sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

LE 2013 2014: SL Benfica 3 PAOK 0

Esperar... Este foi o jogo que JJ idealizou para a noite de ontem. Com uma vantagem mínima mas conseguida fora e com o conhecimento do que o adversário era capaz, o Benfica optou por navegar com calma e com pouca acutilância ofensiva.
A ajudar esta calma na produção ofensiva também esteve o facto de a equipa ter entrado com três regressados de lesões: Sálvio após seis meses na oficina, Cardozo após dois meses na mesma e Gaitan após poucas semanas. Com este tridente ofensivo a denotar falta de ritmo, outra coisa não seria de esperar senão um Benfica pouco propenso às vagas de ataque com as quais já nos habituou.


Também de frisar que a falta de mecanização processual entre André Gomes e Rúben Amorim foi evidente. Os espaços foram muitas vezes mal preenchidos o que empanou a engrenagem da equipa a meio-campo. Não esquecer que Djuricic continua a demorar a encontrar a sua posição, ou o seu ritmo ou, quem sabe, a sua identidade nesta equipa.

Quem também não ajudou nada foi a equipa do paok. Eles sabiam ao que vinham: Cerrar fileiras a meio-campo e assim que conseguissem recuperar a bola, era só colocá-la nas costas da defesa do Benfica. Mas lá atrás esteve a defesa titular que foi quase sempre suficientemente astuta para não ser apanhada desprevenida (Quer Siqueira, Sílvio ou Maxi...).

E com estes ingredientes, a malta acabou por não assistir a um grande espectáculo durante a primeira hora de jogo! Cardozo ainda teve hipóteses de abrir o activo mas tal não foi possível; Artur também poderia ter aberto o activo mas acordou a tempo... Hoje em dia, parece uma chatice ser guarda redes do Benfica, já não são poucas as vezes que se passam jogos quase inteiros a olhar para os colegas...

Como quase sempre, JJ fez as alterações que se esperavam. Optou por manter o meio-campo mas refrescou o ataque: Katsouranis ficou sem o ainda lento Cardozo mas ganhou a gazela do Lima. O jogo ficou decidido naquele lance. Ainda se marcaram mais dois golos mas o momento em que o Estádio da Luz brindou Katsouranis com uma mais do que merecida salva de palmas, foi o momento do jogo.
De facto, o Benfica de 2013-2014 é a consequência do Benfica de 2012-2013. Toda aquela falta de vergonha com que a equipa brindava as defesas adversárias com as suas vagas de ataque, acabou por sair cara ao clube que nada ganhou. JJ sabe-o melhor do que ninguém, os jogadores sabem-no melhor do que ninguém. Este ano a opção recaiu na canja em vez do rolo compressor, é canja e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Esta tendência também ajuda a explicar a menor expetacularidade do ataque do Benfica... Mas, e tal como a época passada, as vitórias continuam a surgir, o Benfica é líder do campeonato, está nas meias-finais da TdP e da TdL e segue para os 8avos da LE.

Tudo muito assimétrico mas com uma pequena diferença: a equipa não se lança atrás do segundo golo mas sim trabalha cerebralmente na defesa e meio-campo, com muito afinco, para criar a oportunidade de dilatar o marcador. Se for possível marca se não for fica-se pelo 1-0 que já vale uma vitória. Por vezes as coisas correm bem, por outras os adeptos ficam com aquela sensação enraizada durante a década de noventa, do passado século, e a primeira década deste século: Ai credo que os gajos ainda empatam... É a vida do futebol, o Benfica não tem, e jamais deverá querer, ajudas extra!

O crescimento mental de uma equipa ganhadora deve ser baseado naquilo que ela tem e não naquilo que pode acontecer vindo das tais ajudas externas... Vejam o caso semelhante do sporting que meteu na cabeça que tem de trabalhar por si próprio. Tem andado a arrumar a casa, tirou alguns quadros bolorentos das paredes e tem tentado vestir o fato-macaco em detrimento daquelas vestes de realeza que já tinham bolor... Vejam o reverso da medalha daquele clube do Porto! Quem é que pensa que proença, benquerença, hugo miguel, jorge sousa, carlos xistra, soares dias, capela, manuel mota, entre outros, teria coragem de assinalar aquela grande penalidade, frente ao estoril, e ao mesmo tempo de expulsar o jogador do porto? Não tivesse sido essa a opção do árbitro e o clube do Porto era capaz de ter acabado por ganhar...
Será que foi coragem, ou será que há uma corrente nova a formar-se? Veremos, mas a verdade é que esta dependência vale com que o estoril ainda esteja em quarto lugar na classificação... Factos são factos, o Benfica também não teve engenho para ultrapassar o marítimo, o sporting e o belenenses mas de quem é a culpa de ter sofrido golos irregulares frente aos dois últimos e/ou de o árbitro do primeiro jogo ter assinalado uma grande penalidade contra e não ter assinalado outra a favor... Já nem falo dos jogos frente ao arouca e frente ao gil vicente! Dependências? Parece-me que sim, é tão certo como irmos ainda levar com alguns dos árbitros acima mencionados em alguns dos jogos fora que ainda temos que disputar: Em braga e na madeira...

É pá, descarrilei no assunto que foi o jogo que confirmou a passagem de avião do Benfica para Londres. Tenho um grande amigo "inglês". Ele apaixonou-se pelo Benfica em 1992 e eu pelo Arsenal nesse mesmo ano. Tenho a camisola dos gunners do jogo da segunda mão... É amarela e  ainda me serve! Vai ser uma eliminatória interessante.

Quanto ao jogo de ontem e para terminar, não consigo realçar ninguém em particular. A equipa fez uma exibição mediana, alguns jogadores jogaram melhor do que outros: André Gomes parece-me que está a perder o comboio: Muito lento a decidir.. Acorda pá! Mas foi uma equipa unida e solidária com as ideias bem delineadas se bem que com pouca mecanização de processos. Jogou como um todo!

É claro que houve dois golos absolutamente espetaculares: O do Gaitan e de Markovic. Do argentino espera-se sempre o melhor, e isto já vai para quatro anos... Já escrevi no início da temporada que o sérvio tem potencial para ser um fora-de-série. Não tenho nenhum receio em afirmar que poderá vir a não andar muito longe do nível de um Messi ou de um Ronaldo! Se Ramires já veio mais do que feito para o Benfica; David Luís, Di Maria, Coentrão, Javi, Witsel e Matic tiveram um processo de moldagem fulcral aqui no Benfica. Uns com mais sucesso do que outros mas tal foi feito aqui. Não sei qual a situação contratual de Markovic, ele chegou com uma informação mas tem-se escrito outras coisas pelo que... Pelo que, e é a minha opinião, JJ tem vindo a fazer um bom trabalho em incutir espírito colectivo na cabeça do Sérvio. Isto de o colocar no flanco direito tem muito que se lhe diga: Ele ontem saiu do meio e fez aquele golo! Tal só é possível com uma excelente articulação entre toda a equipa...
É que, finalmente, JJ parece que tomou consciência dos erros do passado... Parece! Isso pode ser suficiente para triunfar mas ainda estamos em Fevereiro, princípios de Março, e eu desejo uma direcção que dê mais mostras de que está atenta.

O resumo:
Venha o belenenses, porto b, que isto faz crescer água na boca.

PS1: Parece que o Sport Lisboa e Benfica faz cento e dez anos!
Parabéns, pois daqui a mais cento e dez já não estou cá!
PS2: O AMC conseguiu este exclusivo: O clube do Porto é capaz de ter quase duzentos anos! Sim, foram encontrados indícios de que foi o avô de nicolau d'almeida a pró-fundar o clube. Esses indícios baseiam-se nesta foto:
Aqui, diz-se, pode-se observar o dito senhor (redoma azul), a conduzir um burro, antes de ficar farto de o fazer e dirigir-se ao pessoal à sua frente para lhes perguntar se não haveria algo de melhor a fazer do que conduzir asnos! Ao que parece, todos olharam para trás, viram aquelas rodas gigantes (redoma castanha) e inventaram a bola de futebol... Depois, de forma brilhante, olharam para o muro, viram aqueles paus de madeira (redoma verde) e inventaram as balizas... Convidaram mais uns quantos para testar esta proeza e pró-fundaram o clube para a cidade. O burro era o árbitro (redoma preta)! Diz-se à surdina que o futebol é capaz de ter sido oficialmente idealizado naquele momento e não em Inglaterra uns anos mais tarde...

Falta agora apurar a autenticidade da fotografia (são poucos os pixeis), e pedir ao amigo bruxo de fafe para fazer uma sessão mediúnica de modo a trazer os ditos intervenientes do passado ao presente. Isto para que se possa reconstituir a conversa para depois a gravar e quem sabe colocá-la no youtube, bem ao pé daquelas conversas entre o araujo e o nando...

PS2: Parece que o peido começou a mandar calar o cu... O estômago é que é capaz de não ter ficado satisfeito. Novos tempos... Será?
PS3: Parece que a Benfica TV está a correr melhor do que muita gente esperava e do que outros tantos queriam! Ao que parece, muitos clubes já gastaram o dinheiro dos respectivos contratos assinados até 2018, entre eles o FC Porto e o Sporting... Depois há este grupo dos g-18 que continua a martelar... Sou gajo para me rir muito em breve!

PS4: Entretanto os jornalistas e a polícia sabem como é que as coisas se fazem lá em cima. Não deverá resultar nada de novo mas...

PS5: Mas ficámos a saber que aqueles com ligações fortes ao clube do porto também foram contaminados pela falta do gps cerebral que há tão pouco tempo afetou o treinador do dito clube: Agora é o Huleque e:
Felizmente que só contagiante para pessoas com adn extremamente semelhante pelo que...

PS6: Um acontecimento histórico, prometo que é o último ps, e que merece ser mencionado aqui: O presidente do tal clube do Porto perdeu. Que eu saiba, nada disto passou na televisão por isso é importante que não seja esquecido. E foi no tribunal do Bulhão... Parece que a malta do tribunal não se terá esquecido do que se passou com um outro jornalista da sic, um tal de Colaço Mestre que teve de saír de Portugal e ir ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem para ver a justiça a ser feita (vale a pena ler o documento todo))

E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. Se essa camisa ainda serve, passado tantos anos, é porque a barriga não cresceu muito;)
    Força Benfica!
    Na próxima jornada ainda nos vamos distanciar mais.
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo