segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

15ªJ: SL Benfica 2 porto 0

E tudo ficou em casa após noventa árduos minutos de intenso trabalho. Tudo hermeticamente acondicionado aos seus respectivos lugares.
Foi um jogo de muito suor. Resume-se a isso pois a qualidade está lá e tem tido vergonha em se mostrar fruto da vaidade que chegou a causar a época passada. Vaidade que rebentou que nem um airbag na nossa cara no final da dita época.

Esta época tem sido marcada por mais labuta e menos nota artística. Ontem, fruto da partida de um dos maiores símbolos do clube, o fato de macaco foi rigorosamente vestido e o porto levou com um banho de luta e de crença. Os jogadores do Benfica jogaram ao máximo daquilo que podiam e os três pontos foram mais do que merecidos.

Confesso que a minha própria prudência me teria feito colocar mais um médio (Amorim). Mas a exibição de Rodrigo, de Markovic e Gaitán fizeram com que tal não tivesse sido necessário. De resto tudo esteve dentro do que era necessário, excepto Lima que, e é injusto bem o sei, não é jogador para andar ali emparelhado no meio de dois pedreiros.
Com aquela pressão toda a meio-campo, cedo se viu que o porto estava a errar em zona proibida. certo que até aos treze minutos as coisas foram equilibradas mas depois de mais um passe errado eis que Rodrigo não perdoa e corresponde a um passe genial de Markovic. o vulcão entra em erupção...
Segue-se um período em que o porto e o árbitro empurram o Benfica para o seu meio-campo... Foi por demais evidente! Mas de ASD falarei mais adiante. Chegou o intervalo com a justiça de uma vantagem mínima. Os jogadores tinham cumprido, porventura, as indicações de JJ: Firmes e atentos quer a atacar quer a defender; nunca dar uma jogada como perdida e não desperdiçar as oportunidades que conseguissem criar.

Nesta altura, e fruto da estórias que estes confrontos têm trazido nos últimos trinta anos, sentia-me apreensivo. Está-me no sangue desconfiar sempre do que está para vir. o último lance da primeira parte foi disso exemplo com o fiscal de linha a dar show de cegueira. No entanto gostei da entrega dos jogadores, cada gota de suor foi muitíssimo bem empregue.

A segunda parte começa com uma infantilidade de Rodrigo, são estas ocorrências que descrevem o que ainda falta a este jogador para se estabelecer como craque. Felizmente nada aconteceu e Garay tratou de ampliar a vantagem poucos minutos volvidos com um cabeceamento poderosíssimo após um pontapé de canto.
O vulcão estava mais uma vez em erupção. Os adeptos com um brutal orgasmo! O Benfica tinha reequilibrado forças e tinha voltado a colocar o porto no seu meio-campo. Markovic já tinha ameaçado.
Rodrigo poderia ter selado o destino da partida aos 61 minutos e Matic começado a fazer história aos 69...
Aos 74 minutos, o porto fica com um jogador a menos. Mas JJ, qual treinador de bicicletas a treinar um Ferrari, mantém a confiança naquele meio-campo que estava a perder força (o que é natural fruto da luta que estava a empreender). Faço esta crítica ao nosso treinador porque parece fácil para quem está de fora. Faço esta crítica porque me pareceu evidente que o refrescar da linha média poderia ter dado hipótese de o resultado ter sido ampliado. Mas é fácil falar, eu sei.

Já com desaguisados e outros casos, o jogo caminha para o seu final com o Benfica a aprimorar o seu tic-e-tac. As alterações do porto saem completamente furadas e não há ajuda divina. Não sei se Mourinho teria dado a volta ao jogo. Vira-broas quem sabe. Bitó Pereira... Com a ajuda divina talvez.

E termina o jogo quase quatro minutos depois dos noventa. Vitória justa da única equipa que fez por ganhar. derrota justa para a equipa que queria ganhar mas não se apresentou com vontade para tal. O porto sempre me pareceu à espera. No entanto foram só mais três pontos de uma longa caminhada que se nos apresenta pela frente!

Falemos então dos árbitros, e estava uma coisa engraçada: O ASD no campo e o capela fora dele. Já escrevi que o trio de arbitragem ajudou o porto a empurrar o Benfica mais para o seu meio-campo, isto após os primeiros vinte minutos da primeira parte. Houve faltas cometidas pelas duas equipas mas ASD só assinalava a favor do porto. O porto não conseguia chegar à baliza do Benfica e eis que:
Foi de arrepiar os mortos...

Aos 53 minutos:
Já com a corda no pescoço, seguiu-se aquilo que eu esperava: Os jogadores do porto a fazerem jogo rasteiro para enervar os do Benfica:
Pareceu-me, que estava sentadinho no sofá, que foi um empurrão forte demais e que poderia ter dado o cartão vermelho. No entanto, ASD esteve bem ao não deixar o jogo cair mais de nível.

Depois, e com os nervos em franja, terá decidido não assinalar mais nada. A sua actuação e a dos seus auxiliares já estava irremediavelmente comprometida:
Sem dúvida que beneficiou o infractor. Sem dúvida que Fernando deveria ter visto o amarelo em vez do Danilo... 
Este lance parece grande penalidade. Não há como o ver de outra maneira! Escândalo! O Benfica foi beneficiado e o porto prejudicado... Já há portistas, não muitos, a clamar tal frase... Não se esqueçam é da cronologia!
Este não! Mas também me parece um exagero que ASD tenha sentido a necessidade de mostrar o segundo cartão amarelo ao mergulhador nortenho. Há contacto e consequente deixar cair o corpo. Enfim... O auxiliar que nada marcou durante quase todo o jogo nada terá dito a ASD, pelo que a acumular com o lance anterior... Nessa altura já ASD andava perdido. O lance do final da primeira parte, o penálti de Mangala e a agressão de Martínez... Já lhe tinha toldado o discernimento.

Há ainda uma valente entrada sobre o Oblak
e outra a matar do cuspidor do norte ao Siqueira, aos 91 minutos, que...
Bem! Martínez viu o amarelo, Josué nada!

E para acabar em beleza, aos 93 minutos, ASD presenteia-nos com isto:
Amarelo a Enzo Perez! Por falta? Não. Por simulação? De quê? Por palavras? Não vi! Depois decide fazer uma bola ao solo... Vejam o lance no resumo do jogo...

Mau trabalho de ASD! Mas provem-me que aqueles vinte minutos finais da sua actuação não são consequência da sua consciência?

Se ainda tiverem paciência, fiquem com o resumo do jogo:
Vamos à reportagem do jornal A Bola:
PS1: Oblak, sem metralhar no Artur que teve o seu tempo... Oblak é o Guarda-redes para agora!
PS2. Obrigado às claques do porto e do Sporting pelo civismo demonstrado este fim-de-semana. Tal é de enaltecer e relembrar sempre!
PS3: Sim, Eusébio esteve na memória das pessoas antes e depois do jogo. Foi elegante e bonita a homenagem que o clube e os adeptos lhe prestaram. Mas parece-me que é impossível que se consiga idealizar/planear/fazer uma homenagem que chegue ao nível de tão grandioso homem e atleta.

Fiquem com algumas imagens relacionadas com a partida:
PS4: Pareceu-me, face às imagens, que foi a despedida de Matic e de Garay mas não de Rodrigo. A sic avança que LFV se prepara para vender Matic ao Chelsea (25 milhões/metade do valor da cláusula) e Garay e Rodrigo ao Zenit (50 milhões)...

André Gomes tem sido utilizado na equipa B... Que seja ele a substituir o sérvio. Que seja Vitória a substituir Garay. Que seja Cardozo a substituir Rodrigo... Isto se tudo o que se diz acontecer!

PS5: Em resposta à vitória do Benfica, o oliveira avisou os seus lacaios para darem uma olhada nos vídeos que tinha por aí a mostrarem como se ganham títulos sem os jogadores se cansarem muito:
Isso ou o artigo anterior... Viva a Benfica TV carago...

Nota: Reeditado a 14 de Abril de 2018.
E Pluribus UNUM

3 comentários:

  1. Acho que o fcp vai protestar o jogo porque não é possível um jogador estar em campo com vários números ao mesmo tempo e estar em várias posições inclusive guarda-redes. Eles vão tentar saber quem era aquele "Eusébio" porque o nome não constava no boletim de jogo.
    Esta situação provoca graves perturbações mentais além de stress pós-jogo a ponto, de hoje, os jogadores do fcp terem estado em gaia cerca de 20 minutos só para aprenderem o caminho do balbeário para o relvado onde se ia fazer o treino.

    Viva o Benfica

    Luis Belot Fernandes

    ResponderEliminar
  2. Mais um grande post, parabéns e não se resigne com quem quer calar a verdade haverá certamente outras formas de a mostrar.
    Pena o Matic, a ser verdade, ir embora por tão pouco, afinal para que serve a clásula???
    Ontem nem com ajuda o polvo conseguiu e isso dá-me esperança.
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
  3. É de facto imortal este jogo. Que seja assim, ou melhor, no domingo

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo