quarta-feira, 17 de setembro de 2014

LC 1ª J: Sport Lisboa e Benfica 0 zénit 2

E... O Benfica perdeu! Globalmente, a campanha champions 2014-2015, não começou mal. O jogo é que não correu bem! E começo de imediato por este assunto, o que é que fez com que o jogo não tivesse corrido bem? Não é a qualidade global mas sim o detalhe:



Tenho imenso respeito por Jardel o qual considero ser um excelente profissional e um bom defesa central! Mas ele não é Garay, David Luiz ou mesmo Luisão. Para estas andanças de champions, é necessário mais valor, caso contrário teremos dificuldade contra adversários de grande categoria... O zénit até é do nosso nível! Talvez JJ possa considerar em começar a dar minutos a Lisandro de modo a vermos se o rapaz vale alguma coisa. O lance do 1º golo e o lance da expulsão de Artur devem-se ao facto de Jardel ter feito passes de risco não calculado! Não aprendeu na primeira e fez a segunda! Na segunda parte repetiu... Enquanto garay fazia o mesmo na boa... Mas vestido de azul!
Artur continua a ser o mesmo: Equivoca-se continuamente em lances cruciais: Não cabe na cabeça de ninguém fazer aquela placagem ainda nem se estava a meio da primeira parte e com o resultado em 0-1! Se estivéssemos a atingir o final da partida com outro resultado, SIM! Retirou um jogador de campo e o Benfica até acabou por sofrer um golo (Paulo Lopes não tem culpa nenhuma)! Não sei o que se passa com o Júlio César... Será que veio em má condição! O que interessa em termos competitivos de champions é que Artur também não é guarda-redes para uma equipa que quer fazer alguma coisa!

Podem pensar que estou a crucificar ambos os brasileiros (mais o guarda-redes) mas os factos são factos: A falha no detalhe decidiu o jogo porque em termos mais globais, os russos nem são melhores do que o Benfica.
Na verdade, o zenit joga com um avançado à Lima, sozinho lá na frente mas os cinco jogadores que o apoiam foram muito mais versáteis que os cinco do Benfica que apoiam Lima! Rondom e Lima não tiveram muito jogo lembram-se, mas os tais cinco jogadores do meio campo do zénit jogaram de forma mais harmoniosa que os do Benfica! Talvez não esteja muito longe da verdade quando afirmo que eles encararam o jogo com menos medo do que o Sport Lisboa e Benfica! A diferença esteve na intensidade a meio campo! Depois o zénit tem jogadores feitos, comprados já em estado bem maduro... E inteligentes!

JJ levou um rombo na equipa e ainda está em fase de acabamentos no que respeita à criação de laços/harmonias entre os novos jogadores e os restantes e entre os sectores da equipa! Com isto em mente, talvez seja mais fácil de compreender o facto de ter dado a sensação de Talisca, Samaris e Eliseu terem sentido dificuldades nas marcações... E consequentemente terem dado a ideia, especialmente na primeira parte, de andarem um pouco perdidos...
Escrevi que globalmente, a coisa não foi má. A segunda parte comprova-o... E que segunda parte! Foi um espectáculo! Teve de tudo. Oportunidades para ambos os lados resultado de um futebol de ataque jogado por executantes de alto calibre. Grandes defesas para ambos os lados! O Benfica teve mais cabeça, acertou os posicionamentos e, com tanto volume de ataque, até chegou a dar a ideia de que não estava em inferioridade numérica... A dita inferioridade só se mostrou quando tentávamos recuperar a bola quando o zenit estava na fase do começo de construção de jogo de ataque.

Ficou então claro que 11 contra 11... Não me venham com essa de que o zenit baixou ritmos e esforços! Jogou da mesma maneira! O Sport Lisboa e Benfica é que resolveu ir à sua vida e fazer por ela! Assim, devemos, nós Benfiquistas, estar satisfeitos!

Parece-me que a derrota serviu para que a equipa venha a crescer... E os jogadores devem ter isso na consciência e deverão dar a resposta já na alemanha daqui a quinze dias! Provaram que foram inferiores só em número e que caso essa inferioridade não tivesse acontecido...

Os meus parabéns ao fiscal que sancionou o segundo golo da equipa russa! Foi das poucas vezes que aquele mono, que a uefa decidiu colocar atrás das balizas, actuou bem!
Infelizmente o mono viu a bola dentro da baliza e perdeu os olhos... Não viu mais nada nem o penálti descarado sobre Sálvio... Mas a isso já estamos habituados há mais de trinta anos! O Benfica tem o meo nas camisolas, o zenit tem a gazprom. A gazprom não tem problemas, o meo vale tanto como uma carica de uma garrafa de sagres!

Garay, Axel Witsel, Javi Garcia... Foi um prazer ver artistas do melhor (made in Benfica) também do lado do adversário.
Grande... O apoio dos sócios! os seus cânticos lavaram a minha tristeza e eu sorri. Obrigado aos adeptos!

O resultado? Justo mas pela diferença errada.

5 comentários:

  1. O Artur já nem devia calçar mais, mesmo se o erro começa no Jardel (que de fato não é central para champions) ele tem uma saída à sua imagem, indeciso, como é que a equipa poderá desafiar qualquer adversário se tem medo de sair a jogar, dá-me raiva, mete o Paulo Lopes, dá-lhe uma porra de oportunidade pá...
    O apoio é emocionante porque os verdadeiros estão SEMPRE PRESEИTES, o Benfica é "o amor da minha vida"!
    Façam o favor de levantar a cabeça e ganhar para o campeonato que é o que todos queremos, rumo ao 34.
    saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
  2. Excelente resumo do jogo, como sempre. :)

    ResponderEliminar
  3. É o ke dá malhar continuamente no cego.Jesus tem as suas virtudes sem sombra de duvida,mas a teimosia e o egocentrismo muitas vezes tiram-lhe o discernimento ke é fundamental.Ésta continua aposta em Artur já roça o ridiculo,o homem por muito ke keiram tapar o sol com a peneira não dá uma para a caixa,seja cruzamentos,decidir o tempo de entrada aos lances,atirar-se para defender um remate,é mau.A insegurança ke revela,juntando a teimosia do treinador dá o resultado ke está á vista.Ou muito me engano,ou o Julio César vai ser o novo Capdevilla do plantel.Kuanto ao Jardel,acho ke não passa de um central de nivel mediano,pode engatar um bom jogo,mas estamos sempre á espera ke faça uma asneira ke lixe tudo.E ainda por cima,kuando vimos nos russos akele fenomenal central chamado Garay,ke continuo a achar ke entrava de caras em kualker ekipa de top mundial.Não está nada perdido,mas acho ke para passarmos,para além de ser fundamental vencer os 2 jogos na Luz,teremos ke pelo menos ganhar 4 ou 5 pontos fora de casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teremos de dar a resposta na alemanha! É a minha firme convicção de que vamos lá pontuar!

      Jogos são jogos e não são só 11 contra 11, mas acredito que seremos capazes de trazer pontos/pontos da alemanha

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo