quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

LdC 16/17 - 8F/1M: SL Benfica 1 B. Dortmund 0

Uma grande vitória do Benfica sem dúvida, mas conseguida após um jogo atípico... Algo a que não estamos muito habituados a ver... A ver nas provas nacionais!
E a análise começa mesmo por este ponto: O que o Benfica dá nas provas nacionais, pode não ser suficiente numa competição tão exigente como é a LdC.

Uma questão de ritmo? Sim, mas não só... O jogos cá em Portugal são mais mastigados e têm muitas interrupções.

Uma questão de posicionamentos? Também, o que o Benfica consegue muitas vezes fazer, ontem sofreu na pele: Fazer a bola rolar mais do que os jogadores! E, corremos que nos fartámos... Mas quando conseguíamos anular as investidas do Dortmund, não tínhamos ninguém disponível para contra atacar rapidamente.

Uma questão de frescura? Sem dúvida. O Dortmund fez descansar, penso eu mas posso estar enganado, quase metade dos jogadores que ontem alinharam na sua última partida a contar para a Bundesliga (e lerpou). O Benfica, que luta para ser campeão, não o fez e ainda teve de fazer 45 minutos em inferioridade numérica (e ganhou).

Uma questão de ausência de pedras importantes? Também. Jonas e Zivkovic ficaram de fora porque o brasileiro andou a apanhar porrada na sexta feira... E o sérvio (que também apanhou e não foi pouco) por castigo!

Uma questão de planeamento? Aqui é que a discussão foi algo intensa na noite de ontem... É uma questão mais densa esta do planeamento. Como meter na cabeça dos jogadores que eles são capazes de vencer uma equipa aparentemente mais harmoniosa nos dias que antecedem a partida? Ao intervalo (já não era aparente), após termos tido muitas dificuldades em construir jogo ofensivo, como limpar da cabeça dos jogadores que eles não são inferiores? A meio da segunda parte, como pôr fim a um certo descontrolo emocional (perda de crença em atacar porque se estava a ganhar e salvar o resultado era importante?) que remetia a equipa para a frente da sua baliza?
Resumo do jogo... Invertendo os papeis? 😇
RV tem o seu caminho como treinador: De equipas pequenas para a maior de Portugal. Passar de treinador mais defensivo (contra ataque/chouriços?) para mais ofensivo, penso que não é um processo rápido mas sim algo que deve ser efectivamente conseguido de forma equilibrada e progressiva. Ontem, até jogámos com bastantes jogadores ofensivos (Pizzi, Sálvio, Carrillo, Rafa, Mitroglou), mas nos processos defensivos fomos bastante ineficazes tendo oferecido a maior parte das ocasiões de perigo que o Dortmund conseguiu criar... Na segunda metade, RV fez uma alteração táctica (colocando Filipe por troca com Carrillo) mudando a organização do conjunto de um 4-4-2 para um 4-5-1/4-1-4-1 a defender e uma espécie de 4-4-1-1 a atacar; O problema é que não resultou! Marcámos mas foi de bola parada.

O Benfica nunca conseguiu libertar-se das amarras que o Dortmund lhe colocou. Os alemães quase que jogavam em 5-5 a defender para depois fazerem um 4-2-4 a atacar. Sofreu-se muito, jogo-se com muita fé, com muito pontapé para a frente e no fim... Marcámos um golo e sofremos zero.
Não tenhamos memória curta (serve para mim também), e volto a repetir que não vi um jogo agradável - pelo contrário, e relembremos o Benfica 1 porto 2 (da época passada), o Marítimo 2 Benfica 1/ Benfica 1 Moreirense 3 e o Setúbal 1 Benfica 0 da corrente época... Muito jogámos... Nada conquistámos! Elogios? Quais elogios? Esses foram para quem nos venceu da mesma maneira que vencêmos ontem!

Vou mais longe: Lembrem-se que Portugal é Campeão Europeu e foi sofrer até ao fim, e quando nada o fazia prever... Pimba! Ontem, o Barcelona levou 4 em Paris... O futebol, sem ajudas extra, é assim...

Fiquei um pouco chateado/apreensivo com o jogo de ontem? Sim fiquei, mas não temos de ser sempre passarinhos. É outra coisa estar a ver aquele jogo sem saber o resultado final como sabemos agora. Confio que a equipa vai estar mais bem preparada daqui a três semanas e isso nem é o mais importante porque a seguir, temos de ir a Braga.

Notas... A doer como sempre!
Ederson 9: Não leva um 10 porque teve sorte, ao acabar a primeira parte, em não ser punido por aquela ceifadela... Duas seguidas? Mas... De resto foi perfeito...
Foi perfeito!
Nelson 7: Muito suor deixado em campo... No final, era evidente que os alemães sabiam que ele não dava mais e por ali entraram sem grandes problemas.
Lindelof 7: Quase estragava a pintura no tal lance da ceifadela do Ederson... Ele não pode confiar e deveria ter tirado a bola dali imediatamente. De resto, esteve impecável.
Luisão 8: Grande partida do capitão (a 500ª de águia ao peito). Teve cortes cirúrgicos... nada mau para um velho de 36 anos.
Eliseu 6: Bem, ele deu tudo...
Fejsa 6: Primeira parte atípica, muito melhor na segunda.
Pizzi 5: Não. Muito desastrado ontem, alturas houve em que deu bolas ao adversário. Pizzi, revê o jogo! Aprende e melhora porque, pelos vistos, vais ser muito necessário.
Sálvio 5: Começou a prometer - até falhou por duas vezes no mesmo lance a começar a partida - mas perdeu gás a defender e desapareceu na segunda parte não ajudando o Nelson.
Carrillo 5: Está a aprender a jogar defensivamente nestes jogos de alta rotação. Claro que se desgastou muito e pelo seu lado, o Benfica não atacou.
Rafa 6: Perdido e sem bola. Na segunda parte, encostou ao lado esquerdo e tentou ajudar a equipa a defender.
Mitroglou 7: Sempre só... Sem muito jogo... Na única oportunidade que teve, abriu e fechou o marcador!
Mais não se pode pedir.

Os que entraram:
Filipe 5: Entrou para estancar o jogo ofensivo do Dortmund. Mas, como são os primeiros momentos dele na equipa, as harmonias estão ainda débeis. Por vezes era confuso ter tantos jogadores vestidos de vermelho tão juntos...
Cervi 5: Muita raça e frescura para defender... O que para um atacante...
Jiménez 4: Defender... Pois. Mas entrou na altura ideal... Quase que marcava... Na própria baliza:
O árbitro? Já escrevi sobre a ceifadela. Bem no penálti assinalado contra o Benfica... Fejsa não tem intenção mas a volumetria...
Este jogo já terminou. Agora vem o Braga. O esforço despendido foi tremendo nestas duas últimas partidas. A rotatividade do plantel é algo que se deve ir fazendo, especialmente quando há períodos temporais com muitos jogos. No ataque, por imposição das lesões (espero que recuperem), RV terá Zivkovic e Jonas para colocar a jogar - Jiménez também. Carrillo só fez meia parte ontem. Filipe, Samaris, Horta e Cervi estão fresquinhos. Jardel e Almeida também...

O problema são os ritmos e harmonias, poderão alguns afirmar. Mas o Braga está fresco, responderão outros. Então, cabe a RV mudar o chip... Se ele conseguiu colocar a equipa a fechar o ferrolho ontem à noite, vai certamente conseguir abrir as asas a tanto talento.

Sorte? Bem, De quem é a culpa de ninguém no Dortmund ter conseguido marcar ao Benfica? Não foi só sorte, o saber também ocupa lugar... Há vários momentos num jogo de futebol e o Benfica conseguiu fazer melhor do que os alemães. "Levámos um banho de bola", poderão os benfiquistas ouvir até à exaustão mas sempre podem responder que talvez sim mas ainda lá estamos com as aspirações intactas e... Digam lá se, neste caso específico que é a LdC, não estamos bem melhor do que se tivéssemos jogado como nunca e perdido como sempre?
Grandes Fotos de um grande ambiente:
Presidente... Mantenha aquele inimigo debaixo de olho sem dar nas vistas
PS: Parabéns Capitão.
E Pluribus UNUM!

10 comentários:

  1. Parabéns pela análise.
    O mais sensato que tenho lido/ouvido.
    CP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil até porque se lida com emoções... Ao rubro!

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  2. Em cima de todas as considerações que fazes e com as quais concordo na generalidade, dizer que o Dortmund é uma das equipas europeias mais fortes, portanto os pontos negativos a apontar ao Benfica diluem-se um pouco (diferença de orçamentos, etc...).

    O árbitro foi amigo do Ederson nesse lance mas em muitos outros decidiu contra nós.

    O Zivkovic não jogou por castigo e não por lesão.

    Em Braga vamos golear :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a razão em relação ao Zivkovic. Nem sei como me escapou.

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  3. O Zivkovic encontrava-se a cumprir a suspensão ainda da época passada por isso não jogou, o Jonas de facto foi por lesão, mas estou perplexo pelo Horta ainda não ter recuperado.
    O Rui Vitória para muitos hoje é vistos como um péssimo treinador por mts comentários que tenho lido nos blogues do Benfica, pois eu sou da opinião que ele teve a humildade e a inteligência de constatar que o adversário é de longe superior ao Benfica, pelo menos como equipa no seu todo e com processos muito bem assimilados que assentam na posse de bola e jogar sempre no erro do adversário, bolas sempre nas diagonais colocadas nas costas dos defesas, ou entre linhas.

    O problema de Rui Vitória é que é um treinador que ainda está a fazer a sua formação e para isso tem que cometer erros como qualquer outro, as chamadas dores de crescimento, mas lá ainda emendou bem o erro e colocou o Filipe Augusto, antes que o meio campo desmoronasse por completo., só que na minha opinião tinha saído Rafa e ficado Carrillo porque precisava-mos de alguém que segura-se a bola no meio campo adversário até chegar ajuda dos restantes companheiros que estavam encostados lá atrás e muito bem, pois está equipa do B.Dortmund, o Benfica jogando olhos nos olhos tinha sido um desastre completo, mais uma vez, isto é pela mais valia do adversário, basta olhar para o outro jogo, para se ver que se passou o mesmo com a diferença que os executantes do PSG são melhores Di Maria que por cá passou e Cavani um dos três avançados mais letais no activo actualmente.

    O problema a que me refiro no paragrafo anterior não é digno para um clube como o Benfica, não deve nem pode correr estes riscos, porque no fim ou dá asneira e não se é campeão e fica a formação dos novos atletas a promover a meio e porque mesmo se a coisa corra bem e no fim o treinador também demonstrar competência não fica cá por muito tempo pois ainda é novo e terá ambição de pisar outros palcos, como sucedeu com muitos outros treinadores da sua faixa etária( Mourinho/Vilas Boas/Jardim/Marco Silva,etc).

    O Pizzi lá se arrastou em campo, ou seja deu o que tinha e não tinha ainda de capacidade física e mental, está completamente arrebentado, tem que descansar e o Fedja foi-lhe tapando os buracos como todo o quarteto defensivo, com especial e sublime jogo do Capitão Luisão!

    Em suma saber jogar em pose, com bola é algo que muitos lá chegam uns de forma original, outros copiando outros modelos, mas saber sofrer sem bola é uma arte que nem todos dominam e por isso passam sempre por patinhos feios mas no fim são os mais felizes.

    Os planteis bem sucedidos são sempre aqueles que são construídos de trás para frente, a este Benfica o plantel está do meio campo de organização de jogo para frente mt inconstante, indefinido e fragilizado e depois tem um ataque sublime, mas o pontapé para frente não é a solução.

    Meus votos e desejos de grande felicidade para os jogos que teremos até a 2ª Mão em Dortmund e aí que seja o que o treinador e os jogadores quiserem, por mim já foram bastantes dignos nas circunstâncias que já foram demais mencionadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, é uma pena que não se identifique pois este seu comentário é muito bom... Tínhamos aqui matéria para uma conversa interessante...

      Penso que é evidente que concordamos em muitos pontos. também me lembrei dessa troca: Ficar Carrillo e sair Rafa.

      Quanto a RV, penso que o seu caminho para o estrelato, vai ser longo quanto o findar das vendas e contratações avulso. Não o considero algo de extraordinário mas reconheço que o seu Benfiquismo é uma tremenda mais valia.

      Saudações Trigloriosas

      Eliminar
  4. Caro minha Chama, caso lhe fosse possível e se tiver facilmente acesso a esses dados gostaria que fizesse uma investigação acerca de quantos jogos o Porto jogou em superioridade numérica na véspera de um jogo para a liga dos campeões e quantos penaltis foram assinalados a seu favor e se compare por exemplo com os clubes que nessas mesmas épocas tinham jogos da UEFA, também seria curioso comparar o número de expulsões a favor(acumulação de amarelos inclusive) e contra e respectivos penaltis nos últimos 10 anos nas competições nacionais de Benfica e Porto e depois comparar com o número desse mesmo registo para as competições europeias, sei o que lhe peço não é fácil mas está na hora de em directos os Benfiquistas começarem a falar desta pouca vergonha o que se passou ontem contra o Tondela passa os limites do admissivel e de que o erro foi factual, os erros foram todos propositados e contra sempre o mesmo emblema.

    Ass: ^Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Madskinn, agradeço o pedido mas tal é-me impossível para já.

      Estou bem ciente/atento do assunto e isso só não é notícia porque com tanta ameaça...

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo