quarta-feira, 30 de abril de 2014

O Benfica e o Regime?

Está é uma rapidinha pois a informação aparece de forma célere e antes que desapareça, convém que seja partilhada de forma concisa e simples para que seja bem entendida e jamais seja esquecida.

Já escrevi sobre a ligação do clube da cidade do Porto ao regime neste texto. É o post mais lido deste blogue porque é um meio pelo qual as pessoas se podem libertar da vergonha que possam sentir quando ouvem alguém a mentir quando é afirmado que o Benfica era o clube do regime... Ou quando as mentiras são outras...

Também já escrevi sobre os previlégios que o nosso vizinho da segunda circular (que agora quer voltar a ser rival), também teve ao longo dos tempos.

Esta informação mais comprova que o Benfica tinha um modo de ser. Como era filho de gente simples e pequena, aos olhos de quem mandava no país, foi com a sua força que nasceu, sobreviveu, cresceu e ainda perdura como o maior clube desportivo de Portugal... E um dos maiores do mundo (maior em algumas coisas).

Que seja final a verdade: O Benfica não era o clube do regime!

Deixo-vos então estas duas fotografias separadas por quatro anos, sendo a segunda datada das vésperas da revolução, para mim, da treta.
Quatro anos antes.
Vinte e quatro dias antes.
A mim não me interessa se João Rocha era marcelista ou salazarista, até porque o considero o último grande presidente sportinguista do... sporting!. O foco da publicação da fotografia ou das fotografias, reside no facto de que as duas casas dos dois clubes da capital foram palco para...

A do Benfica foi palco para uma reunião de pessoas do povo. Reunião essa que é apontada como decisiva para a formação da CGTP-IN, seis meses depois... Esquecendo as conotações políticas, o facto de o Benfica ter autorizado a utilização do espaço (foi alugado) revela as ideias que sustentavam o clube: Liberdade de Expressão e  Democracia; Comunicação sem barreiras entre as pessoas. E era um ataque ao centralismo do regime porque estas reuniões davam vóz ao povo... Uma afronta ao poder!

A casa do sporting foi palco de mais uma homenagem e exibição pública de uma figura prestes a ser deposta. Deposta e exilada...

De um lado o povo e do outro o regime! Mas há outra maneira de ver as coisas caros leitores?

O clube da cidade do Porto e o nosso vizinho então... Juntos nas preferências do regime. A malta do regime parece que não eram bem vinda à Luz, nem se iriam sentir em casa... E eles sabiam disso, aquilo (o Benfica) era o clube do povo! O povo que queria liberdade, melhores condições de vida... Queria futuro! Ainda quer...

PS1: Em relação ao número de títulos que o Benfica já conquistou e aos que dizem que há quatro ou cinco a mais por causa das designações da prova... Tomem lá esta e não necessitam de agradecer!
PS2: Também os adeptos do nosso clube vizinho, publicam coisas interessantes:
Todos expõem opiniões, alguns duvidam e muitos, cegos pelo ódio, desprezam as evidências. É contra isto que o presidente deles vai ter de lutar.

PS3: E os adeptos do porto então... Parece que não têm noção do que escrevem!

PS4: 90% deste post só foi possível devido ao glorioso blogue EDdB. Divulguem!

E Pluribus UNUM

5 comentários:

  1. Excelente trabalho companheiro...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. grande BENFICA segundo sempre ouvi dizer ao meu pai o BENFICA começou pequenino num campo muito antigo, nunca foi um campo de luxo na época,mas agora falam porque não lhes chega aos pes.Conheci a CATEDRAL o meu velho estadio lindo,com uma acústica formidável quando gritavam golo parecia que o estadio vinha abaixo,vi a sala dos trofeus era esmagadora sentíamo-nos pequeninos e grandes ao mesmo tempo,era FORMIDAVEL a sensação esmagadora que fazia sentir e é isso que lhes faz dor de cotovelo.DOA AQUEM DOER NAO HA COMO O FENFICA é um orgulho ser BENFIQUISTA, coisa que os outros não te^mmesmo na derrota somos unidos GRANDE GRANDE!!!! SUPER!!!!

    ResponderEliminar
  3. Sem espinhas, mais um complemento aos outros posts
    saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
  4. Como já escrevi noutro texto aqui publicado,pergunto aos seguidistas cegos dos calimeros e dos andrades corruptos de quem eram adeptos e em que clubes exerceram cargos nomes como Pinto Magalhães,Urgel Horta,Cesário Bonito,Angelo César(tudo fascistas afectos aos corruptos),mas também Gois Mota,Brás Medeiros,Maia Loureiro ou Cazal-Ribeiro(calimeros confessos)?Digam-me também se pessoas como Manuel da Conceição Afonso,Joaquim Bogalho,Candido de Oliveira ou o capitão Julio Ribeiro da Costa eram simpatizantes do Salazar?No caso dos dois ultimos ,ambos sofreram a bom sofrer ás mãos da pide.Ou se os sportinguistas mais velhos ainda se lembram do que os seus dirigentes salazaristas faziam,como no caso de Gois Mota que tinha o hábito de ameaçar os árbitros ao intervalo com uma pistola,ou do que fizeram a um dos maiores guarda-redes do nosso futebol,no caso Carlos Gomes,por ser comunista assumido.Mas claro,o Salazar era Benfiquista porque vetou a ida do Eusébio para o estrangeiro.Como ganhamos muitos titulos durante a ditadura é facil fazer a analogia idiota de que éramos o clube do regime.Mas se durante o regime ganhamos,mesmo sendo a unica instituição que em Portugal fazia eleições livres e democráticas e onde até tivemos presidentes de ideologia totalmente oposta á do regime,se calhar é mais bonito vencer na democracia com corrupção,tráfico de influencias,prostituição e coacção,como é bem demonstrativo nas escutas do apito dourado,que só num pais como o nosso e com uma justiça para a qual nem há adjetivos,não servem para punir como deve ser.Como dizia o grande mentor do sistema corrupto(Pedroto),primeiro é preciso investir nos jogos de bastidores e nos agentes de decisão(árbitros),que depois dentro de campo tudo correrá conforme o combinado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo correcto Alexandre.

      Já visitou a secção (http://aminhachama.blogspot.pt/2014/04/verdade-e-mentira.html)?

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo