu as pernas e o Benfica, já com as alterações quase todas feitas superiorizou-se física e tecnicamente (não esquecer que Pizzi quase que entrava antes do primeiro golo). A massa adepta estava a sentir-se entalada mas depois tudo acabou com uma explosão transcendental e os três pontos ficaram para o Benfica.
Todos juntos é mais fácil
Mas o arouca fez uma hora de excelente futebol. Devem ter visto o jogo de leverkusen com atenção, pois fizeram uma pressão alta de grande entrega física. Sendo uma equipa tecnicamente inferior ao Benfica, fecharam bem as entradas para a sua baliza, foram muito equilibrados na entreajuda sectorial, e rápidos a cortar as linhas de passe e a passar à contra-ofensiva. Tal como afirmou JJ, pareciam o Benfica!

Depois, O Benfica apresentou caras novas no lado esquerdo da defesa e no meio campo. Lisandro, Eliseu, Samaris e Talisca estão cá há poucos meses e ainda não estão com a rodagem que JJ quer que tenham de modo a que a equipa seja equilibrada. Se não nos esquecermos que Derley e Lima ainda não se combinam como a dupla Cardozo-Lima ou a dupla Lima-Rodrigo (a atacar e a defender) e que Gaitan estava a meio gás, o quadro estava muito feio para o Benfica.
Processos ofensivos e defensivos lentos e previsíveis, acabam por custar caro. Foi Artur quem salvou o Benfica de uma primeira parte bastante dolorosa. Foi ele o último homem útil ao Benfica. Se o Benfica ganhou ontem, deve-o muito ao Artur: Quatro grandes defesas seguidas (contra três do goicoechea).

Os últimos dez minutos da primeira parte, no entanto, deixaram-me menos apreensivo: O arouca abrandou o ritmo porque não era capaz de o manter e o Benfica começou a carrilar mais jogo. As oportunidades surgiram e o keeper do arouca apareceu. Lima saiu em inferioridade física (mais um), e com um avançado sem entrosamento mas com mais frescura e muita vontade, o Benfica estava quase pronto para uma segunda parte de ataque.

Quase pronto porque faltava um extremo esquerdo com qualidade similar ao colega do lado oposto: Ola John! JJ, face à pouca produtividade de Gaitan (o Argentino estava em défice físico), coloca de imediato o holandês. O Benfica fica assim com dois avançados móveis, dois extremos puros, um Talisca a varrer todo o meio-campo e Samaris quase sozinho a defender.

O arouca ainda assustou uma ou duas vezes na segunda parte, mas isso também se deveu ao facto de a máquina encarnada ainda não estar a carburar bem. Assim que ela o começou a fazer, a equipa do emanuel arrumou as guitarras e começou a fechar-se lá atrás e perdeu a genica que tão bem tinha utilizado na primeira parte. A lata estava fechada... Ou a comida estava sensaborona... Necessitava de um tempero extra! Vai daí que ou era o Eliseu ou... Talisca (e vão seis golos). E deu faísca aquele Talisca. Parecia uma broca e entrar em tabela com Derley para marcar com o pé cego (eu, no início da época, escrevi que Talisca era capaz de jogar em qualquer posição no centro do terreno...). Um-zero. Suspira-se fundo mas falta um quarto-de-hora.

Altura para os extremos fazerem efectivamente o seu trabalho. Sálvio e John, bem colados à linha fizeram o resto do trabalho (a defesa do arouca nem sabia por onde eles entravam) e o resultado avolumou-se freneticamente ao ponto de a malta já pedir uma mão cheia de golos. Mais não deu para marcar, o resultado ficou-se pelo quatro. cruel disse o emanuel... Até me custa escrever isto mas concordo que o arouca fez um excelente jogo, mas só sete pontos em vinte e um possíveis? Será cruel apanhar quatro do Benfica após um excelente jogo ou mais cruel ainda poder jogar assim nas sete jornadas e só ter sete pontos? Em Maio o saberemos!
Algumas considerações acerca dos estreantes:

Lisandro: Primeiro jogo a sério do argentino. Carga emocional pesada pois ele sabe que o Benfica (adeptos incluídos) ainda anda à procura de um substituto de Garay. Lisandro sabia que os olhos implacáveis do "mundo" iriam estar muito atentos à sua prestação e foi a jogo com muita vontade mas... Na primeira parte aconteceu o habitual: Quer o relvado quer a bola pareciam ter espinhos. Lisandro cometeu alguns erros (Eliseu nunca o ajudou  muito) e colocou Artur em cheque. Felizmente, com o passar do tempo, ele acalmou a cabeça, optou por jogar simples e lá partiu para uma exibição mais segura. Aconselho-o a ver uns jogos do seu compatriota de modo a melhorar mais o seu posicionamento. Veredicto? É cedo e JJ vai teimar mas deu a ideia de que (como muitos outros tipo o Talisca) temos futuro grandioso para este rapaz...

Jonas: Não há muito para dizer. Falhou um e marcou outro! Aguardam-se mais jogos para ver o que ele vale. Diz-se isto e aquilo dele... O que interessa é que marcou e isso aumenta a vontade de se integrar ainda mais depressa

Pizzi: Nem deu para cheirar. Quem sabe se na TdP (a tal onde quase que íamos jogar ao porto).

Uma palavra a Derley. É um armário! Se ganhar ainda mais agilidade poderá vir a ser extremante útil... Talvez mesmo titular. Derley é um verdadeiro martelo, ele vai ao choque sem receio e isso mói quem o marca. Muito bom jogo do brasileiro.
Falta falar do árbitro! O hugo miguel também deixou a sua marca na partida de ontem! Vamos lá fazer uma cronologia, a mais importante!
  1. Aos oito minutos, Maxi é travado na fronteira da área do arouca por nelsinho (que acabou por ver um amarelo aos 45 minutos de jogo...) . O hugo nada assinala (se o tivesse feito, teria de lhe mostrar um amarelo e expulsá-lo pouco antes do intervalo)!
  2. Aos vinte e cinco minutos, Maxi faz uma gravata (comete falta para penálti). O hugo nada assinala!
  3. Aos sessenta e cinco minutos, depois de ter arreado forte e feio e de já ter um amarelo, bruno amaro corta uma transição de ataque do Benfica a meio do seu meio-campo com a mão.
Esta situação não é fácil estimados leitores! Falar-se-á sempre mais do lance de penálti do Maxi do que dos outros dois. Teremos de conviver com isso. Mas façamos este exercício: Qual é o mais fácil de executar, um pontapé de livre directo (com barreira à frente) ou um pontapé da marca de grande penalidade? A verdade é que nenhum dos dois lances é golo garantido antes da sua execução. Outra verdade é que a coisa ter-se-ia complicado muitíssimo mais para o Benfica se o hugo tivesse assinalado (e bem) o penálti e esse penálti tivesse sido convertido... Para além de que o Maxi poderia ver o cartão vermelho.

A verdade (outra), é que hugo miguel foi um árbitro das compensações: A falta sobre Maxi é tão clara (gostava de ver a repetição para ver se foi penálti ou não - talvez tenha sido mesmo em cima mas não dentro), os protestos foram tantos que hugo compensou a não assinalar a tal penalidade cometida pelo Maxi. Ao intervalo, ter-lhe-á chegado aos ouvidos tal "pecado" que ele tratou de compensar em deixar o amaro em campo até o treinador do arouca o ter tirado!

Teve a actuação de hugo miguel influência no resultado final? É difícil de o dizer! Teve sim, certamente, influência na evolução do marcador. Quando o Benfica elevou para dois-zero, eu só pedia mais um golo! Depois do terceiro, pedi o quarto, e por aí! É que com um-zero, seria um festim para os críticos. Com quatro-zero a importância do lance dilui-se; Não que ele desapareça mas perde preponderância tal como o penálti de Samaris em setúbal. O desenrolar da partida acabou assim por ajudar a ver que o arouca não seria capaz de manter o resultado até ao fim. Não estou a afirmar que o Benfica ganharia por quatro-um mas... Ganharia certamente, até porque o Gaitan sairia de imediato e a coisa começaria logo a carburar! Sendo assim... Errou para ambos os lados!

Para validar estes últimos parágrafos estão... O proença e o porto, a quem eu agradeço desde já a valorosa ajuda.
indi e proença: Os verdadeiros heróis... Que alegria!
Não foi um... Foram dois penáltis por assinalar, com o marcador a dizer 2-1...
Vejam onde está proença! Não quis assinalar...
E um lance mesmo ao fim que proença optou por não assinalar falta e dar por finda a partida!
O Benfica jogou muito e o porto, parece, jogou pouco... Com sessenta e cinco minutos para jogar, o Benfica certamente teria muito tempo para pelo menos empatar a partida. Com dez minutos e com um minuto para jogar certamente que o braga teria conseguido trazer um ponto do porto! O hugo miguel tem no seu registo, uma grande apetência para nos lixar... O proença também tem apetência para favorecer o porto...

Até o sporting teve um golo ilegal...
Nem é preciso linha!
Homologado! Do montero! Sim, sem influência no resultado da partida...

Todos os grandes tiveram casos, um com influência determinante no resultado final, o porto-braga, do que os outros dois! Siga a pausa para a selecção, tempo para recuperar Gaitan e Perez, para dar mais entrosamento a Lisandro, Samaris, Eliseu... e a todos os outros claro!

PS1: O convocado quaresma continua a fazer por merecer a convocatória (acrescentem mais noventa aos novecentos minutos...)! Devem estar a brincar ou quê? Nem o Eliseu está em condições para defender o flanco esquerdo!

PS2: Aperta-se o cerco à liga... Posso estar enganado mas não deve faltar muito para que o sistema viabilize a entrada em acção da fpf! Com isso conta o oliveira da sporttv!

E Pluribus UNUM!

4 comentários:

  1. Corrige lá isso, não é hugo Leal...hugo miguel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fónix...

      Foi no último! Já devia estar farto de escrever leal quando o gajo é pouco leal mas...

      Obrigado pela correcção GV!

      Eliminar
  2. Na frente penso estarmos servidos agora na retaguarda é que a "porca torce o rabo". Espero que o Lisandro pegue de estaca (como o oblak no ano passado). Samaris já mostrou muito mais o que vale (às vezes impetuoso demais). Sobre o Proença, não sei o que faltará ver...
    Sobre a Liga... acho que vem aí merd... Diz-se que PC e LFV até almoçaram leitão na mesma mesa.
    Rumo ao 34ª , é o que interessa
    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção LFV e o pinto almoçaram no mesmo restaurante. EM MESAS SEPARADAS...

      Não juntem aquela merda com o Benfica...

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo