segunda-feira, 1 de setembro de 2014

3ª J: SL Benfica 1 Sporting 1

Fica a frustração... Sim, sem dúvidas! Frustração essa que advém do facto de ter sido visível que somos muito superiores mas que a capacidade de validação dessa superioridade não foi taxativamente efectiva...

Mas esta frustração trás, para mim, a possibilidade de sucesso. É o terceiro ano consecutivo que JJ tem de construir uma equipa! E este ano é pior!
  • 2012-2013: Saíram Javi e Witsel... JJ teve de adaptar Melgarejo à esquerda... Saviola foi-se e Aimar arrastou-se até ao final da época... Lima entrou... Rodrigo ainda estava a aquecer... Artur perdeu a confiança... E a época acabou com um rotundo falhanço na parte final.
  • 2013-2014: Aposta-se em força numa ida à final da champions mas tudo se esfuma nas luvas de um renegado... Morrem dois gigantes do Benfica... Tem de se reconstruir animicamente todo um plantel (que grande empreitada, uma vez que também se teve de fazer o mesmo com os adeptos) que só perde Melgarejo... A coisa demora mas assim que a baliza estabiliza, o Benfica dispara para mais uma grande época... E só faltou a liga dos pobres.
  • 2014-2015: Perdida a Champions, faz-se dinheiro com as vendas de Matic, Rodrigo e Gomes (janeiro)... Com o triplete ganho e devido talvez a cláusulas de rescisão baixas, perde-se o contributo de Oblak (quem tem medo compra um cão), de Markovic... Cardozo vai ganhar mais dinheiro e acabar a sua gloriosa carreira para longe... Garay era caro...
Mas ficaram Luísão, Maxi, Gaitan, Enzo, Lima e Sálvio. André Almeida está a crescer cada vez mais... Mas Amorim, Sulejmani e Fejsa estão no estaleiro... Eliseu, Talisca, Lisandro, Samaris e Tiago são na minha opinião apostas firmes que necessitam de conhecer JJ. Derley, Pizzi e Nélson necessitam de um "wake up and smell the coffee"... E John e Jara estão à beira do precipício... Ou fazem como o pinto do porto e dão um passo em frente ou viram-se para a vida e dão um passo em frente!
O Apoio continua...
Devo relembrar que a época passada, o Benfica só disparou para o sucesso em Janeiro (jogo porto). Até lá foram-se acumulando pequenas/grandes vitórias salpicadas com desgostos. Há um ano, tínhamos 4 pontos, uns penaltis a nosso favor por assinalar e golos irregulares sofridos. Esta época tudo idêntico a não ser os três pontos a mais... JJ tem tarefa árdua, mas se mantiver os níveis que ostentou a época passada (planeamento e gestão), vamos mais uma vez até ao fim!

Ontem tivemos momentos de pura arte. O golo de Gaitan é exemplo disso.
Houveram outros momentos cuja finalização destoou, aqueles dez minutos na segunda parte em que o sporting não sabia por onde os nossos jogadores entravam... Que pena que de três ou quatro ocasiões nem uma tenha entrado! Mas ontem, a táctica de gestão (tão bem sucedida a época passada) falhou de forma rotunda, após o 1-0 a equipa deixou-se baixar tanto na contenção que o sporting cercou o nosso meio-campo, pressionou em força todos os nossos sectores e obrigou o pessoal a errar.

A verdade é que Elisou já estava farto de enviar a bola para fora. Optou mal! Deveria ter tido a consciência de que Artur não está bem. Artur, mais uma vez (lance de Jackson), talvez porque era o pé cego a ter de funcionar, tentou fazer um bonito. Falhou, tropeçou e ofereceu um empate simples ao sporting. Penso que terá chegado ao fim o seu tempo de guarda-redes do Benfica... É como marcar gado, a marca está lá e é difíicil/quase impossível de sair. Quando se relembrar este jogo, o nome Artur vai lá estar... Pelo pior e nunca pelo melhor, até porque ele fez uma estupenda defesa ao cair do pano!

Só acontece a quem lá está dentro, mas já não é a primeira vez... Tal como também não é novidade o festival de oportunidades não concretizadas...
...Mas o que fica marcado é o golo do empate.

Sem um guarda-redes confiante nas saídas e no jogo de pés, uma equipa abana muito a defender e tem de mudar a sua forma de abordagem o que requer dos jogadores um esforço adicional. Em alta competição, isto torna a equipa uma presa relativamente fácil face a equipas de qualidade média alta. Desejo toda a sorte a Júlio César... Felizmente, ele não pode fazer muito mais frente à alemanha e frente à holanda no último mundial. Os adversários apareceram-lhe à frente e foram certeiros. Ele tem no Benfica uma forma de acabar em grande a sua carreira de futebolista, espero que aproveite!

Quanto aos jogadores... Espero que todos tenham visto o enorme potencial de Talisca! Ele está a entrar no esquema... Sálvio fez o que quis do peidolas mas já não teve sorte com a pontaria... Aquela assistência de Lima, ai se fosse Cardozo... André Almeida esteve muito bem no miolo, ainda não é Matic ou Fejsa mas jamais o será, será sim André Almeida o polivalente! Mais uma vez Gaitan, número 10, vai para a esquerda e acaba por marcar na meia-direita... Mas JJ...

Só uma substituição operou JJ. Porque olhou para o banco e não confiando... Talvez John por Talisca, é que Derley entrou tão tarde...

1-1... Justo? Talvez pela ineficácia do Benfica e pela entrega de ambas as equipas! Nunca pelo jogo jogado!

O proença! Tivesse ele esta atitude de há dez anos para cá... Mas faço-lhe uns reparos: O amarelo a Enzo... E o facto de aquela trave negra do sporting nem um amarelo ter visto. Luísão intercepta um cruzamento com os braços atrás das costas e proença não inventou. A coisa poderia ter descambado logo no início, os verdes entraram para arranjar confusão mas felizmente proença aguentou. Grande arbitragem, até porque a partir dos quinze minutos, todos se preocuparam em jogar à bola... É o que dá ter Marco Silva e Jorge Jesus a treinar as duas equipas...

O Melhor em campo?
...Da minha orgulhosa posição de espectador de sofá, digo que foi: VALDO CÂNDIDO FILHO! Deu-me arrepios ouvir o mágico a comentar o jogo. Cada tiro cada melro. Sem contemplações e com arte, Valdo foi o maior da transmissão da Benfica TV. A cada tempo mais morno, o brasileiro deu lições de sabedoria analítica, demonstrou porque era um génio... Os detalhes da análise! Grande Valdo... Reparem como o Benfica é um clube gigante: Valdo, Rui Costa e Aimar. Rui Costa tinha feito um serviço idêntico ao comentar a final do mundial... Grande Valdo, que saudades!

PS1: Dei uma olhada pelos sites dos jornais desportivos e, até agora, mais ninguém saiu... Nunca mais chega a hora do lobisomem! Por outro lado... Penso ser sensato devido às lesões de Amorim e Fejsa, isto se queremos ser competitivos!

PS2: Terei exagerado quando mencionei Cardozo e Valdo de forma excessiva? Ou expressei uma opinião em relação a uma situação? Tic-toc, é quase meia-noite!

5 comentários:

  1. Respostas
    1. João, as minhas sinceras desculpas! Quando as teclas são pequenas...
      Volte a publicar se não se importar, caso contrário...

      Também concordo que o Calado... Parece que foi escolhido a dedo para a função. Felizmente, de tempos a tempos, aparece um génio da bola! Ontem foi o caso... E que caso!

      Eliminar
    2. o meu comentário era algo do género:
      o valdo comparado com o lambebotismo do calado faz toda a diferença.

      Eliminar
    3. Lambebotismo... Já li uma comparação mais incisiva: masturba a equipa...
      Não duvido do Benfiquismo dele mas cultura de futebol aliada a uma elegância universal, é coisa que ele não tem...
      Ouvir o Valdo a comentar o jogo foi uma experiência enriquecedora. Como o João deve saber, em mais nenhum outro canal que transmita jogos em Portugal temos algo que lhe chegue aos calcanhares.

      Eliminar
  2. Kuanto ao jogo,ele fica inevitavelmente marcado pelo erro do Artur,Até essa altura o Benfica estava confiante,organizado e ekilibrado em campo,após o lance do empate a ekipa ficou naturalmente mais contida,nomeadamente até ao final da primeira parte.O ke é estranho foi a arbitragem razoavel do desdentado neste jogo.Também não teve lances duvidosos para julgar,embora tenha perdoado a admoestação ás entradas dakeles dois perros,mauricio e sarr.E agora ke por algum tempo fecharam as transferencias e espero ke as novelas alimentadas pelos sabujos da comunicação social também parem,penso ke se tivessemos trazido o tal matador,esta ekipa ficaria bastante forte.É claro ke também já começaram a sentir-se as saudades de um certo paraguaio.Pondo de parte os lesionados,Jesus tem matéria prima de kualidade para voltar a vencer internamente,embora ache ke este ano a nivel internacional não deveremos conseguir as prestações dos 2 ultimos anos.Se o nosso técnico meter a casmurriçe de lado(o ke eu duvido),e colocar Julio César,Maxi,Luisão,Lisandro,Eliseu,Samaris,Enzo,Cristante,Sálvio,Gaitan e Lima,tendo ainda nomes como Jardel,André Almeida,Pizzi,Talisca,Bébé,Derlei , Nelson Oliveira e Ola John(se estes 2 ultimos entenderem começar a jogar a sério),temos armas mais ke suficientes para tentar o bi.Claro ke esta parte final já sou eu a sonhar,pois o catedrático vai levar a sua até ao fim.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo