sábado, 13 de setembro de 2014

4ª J: V. Setúbal 0 S.L. Benfica 5

Mais três pontos conquistados, sem espinhas mas com algumas histórias interessantes.

Na véspera de receber os pouco russos do zénit, e nós também somos pouco portugueses, o Benfica deslocou-se a Setúbal para defrontar a rapaziada de domingos paciência. Um grupo de jogadores que só se equipara ao Benfica em termos de entrega ao jogo e mesmo aí, só o conseguiu fazer durante trinta e cinco minutos. "Mind over matter"... Na primeira parte, assim que Talisca dissolveu a matéria empírica, a mente sadina acompanhou o fluir do rio Sado e lá foi para o Atlântico. Na segunda parte, o Benfica tentou usar a tal dose de pragmatismo (que tão bem usou a época passada) mas a objectividade só deu para mais duas bicadas bem sucedidas.


Penso que foi melhor assim, marcaram-se cinco golos o que foi suficiente. Não se marcaram oito ou nove o que teria empolado a nação Benfiquista, estarrecido a imprensa, deixado de sobreaviso os adversários. Poderão agora vir as vozes inteligentes nas matérias futebolísticas afirmar que o setúbal afinal é uma equipa banal... Quando passaram a semana a recordar os 5-2 de 1993/1994.

O jogo não foi bem assim. O Benfica teve de se empenhar na primeira parte durante trinta minutos. Adiantou-se bem cedo no marcador através de um golaço de Sálvio, e assim que viu que tinha o jogo nas mãos, começou a criar situações em catadupa com Talisca a chegar sempre atrasado até que... Talisca, farto de ouvir dizer que é bom mas não é este ou aquele, decidiu dizer que não é este nem aquele mas é Talisca! Ao intervalo, o jogo estava resolvido, fruto de uma melhora nas harmonias entre sectores... Foi evidente que o carrossel já está a funcionar, não está apuradíssimo mas já carbura e com uma relativa qualidade pois o setúbal nem deu por ela...
Na segunda parte, JJ foi corrigindo posições e até rodou jogadores. Pena Júlio César não poder ter dado o seu contributo, é que jogos como estes não serão fáceis de encontrar durante esta época... Ou talvez até sejam!

Quais as tais histórias interessantes que escrevi lá para trás? Samaris por exemplo. O Grego demonstrou várias disponibilidades: Física (muita mas pode dar mais ainda), táctica e técnica! Era vê-lo a trinco, terceiro central (no meio e/ou na esquerda no lugar de Jardel). Não valerá a pena fazer comparações a outros jogadores que já passaram por cá, Samaris será sempre Samaris! Gostei de o ver ontem à noite e ainda vamos bem no início da época.

Talisca. Tenho-o escrito desde o início da época: Talisca tem condições de vir a ser grande. Mas Talisca não joga no Benfica há dois ou três anos, ele veio do Brasil e nem teve tempo de se habituar com a sua nova casa. Foi de imediato recambiado para a titularidade. Pelo que tenho lido, tem sido alvo de trabalho físico elaborado de forma a ganhar massa muscular... Abençoados quinze dias de interregno que ajudaram aquele palito a ficar mais cheio, mais apurado e ambientado a JJ. Ontem, era vê-lo a ajudar o meio-campo, a segundo ponta de lança, a número dez e a extremo esquerdo... Para os jumentadores amestrados, foi um noite para esquecer! Para Talisca um noite para recordar e para não tirar os pés do chão. Ele tem de continuar a trabalhar, manter a cabeça fria que o setúbal é uma equipa pequena. O futuro é todo dele e três golos... São somente três golos...

Enzo Perez. O que posso eu dizer acerca de Enzo depois de muita gente afirmar que ele não é o mesmo? Posso escrever duas coisas: Vice-campeão mundial (começou mais tarde a sua preparação) e uma pré-época cheia de tretas por via de uma hipotética transferência para uma equipa menor... Resultado? Bem, Com Enzo em campo: 0-5. Com Enzo fora: 0-0!

Cristante. Não deu para ver muito. Mas ele lá correu. O que me chamou a atenção foi a profundidade dos seus passes a rasgar a linha defensiva do setúbal. Não foi bem sucedido, mas foi imediato e demonstra pragmatismo de execução. Esforçou-se na marcação de uma forma aguerrida mas também sóbria... E jogou com Samaris! Mais um motivo para os jumentadores amestrados terem tido uma noite de pesadelo: A dupla greco-italiana não sofreu golos na sua primeira utilização, e há tanto para jogar e para aprender...

Luisão. Dois/três cortes cirúrgicos... O Brasileiro já pertence à história do nosso clube! Quando um jogo menos conseguido consegue apagar da memória mais de dez anos a defender o Benfica é muito mau. o Título de 2004/2005 tem a sua marca (golo ao sporting). O título de 2009/2010 também tem (golo ao braga). A caminhada para o Jamor 2013/2014 também (golo ao sporting), a conquista da Taça da Liga também (segundo golo). Humberto, Mozer, Ricardo... Sim claro mas foi há muito tempo! David Luíz e Garay eram melhores... Não são o mesmo tipo de centrais e quem consegue provar se eles são melhores porque assim o são ou porque jogaram com Luisão?

Sálvio. O argentino anda à procura de engatilhar as suas fantásticas qualidades. Ontem foi um desfile de maus passes, maus dribles e de repente... Pimba! Um míssil teleguiado para o fundo das redes! Um autêntico abre-latas providencial!
Lima: O que mais me sensibilizou foi ver Lima isolado pela direita e em vez de rematar... Fez uma assistência a John! Ele que tanto tem andado à procura do golito! Eles irão chegar Lima...

Bem esteve JJ em tirar Eliseu e Gaitan. Amarelados e com o resultado feito, não valia a pena tentar o destino e vê-los a serem expulsos!

O árbitro e o fiscal que não viu maicon em fora-de-jogo na catedral há três épocas atrás. Bem no amarelo a Eliseu; Gaitan nem tocou no jogador sadino mas arriscou pelo que capela esteve bem... E há um fora-de-jogo hipoteticamente mal assinalado pelo tal fiscal ao ataque do setúbal. O engraçado é que as imagens da sporttv, apresentaram uma linha amarela meio esquisita que indiciava que o dito offside teria sido mal assinalado. Mas só apresentaram essa imagem uma vez! Até deixaram de apresentar a tal linha amarela durante o resto do jogo para aquilatar das posições dos jogadores... Muito estranho! Será que é mal assinalado? Talvez tenha sido e o prejuizo não foi desta vez para o Benfica.
esquisita a linha amarela da direita... E a bola já está longe do pé do jogador que desmarca...
Há também um lance dentro da área do Benfica onde Samaris... Difícil de dizer se Samaris deu só na bola ou se deu meio na bola e o outro meio no pé do jogador do vitória. Felizmente foi a doze minutos do fim...

Fica o resumo para recordar:
PS1: Parece que faleceu um tal de António que foi árbitro e que ajudou o clube de futebol do Porto a ficar com um palmarés mais garrido. Vou tentar, com base na blogosfera (não só encarnada) homenagear o antónio... Talvez para a semana se não me ocupar muito o tempo!

PS2: O fernado, ex-jogador do tal clube do porto, deu uma entrevista ao jornal do seu ex-clube. Taxativo este fernando!
Ainda nesta edição, o jornal do porto decidiu escalpelizar os métodos de condução de ex-jogadores do Benfica, isto porque Jara se despistou...
Para ficar empatado, o AMC publica a contagem de ex-jogadores do tal clube do Porto:
Não queremos nem mais, nem menos para o Benfica. Nesta edição do tal jornal, ficamos a saber que dinheiro é coisa em vias de extinção permanente no tal dito clube:
PS3: Perguntaram-me quem é que eu penso ser a melhor solução para treinar a selecção, agora que bento se foi... Disse em tom jocoso que como os poderes instalados querem manter as coisas as coisas ao mesmo nível, será melhor colocar o nando das facturas a treinar os jogadores e o mendes dos negócios a presidir a federação.

Não sei se há algum treinador sério que esteja com vontade para assumir aquela função! Talvez o bitó pereira, com aquela fé toda que tem e com o conhecimento de quem manda na fpf (foram três épocas a trabalhar com aquela gente), parece-me ser uma boa opção! Palavra de honra. Não terá é os árbitros e fiscais a ajudá-lo... Quem sabe não é?

6 comentários:

  1. Benfiquistas. Um apelo as Claques.
    O Voo Das Águias.
    É o novo cântico para as nossas claques do Benfica, vamos acompanhar todas as modalidades, aos Estádios, e Pavilhões.E cantaremos até que a vós nos doa, juntem -se a nós.

    ResponderEliminar
  2. Num jogo onde a nossa vitoria não sofre contestação,o ke mais prazer me deu foi ver o choramingas amestrado a bufar ke nem um boi kuando já estavamos a vencer por 5.Na nossa ekipa,naturalmente ke o maior destake vai para o Talisca com 3 golos,e tambem para as estreias do Sámaris e do Cristante,tendo o grego apresentado apontamentos muito interessantes.Na minha opinião faz de certo modo lembrar o Katsouranis.Kuanto ao falecimento do ex arbitro e colaborador oficial dos corruptos,para alem de lamentar a perda de um ser humano,era bom ke se apercebecem do ke esta pessoa fez para ajudar a colocar os andrades como dominadores do nosso futebol.Pouco depois de deixar os relvados ,o Sr. Garrido foi convidado para colaborador dos corruptos,tendo como missão acompanhar,ou melhor influenciar e coagir os arbitros ke iriam apitar os jogos do porto.A sua influencia e prestigio eram grandes,e por isso os andrades aproveitaram a sua capacidade para continuarem a construir a seita ke tomaria de assalto o poder do nosso futebol.Esta personagem foi juntar-se a pessoas como adriano pinto,pinto de sousa,guilherme aguiar,reinaldo teles,poncio monteiro e mais tarde lourenço pinto como os executores da morbida e velhaca estrategia de ódio,complexo e inferioridade e inveja ke tinham para com o Glorioso,tendo como objectivo tomar a todo o custo o poder do futebol,especialmente o concelho de arbitragem.Estrategia essa ke era preconizada primeiro por pedroto e depois seguida pelo peidoso senil.Kem kuiser ke vá ver o ke se passou depois do jogo da liga europa em 2011 entre os corruptos e o villareal,na mariskueira de Matosinhos,onde este senhor levou o arbitro holandes Kuipers a conhecer os prazeres da gastronomia portuguesa.É por causa de pessoas como esta,ke o nosso futebol chegou ao ke chegou,com apitos dourados,fugas prá Galiza,e um clima de guerra entre os principais clubes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tó garrido irá ter o seu tributo adequado. Já fiz a recolha de dados. Talvez lá para o final da semana.
      De resto tudo fino Alexandre. Estamos empatados na classificação porque fomos mais certeiros.
      Agora é tempo de afinar gargantas porque vêm aí o Garay, o Javi e o Witsel... Mais o hulk e o dany... Que jogo vai ser este...

      Eliminar
  3. Mais um "outstanding post"!
    Não vi o jogo, ouvi o relato da 1 Antena e aquilo foi de meter abaixo os nossos jogadores, que o Lima não marca, que artur está a tremer, enfim, até da rádio vou desistir.
    Jogo a jogo, o ano passado foi a receita, vamos rapazes.
    saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xiiiiii, ouvir na rádio... Já tenho cabelos brancos suficientes. A equipa estava avisada para não complicar a vida ao Artur e ele também não complicou.
      Jogo a jogo... Sempre!

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo