domingo, 26 de janeiro de 2014

TdL: S.L. Benfica 1 Gil Vicente 0

Foi dos melhores momentos que vivi em frente à televisão a ver o Benfica jogar. Palavra de honra caros leitores! Tudo porque a minha idade já não está habituada a ver aprendizes e senti-me a flutuar por entre as emoções que um treinador de bancada sente quando observa um jogo onde o resultado não tem comparação com um processo de aprendizagem! Foi uma maravilha para mim!
JJ escalou uma equipa relativamente competitiva para enfrentar este último jogo da fase de grupos da TdL. Deu minutos à malta pouco utilizada para fazer descansar os mais utilizados e para ver o que este pessoal pode trazer/acrescentar ao tal grupo (que ainda não tem Cardozo e Sálvio).
JJ já conseguiu incutir uma filosofia de jogo à equipa (se a mesma é boa ou não, no final saberemos a resposta), e este pessoal fez por o demonstrar em campo. Amorim fez de Matic e André Gomes de Perez. Como Djuricic ainda procura o BI futebolístico (dele no Benfica), andou ali perdido. O resto estava bem colocado quer na defesa, quer nas alas, quer no ataque.
Foi um jogo de um sentido, jogado de forma pacata até ao momento em que JJ decidiu arriscar (das poucas vezes que o fez este ano sem ter o jogo decidido). Aí sim, o jogo foi espectacular. Ver a mais malta nova a ter possibilidade de mostrar atitude foi algo fantástico.

De Paulo Lopes já está tudo dito na fotografia anterior. Na defesa esteve tudo relativamente bem porque os quatro jogadores escalados limitaram-se a assinar o ponto cada vez que... Bem, cada vez que o tinham que fazer. Não foi o melhor teste para o Vitória, que gostava que fosse a primeira alternativa a Garay e Luisão...

No meio campo estiveram os melhores em campo: Amorim e Gomes. Amorim foi o jogador mais inteligente em campo. Ele tem lugar no onze titular, assim como outros onze jogadores do Benfica o que realça a qualidade do plantel. André Gomes... O André tem ainda um caminho a percorrer mas tem muito futebol nas pernas e na cabeça. O que resta da época e o que JJ tiver na cabeça, irão ditar muito do futuro deste jogador português que não serviu para o porto.
Cavaleiro esteve mais activo que Sulejmani e Mori é como tenho dito: É o que de mais parecido temos com Cardozo. Tal como Cardozo é alto, forte, remata à trave e falha penaltis mas falta-lhe o resto...

Eis que aos 77 minutos, e já tarde, JJ decide colocar a malta da equipa B no meio-campo/ataque. Amorim estava lá para traz a tomar conta das coisas. De resto foi André Gomes na batuta, Bernardo Silva a apoiar Mori e Cavaleiro e Hélder Costa nas alas.

Foram momentos contagiantes devido a esta malta nova que revolucionou aquele jogo apático que se estava a desenrolar! João Cancelo entrou uns minutos mais tarde e ainda veio contagiar mais as coisas.
Todos já se conhecem bem da equipa B e o entrosamento foi mais fácil, até porque Amorim estava lá atrás a vigiar. Entregaram-se ao jogo com vontade e alegria e a malta nas bancadas e no sofá ficou com muita água na boca.

Ainda falta... Bem, é com tratei de dizer ao Hélder Costa:
Nesta altura, o jogo já estava decidido porque Sulejmani não teve problemas em sujar os calções:
Ficou só este golo após quinze remates, dos quais dez à baliza, contra... Zero!

Ou seja, este grupo de potênciais certezas acabou por fazer prova cabal a 100% que são... potênciais certezas. As coisas não acontecem da noite para o dia (excepto para o porto que naquele segundo se apurou para as meias-finais), mas acontecem no dia-a-dia pelo que este pessoal tem de continuar a acreditar, continuar a trabalhar no duro para que evoluam ainda mais. Para que três ou quatro passes falhados passem a dez ou vinte passes certos. Para que uma oportunidade perdida se transforme num bis ou um hat-trick.

Este pessoal tem forçosamente de conhecer o Benfica (a sua génese histórica, os seus princípios), tem de o amar como outros o fizeram. O prazer em envergar a camisola com aquele emblema só dá mais força, só ajuda no caminho. Deve também conhecer o futebol em que joga, e cá em Portugal joga-se muito fora das quatro linhas. Mas não é suficiente, no presente, é JJ quem mexe nos cordelinhos pelo que... Mas parece que o presidente do Benfica também gosta de dar ao pincel:
Entre vender pneus e vender jogadores de futebol em potência... Ontem uma coisa, hoje outra... A mentira da verdade ou a verdade da mentira... Em que ficamos? Pelo que sei, o André já era. Mas quero estar enganado... Mas o mendes? O gajo que desvia jogadores para o porto? será que esse é o destino do André agora que o lixo foi para as arábias?

O Benfica está em primeiro lugar no campeonato, vai indo na taça de Portugal e na taça da liga, vai à liga Europa! Vendem-se dois centro-campistas por causa do dinheiro! Ó presidente, dos 143 milhões 8em 2007) você não poderia dispensar... para aí uns trinta? parece que não quer que o Benfica... Veja lá pá!

PS1: Vamos à fantástica cidade invicta jogar as meias-finais. Tudo porque o sporting não conseguiu expressar a sua superioridade em campo quando defrontou o porto.  Tudo porque, e na minha avaliação:
Diz o presidente dos verdes, que é uma questão do habitual intensómetro que funciona lá para cima. O treinador jardim tem as suas suspeitas... Mas a malta do porto diz tudo: Foi à porto, como o tem sido há já muito tempo...

PS2: parece que o Hóquei do Benfica deu seis ao porto. Novos tempos? Quem sabe...

E Pluribus UNUM

4 comentários:

  1. Depois de uma tarde de sábado onde pudemos finalmente ver os nossos putos darem e sobejarem para as encomendas frente ao Gil Vicente e depois deliciar perante a goleada no hóquei frente aos corruptos,eis que o fim de semana é estragado por mais uma das facadas tão habituais do Sr.Vieira com a venda do André Gomes ao ladrão do jorge mendes.Mais um negocio para os pedros guerras desta vida cantarem loas á capacidade negocial da corja de infiltrados e intrujas que está de pedra e cal no poder do nosso clube.Este presidente é um autentico vendedor de sonhos,é só tangas para cima dos adeptos,desde as equipas maravilha,mandatos desportivos ganhadores,ciclos vitoriosos,estádio pago a tempo e horas sem derrapagens financeiras,jogadores só vendidos pelo valor das clausulas,aposta na formação e outras mentiras.Mas não,aqueles que criticam são abutres,querem o mal do Benfica,este senhor esquece-se que o Benfica não é ele nem os parasitas que lá pôs de outros clubes apelidando-os de grandes profissionais,nem é um clube que actualmente despreza todo o sentimento que os adeptos têm,preferindo resumir tudo a uma caixa registadora onde só se fala de capitais,proveitos financeiros e outras merdas que são mais importantes que ganhar.Chamem-me os nomes que quiserem,mas o Glorioso Sport Lisboa e Benfica que eu aprendi a amar,nada tem a haver com aquilo que é hoje,no lugar das vitorias e titulos,prefere-se o encher dos bolsos dos labregos que estão a usar o nosso clube.Mas como 83% apoia isto tudo,resta-nos ir desabafando de vez em quando.Quanto á observação de que o André Gomes daqui a uns tempos poderia ir parar aos corruptos,com esta direcção não me espantaria nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou um abutre! Mas esse conceito de abutre é para quem parece que teve de pagar para "ser" do Benfica.

      Como eu nasci filho de pai e de mãe e cresci filho do mesmo pai e da mesma mãe; Essas ligações ainda se mantêm nos dias de hoje e serão sempre assim...

      Eliminar
  2. espero que não vá para o porco nem o Mika...
    espero ver repetido esta utilização da prata da casa, dá mais pica ver estes jogos.
    saudações
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o porto penso que jamais. De toda a porcaria que o presidente pode fazer, ele sabe que os sócios jamais lhe iriam perdoar se tal acontecesse...

      Sócios... da falange 83%!

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo