quinta-feira, 8 de maio de 2014

TdL - Final: S.L. Benfica 2 Rio Ave 0

De quatro, o Benfica... Perdão, o Sport Lisboa e Benfica já venceu duas! Duas provas que são um título de campeão nacional e um troféu que é a taça da liga! Pelo segundo ano consecutivo, O Benfica de JJ... Perdão, de Jorge Jesus, disputa pelo menos três provas até ao fim... Até foram quatro provas, passaram a três e agora são duas!

Ontem em Leiria aprendi mais uma lição que tem a ver com este Benfica 2013 2014! Esta época tem sido diferente da da época passada, em 12/13 o 1-0 deixava a malta em sobressalto e por vezes sofríamos o golito da praxe. A época passada e nas anteriores, pois o Benfica era forte mas não era sólido. Esta época houve um pragmatismo fortíssimo que advém das feridas que o clube apanhou desde a época de 2009 2010 e que foram cicatrizando durante esta época. Pragmatismo que também advém da evolução dos jogadores e treinador e dirigentes face ao que se constatou ao longo dos dito anos. Pragmatismo que advém da inteligência do "ensemble" no que diz respeito, FINALMENTE, à gestão da matéria humana. Essa lição que aprendi, ou tenho vindo a aprender, não me deixou começar a desbastar as unhas na segunda parte... Ainda me senti tentado mas já não aconteceu... Como já não tinha acontecido anteriormente, excepto na segunda mão da meia-final da TdP.
Grande gesto feito pelo Sílvio!
Ontem houve classe mas antes disso houve um rio ave interessante. O tal rio ave que sabia onde magoar o Benfica... Supostamente! O magoar do rio ave esbarrou em Oblak (O tal que não sofre golos... pelo menos muitos), que é jogador e que está lá para alguma coisa. O magoar do rio ave que estava definido para ter dois a três jogadores a pressionarem a defesa do Benfica, um a marcar Perez e outro a marcar Lima. O magoar do rio-ave resultou plenamente durante dez minutos, resultou bem durante mais vinte minutos e começou a falhar nos últimos quinze minutos da primeira parte. O magoar do rio-ave estoirou ao intervalo nos balneários...
E Pluribus (três de cima)... UNUM (a de baixo).
E porquê? Porque o Benfica, se bem que tenha sido um pouco surpreendido com a entrega do rio-ave, sabia que o seu trabalho iria ter resultados na segunda parte. O esforço do Benfica foi médio/suficiente na primeira parte. O rio-ave correu e cansou-se muito enquanto a malta, fazendo jus de um sentido posicional de alta qualidade, trocava a bola entre os jogadores a distâncias já consideráveis. São as tais harmonias entre sectores que funcionam independentemente dos jogadores que lá estão!
Na segunda parte, era ver um jogador do Benfica a tapar linhas de passe entre dois ou por vezes três jogadores do rio ave... Resultado: Muitas recuperações de bola! Muita troca de bola! Atenção que não é mastigar jogo, é troca de bola para cansar física e mentalmente o adversário e depois procurar uma linha de passe concreta para ir para a baliza. Certo que não foi sempre perfeita mas Lima e Gaitan poderiam ter sido mais felizes antes de Luísão ter aplicado o golpe de misericórdia.
O rio ave num misto de frustração com admiração face ao poder do Benfica, já tinha baixado os braços depois do golo de Rodrigo mas depois do golo do Capitão... Atirou a toalha ao chão. Parabéns a JJ e aos jogadores. Trabalhou-se muito mas mesmo muito e por vezes não é preciso correr quilómetros para trabalhar muito... É a quinta TdL, o tal troféu menor. Porventura o Benfica deveria tirar férias desta prova para o ano, ou face ao plantel que vier a ter, colocar a malta jovem para se habituarem a estas andanças...

Falta o huguinho miguelito, esse sportinguista. O minuto setenta e oito diz tudo sobre este rapazola: Ele assinala uma falta e é logo perseguido por três ou quatro jagunços do fc porto... Ou foi o josé pratas que foi perseguido por jagunços do rio ave... Estou confuso! Este huguinho em um árbitro sem cuecas... O talibã capitão do rio ave acabou o jogo só com um amarelo!
Isto foi agressão, este gajo tal como o gajo do arouca, foram para magoar Oblak... Inadmissível!

Para terminar, temos a jornalista de pista da têBÊi, uma tal de cláudia. Penso que nos milhões que viram a final na televisão ficaram confusos! E perguntaram se a senhora estava a ver o mesmo jogo que eles estavam... Penso que chegaram à conclusão que sim, o jogo era o mesmo mas o coração dela está doente há muitos anos e sofre de Anti-Benfiquismo... É que estando 2-0, ela já falava de penáltis só porque o rio ave tinha conquistado um canto... Ahhh claudia que necessitas de férias prolongadas, aquelas tipo vai e pensa muito em não voltares.

PS1: Tinha prometido a mim próprio não ficar para as entrevistas pós jogo. Ontem quebrei essa promessa! Em má altura porque JJ tem tido um discurso muito ponderado e ontem... Ontem o Rui Costa estava no relvado a festejar e JJ lá se deixou ir.

PS2: Uns cavalitos de corrida adeptos do porto, andam a ameaçar os do Benfica sejam homens, mulheres e/ou crianças. 
O clube da cidade do Porto, parece, só vai vender bilhetes aos sócios... Um bom ambiente para os menos utilizados ganharem calo por conseguinte. Ganhar calo como este marmanjo:
PS3: O jornal Marca apresentou uma reportagem online sobre o Benfica. Uma delicia pensar que muita gente está com espinhos nas cadeiras, nas camas, no calçado... É o Benfica. A reportagem está escrita em castelhano mas mesmo assim é a original e vale a pena o esforço de a ler!

Este comentário também vale a pena ler:

E Pluribus UNUM

3 comentários:

  1. Vamos rapazes, nós acreditamos sempre no Benfica, esse é o nosso orgulho.
    Tenham medo, muito medo, o gigante acordou em definitivo.
    saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
  2. Eu também acredito mas aqui não há névoas à beira da praia e milhões à espera do D. Sebastião... É necessário estofo que se traduzirá em mais dois títulos.

    São pormenores mas é um facto que se o Benfica não ganhar mais nada, os papagaios e até muitos Benfiquistas vão esquecer toda a fantástica época que culmonou com a conquista do objectivo prioritário: O campeonato

    ResponderEliminar
  3. Tem razão "Minha Chama" mas serão só alguns e apenas alguns.
    O JJ começa de facto a pensar à Benfica, já se faz Luz naquela cabecinha isto porque fiquei contente com a convocatório para a deslocação aos corruptos (aquilo que qualquer adepto queria).
    saudações
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo