segunda-feira, 21 de abril de 2014

28ªJ: SL Benfica 2 Olhanense 0 (E Já São Trinta e Três)

Após dois anos e dois meses, o AMC festeja o primeiro triunfo do Sport Lisboa e Benfica! Foi um título com muito Amor, Maturidade e Contundência! ;)
Parabéns aos heróis!
Esta é a altura de agradecer aos responsáveis pelo triunfo que não é fácil de adjectivar ou qualificar. Numa época em que mais uma vez se esperava que um fulano qualquer, e que um grupo de jogadores de qualidade média-alta fosse mais uma vez campeão... O Sport Lisboa e Benfica vence e com mérito difícil de descrever.


É-me difícil deixar o presidente Luís Filipe Vieira (LFV) de fora dos agradecimentos. Ele próprio e pela experiência anterior, colocou-se à margem do processo de trabalho. No entanto, e contra a vontade de muitos nos quais me incluo, optou por renovar com o treinador. Fica-lhe esse mérito porque é difícil conseguir provar que outro treinador iria conseguir neste momento ser campeão e ainda ter a possibilidade de ganhar mais um par de  títulos e mais um troféu. Face à informação que disponho, é também mérito de LFV a remoção de uma erva daninha, vulgo carraça, de dentro do Benfica. De não esquecer a não renovação com a sporttv e a continuação da aposta na Benfica TV... Talvez haja mais uns méritos a atribuir a LFV, fico-me por estes que me vêm à cabeça neste momento.
A Chegada à Catedral (foto retirada do FB)
Face aos já inúmeros falhanços do presidente e da estrutura a que ele preside, é normal que os adjectivo tenham vindo a transformar-se ao longo destes anos de presidência... Erros crassos e repetitivos e que ajudaram o Benfica a não conquistar outras coisas... Mas que LFV merece o título que o clube a que preside conquistou ontem, lá isso merece. Obrigado presidente, o seu silêncio exterior poderá ter sido importante... O seu silêncio exterior porque lá por baixo e noutras frequências os decibéis devem ter subido.

De Jorge Jesus (JJ), já tenho vindo a escrever há algum tempo. Não creio que o plantel seja substancialmente melhor em termos qualitativos do que o plantel da época passada! De facto é verdade que o Benfica conseguiu o valioso empréstimo de dois laterais (um deles português, ambidextro e Benfiquista), é verdade que resgatou Rúben Amorim e que contratou Markovic. Mas também é verdade que vendeu Matic... O que terá mudado?
A Catedral infernal
JJ mudou. Os jogadores ficaram mais experientes.

O episódio Cardozo mudou a tática de JJ, deixou-se de jogar com o avançado fixo e passou-se a jogar com quatro avançados cujas dinâmicas foram sendo aprimoradas ao longo da época.

Houve uma cabal gestão da matéria prima, e ela tem de continuar. Cardozo, Sálvio, Sulejmani, Rúben Amorim, Sílvio, Jardel, Djuricic, Fejsa, Cavaleiro (ainda vai ajudar muito esta época), André Almeida, André Gomes e Oblak passaram a ser utilizados regularmente e num cenário de guerra (liga europa, taça de liga e taça de Portugal... E campeonato!). E foram-no de tal maneira que quase que nem se notou a partida de Matic. Passado algum tempo, a dinâmica estava apuradíssima quer fossem os mais ou os menos utilizados a jogar! A história dos As e dos Bs esbateu-se tanto que o termo plantel tomou forma pujante, e já era prova provada que JJ pensava, escolhia e mandava executar sem olhar a bons e menos bons. O verdadeiro tesouro eram as harmonias dos onze jogadores que entrassem em campo.

De estar farto de ver que aquela rua ia dar ao mesmo sítio, resignei-me à emoção primária de açoitar JJ. Mas a verdade é que eu apoio o Benfica, defendo-o, sinto-o, critico-o e quando faço tudo isto, faço-o com quem lá está a trabalhar na mira... Para o bem e para o mal! JJ ficou, depois de engolir os sapos que engoliu (um deles bem grande: Cardozo - que foi importante antes de se lesionar), enalteço a sua persistência e evolução. Sem estes predicados, seria difícil chegar a este final de Abril e ter o mundo para conquistar.
O marquês converteu-se...
Os jogadores... Tudo é para eles! Eles sararam as feridas mais difíceis, aquelas que aparecem na alma... Ficaram mais fortes e sábios... Quando olharam para o lado, para trás e para a frente viram uma onda vermelha que ia para além do que a vista conseguia alcançar. Os jogadores continuaram mais fortes do que pensaram ser. Sem país, só com uma cor! Eu gostava de jogar mais mas o que interessa é a equipa... Pimba! Na mouche... A equipa, que é de um clube que tem uma onda imensa de gente por ELA!

Essa onda imensa são os adeptos. Os adeptos que engoliram bem a seco os acontecimentos de há uma ano atrás. O orgulho chegou a ser uma serapilheira bem usada! Mas a poeira começou a assentar em finais de Agosto. Numa montanha russa de altos e baixos (5 pontos de atraso e perda da champions vs 4-3 ao sporting), a viagem assentou perto do final do ano de 2013. As janelas abanaram com a saída de Matic... Eusébio e Coluna foram para o panteão dos campeões e com a vitória de 2-0 sobre o porto a onda sofreu um impulso quase inesperado e cresceu! Cresceu tanto que ontem mais ninguém ali cabia e sentiu-se a inveja, a impotência de outros perante a impossibilidade de igualar o Sport Lisboa e Benfica...
Diz-se que o Benfica tem 47% da preferência dos cidadãos de Portugal! Quarenta e sete? Qualquer coisa vai mal porque deve ser mais do que isso. Os adeptos foram peça fundamental no sucesso que a equipa de futebol profissional do Benfica já conquistou. Mas ainda há mais trabalho pela frente.

E ontem, o destino armou mais uma cilada ao "nosso" clube... Quase que parece que ouço o destino a murmurar: "Vamos tornar as coisas mais interessantes" (Sálvio lesiona-se), "Vejam lá agora se são capazes de ganhar mais alguma coisita"... E eu afirmo: PQP, porque não? Estamos em mais provas e vamos ter a oportunidade de provar se somos ou não capazes. Não temos receio! Estamos unidos e somos fortes, temos vitalidade... Avante Benfica!
PS1: A crónica hoje é um resumo resumido. Contra a olhanense a coisa deu ares de se vir a tornar difícil! Mas confesso que os primeiros minutos da segunda parte me deixaram descansado. Os de olhão deram o berro muito de repente e a questão era a de entrar o primeiro... Já houve jogos em que o Benfica marcou na primeira oportunidade que criou, ontem foi à décima... Isto é futebol. Quanto a Xistra... Confesso que concordo com o não assinalar da grande penalidade. Não há espaço para fitas e nunca se pode contar com ajudas, uma grande penalidade assinalada a favor do Benfica... Ou é um árbitro árbitro, ou mataram um dos nossos jogadores...

PS2: A juventus de turim... É uma equipa cínica! Mas tem tão bons jogadores como o Benfica! Tem uma massa adepta inferior (numericamente) à do Benfica... Tem a final da prova a realizar-se no seu estádio e um dos seus jogadores mais famosos foi platini... Todos estes "teres" poderiam deixar-me apreensivo mas confesso que, sem casos e sem lesões, é a minha convicção que temos mais do que hipóteses de chegar à décima final europeia. Tudo pode acontecer mas...

PS3: Parabéns ao Sporting. Totalmente merecido. Quando o umbigo do outro deixa de ser o meu, e a farpela já está mais do que só amarela... É altura de partir para outra. Parabéns ao Estoril, repetir o quarto lugar depois de uma época com competições europeias e quartos-de-final da taça... Ui, não é para todos! Olhem o paços de ferreira! O rio-ave vai ter duas finais mas anda lá no meio da tabela...

PS4: Há algo em Rui Costa que me deixa profundamente curioso!
Ele não está lá mas... Está lá! Por causa disto e por toda a carreira dele (incluindo a forma como se expunha às coisas da bola e da vida), desconfio que o nosso "maestro" trabalha muitíssimo mais do que a malta consegue entender/ver...

PS5: Esta é a prova de que as coisas acabam por mudar!

Orgulhosamente hasteada durante anos a fio (mesmo em 2009-2010), ontem foi embrulhada! Pena que...

E Pluribus UNUM

6 comentários:

  1. Neste cenário de euforia, que eu próprio não consigo disfarçar, impõe-se uma ponderação sobre os aspetos financeiros. Anos após anos o Benfica vê crescer o seu passivo. Os resultados operacionais têm sido, salvos alguns anos, negativos. Dizem que é por não contabilizar a venda de jogador A. Mas no ano seguinte, os RO continuam negativos e a venda foi contabilizada. Mas como foi há mais de um ano ninguém se lembra. Este ano contabilizou-se as vendas de Witsel e Javi Garcia, e disseram que os RO deveram-se à não contabilização de Matic. Já vendemos André Gomes e Rodrigo e nada nos garante que eles irão continuar para o ano no Benfica mesmo na condição de emprestados.
    Confesso que gosto mais do meu Benfica com dois avançamos móveis do que com Cardoso. Eu sei que Cardoso é Cardoso e eu sou um dos defensores dele. Mas o estilo de futebol é menos atrativo com ele. E para o ano, se não tivermos Rodrigo, teremos Cardoso. Mas mesmo indo à LC, vendendo jogadores, não conseguimos abater o passivo e os juros devem ser enormes. É que se tivermos saúde financeira poderemos ir buscar jogadores de outro calibre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, concordo com essa afirmação sobre a mudança táctica do Benfica após cardozo se ter lesionado. Tem a ver com as harmonias que advêm da mobilidade da equipa.

      Gaitan, Markovic, Lima e Rodrigo e até Perez, são todos jogadores de ataque. mas são jogadores que cresceram para o futebol com muita liberdade de movimentos. Todos eles vieram para o Benfica para serem "educados" a verem o jogo de outra maneira. Uns aprenderam mais rapidamente (Markovic por exemplo) do que outros (Gaitan), mas o importante é que a dinâmica instituida por JJ se tornou numa espécie de virus e alastrou-se ao restante plantel que com mais ou menos dificuldade aprendeu a identificar posições dentro do esquema criado por JJ.

      Desta forma, não foi nenhuma obra do destino ver André Gomes e André Almeida entrarem a frio e desempenharem funções de risco na equipa. E com qualidade bem acima da média! Não é nehum bicho de sete cabeças ter visto Fejsa e/ou Amorim suprirem a saída de Matic. Foi fantástico ver Sílvio começar a época como quarta escolha (não esquecer Cortez) e vê-lo a subir patamares até se chegar a uma altura em que já não sabiamos que era o titular e quem era o suplente!

      Agora o Cardozo... O Cardozo tem uma aparente falta de mobilidade que ele tenta disfarçar. Mas tem dificuldades nisso e a sua colocação obriga a equipa a mudar de estratégia: Obriga a que os estremos sejam só estremos e que o segundo ponta de lança seja... Bem, segundo ponta de lança! Isso fixa os jogadores e os defesas ficam a saber de onde eles podem vir. Mas o cardozo também tem vontade e este ano tem-se esforçado muito para tentar evoluir. Ele foi muito útil anteas de se lesionar e quando a equipa ainda estava titubiante! Não me esqueço dos três golos ao sporting, dos golos frente ao nacional, belenenses (empate) e frente ao estoril (viória por 1-2)... Mas ele viu a equipa transformar-se e tem de aguentar e reformular a sua forma de jogar (se tal for possível). No enatnto cardozo é importante e não quer ficar para trás. Ele ainda vai ajudar muito o Benfica, talvez já na 5ªfeira...

      Quanto às contas, bem de todos os buracos financeiros que assolam os 3 grandes, ainda não ouvi falar em comissões a empresários dentro do Benfica! Mas sei que a situação é complexa e grave e que só boas vendas, uma boa campanha na LC, um aumento ainda maior na subscrição da BTV, e aumento de quotização/angariação de mais sócios... Ufa! Tudo isto pode ajudar a começar a tapar buracos!

      Eliminar
  2. <<<< O CAMPEÃO VOLTOU >>>>
    ...e quase que tinhamos 4 tugas na equipa principal.
    A base este ano foi a humildade e espírito de sacrifício. Também foi importante o reforço das laterais defensivas.
    mesmo que não ganhemos mais nada, esta já ninguém nos tira
    "O AMOR DA MINHA VIDA, TU ÉS O MEU AMOR, SEJA ONDE FOR..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este já é nosso sem dúvida mas a TdP e a TdL também o devem ser.

      Já a Liga Europa vai ser ou pode ser mais complicado mas...

      Eliminar
  3. Viva o Benfica
    GondarSLB

    ResponderEliminar
  4. Sobre a Tdl, frente aos arruaceiros, sabemos que não têm equipa e nem com Proenças lá vão agora resta saber o que podem ainda fazer para nos ultrapassar, a vêr vamos...
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo