sexta-feira, 15 de março de 2019

SL Benfica 3 D Zagrebe 0 AP (LE - 8F, 2ªM)

É tarde eu sei mas serei rápido.
Não creio que Lage anda a inventar por inventar. Ele tem a equipa a passar por uma sobrecarga de jogos... Jardel deu o berro pelo excesso de jogos, Seferovic idem e sabe, como consequência, que tem de ir gerindo. Isto é a chamada pré época ou nem por isso?

Deste modo, e como já há jogadores a acumular minutos a mais - vide Félix - há que fazer render o grupo de trabalho com toda a precaução (ainda bem que Fejsa regressou).

Notas: Na primeira parte - que foi fraca - notou-se a falta de algo que começou a aparecer na segunda: Um ponta de lança referência (colocar dois avançados móveis como Jota e e Rafa requer muito trabalho nos treinos, mais conhecimento coisa que não existe) e mais acutilância em pelo menos um dos flancos (um alívio para Gabriel que já conseguiu armar os seus passes em profundidade). Jonas e Grimaldo entraram para de certa forma revolucionar o jogo algo perro que a equipa tinha preconizado nos primeiros 45 minutos.

Este é o esquema de Lage que, as pequenas nuances que ele introduz, por vezes não são materializadas e não resultam. A mexida ao intervalo foi corajosa mas resultado de uma evidência que deveria ter acontecido na passada segunda feira!

Com Grimaldo a morder as canelas à defesa do DZ, Rafa, Jonas, Jota e Pizzi em constante rotação, a máquina começou a funcionar e o Benfica conseguiu levar o jogo para prolongamento onde o crer e a raça do grupo de trabalho levou a que a equipa proporcionasse mais dois belíssimos momentos de futebol: Dois golaços.

Vencer o medo do cansaço e partir em busca do que era deles por direito, assim foram os primeiros 15 minutos do prolongamento... Empolgantes!

Houve alguma tremideira na segunda parte do prolongamento - com o DZ a jogar com menos um elemento - mas o Benfica viu-se apurado para os 4ºs de final da LE de forma justa.

Notas a doer:

Odysseas 5: Acabou por safar a equipa em tempo de descontos durante o tempo regulamentar, com aquele defesa a um pontapé de canto directo...
Lá está... O foco que lhe fugiu na segunda feira, esteve lá todo ontem!
Almeida 3: Mas porque é que o Corchia não jogou ontem? Era ideal... Ou será que Lage o vai chamar para o embate nos cónegos.
Rúben 3: Quase uma nega. Anda a andar para trás ou quê?
Ferro 5: É evidente que estamos a ver Ferro há pouco tempo mas cheira-me que temos um senhor central na forja. Vejo por vezes laivos do Ricardo Gomes (posicionamento, critério, condução e finalização)... Excelente exibição coroada com uma meia assistência em profundidade para Pizzi que depois assistiu Jonas e também com um golaço!
Yuri 2: Não está a resultar. Ele que faça uma introspeção e fale com Lage sobre isso.
Fejsa 3: Muito bom após uma longa paragem. Que esteja bem fisicamente e mentalmente pois Samaris está por cima.
Gabriel 4: Incansável a tapar e a descobrir caminhos. Foi ao chão com o golo de Ferro.
Pizzi 4: Muito esforço e entrega. Poderia ter marcado o quarto golo ao cair do pano.
Zivkovic 3: Muito esforço mas pouca concentração. Tem muito valor mas está a sentir-se pressionado e sente-se que luta contra o tempo. Merece todas as oportunidades.
Rafa 4: Aquele sprint foi cá uma coisa... Ele que caiu que nem um tordo após a marcação do terceiro golo... Não funcionou muito bem com Jota na frente do ataque porque me parece que ele necessita de uma referência mas que deu tudo em campo, lá isso deu.
Jota 3: Nada de especial. Talvez pudesse ter entrado na equipa aquando a entrada de Lage? Parece que anda atrás do tempo perdido... Tem vontade e técnica mas o discernimento anda por outras paragens. A rever com certeza.

Grimaldo 4: Uma entrada oportuna. Se Almeida faz cócegas quando ataca, o espanhol - se com ordens e vontade - espalha terror... Ok, posso ter exagerado mas aquele golo...
Jonas 4: O golo de arte... Parece que foi um remate sem jeito mas Jonas viu a bola a vir de Pizzi, colocou o corpo na posição que queria e a bola foi direitinha para o fundo das redes... Jonas está mais velho, tem os seus problemas mas é bom vê-lo a marcar golos e a ganhar calo para o que ainda falta vencer esta época.
Félix 3: Nada de relevante. Já li por aí que o sucesso lhe subiu à cabeça. Não o posso afirmar porque o que vejo é vontade de fazer isto e aquilo e as pernas... Népia. Lage que experimente Jota e Jonas de início na próxima partida pois Félix necessita de recuperar o fôlego.

Arbitragem? Excelente... Assinalou todas as mãos na bola e expulsou um jogador do DZ por continuar a protestar. Cá era lindo, até para os jogadores do Benfica... Éramos capazes de ter quase o título no bolso.

Fiquem com um resumo meio show off:
Fiquem com as melhores imagens:
Próxima paragem será nos Cónegos. Muito difícil. Na Europa será com Frankfurt. Podia ser pior? Talvez.

E Pluribus UNUM!

1 comentário:

  1. Ora bem, vou ser rápido tb.
    Exibição esforçada com alguns riscos corridos por BL mas quem não arrisca, não alcança mais além e neste campo, estou com ele, tem jogadores que precisam de descansar e isso tem de ser gerido, foi arriscado mas a coisa correu bem.
    De resto, estamos nos quartos de final, domingo temos o Moreirense, malta, vamos acreditar e carregar no acelerador, somos demasiadamente fiéis para desistir.
    Hasta...
    Demasi

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo