sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Um + Um + Um + Um... E Pluribus UNUM!

Sport Lisboa e Benfica, porto e sporting. Os 3 da vida airada que é o futebol Português...

Este artigo baseia-se em quatro posts: Um do Antitripa, que se baseia noutro publicado num blogue afecto ao sporting (os links, para quem ler na integra estão todos no glorioso Antitripa). Outro do CdAG. Do EDB, já antigo mas sempre presente. E um do NGB. Com este pano de fundo, tive vontade de fazer uma retrospectiva pessoal, acrescentando mais uns factos. No final, cada um decidirá ter (ou não) a sua própria opinião. Poderão deixá-la aqui ou entregá-la onde bem entenderem!

Como epígrafe, a melhor maneira de caracterizar o futebol em geral (o português em particular) é a seguinte:
"Um copo límpido que se permitiu encher de merda"...

Temos então os três grandes clubes de Portugal: O sporting sem guito mas com léria; O Benfica sem guito mas com liquidez e o porto sem guito mas com contactos.

Comecemos pelo principal candidato ao título, o porto!

O fracasso desportivo da época passada (após um 2012 2013 quase perdido) teve consequências que se estenderam a outras dimensões da vida do clube:
  1. Na financeira, fruto de uma política de aquisições desastrosa (para a entidade e não para quem a gere e quem a cohabita) em que dezenas de milhões foram gastos em jogadores excessivamente valorizados (e que poderá ter estado na origem do pedido de demissão de angelino ferreira... cirurgicamente substituido por um outro gomes (já vão dois), cavador de grandes covas financeiras mas artista da palavra com muitos ouvidos no norte);
  2. Na política (interna e externa do clube) pois ajudou a alimentar uma luta pela sucessão que pôs à vista de toda a gente debilidades na liderança de Pinto da Costa que seriam impossíveis de imaginar uns anos antes (a partir do momento da venda de Futre até agora).
  3. Na imagem já muito dinamitada e debilitada! Morre um dirigente lá dentro (Atentem no texto deste link... Com quem é que o falecido se dava bem... e que também já desapareceu de lá) e o clube conta com a complacência da força da lei do norte (talvez o homem ainda esteja vivo...) para uns tempos depois a tratar com desprezo como se fossem cães vádios... O director de comunicação a meter-se verbal e quase fisicamente com os jornalistas ainda no relvado... O "só os estúpidos é que falam de árbitros" deitado pela borda fora após uma derrota mais do que justa!
Todas estas questões (incluindo o assalto à fpf mal explicado, mal publicitado e mal resolvido), fizeram com que o outro gomes, e por reacção o vitorzinho pereira, baixassem a guarda na fpf. Só o mortágua continuou a trabalhar mas nada foi suficiente para parar o Benfica e o sporting. Os dois clubes de Lisboa sabiam que sem terem culpa no cartório, o resultado seria expor parcialmente o castelo do clube do porto... Vê-se agora que é de cartas, mas falta haver vento... Que não necessita de ser muito!

Todas estas questões ajudam de facto a explicar esta abertura do clube à "intervenção externa" que estamos a assistir desde Maio... Houve, há e vai continuar a haver uma necessidade de vida ou de morte em recorrer a uma peculiar ajuda externa à tal "super-estrutura"! Se antes bastava dar uns conselhos matrimoniais, pagar umas viagens, pagar uns cafés e oferecer uns cabazes de fruta, hoje em dia aquele pessoal viu o erro que cometeu, engoliu em seco e chamou um dos reis das doninhas:  O poder foi entregue a mendes porque o medo da derrocada estava mais do que ao virar da esquina. Não se sabe se foi por vontade própria ou porque o nó estava tão apertado que respirar já era quase uma miragem...

Com mendes veio um espanhol, veio também a manha dos bascos e mais contactos externos... Não seja angel villar... Basco! Com lopetegui já não há director de comunicação, chefe do departamento de futebol ou presidente. Quem fala é ele! De forma ternurenta passa a mão pelo pelo dos adversários...
... e de forma meio desinteressada manda recados ao vivo à tal extrutura! Não é frente a frente no silêncio do escritório... É à frente dos jornalistas pois claro!
E tem tudo o que ordenou...
Nada está garantido mas este parece ter sido o modo de não acabar a ganhar qualquer coisa de vez em quando: Manter os contactos de cá (árbitros, polícia, políticos, bancos, fpf e imprensa) e aprofundar outros lá fora!

Não sei como vai ser depois deste periodo combinado. O facto é que o presidente já está casado com uma brasileira e tem tudo pronto no Brasil, mas será que vai deixar Portugal com este tal periodo combinado ainda em vigência? Ou será que vai ficar por cá até ele estar terminado? Independentemente do que quer que seja, voltar ao volante desta sucata não vai ser fácil... Reconheço que o plano pode ser bem sucedido em controlar as contas do chaço, mas na altura de voltar a colocar as mãos no volante... Quem lá esteve a limpar a porcaria não vai querer sair de fininho...

O sporting... Não sei se o que transpareceu das novelas william carvalho e slimani é verdade... O facto é que não saíram e a credibilidade da imprensa anda pela hora da morte (olhem o record que aviou a marioneta do manha - agora temos lá um tal de ribeiro, o farinha e o magalhães... Se for pelas palavras, que elas se cumpram).

Não têm dinheiro mas o banco é amigo deles. Quanto à léria... Tudo como sempre tem sido:
Vídeo aqui.
Haja cueca que aguente! Têm, parece-me, um treinador sóbrio que pode vir a fazer muito... Marco Silva, sabe onde se foi meter...
...mas parece-me mais uma vez que a espinha dorsal que ostenta ainda é a sua!

O Benfica, não deve ter muito guito mas tem liquidez, é tipo um bom baralho para ter por perto onde se cospe quando se quer! Por coincidência (ou não), primeiro ano da Benfica TV deu em 2 títulos mais 2 troféus. Até fomos campeões nacionais ainda com 180 minutos para jogar! Vendemos muitos aneis mas os dedos não ficaram, despidos... Comprámos o que foi possível, readquirimos o que era supostamente viável e após um periodo de pré-época tumultuoso... Fizémo-nos à estrada!

Na vertente desportiva, O Benfica parece ter um treinador! Sempre lhe critiquei a gestão de plantel e não o planeamento mas JJ evoluiu. A confiança ou falta dela, nos jogadores, são dele mas ele é o homem do leme. O que parece ser verdade, é que ele pensa, articula e fala bem... O que é mau para quem tem de engolir sem deitar fora (vulgo jumentadores TV).

Na política, o Benfica continua sem, aparentemente, ter vontade de mostrar que se importa muito com os tumúltos que se verificam na liga. Fiquei preocupado quando o presidente LFV afirmou, na tal entrevista, que: "os três grandes se deveriam unir para que o futebol tenha rumo em Portugal"... Lendo o artigo do NGB... Mas a verdade é que só com o apoio do sporting, o figueiredo não se conseguia equilibrar nas canetas certo?
Os bancos não são nossos grandes "amigos" mas o Benfica é melhor do o sporting e o porto juntos. Os árbitros não são nossos amigos e isso foi evidente nos primeiros três jogos a contar. Não contamos com ninguém da política e acho que até nem queremos... Acho! Nunca necessitámos de juízes ou de comissários para ganhar ou para perder...

Tudo, na minha opinião (e não sabem om quanto eu gostava que fosse a realidade), porque o Benfica tem em si e na sua história a sua maior arma: A Mística. Não há mais nenhuma! Por causa dela, o número de adeptos tem sido sempre avassaladoramente superior a todos os dos outros clubes juntos. Ora mais afagados/resignados no insucesso ora vulcanicos na celebração... E sempre presentes! Mas também com uma deficiência, pequena mas que se agiganta consoante o número aumenta: A incapacidade de pensar mais por si próprios!

Parece que já se esqueceram que o Benfica é Campeão Nacional, Vencedor da Taça de Portugal e da Taça da Liga e da Supertaça!
Disto não nos podemos esquecer nunca. Disto e do facto de que fomos os primeiros a consegui-lo. A capacidade de pensar por nós próprios também nos hipnotiza ao que os outros dizem. Tolda-nos a visão que de límpida, depois de enchida com a tal da merda, se tornou turva.

Como é que faço? Simples, tenho as minhas ideias, escuto/leio as ideias dos outros, converso/teclo com outros. Por vezes mantenho o que penso, outras vezes reapetrecho a minha opinião. Chamem-lhe parafrasear se quiserem! Este post é o exemplo disso! Tudo desagua em acrescentar conhecimento... Só sei que nada sei! Quero ser melhor! Na vida e por arrastamento, melhor Benfiquista!

A única coisa que não muda, porque é uma constante avassaladora que prepassa gerações e dirigentes, é o Benfica!

Pensem por vocês, como já escrevi eu também mudo de opinião se os factos assim o comprovarem...

PS1: Entretanto em Aveiro, muitos gatos deixaram de ser pardos! Eles bem que tentaram utilizar a táctica do norte... Mas desta vez não resultou! Como tudo seria diferente cá em Portugal se...

PS2: Malta do facebook, é mais fácil seguirem a página do que pedir amizade. Não tenho muito tempo! E há uns tempos, depois de aceitar amizades de forma sucessiva, tive de fazer uma limpeza porque uns so-called amigos denuciaram a página...

PS3: Houve uns posts sobre o que é ser benfiquista e como se deve ser benfiquista que foram publicados... Não me assiste comentar e até acho perda de tempo andarmos a ouvir/ler outros (por mais bem intencionados que sejam) a tentarem ensinar uma pessoa a ser Benfiquista.

A espontaneidade é um dos factores mais fortes dos adeptos do Sport Lisboa e Benfica. Penso que até que é uma das mais valias que o nosso clube tem. Não somos manada, todos temos divergências mas infelizmente ainda não é fácil dialogar de forma construtiva.

E Pluribus UNUM

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Grande Carlos! Podemos ser diefrentes... desde que sejamos do Benfica!

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  2. Agradecido Poison...

    Sempre com lucidez, a que for possível porque o Benfica é também uma paixão, a defender o GLORIOSO!

    ResponderEliminar
  3. De regresso para mais uma época atrás do glorioso e por conseguinte aqui do "tasco", parabéns por mais um artigo nota 10.
    i. aquele vídeo de um programa de comentadores só me faz crer que faço muito bem em não ter tv por cabo, mas que palermice, alguém paga aqueles senhores pera estar naquele circo durante horas? enfim...
    ii. o porto este ano vem ferido, é um ano de alerta máximo, e se vem com mendes ainda mais perigoso é (apesar de a seleção estar a arrumar com o empresário).
    iii. o Marco Silva... o ano passado, por várias vezes, defendi o seu ingresso no SLB, vamos ver se não foi melhor assim (para ganhar calo primeiro).
    Saudações gloriosas e viva o Benfica.
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo