segunda-feira, 25 de agosto de 2014

2ª J: Boavista 0 SL Benfica 1

Sim... Não foi um grande jogo! Antes de criticar a baixa produtividade dos jogadores da "nossa" equipa, ainda com o jogo a decorrer, decidi tentar entender o porquê de tal coisa estar a acontecer face à diferença de qualidade tão acentuada entre as duas equipas.
  1. O piso sintético: Sim, muitos entendem utilizar este motivo como uma fuga para a frente. Uma desculpa fácil... Talvez mas quando eu não vi o Sálvio a conseguir deixar para trás quem lhe aparecia à frente mais do que uma vez ou talvez duas... Tudo ficou mais fácil de entender.
    A verdade é que este piso é muito bom para quem está habituado a andar por ali. De resto tudo se modifica para quem não tem tais hábitos: Tens de colocar os pés com mais cuidado; Dosear a força e a direcção dos passes e dos remates; Pensar bem antes de te jogares ao chão para fazer um carrinho, etc.
  2. A forma por vez selvagem com que os jogadores do boavista abordaram a partida. Sei que muitos irão afirmar que o futebol não é para meninas mas quando vi o Gaitan e o Talisca a começar a perder a compostura... Eles entravam à bola para levar tudo à frente e isso condiciona a forma como os jogadores racionalizam o seu modo de jogar...
  3. O facto de termos jogadores que ainda não estão dentro do sistema de JJ. Se três ou quatro jogadores ainda não estão em harmonia, o restantes seis/sete não conseguem compensar.
  4. A arbitragem do covarde ferreira também entra nesta equação. Penso que quem viu o jogo reparou o quanto o boavista foi protegido. Penso que foram muito poucos aqueles que não terão ficado admirados quando o ferreira covarde expulsou o jogador do boavista. Penso ainda que muitos terão ficado admirados com a excelente actuação do fiscal de linha que acompanhava o ataque do boavista na segunda parte! 
Muito o apoio
Deste modo, antes de criticar gratuitamente os jogadores, é preferível tentar encontrar as razões de tal fraca produção. Eles não desaprenderam de jogar á bola assim da noite para o dia. Mas de facto não foi agradável para quem anda há cinco anos (com intermitência) a ver a equipa a praticar bom futebol... Por outro lado, é muito mau andar com o rei na barriga só porque se ganharam dois títulos e dois troféus de forma consecutiva.
Muita bola no chão
JJ está a construir novas rotinas porque tem jogadores novos (Júlio César e Samaris ainda nem aqueceram), e ainda parece que vamos ter mais um ou dois reforços. JJ está a construir novas rotinas e tem de ser maleável nessa construção: Moldar os jogadores ao sistema e quem sabe moldar o seu sistema às características dos novos jogadores. Um desafio aliciante certamente que deve ser acompanhado de uma gestão perfeita. O pagamento será, ou não, efectuado no final da época!
Muita intensidade
A verdade é que há uma grande evolução neste Benfica de JJ. Em 2010-2011, o excesso de confiança derivado da conquista do campeonato na época anterior, tolheu o discernimento e foco da equipa técnica/direcção e jogadores. O sistema corrupto percebeu isso e usou as suas armas para cavar a sepultura ao Benfica.
Nove pontos em quatro jornadas... Vai lá vai!
Esta época estão a tentar fazer o mesmo mas há um pragmatismo evidente na abordagem do Benfica. JJ sabe o que lhe estava reservado: Jogar contra 11 + 3. Na primeira jornada foi o que se viu. Ontem, mais uma grande penalidade por assinalar:
Cartões amarelos incompreensíveis (aquele a Maxi então), dualidade de critérios... Mas o Benfica foi mais forte, também se colocou a jeito (se o fiscal estivesse estado... Distraído) de sofrer um golo devido a não ter sido capaz de concretizar algumas (poucas) oportunidades mas foi mais forte e trouxe os três pontos.

Tudo acabou bem. Não mais teremos de jogar ali para o campeonato e talvez (por sorte de sorteios da TdP e TdL) não tenhamos de lá voltar mais esta época. Os outros candidatos terão de lá ir e aguardo com curiosidade o confronto boavista-porto. Vai ser a lascar desconfio eu.
Grande golo e três pontos
O resumo:
 
PS1: O peyroteo couceiro, aliado do clube condenado por corrpção, foi colocado no estoril. Confesso que sabia que o estoril era aliado desse tal clube no que diz respeito aos negócios de jogadores. Mas ter aceite este peyroteo como treinador... E levaram quatro do rio-ave de Pedro Martins que, penso eu, é da estirpe do treinador do sporting Marco Silva. O setúbal também tem um funcionário do tal clube mas esse não é um camaleão... E já anda mais mole nos seus ideais clubísticos! Aguardo pela evolução do paulo fonseca agora que regressou à terra... Quase que aposto que ele ficou aliviado por jogar com o porto no início do campeonato e não no final! Só não gostei muito de o ter ouvido a fazer-se ao piso...

PS2: O Benfica terá recebido um ultimato de Lim para vender Enzo Perez! Fiquei chocado... A sério! Um gajo cheio de dinheiro aparece e desmanda no Benfica! Onde é que já chegámos... Ontem dizia-se que o Benfica tinha entre dois a três dias para decidir, hoje já se diz que o fantástico jogador argentino pode até ficar. Que ele fique! Enzo com Samaris, Amorim, Talisca, Almeida (a lateral também) e Fejsa... Cinco/seis opções de grande qualidade para dois lugares no miolo? Se assim ficar, talvez JJ se sinta seguro para se aventurar a conquistar mais do que o campeonato. Talvez com mais um avançado, com aquela apetência pelo golo de Cardozo, as pernas de Rodrigo e o engenho de Markovic... Ok Já me estiquei e possivelmente estou a delirar... Quem sabe!

PS3: Temos dérbie para a semana... Os sportinguistas rejubilam: Eles têm o nani e o Benfica já não tem Cardozo! Eu estou a borrifar-me, quero é ver o grande jogo de Portugal!

PS4: Para finalizar, um excerto de uma conversa de teclado que tive com um benfiquista ontem à tarde no facebook:
Desde já agradeço a paciência do referido adepto. Dialogar nas plataformas sociais pode ser um bico-de-obra. Ontem não foi! Ontem foi uma excelente tarde. Depois desta conversa o Benfica até conquistou mais três pontos... Comunicar para conquistar! Um bom slogan para o Benfica!


E Pluribus UNUM

8 comentários:

  1. Concordo com tudo, só uma pequena emenda... o zé coices não levou 4 do Marítimo, mas sim do Rio Ave, que foi para onde o Pedro Martins foi.

    ResponderEliminar
  2. Já foi corrigido. Os meus agradecimentos.

    ResponderEliminar
  3. Grande Minha Chama.
    GondarSLB

    ResponderEliminar
  4. Se a exibição deixou muito a desejar,também é nestas alturas ke tem ke se demonstrar estofo e inteligencia para jogar feio,mas ganhar.A verdade,e longe de embandeirar em arco,já temos mais 3 pontos ke na epoca passada,aos kuais já juntámos um trofeu.Desastrosa foi a grave lesão do Ruben Amorim,ke estava a ser um dos nossos melhores jogadores no inicio de epoca.Já são 4 baixas prolongadas no plantel,pois Fejsa,Sulejmani e Silvio também não vão voltar tão depressa.Até ao final do mercado urge aguentar Enzo,Luisão,Gaitan ou Salvio,sendo ke a vinda de um goleador é necessária e urgente.Kuanto ao jogo de domingo,o melhor é fazer orelhas moucas á verborreia ke os calimeros vão cuspir até começar o derby.Se mais nada de anormal acontecer,apostaria em Julio César,Maxi,Luisão,Jardel,Eliseu,André Almeida,Enzo,Salvio,Gaitan,Bébé e Lima,ou então tirar Bébé e apostar em Samaris ou Pizzi

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida que tivémos de esperar que alguém sacasse um coelho da cartola para ganhar o jogo!
    Foi Eliseu! E que remate! Ele já tinha ameaçado... Antes e depois do golo, tívemos algumas situações de golo iminente mas não fomos capazes de as concretizar pelo que passamos por um sofrimento latente de ter de engolir um golo fruto de um capricho do destino, uma vez que eles mais não sabiam fazer do que despachar bolas e canelas.

    Talvez o presidente não venda e o Enzo só saia se pagarem a claúsula, uma vez que com a lesão do Rúben a coisa está curta!

    O Rúben... Penso que terá um fim de carreira penoso! Ele é propenso a lesões e o coprpo já não vai aguentar um época em pleno. Ele é mais um Aimar, assim como o Sulejmani e o Sílvio. Só espero que o Fejsa e o Sálvio não acabem por vir a sofrer deste mal.

    Temos o André Almeida que eu penso, neste momento, ser o homem indicado para a posição 6. Ele, também me parece, é um gajo inteligente. Sabe que a sua arte não é a mesma de Matic, mas que com trabalho e atenção faz o que aquela posição exige. Há aquele miudo, o Teixeira se não estou enganado, que também está à espera e que pode ir entrando enquanto as lesões não acabam. Ao Talisca só falta entrar no esquema...

    Frente aos sporting? Bem, continuo a pensar que Lima sózinho na frente não rende! Penso que Gaitan está no ponto para avançar para o miolo. Estes dois lá na frente seria uma coisa interessante visto que o Derley e o jara ainda não estão aptos para jogar a bola numa equipa como o Benfica... Talvez um goleador como escreveste Alexandre! Talvez...

    Até domingo não há como responder à letra. Vai ser um excelente texte para o plantel e eu desconfio que eles estão mais do que preparados para o jogo! Infelizmente, vamos jogar pelo menos contra doze... Espero que só contra doze como aconteceu no bessa, não quero imaginar se tivessemos jogado contra 13 ou 14!

    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar
  6. Não me importo de ganhar sempre por 1-0 mesmo que joguemos mal o que interessa é o 34

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ganhar não é só o que nos move nem ou que nos alimenta... Pelo menos a mim!

      Eu gosto sempre de investigar, decobrir, partilhar e opinar. Tudo isto é-me possível face à grandeza deste clube.

      Em 1988 1989, o Benfica de Toni foi campeão ganhando muitos jogos por 1-0. Nem por isso deixou de ser o melhor ataque, tendo sido também a melhor defesa... E foi ezpectacular!

      Com um golo sem resposta teríamos ganho a última final da LE...

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo