sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Jornada 19: Duas Grandes Penalidades

A pedido de dois amigos, decidi fazer uma análise mais específica a dois lances de grande penalidade que ocorreram na última jornada. A análise é evidentemente minha com base no que sei.

O primeiro lance ocorreu em alvalade. Foi, digamos, o abre-latas para o sporting proporcionado pelo Fábio Veríssimo:
Interessante o árbitro ter assinalado grande penalidade neste lance... Como pouco percebo disto... Ou melhor, como cada vez percebo menos disto, o que vejo é o extremo do sporting a fazer uma assistência:
Para o único jogador da sua equipa que naquele momento estava disponível:
Mas a coisa não resultou porque um defesa do paços estava atento e acabou por anular a jogada...
Resumindo, o que se pode ver no lance entre Adrien e Monteiro é que ambos se agarram mutuamente para ganharem posição!
Adrien... Escolheu cair. Interessante que não houve protestos por parte de nenhum jogador do sporting... Porque o lance não foi essencial à jogada! Interessante o que diz a lei:
Bem, mesmo que fosse clara a falta de Monteiro, que não é, tal falta não impediria o sporting de marcar golo, nem anulava uma clara oportunidade de golo.  Só o árbitro terá entendido e não sei com base em quê...

Em relação ao Setúbal - Benfica, o lance com o Carrillo foi tão evidente que dispensa mais análises. Houve ainda este com Mitroglou:
E... Enfim, não gerou consensos... Dando uma olhada na lei em termos gerais:
Confesso que não vejo motivo para a expulsão, até porque é uma acção não propositada, mas sim para a marcação do respectivo penálti! Aliás, a FPF veio recentemente publicar uma espécie de código de acção para os árbitros por causa deste tipo de lances:
A amarelo:
Terá sido por aqui que o árbitro se terá regido para não assinalar a grande penalidade... Mas a vermelho está o factor que dissipa todas as dúvidas: Volumetria, tal como se explica a seguir:
Reparem no movimento dos braços de defesa do setúbal... De cima para baixo em direcção à trajectória da bola. Assim sendo, só o árbitro João Pinheiro deve saber porque não assinalou a respectiva grande penalidade... Não quis, foi cobarde assim como aqueles que andam a ameaçar todos os árbitros...

O Benfica deve-se queixar a quem de direito porque mesmo jogando uns furos abaixo do que era expectável - e a falta de concretização também ajuda a isso - não invalida que lances como o anterior e/ou este:
Não sejam assinalados. Há equipas que estão em momentos de forma equivalentes ao do Benfica mas contam definitivamente com a ajuda dos árbitros que assinalam penálti por nada:
E fecham os olhos a isto:
Neste momento, resta ao Benfica cerrar fileiras e sem vergonhas aceitar o momento menos bom e ultrapassá-lo da melhor forma possível.
PS: Interessante as nomeações para as duas grandes partidas da próxima jornada: No porto-sporting vai esta o hugo miguel que tanto ajuda os azuis como os verdes e esteve implicado no apito dourado! Estou curioso para ver quem vai ajudar desta vez, talvez o seu clube (verdes) ou quem o ajudou a escapar ao apito dourado e lhe ofereceu uma carreira (azuis).

O Benfica-Nacional vai ser arbitrado por Luís Godinho. Ainda novo (31 anos), é conhecido por ter expulso o danilo... Muita coragem e razão teve ele... Tal como o que nos arbitrou em Setúbal (não assinalou um mergulho do otávio uns tempos antes). Por causa desta comparação, nada posso esperar não é 😉
A nós adeptos, no próximo Domingo, resta-nos de igual modo tornar este vazio:
Numa enchente
E celebrar... tanto quanto se celebrou na última visita do nacional... 😁✌
E Pluribus UNUM!

NOTA IMPORTANTE PARA TODOS

7 comentários:

  1. kláp ...kláp...kláp ...

    uma foto vale mais que mil palavras ,
    obrigado e continue ate que os ditos justiceiros sejam honestos ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Unknown... Toda a ajuda é bem vinda. Você tem blogues, dê-lhes uso! Defenda o Benfica, espalhe estas verdades.

      Saudações TRIGloriosas

      PS: Grato pelo elogio claro.

      Eliminar
  2. Este fim de semana há um derby. Mas de nada vale, se o SLB não jogar mais do que tem vindo a fazer. Desde que entraram Luisão e Jonas, a equipa desaprendeu. Talvez coincidências, mas a postura silenciosa do SLB ajuda a branquear a situação. Esperemos que não seja tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge entendo que essa postura esteja, no mínimo, a fazer comichão aos adeptos - há semanas que me ando a coçar...

      Não diria branquear a situação mas sim estar à sobra da bananeira com... Agora já não são 6 nem 4 pontos...

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  3. Está completo muito original e muito sem facciosismo.A maioria dos Benfiquistas sabem estar no lugar certo.Parabéns viva o Benfica.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo