domingo, 14 de maio de 2017

2016-2017 33ªJ: SL Benfica 5 V. Guimarães 0 - TETRA CAMPEÔES

E... Ao fim de tantos anos, de tantas tentativas, de tanto esforço, o Sport Lisboa e Benfica consegue conquistar pela primeira vez um quarto título de Campeão Nacional.
E tudo começou desta majestosa maneira...
Seguido da uma fantástica coreografia:
Quero, neste artigo, focar mais a minha atenção no jogo em si o que não é fácil... O Benfica venceu o 4º classificado por 5-0 e os meus estimados leitores poderão ler/ouvir por aí que foi fácil... Não! Repito: NÃO! Não foi fácil! O que mais se aproxima da verdade é afirmar que o Guimarães não estava nada à espera daquilo que lhe caiu em cima, especialmente na 1ª parte, e que os arrasou completamente... Arrasou do verbo transitivo arrasar: Demolir, destruir, deitar abaixo. Descompor. Fatigar, extenuar. Deixar sem argumentos.  Deixar sem nada, arruinar.

Não foi o Guimarães que jogou pouco mas sim o Benfica que jogou muitíssimo mais... E confesso-vos que nem eu estava à espera de ver o Benfica fazer uma partida de tamanha envergadura... Os últimos resultados foram magros, a equipa teve sempre algumas dificuldades e sentia-se de alguma maneira que as coisas estavam mais próximas da ruptura do que da glória. Mas ontem, um pouco à imagem de Vila do Conde, o Benfica agarrou a oportunidade com uma vontade indescritível e não a desaproveitou.

As razões para uma exibição brilhante? Bem, há por vezes detalhes que fazem a diferença... Salvio sentou-se no banco na partida anterior e regressou ontem à titularidade, e quem é que ontem não terá tido a sensação de ver o Salvio de há uns anos atrás? Jiménez... RV manteve o mexicano no onze inicial e as harmonias, já mais trabalhadas, foram mais visíveis. Este conjunto já se conhecia melhor, foram todos humildes e amigos do próximo; esgalharam-se a defender e a atacar e o resultado aconteceu.

A preparação desta partida ao longo da semana... Foi... Ou terá sido, algo cheio de intensidade! Deu a sensação que o grupo técnico/dirigentes terão incutido este espírito na cabeça dos jogadores que entraram no relvado só com uma ideia: Ganhar com nota artística.

Tudo isto resultou numa exibição que simplesmente torpedeou a equipa minhota... E tanto golo que o Benfica ficou a dever a si mesmo e aos milhões que quer no estádio quer noutro local qualquer, seguiram a partida...

Comecemos pelo trio Luisão-Lindelof-Fejsa: Uma linha recta a atacar ou um triângulo a defender. Muita foi a segurança transmitida por este trio, o que permitiu a Nelson, Pizzi e Grimaldo terem mais liberdade ofensiva. Salvio e Cervi: Jogadores ofensivos em constante mutação mas sempre concentrados em dobrar os seus laterais... Jonas: Avançado a jogar a médio sempre que necessário, o que servia de primeira barreira ou de pronto socorro quando ocorria alguma descompensação! Tudo isto, feito com muita harmonia, permitiu ao Benfica assumir o controlo da partida e encurralar muitas vezes o adversário junto à sua baliza. A energia positiva e vontade de serem campeões, fez o resto!

Quase 65 mil almas... Cartilhadas:
Quase porque a claque do Guimarães não encheu a secção a si destinada... Os meus parabéns à transmissão da BTV, porque se ouvia o estádio a puxar a equipa! O troar das quase 65 mil vozes foi uma alavanca fulcral... Uma onda de energia positiva que transportou os jogadores para um nível de superação que era necessário para levar de vencida o 4º classificado... E o resultado foi que o Guimarães foi destruído tal com a lava carboniza tudo o que encontra pela frente!

Muito bom! Vai figurar na galeria deste blogue que se intitula "Jogos Imortais"... Eu não estava à espera de tanta volatilidade... Não demos a mínima hipótese ao Guimarães, foram duas mãos cheias de oportunidades reais... Metade entrou a outra metade não!
Notas sempre a doer
Ederson 7: Não esteve muito em jogo porque os colegas o protegeram... Mas aquele segundo golo, deve ser dividido com ele.
Nelson 8: Excelente. Sempre a esgalhar quer a defender quer a atacar.
Luisão 7: Pendular o comandante da nau. Anulou o que tinha de anular.
Lindelof 7: Idem... Parecem irmãos esta dupla de centrais.
Grimaldo 7: Menos exuberante que o colega do outro flanco.
Fejsa 9: Que jogão do sérvio! A sério... Impecável! Por todo o lado... Saiu para receber a ovação mais do que merecida...
Que honra deverá ter RV em ter um jogador destes em campo! Teve participação fulcral em três dos golos...
Pizzi 8: Se fosse pelos primeiros 15 minutos de jogo, dava-lhe um 4. Depois, cresceu muito, soltou-se e conseguiu guiar a equipa a cilindrar o adversário.
Grande jogada, grande golo!
Salvio 8: Eu vi ontem o Salvio de há 2, 3 anos... Eu vi Salvio a passar por 1, 2, 3 adversários de uma só vez...
Cervi 8: Abriu o marcador o que foi fulcral para tudo o que aconteceu depois.
Deu mais uma vez sinal positivo para o futuro, uma vez que atacou e defendeu sempre com entrega total.
Jonas 9: Jonas... Não te posso dar um 10 e sabes porquê! Aqueles dois golos cantados que se esfumaram...
Jonas foi gigante! Marcou dois e esteve noutros dois...
Jonas é gigante!
Jiménez 8: Um quebra cabeças para RV... Jonas, Mitroglou e Jiménez... Nesta ponta final, é o mexicano que parece reunir as condições de fazer dupla com Jonas. Jiménez faz uma primeira vaga de pressão à saída de bola dos adversários ao nível do que fazia o Gonçalo... Jiménez gosta de deambular por toda a frente de ataque... Uma excelente partida coroada com um golo de crença e codícia pelo golo!
Carrillo 4: Não me parece ter acrescentado nada de novo à partida... Uma pena.
Samaris 4: O grego dá sempre tudo pela equipa. Com a sua entrada, a zona central da equipa ficou de novo fresca e o conjunto continuou a fustigar o adversário.
Almeida NA: Entrou.
O árbitro... A coisa foi fácil. Talvez devesse ter mostrado o cartão amarelo ao Grimaldo e não ter assinalado a grande penalidade.

Ahhhh...... Não sei o que mais possa escrever... Vou citar-me:

Grato... Imensamente grato Benfica...

Eu não tenho palavras... Verto lágrimas de alegria por me teres dado está dádiva... Glória aos homens que lá estiveram perto... Glória aos adeptos... Glória a todo o grupo de trabalho...

Eu vi... Estive cá nesta vida para te ver TETRA!
Grato...

Agora... É pá, quero... Queremos também vencer a Taça de Portugal! Eu sei que ainda faltam duas semanas mas dá para não cansar muito os jogadores com idas e festas dia sim dia não? Eu quero a dobradinha... Eu e toda a nação Benfiquista!

PS: Um dia de grande vitórias culturais:
Parabéns ao cantor português que pela primeira vez trouxe uma vitória neste certame! Ele que também é Benfiquista... Até doi!

Fim de semana quase 100% glorioso...
O Futsal feminino e masculino despacharam o sporting no Sábado e venceram hoje a Taça de Portugal... Incha que são mais dois títulos!
O Vólei conquistou de novo o título de campeão nacional da modalidade...
O Hóquei feminino tornou-se há pouco pentacampeão nacional... Doi mesmo...

PS2: Mais doi quando até o jornal do clube (record) publica isto:
E o jornal da concubina nortenha publica isto:
Santa aliança... Será amor
Ou:
Grato querido Benfica
As fotos possíveis (retiradas da Internet) de uma festa tão imensa. O Antes:
64 591...
O Jogo/Golos:
Festejos:
O Marquês:

Parabéns Benfica
E Pluribus UNUM

7 comentários:

  1. Abraço amigo Minha Chama, foi um viagem longa e com alguns percalços no caminho mas, estivemos sempre unidos e foca no objectivo maior, o TETRA CAMPEONATO!
    Da nossa parte, e ao nosso jeito na blogosfera, acho que também fizemos um bom trabalho - quer a desmascarar algumas "trapaças" da oposição até à critica e enaltecimentos dos feitos - jornada a jornada - deste plantél!
    Um abraço amigo e, agora é trabalhar para o PENTA!

    Paulo Vieira. Ser.Sempre.BENFICA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações TETRAGloriosas Paulo

      Falta ainda vencer o boavista e celebrar no Porto e depois vencer a Taça de Portugal para bordar a letra de ouro uma temporada difícil e muito densa.

      Um grande abraço para ti.

      Eliminar
  2. VIVA O BENFICA, CARREGA BENFICA PARA O PENTA CAMPEONATO NACIONAL, 2017/2018.

    ResponderEliminar
  3. Não podia de deixar de passar aqui neste cantinho onde se vive e respira BENFICA, deixei mts vezes aqui a minha opinião critica acerca de Rui Vitória, não que esteja convencido, desculpem se sou um público difícil, mas sei reconhecer o mérito dos atletas, da estrutura dos adeptos e do treinador por este tão saboroso Tetracampeonato. ( Ainda bem que me calas-te Rui, mt grato mesmo).

    Venha taça de Portugal e se possível o Penta, o segredo para o sucesso é nunca estar satisfeito com o que se tem, vivo este clube como se fosse a minha própria familia, o que é errado, mas o amor não escolhe credo, cor ou o quer que seja!

    É o único casamento para a vida do qual nunca me irei divorciar, apenas o deixarei quando estes que a terra ao de comer se fecharem definitivamente.

    Agora que a silly season se aproxima não esquecer que nenhum jogador , treinador ou dirigente é insubstituível, mas sim os valores pelos quais o clube se rege que é respeito, resiliência, ou mais sucintamente raça querer e ambição!

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  4. só nao gostei muito naquele "habemus tetra"... colagem ao papa... epá

    O Benfica é um clube laico...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marketing é marketing, achei cómico uma vez que o clube e os seus adeptos esperaram décadas a fio por uma coisa assim e o fumo saía sempre cinza...

      Quanto à laicidade do Clube, ela irá manter-se para sempre a não ser que o clube sofra um takeover hostil como aconteceu no porto e está a acontecer no sporting.

      Saudações TETRAGloriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo