domingo, 25 de agosto de 2019

SL Benfica 0 CJCPC 2 (3ª J - CN 19/20) Para Esquecer?

Não! Não é para esquecer mas sim para estudar.

Foi... Por vezes arrepiante ver a completa incapacidade da equipa para avançar e para reagir. A vitória do CJCPC foi mais do que justa!

Se alguém se quiser dar ao trabalho de ler as minha apreciações aos jogos anteriores, poderá constatar que o que de mal aconteceu ontem na Luz já tinha acontecido antes. Ontem repetiram-se os erros mas com uma nuance: Não encontrámos uma equipa melhor mas sim acicatada até à medula e isso marcou a diferença e ditou a derrota do Benfica.
Razões? Logo por esta aqui na imagem anterior... Paneleirices. Não concordo. Retira seriedade à partida.

Há muitas mais... Até já li que não houve estágio... Grande erro até porque o foco da equipa estava noutro sítio.

Posicionamentos confusos: Os jogadores andavam aos pares atrás da bola deixando muito espaços livres para serem devidamente explorados pelo adversário.

Passes errados: Passes curtos e posicionais em detrimento de passes em profundidade... O que dá tempo ao adversário de se reposicionar. Aqueles movimentos de ruptura não existiram. Acrescento a falta de coragem em arriscar que cedeu sempre ao lateralizar e isso levou às rotundas tão típicas dos tempos de RV.

As escolhas: Tavares não é defesa direito e em 2 meses, não se conseguiu adaptar. Eu vi-o a jogar na esquerda e fiquei com a ideia de que Grimaldo iria ter concorrência de peso. O Benfica tem laterais... Até aquele miúdo que esteve para ir para a Juventus faria melhor. Samaris-Florentino: Não... Não dá e já vem da época passada. Pastelam muito o jogo e nenhum consegue começar uma transição de ataque rápido. Seferovic-RDT: Um corre mas não joga e o outro está a conhecer os cantos à casa... Claro que a coisa não funciona... Pizzi e Rafa acabaram por pagar caro a inoperância do conjunto.

Idades: Muita garotada. Se é para apostar a médio longo prazo tudo bem. Eles precisam de ganhar tarimba. 120 milhões é bom mas vitórias sucessivas também.

Forma física: Não é que tenha algo a apontar. Até me parece que o plano de preparação, visa uma gradual subida de forma para que a explosão vá ocorrendo. O certo é que se notou uma lentidão de processos confrangedora e o CJCPC aproveitou para fazer o seu pontapé para a frente (parecia a equipa do Silas a semana passada).

Bruno Lage: Mal. Não conseguiu reagir e não conseguiu alterar a cabeça dos jogadores (nem o público o conseguiu fazer). Essa de não deixar cair ninguém, valeu a perda de 3 pontos caro Lage.

Notas a doer:

Odysseas 4: Evitou o primeiro, depois o segundo...
Tavares 1: Quando és esquerdino e estás no lado direito, a recepção e condução da bola colocam-te sempre em perda porque tens de fazer isso com o pé esquerdo que está do lado do jogador adversário que assim tem mais facilidade em te poder desarmar. Tavares sabe disso e por receio de perder a bola, pouco avança pelo flanco optando por lateralizar.
Dias 3: Dificuldades. Muitas. Mas lá lutou o que pôde.
Ferro 2: Para esquecer. Acusou um nervosismo incompreensível. Falhou muito nas disputas e nos passes. Aquele corte livre de marcação para as costas do colega que estava à sua frente no lance do primeiro golo sofrido...
Grimaldo 2: Muito retraído. Pouco efectivo nos passes... Aquele seu afastar-se do marcador do primeiro golo mesmo antes de a bola ter ido ter com ele...
Samaris 2: Muito pesado. Pouco esclarecido.
Florentino 3: Jogou pouco e notou-se a falta de coragem. Talvez a ordem fosse não errar e isso prende a imaginação.
Pizzi 1: Uma lástima. Nem me lembro de algo bem feito (deve ter acontecido).
Rafa 3: Tomo para si os destinos da equipa porque viu que em conjunto a coisa não dava. Mas sozinho também não resultou. Fartou-se de levar porrada.
RDT 2: Corre e tenta mas está ainda  aprender a posicionar-se. Ter um monólito como colega não ajuda. Não creio que deva ser o primeiro a ser preterido mas Lage...
Seferovic 1: Poderia ter feito o empate. Falhou de forma escandalosa.
Pareceu que antes de rematar terá pensado que a bola já lá estava dentro. Muito mau.

Isto dá 2... Mas faz dos jogadores maus jogadores? Não, claro que não mas que foi péssimo, lá isso foi. Demos uma prenda de Natal a um grupo de moribundos tal como o Setúbal a semana passada.

Alterações? Pouco. Taarabt mudou um pouco o figurino da partida mas ele ainda não conhece a equipa e a equipa ainda não o conhece. Deverá entrar de início frente ao Braga. Chiquinho aleijou-se e Vinicius deu a ideia de ter feito mais em 15 minutos que Seferovic em toda a partida.

Nota: Ao intervalo, em acesa cavaqueira com a minha tertúlia, sugeri algumas alterações (isto de ser treinador de bancada é fácil eu sei) mas depois reparei que o Jota ficou na bancada... Foi mais ou menos assim: O Taarabt entrava para o lugar de Samaris e Jota para o lugar de Tavares. O Pizzi recuava para lateral direito e Rafa e Jota iriam permutando de posições nos flancos. A perder, penso que Lage poderia ter arriscado mais mas até ele poderá ter sentido que...

Neste momento, em relação a Lage, noto muita conversa e alguma teimosia. Em termos gerais, ninguém está imune às críticas. Mas a maior percentagem tem de cair sobre quem escolhe. Neste momento, não peço cabeças mas sim corpos inteiros: Seferovic tem de sentar-se no banco de imediato. Samaris Também (parece que se lesionou). O Benfica tem o João Ferreira e o Ebuehi... Não prestam? O Tavares não pode continuar a ser queimado em lume brando, tem 18 anos e não tem culpa caro Lage... Há que encontrar um modo de potencia as características dos jogadores mais avançados... Talvez Taarabt? Não sei.

Jorge Sousa? Ver o Pepe passar um jogo inteiro a distribuir porrada e acabar sem ver um amarelo... Algumas faltas por assinalar contra o seu clube perto do final da partida mas sem qualquer influência no desfecho da partida.

Como já escrevi, derrota justa. Nada se perdeu. Muito trabalho se exige.

PS1: Esta fotografia tem duas verdades:
1º O futebol deveria ser assim: Cheio (aparentemente) de sã convivência entre adversários.
2º Estamos em Portugal e Luisão está (aparentemente) em alegre troca de qualquer coisa com dois fósseis criminosos.

PS2: Interessante aquele miúdo do CJCPC, o Baró.

PS3: O Sporting dos 5-0, pode passar para a frente do Benfica... E dos seus compadres também.

PS4: O Gil Vicente e o Krasnodar ganharam àquilo... Vá lá...

Não há galeria de fotos nem vídeo. Só isto:
E Pluribus UNUM!

3 comentários:

  1. Quem é a múmia sentada à direita do pinto flatulento?Pinto de sousa?

    ResponderEliminar
  2. Acicatada = dopada.
    Sempre se falou na “raça” da equipa do Porto mas muita gente sempre suspeitou que essa “raça” vinha de outro sítio. O dr. Domingos Gomes e o Fernando Póvoas, talvez saibam mais do que a generalidade dos adeptos sobre a capacidade competitiva dos jogadores portistas. Depois de deixarem o clube, no entanto, esses índices fisicos pareciam desaparecer como que por encanto.
    É da água do Douro!!

    ResponderEliminar
  3. Revejo-me em toda esta analise ao jogo. Só não concordo (mas sei que sou o úncio) que o tarabt não mudou nada ou pouco, acho que fez o que ninguém conseguio antes fez passes espantosos, tens uns pés e uma visão de jogo fora do normal, só que ninhguém acompanhou.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo