segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

16ªJ: SL Benfica 2 Marítimo 0

Nada que não se estivesse à espera, isto quando a lógica não encontra entraves no seu caminho. Ontem, ao final da tarde, o Benfica venceu mais um jogo a contar para o campeonato da forma a que nos vem habituando esta época: Faz o que tem de fazer para se colocar em vantagem e após isso e de forma compacta, aguarda que nem um predador pela oportunidade para dilatar a mesma.

Face a esta nova aparência, as equipas de JJ apresentam agora uma sequência interessante: DVVVVEVVVVVVVV. Com trinta e dois golos marcados e onze sofridos. Tudo começa a ficar interessante pois como sabemos, faltam dez dias para Fevereiro. Mês onde vamos ficar a saber até onde esta equipa de JJ consegue ir, se até final de Janeiro tudo continuar a fluir como desde o jogo com o arouca.

O jogo de ontem era para expurgar todas as maleitas e/ou hipotéticos excessos que poderiam ter ficado em forma residual na cabeça dos jogadores. JJ escalou a equipa da qual todos estavam à espera, e que estava mais fresca que a do marítimo pois tinha havido jogo a meio da semana para ambos.

O que dificultou, e de forma imensa, o jogo da equipa foi o estado do relvado! Tem estado frio, chove que se farta, caiu uma carga de granizo e o sol tem sido muito pouco para um relvado acabado de estrear... Ontem, e no final da partida, aquilo já parecia um batatal!
Mas o Benfica lá tentou fazer o seu jogo. Foi difícil fazer circular a bola como a equipa gosta mas as coisas lá foram sendo feitas sem aquela intensidade mas... Jogando no erro dos adversário, o Benfica chegou ao intervalo a ganhar por dois golos a zero. Falarei mais adiante sobre o segundo.
No tempo que intermediou esses dois golos, o marítimo esteve muito perto de fazer o empate. Foi um periodo em que o Benfica recua linhas e se coloca num modo espectante aguardando uma oportunidade para dilatar a vantagem. Esteve bem Oblak a parar um remate tremendamente traiçoeiro que lhe bateu mesmo à frente.

Na segunda parte mais do mesmo. O Benfica trocava a bola sem muita vontade de se cansar, sem vontade nenhuma de arriscar. O marítimo esteve mais estendido, subiu mais as linhas e começou a aparecer mais perto da "nossa" baliza sem ser em contra-ataque tal como tinha acontecido na primeira parte.

Foi uma segunda parte sem golos mas quer o Benfica quer o marítimo poderiam ter feito o gosto ao pé... O Benfica então...

Tudo acabou com mais três pontos inteiramente justos. Em relação a JJ, continuo a não entender as opções que toma no decorrer do jogo! Fejsa já tinha noventa minutos nas pernas (quarta-feira frente ao leixões). Teria sido muito arriscado colocar o André Gomes uns quinze minutos mais cedo? Whatever...
Cada um que tenha visto a partida terá a sua opinião em relação à exibição de cada jogador do Benfica. Eu tenho os meus critérios e por isso tenho a minha opinião.

Enzo Perez. Aquele que veio e se foi e agora é um tremendo médio box-to-box do Benfica! JJ não desistiu do médio, fincou pé, teimou e hoje Perez é um diamante puro. Tire-se o chapeu ao treinador do Benfica que não desistiu. Mas... Será que JJ só tem tesão em fazer isto com jogadores estrangeiros? É que está a fazer uma coisa parecida com Markovic. Gaitan, nota-se, está mais dentro do esquema (também passados estes anos). E a malta da formação Jorge! Não te dá tusa?

Imagino que de vez em quando te vêm sussurrar aos ouvidos que tens de fazer trabalho com a malta nova Jorge, confirmas? De vez em quando é pouco, 2020 ainda está longe e Gomes, Cavaleiro e Bernardo, entre outros, não podem jamais ser desaproveitados!

Tempo agora para o trio de arbitragem. Tempo para ser estúpido! O segundo golo do Benfica, obtido por Rodrigo, resulta de uma situação irregular. O Espano-Brasileiro está em posição de fora-de-jogo quando recebe o passe de Markovic.
Não há dúvidas!
O Sérvio e o defesa do Marítimo estão muito junto um do outro pelo que o fiscal é capaz de não ter tido a certeza em relação a quem deu aquele último toque na bola. Se assim foi, é compreensível que em dúvida, o fiscal tenha deixado a jogada continuar. Ou seja, hugo miguel nada poderia fazer.

Pode-se afirmar que o Benfica foi beneficiado mas por outro lado, este foi um lance que não influênciou o resultado final mas sim a diferença no marcador final. Felizmente para o Benfica, o marítimo não teve nenhum lance deste género que pudesse... Ter tido influência no resultado final!

Já na parte final da partida, hugo miguel decidiu amarelar Markovic por pertença simulação do Sérvio... dentro da grande-área do marítimo...
Este lance fica ao critério de cada um. O critério de hugo miguel já é subejamente conhecido!
 Fica o resumo disponível:
A Benfica TV peca, neste resumo por não evidenciar o facto de o segundo golo ter sido irregular. Se há que marcar a diferença em relação aos outros, esta não é a melhor forma!

Quer o Sporting, quer o porto também triunfaram nos respectivo jogos da jornada. Com maior ou menor dificuldade, o topo da tabela continua na mesma pera segunda semana consecutiva. Também houve alguns casos nos jogos dos dois clubes:
Neste fora-de-jogo mal assinalado, com 1-2 no marcador, até se pode... Mas na dúvida... Bem fico por aqui!
Quanto ao jogo do porto... Não há imagens e com os poucos relatos na internet não posso co-substanciar qualquer opinião/análise. Fica a dúvida, mas tudo em relação a este outro clube é ou tem sido no mínimo duvidoso.

PS1: Rodrigo foi o homem do jogo. Mas Rodrigo ontem poderia ter feito um autêntico banquete. O que o impediu de o fazer é aquilo que ainda o separa do super-avançado que ele tem qualidade para vir a ser. Só lhe falta ser mais rápido a tomar decisões, melhorar a sua análise de como vai fazer o remate e colocar atrás das costas a ideia de que quando Cardozo chegar ele voltar ao banco.

E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. Mais 3 pontinhos, o gozo tem de ser no final.
    O Rodrigo está a subir na confiança, se é um fora de série se verá, não me parece é que o jj saiba potenciar matadores... a praia dele é outra.
    o relvado??? como é possível? não podem ser tomadas medidas preventivas, "valha-me deus" o benfica merecia muito melhor.
    boa semana

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo