domingo, 28 de setembro de 2014

6ª J: Estoril 2 S.L. Benfica 3

É o que dá dormir durante o horário laboral. Parece-me evidente que esta frase acaba por resumir taxativamente, o que se passou ontem ao final do dia na amoreira.

Com um jogo na champions na próxima semana, o Benfica entrou com a intenção firme de ganhar a partida o mais rápido possível. JJ escalou a equipa habitual e a superioridade teórica dos seus jogadores foi comprovada durante cerca de vinte minutos.

O Benfica foi forte na pressão alta, rápido na transição e preciso nos passes... Aos dez minutos, a vantagem de dois golos era o espelho claro do que se passava no relvado. Aos vinte minutos, se o Benfica estivesse a ganhar pelo dobro, não era haveria nenhum espanto.

Mas tal não aconteceu. O que se passou foi muito óbvio: Há ainda falta de rotinas entre os jogadores. Quando o ritmo abranda, há sectores da equipa que se desligam mais rapidamente e entram em défice.
Na época passada, mesmo sendo quase o mesmo plantel que em 2012 2013, só  no final de 2013 e inícios de 2014 é que a equipa se afinou! Estamos em final de Setembro e eu não posso exigir que as harmonias entre sectores sejam as mesmas a que me habituei durante a segunda metade da época passada. Não posso exigir mas posso emitir a minha opinião sobre alguns jogadores e sobre JJ, certo?

Pessoalmente, considero que Jardel é um central de média qualidade. Há duas épocas atrás, substituiu Luisão quando este foi suspenso por ter dado um chega-para-lá num meco alemão. E esteve relativamente bem! Talvez o problema de Jardel seja o facto de ter andado demasiado tempo a ver Garay a jogar. Dá-me a sensação de que o brasileiro tenta imitar o argentino na sua maneira de abordar o início da construção do jogo ofensivo. Neste detalhe, que é de tremenda importância, Jardel erra na abordagem e sendo central cria uma imensa clivagem no equilíbrio da equipa. Talvez deva deixar-se de tentar personificar o central argentino! Talvez deva manter-se fiel à sua identidade: Profissional trabalhador, sempre pronto a dar o seu contributo sem criar ondas. Sendo assim, certamente irá encontrar o seu equilíbrio e com isso quer ele quer a equipa só terão a ganhar. Continuar a fazer passes de risco mal executados é que não pode ser.
Mas, atenção, a culpa de o estoril ter chegado ao empate não foi de Jardel. Foi sim de toda a malta. Dá a sensação de que se pensou que eram favas contadas, a equipa baixou o ritmo dos processos defensivos e ofensivos, o bloco único partiu-se em três e o estoril começou a entrar pelas brechas... Resultado? Quando a sesta acabou, estava tudo como no início mas já não faltavam noventa minutos... Toca a ir atrás do prejuízo...

Entra em acção JJ e tira Talisca. Talisca deveria ter saído muito mais cedo, arrisco dizer que deveria ter ficado no balneário ao intervalo. Na minha opinião, JJ errou em deixar o jogador brasileiro tempo demais em campo. Desde o minuto dezasseis, após ter levado uma valente pancada de rúben fernandes, que Talisca foi desaparecendo do jogo. Ele que já tinha levado muita porrada frente ao moreirense, e que tinha recuperado in-extremis um dia antes...

Há semelhanças entre Talisca e Mantorras. Mas num plano muito geral! Jogador do Benfica que é bom, acaba por levar porrada atrás de porrada até... Talisca tem cinco golos e não sei quantas nódoas negras...

Com Derley em campo, o estoril portou-se como uma equipa à josé peyroteo couceiro: Recuou para a toca, fechou portas e janelas, esperou por um erro do Benfica para tentar ganhar a partida.

Quatro minutos depois da entrada de Derley, cabrera vai para a rua. Já com um amarelo, aborda de forma totalmente disparatada uma investida de Enzo Perez. O argentino é inteligente e o Benfica volta a estar com mais uma unidade em campo. JJ mexe de imediato e tira Samaris para colocar John. O cerco estava montado e um minuto depois o Benfica volta a estar na frente do marcador. Por aí ficou até ao final da partida!
Se repararem, o Benfica tem conseguido ganhar os últimos jogos com Gaitan no meio... Coincidência? Talvez ou talvez não...

Em termos globais não destaco ninguém nem pela positiva nem pela negativa, apenas mostro um cartão amarelo a todos os jogadores. Dormir é à noite e em casa!

Escrevo agora sobre a arbitragem. Junto a este jogo, a partida de alvalade:

Pelo que as regras dizem, o porto deveria ter ficado a jogar com dez desde os dois minutos de jogo. Fala-se de bom senso... Pelo que foi escrito, olegário teve bom senso ao não assinalar penálti contra o sporting (parece que inventaram um novo conceito para o futebol português: O aumento da volumetria!)...
Qual a posição do bom senso do vasco santos no lance que antecede o segundo golo do estoril? Não terá visto? Acredito que sim mas o Benfica acabou por sofrer golo.

Na amoreira, caso o Benfica tivesse empatado a partida, os Benfiquistas poderiam valer-se deste lance para desculpar... A má actuação da "sua" equipa após o zero-dois. Eu certamente seria tentado a fazê-lo. O problema é que demonstramos tanta qualidade em vinte minutos e depois desligámos a ficha.

Três pontos ganhos de forma justa, numa altura em que JJ ainda está a estabilizar a equipa, venham os alemães do leverkusen, os nossos queridos inimigos de longa data. Que a história tenha novo episódio com o mesmo epílogo dos episódios anteriores...

PS: O clube de futebol da cidade do Porto anda em polvorosa. Quatro pontos de diferença para o primeiro classificado, é uma vantagem interessante e importante mas realmente não decide ainda nada. No entanto é motivo para que esse tal clube ande alarmado. A época passada, o Benfica chegou a ter, nesta altura, cinco pontos de desvantagem...

Com o alarme a soar de forma tão estridente, o pessoal volta a dar ênfase à mentira. É verdade! Depois da absolvição, nada como continuar a mentir...
O resto da treta... Da entrevista aqui!
Ficam aqui uns gifs para que possam formular a vossa opinião:
Devem ter a certeza de que os sócios do clube acreditam em tudo o que escrevem e em tudo o que dizem. Assim sendo, toca a mentir mas os Benfiquistas e restantes adeptos de outros clubes, devem estar de sobreaviso e saber que tudo é baseado na mentira.

Interessante a reacção muito idêntica de JJ e Marco Silva ao choradinho de lopetegui. Lopetegui que se esconde claro:
Num clube cujos dirigentes mentem...
A tal a "fundação". A tal mentira...
Nada de novo acontece não é?

E Pluribus UNUM

14 comentários:

  1. Belo post!!! Nem mais.

    Mas já agora dos lagartos vs corruptos... o Slimani também não foi expulso porquê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que o slimani devesse ter sido expulso. O indi é que deveria ter visto o cartão amarelo. O olerápio foi para o jogo com muita ponderação.

      Expulsão expulsão... talvez o quaresma que arrancou o amigo dani do relvado... Já a semana passada expulsaram o maicon por uma coisita igual...

      Eliminar
    2. Mas se o Luisão agrediu o árbitro... o Slimani a empurrar daquela forma também agrediu. Onde anda a coerência dessa malta?

      Mas o Quaresma pode fazer o que quiser. Por mim... assim podia ser que ele fosse sempre titular... não jogam nada com ele na equipa.

      Eliminar
    3. Aí tens toda a razão troza.

      Parece que o árbitro é melhor actor que o indi.

      De facto com quaresma em campo temos grandes hipótese de ver o porto a jogar com um a menos...

      Eliminar
  2. Tenho a mesma opinião em relação ao jogo de ontem,onde após estarmos a vencer por 2-0 tirámos literalmente o pé do acelarador,se isso não se tem verificado,de certeza ke ao intervalo estariamos a vencer por uma margem muito maior.Foi um jogo em ke tive a oportunidade de ver ao vivo,e onde se percebeu ke a diferença de valor era tão evidente ,ke só a atitude sobranceira da nossa ekipa poderia ter dado para o torto.E agora ke temos o avanço ke temos sobre osgas e javalis corruptos,o expediente vai começar a ser mais descarado,pois com a absolvição do delfim do pedroto,akela seita voltar a ter luz verde para pôr em pratica tudo akilo ke os distingue,ou seja corrupção,trafico de influencias,jogadas de bastidores,aliciamentos e coacção,nada a ke já não estejamos habituados.É bom ke o Sr. Vieira esteja atento,pois o brutal investimento ke os andrades fizeram,terá ke ter o retorno necessário,pois a hiena já começou ontem a arrotar bem alto de ke o Glorioso estava a ser favorecido,e kuando o avô da fernanda grunhe,geralmente tira proveito.Mas enkuanto o sporting e os porcos andarem nestas guerrinhas,o melhor é para nós.Por fim,só para dizer ke com Artur e Jardel,estaremos sempre com o coração nas mãos,pois serão sempre capazes de fazer kualkuer calinada durante um jogo.É dificil de entender a aversão ke Jesus começa a demonstrar para com Lisandro e com outros jogadores ke poderiam garantir um maior poder de escolha do nosso treinador,como Pizzi,Bébé ou Nelson Oliveira.Mas no fundo o ke interessa é ke vamos na frente,e agora a atitude tem ke ser séria ,humilde e trabalhadora,e sobretudo olhar para o adversário da mesma forma e com espirito de vitória,chame-se ele Estoril ou Leverkusen.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo Alexandre.

      Em relação ao Lisandro, talvez JJ esteja a ser teimoso e queira que o Jardel atine. Não é fácil mas vamos ter de levar com esta situação. Lisandro terá a sua oportunidade brevemente para a Taça, penso eu!

      De facto, devo confessar que esperava uma "reviravolta" na atitude dos árbitros nesta jornada. Mas a verdade é que o olerápio e o filho do martins "corrupto" dos santos acabaram por ter arbitragens... Palavra que não acredito que vou escrever isto, equilibradas.

      Será que há uma viragem ou uma acalmia antes da "tempestade"? Vamos aguardar.

      Quando escrevi que achei interessante a coincidência de opinião entre JJ e o marco silva, não o fiz por acaso. Ambos ouviram e viram o que se passou desde o início da corrente temporada e durante os últimos anos (marco silva poderia ter ido para o porto mas não foi... A razão pode ter muitas ramificações mas quase que aposto que o facto de ir treinar um clube corrupto e ser de "outra" filiação clubística terão pesado na sua decisão).

      O facto de os adeptos ouvirem esta "união" de pensamento corta as asas a muito boa gente e coloca a ideia de que o lopetegui pensou que vinha para aqui passear (porque lhe disseram isso). Isso pesa muito na direcção para onde sopra o vento da comunicação social ainda avençada.

      Estive a ver, ontem, um programa de debate na rtpn e os gajos fartaram-se de falar mal do porto e do lopetegui. Dá a sensação de que as coisas podem estar a mudar. Mas a verdade é que acreditei que isso poderia ser possível quando o nando das facturas assumiu o controlo da fpf com a bênção "inequívoca" de LFV.

      Teremos de aguardar. Como tudo na vida neste país...

      Eliminar
  3. Melhor leitura após qualquer jogo do Glorioso! Obrigado mais uma vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pela visita e pelo comentário.

      Saudações Gloriosas poison!

      Eliminar
  4. Mais 3 pontos, assim é que é, rumo ao Bi.
    Só queria expressar que vou "rezar" para ver Varela na baliza na terça, tenho um feeling que vamos ganhar um grande GR.
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiver de ser o puto, certamente irá dar conta do trabalho! Mas acho estranho o César estar tantas vezes lesionado...
      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
  5. O ponto chave deste jogo foi de facto o momento em que Talisca fica em inferioridade física, isto a meio da 1ª parte. Desde aí ficámos a jogar com 10 e com o rapaz a queixar-se várias vezes...
    Havia ainda 2-0 e se a substiyuição fosse logo feita +- 30 min, nunca os amrelos viriam a empatar o jogo.
    O Benfica anda bastante Talisca dependente e com o rapaz arrumado o Estoril atrás ficou à vontade e pode começar a subir como quis. Teimosias à JJ...se nós vimos ele também terá visto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se o Benfica anda Taliscodependente. Mas o facto é que ele deixou de dar o contributo necessário e o resto desacelerou o ritmo. Depois foi ver os amarelos a entrar muitas vezes por todos os lados...

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo