domingo, 3 de janeiro de 2016

2015-2016 15ªJ: V Guimarães 0 SL Benfica 1

A paixão por um clube segue os que os olhos vêm.

Ontem vimos uma vitória aparentemente conseguida com muita entrega e definitivamente conquistada com um grande golo:
Antes de iniciar o relatório:
De facto houve mais entrega por parte da equipa do Benfica, também porque não estávamos a defrontar uma equipa que jogava em contenção. O guimarães, e era mais do que expectável, estava ali para ganhar o jogo de qualquer maneira e isso obrigou os onze jogadores escalados de início a darem tudo em campo.

Mas a entrega, a raça e/ou o querer podem disfarçar também o deficiente jogo de equipa que o Benfica ainda possui. Especialmente a defender! 

A equipa treme muito na construção de jogo ofensivo, há jogadores que queimam colegas da equipa com passes suicidas, há jogadores a jogar com medo de errar/arriscar poucos fazem movimentos de rotura para desbaratar os adversários e isso encolhe a equipa que com a bola no chão ainda demora muito a chegar à área adversária.
Depois o tempo vai passando, os adversários perdem pulmão e o Benfica não o que lhe permite nesses momentos ficar mais por cima e... Já devem ter notado o padrão de marca nos últimos quinze minutos certo? A força que move o Benfica, a tal mística, a paixão é real e nestes últimos jogos tem sido avassaladoramente influente... E mais três pontos foram conquistados!

Continuo a não entender as ideias e o timing de RV no que diz respeito às substituições... Somos, agora, um guimarães? Continuo com muitas dúvidas que o Benfica seja, a jogar deste modo, tri campeão! Mas o Benfica já está a quatro pontos do primeiro lugar, e o apoio jamais terá fim.

Três pontos para quem ganhou a por vezes violenta batalha do meio campo!

Umas palavras a alguns jogadores:
Jonas... Muito bom jogo do brasileiro! A médio... A ajudar a equipa a defender e a organizar o ataque... E sem pernas quando era preciso estar onde deve estar! Sim, há sempre um preço a pagar pela entrega física, Lima fazia muito isto que Jonas está a fazer só que se Jonas é o Lima, não há mais ninguém que seja o Jonas...

Pizzi... Não vale nem metade dos tais catorze milhões que aparentemente o Benfica pagou por ele! RV coloca-o a extremo e ele anda sempre no meio. Ele quer mas tem pouca arte para conduzir/organizar ataque e não é um bom finalizador. Ontem notei-lhe mais vontade na entrega ao jogo e na garra com que entrava nos despiques.

Não é a individualizar que se prova alguma coisa...
Fejsa, espero que não se lesione mais. Demora algum tempo até o corpo conseguir recuperar bem de lesões complicadas. O sérvio teve ontem um muito bom trabalho invisível!

Júlio César... Muito atento. Importantíssimo o jogo que fez e que transmite confiança aos seus colegas. Não me recordo de uma única falha.

E o Renato claro.
Vale sempre a pena falar dele que tem dezoito anos mais qualquer coisa e que parece jogar por dois... Tentem ver nos próximos jogos o que acontece ao Renato sempre que ele pega na bola: é cercado não por um mas por três adversários...

Falta-lhe algo? Claro, ele é novo. Falta-lhe ainda velocidade de pensamento, mais precisão no passe e mais qualidade nos colegas que tem nas laterais defensiva/avançada. Parece que joga por dois.

O árbitro? Lembro-me de um vermelho por mostrar a um jogador do guimarães na primeira parte por agressão a Jonas! De resto errou para os dois lados sem influência no resultado final.

PS: Vi o jogo das comadres verdes e dos padrinhos azuis. Para o Benfica, o empate era bom. Ganhou o sporting e bem porque esteve posicionalmente muito melhor organizado que o porto. Pode ser que o Benfica de RV venha a ganhar mais rotinas entre os seus sectores e que as harmonias surjam... É que me parece que no potencial, o Benfica tem melhor plantel de Portugal.

Diz-se que o pinto do porto não pode despedir o lopestegui... Teria de pagar um balúrdio e por isso é que o aguenta até que seja o espanhol a pedir demissão... Será que o pinto aguenta a pressão? Como foi possível perder contra estes gajos caro RV? Nesse jogo e no de ontem em guimarães, cometeste os mesmos erros de gestão!
Venha o marítimo.

E Pluribus UNUM

20 comentários:

  1. Sempre muito bem amigo MC. Apesar de termos jogado menos bem, a verdade é que o Vitória também não nos deixou jogar melhor e com muito mérito. A jogar desta forma, muito dificilmente chegaremos ao 35 mesmo, os adversários jogam tão mal como nós, mas nós já perdemos com os dois. Do jogo dos corruptos o que dá para ver mesmo, é que o "cérebro" realmente aprendeu a ganhar aos grandes e o lopatego tem um azar da porra, falharam o suficiente para vencer. Até Maio vão perder muitos pontos com os pequenos, tal como nós, só que eles têm 4 pontos de avanço.

    ResponderEliminar
  2. A crónica do CM ao jogo, refere uma grande penalidade cometida pelo Lisandro; consegue imagens desse lance?

    Lá vieram os 3 pontinhos, num campo sempre difícil, mas a equipa necessita de uma centelha qualquer para materializar o tal potencial que refere; talvez um jogador excecional que ainda possa aparecer, uma vez que a discrição do Treinador não mudará.

    A afirmação de LFV acima não é verdadeira; Vale e Azevedo, à conta do Benfica, tem duas condenações judiciais; uma de 10, outra de 11 anos! Uma vergonha! Está a ser perseguido que nem um animal hediondo! LFV, sempre compreensivo e cordial para com todos, tem revelado uma intransigência persecutória a VA! Uma mancha no seu consulado à frente do clube. Se reconhece que errou e reconhece que o erro é próprio de quem tem que tomar decisões, porque não é compreensivo para com os erros de VA? VA errou ao querer defender com unhas e dentes, o Benfica dos seus inimigos?

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite António,

      Há de facto um lance em que Lisandro (na segunda parte ainda com 0-0) encosta os ombros num avançado (Licá) do Guimarães. Mas a verdade é que o vimaranense se joga de imediato para o chão. Compreendo que haja quem pense que xistra deveria ter assinalado grande penalidade, assim como eu a teria de aceitar se... O mesmo xistra tivesse expulso aquele outro jogador do vitória que agrediu Jonas com um pontapé ainda na primeira parte.

      Poderia ter colocado as imagens mas preferi escrever que errou para ambos os lados até porque com um jogador a menos...

      De facto o CM diz que há penálti, o record e a bola dizem que não e o jogo (como escreve a três) ganha o sim por 2-1...

      Lembrei-me do caso JVA, daí ter colocado a imagem da frase de LFV!

      Eliminar
    2. Essa tendência persecutória de LFV é absolutamente normal ele pois tem de acenar com o diabo para que os crentes...

      Eliminar
    3. É natural que LFV persiga VA que roubou o Benfica e exige 7M que roubou ao clube. Não são peanuts! LFV foi eleito para defender os interesses do Benfica queriam que fizesse o quê? VA já não é sócio do Benfica, foi expulso pelos sócios numa AG e condenado nos tribunais porque é um ladrão. Não foi apenas o Benfica que roubou. Informem-se antes de falar.

      Eliminar
    4. Mas VA apanhou de tabela nesse caso por ter rasgado os contratos da Sport TV.

      Claro que não o defendo, o que afirmo é que já era tempo de LFV deixar cair a táctica do passado tenebroso. Quem ajudou a colocar VA na cadeia, foram os mesmos que ajudaram LFV a subir ao trono.

      Eliminar
    5. Caro anónimo; presume, mal,a alegada falta de informação dos outros. Quantas vezes, afinal, é necessário matar Vale e Azevedo? Há crimes de homicídio com penas bem menores...e de pedofilia...até há traficantes de droga que são previamente avisados das buscas da Judiciária pelo juíz de instrução! Enfim!

      Eliminar
    6. Caro António Barreto, o que tem isso a ver como Benfica?
      Há vários casos que já vieram na cs que mostram que VA é acusado de furto, de burlas graves de muitos milhões prejudicando algumas pessoas. Não é culpa de LFV as condenações bem ou mal dos juízes nem que os sócios do Benfica o tenham retirado de sócio. Provavelmente haverá ainda mais coisas que desconhecemos. Perguntem ao Colaço.
      O que eu não acho razoável é culpar alguém que neste caso não tem culpa nenhuma, o presidente do Benfica que está apenas a fazer aquilo para o qual foi eleito: defender o Benfica.
      Os detalhes legais das acusações já pertencem aos especialistas, aos advogados que trabalham para o Benfica e aos juízes que não trabalham para o Benfica.

      Eliminar
    7. Vou manter esta conversa, se o António assim o desejar.

      É das poucas vezes que o faço com um anónimo com alguns conhecimentos! Mas, valeria a pena que o anónimo se identificasse.

      O que VA fez ou não fez... Quando outros, e não me refiro a LFV, se forem do futebol... Ai ai, isso é que vai ser... Ou não!

      Eliminar
  3. Boas
    Realmente este jogo, é dos mais complicados que fazemos na nossa liga.
    Na minha opinião, valeu pelos 3 pontos.
    Mas continuamos a não ter ideias ofensivas, nem jogo apoiado, por isso o nosso jogo parece ao rebolão, enquanto continuarmos a atacar só com 3 jogadores e os outros todos ficarem para trás a ver no que dá, não conseguiremos a estabilidade na equipa, que se exige.
    Esperemos que os que estão próximo da recuperação, venham com vontade e perto de 100% e, que venha um criativo, para pegar nas bolas vindas do Renato e que as consiga endereçar em condições aos avançados.
    Quando conseguirmos ser fortes no meio campo e dominar os adversários ai, então teremos todas as condições para almejar o tri...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Quando é que temos uma verdadeira equipa, Rui Vitória (já é tempo!)? Quando é que deixamos o jogo desgarrado, a passo, desorganizado, titubeante, triste, feio, chato, improdutivo, de equipa pequena? Quando é que começamos a jogar à Benfica (já é tempo!)?
    Jogo sem ideias nem rotinas consolidadas, sem progressão e intensidade, ausência de pressão e de agressividade sobre o adversário, falta de solidariedade entre setores, uma profusão de passes falhados, livres e cantos mal cobrados, defesa atabalhoada, linha média resumida à classe e ao querer do Renato, ataques aos repelões e esporádicos... O trabalho, o treino, RV! Vamos lá, homem! Isto é o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é um jogo à Benfica? Temos tido ideias suficientes para marcar mais golos do que os outros. E se não fossem os arbitros onde estávamos?

      Eliminar
    2. A época passada a história era a mesma e...

      O que sinto é que temos barco/porta aviões para mais. Tenho duvidas, legítimas, que tenhamos timoneiro.

      Eliminar
  5. Caros leitores, decidi manter uma postura mais morna sobre assuntos relacionados com os dirigentes do Benfica. Decisão unilateral minha mas que pode ser revista em alguns artigo que publiquei e que podem ser encontrados no "museu AMC".

    De qualquer modo... Li esta frase algures na net: "Tudo se lhes aceita, sem quaisquer contestações e de nada se lhes exige quaisquer explicações."

    Frase cujo o complemento de objecto directo (o lhes) são LFV e RV. Algures, em todos os raciocínios que a mente faz sobre o estado actual do futebol do Benfica, um sino tocou!

    Já tinha tocado a meio da semana passada quando na Catedral e com cerca de vinte mil pessoas, o Benfica fez o jogo que fez. Somos de facto um clube grandioso que se sujeita a muita coisa, mas é altura de colocar os pés na terra mais uma vez: Deste modo vai ser difícil mas não impossível, o MEU problema é que gosto de ver bom futebol e penso que este Benfica o pode fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois a mim, velho sócio, interessa-me que o Benfica ganhe com muito ou pouco futebol, pouco me importo, mas sem ajudas dos árbitros. Mas isso sou apenas eu que não sou exigente.

      Eliminar
    2. O assunto de exigir muito ou pouco é tramado.

      Compreendo que isso leve ao contentamento com pouco. Mas daí à resignação...

      Eliminar
    3. O assunto de exigir muito ou pouco é tramado.

      Compreendo que isso leve ao contentamento com pouco. Mas daí à resignação...

      Eliminar
  6. Bom jogo em entrega mas o Benfica continua a jogar com 9 jogadores e não 11. Eliseu, cada época que passa, o seu nível continua a descer e o André, já nem sabe se é defesa ou médio. O Renato é obviamente uma descoberta e aposta do cérebro. Talvez com o Sálvio, Luisão e Semedo e Grimaldo as rotinas começem a verificarem-se.

    ResponderEliminar
  7. e que nada neste mundo nos cale a nossa voz Benfiquista..

    ResponderEliminar
  8. Benfica tricampeão acredito

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo