domingo, 22 de fevereiro de 2015

22ª J: Moreirense 1 S.L. Benfica 3

E foi um jogo de qualidade colectiva mediano. Não há nada que possamos fazer neste aspecto, JJ é teimoso e teremos de contar com esse aspecto em todos os jogos do Benfica.
Vive-se um tempo difícil, numa fase já bem adiantada da época. Ontem:
  1. JJ colocou André Almeida e Pizzi no miolo e penso que o terá feito pela primeira vez esta época. Não se pode esperar que um meio campo que se encontra pela primeira vez à 22ª jornada, tenha o mesmo desempenho que outros que nos encantaram durante duas épocas. E Rúben está a chegar... Samaris já pode jogar... Muitas mexidas para um lugar que necessita de estabilidade.
  2. Há jogadores em fase negativa. Sálvio é dono do lugar mas está off; John tem uma oportunidade de ouro para ganhar terreno mas sinto-o amarrado a algo; Eliseu não é o lateral de que necessitamos (já lá vou ao golo); Jardel esquece-se que atrás de si só está o guarda-redes. Poderia estar para aqui a esmiuçar. Não vale a pena. Já escrevi várias vezes que o que interessa é o momento. Interessa que os jogadores sejam capazes de fechar os ouvidos ao exterior e que se concentrem nos noventa minutos que estão a disputar! Enzo Perez... O Enzo era muito bom jogador porque estava focado durante o jogo todo! Depois era tecnicamente excelente. Ele foi-se. Agora necessitamos que quem o substitui não seja o Enzo mas seja o Pizzi, Amorim, Samaris, Cristante ou Talisca e não uma cópia... Mas isto era tarefa para a pré-época, por vezes dá-me a sensação que estamos a passar pela terceira em 2014-2015...
  3. Temos dois bons avançados que andam a fazer esforços acrescidos devido a uma certa instabilidade global da equipa. Jonas e Lima andam a desempenhar um papel de avançados volantes. Estão lá à frente mas percorrem quilómetros em compensações nos flancos e ao centro.
  4. As harmonias estão a demorar a acontecer. Os jogadores conhecem-se mas as suas posições ainda não estão devidamente apresentadas umas às outras... Não sei se me fiz entender.
Noto que a equipa demora a entrar no jogo, e paga por isso mas assim que entra, e isto nos primeiros 15 minutos, consegue remeter os adversários para a toca. O problema é que também sinto que o coração da equipa depende da concretização das oportunidades que cria de início... Se marcar cedo, já é capaz de gerir com alguma segurança, se não marcar passa por tormentos até ao intervalo.

Ontem foi Lima ao poste Jonas desarmado in extremis na pequena área e Pizzi a falhar a barra por pouco. A equipa não marcou, pareceu perder a confiança, baixou o ritmo mas sem bola, começou a errar nos passes e as deficiências estratégicas vieram à tona: Toma lá um golo totalmente consentido por todos.

A segunda parte foi melhor porque se marcaram os golos claro. Mas foram golos, os dois primeiros resultantes da marcação de cantos (bola parada):
 
Bola parada... O que significa que as jogadas de ataque na segunda parte estavam difíceis de acontecer... campo pequeno e pequeno autocarro... Só o terceiro foi de bola corrida... Terceiro golo que nasce de um lance que transpira Benfica 2013-2014 por todos os lados:
Vamos à teimosia de JJ, e serei breve. Contra o paços, equipa em quase tudo igual ao moreirense, aconteceu a mesmíssima coisa que ontem, só com uma diferença: O Benfica permitiu o golo mais cedo... muito mais cedo porque...

JJ parece-me que está a ler mal estes jogos fora contra estas equipas pequenas que têm estádios pequenos. Devo relembrar que para a TdL (contra o mesmo adversário) jogámos com um ponta de lança de combate e outro móvel. Ontem o Benfica não fixou os defesas pois o jogo era muito recuado e previsível (depois dos primeiros vinte minutos) como frente ao paços. Ontem o Benfica teve sorte... Em sofrer o golo cedo!

A teimosia de JJ também se vê na utilização de um flanco esquerdo amorfo: John, Eliseu e Jardel:
  • Jardel é para mim um central que faz do esforço e dedicação as suas grandes armas. O que lhe peço é que nunca se esqueça que atrás de si só está o guarda-redes, e que seja expedito nas opções que toma. Vamos necessitar de um Jardel focado a 200% até ao final da época porque os adversários sabem que ele é o elo menos forte do centro da defesa. MENOS FORTE e não mais fraco. Aqui não há mais fracos mas sim menos fortes.
  • John é uma incógnita. Mais uma vez afirmo que lhe reconheço potencial enorme mas que há algo que lhe tolda o brilho. Será o medo de falhar? Será a obrigatoriedade em defender? Não sei. O que sei é que a lesão de Gaitan lhe entregou de bandeja a oportunidade de ser primeira escolha e ele não está a conseguir aproveitar. Vamos Ola John, ergue-te!
  • Eliseu... Marcou o terceiro golo ontem à noite. E pela terceira vez foi um golo importante. Isso eu não me esqueço. Eliseu é um defesa esquerdo mediano para estes jogos de campeonato. Ontem marcou um excelente golo mas quase que permitiu um lance de perigo por não saber colocar-se defensivamente... E tem sido assim toda a época! E assim será até ao fim. O Benfica necessita que Eliseu seja mais expedito e simples a defender.
Escrevo sobre o flanco esquerdo porque do direito...

Falta falar no trabalho do trio de arbitragem. Mais uma vez o Benfica permitiu que houvessem casos num jogo contra uma equipa mediana como é o moreirense. Com escrevi anteriormente, se aquela bola de Lima tem entrado... Não entrou e... E o primeiro golo do Benfica nasce de um pontapé de canto que não existiu:
Ao árbitro não lhe pareceu penálti, ao fiscal pareceu-lhe pontapé de canto. Ainda bem! Se o árbitro quisesse verdadeiramente prejudicar o moreirense e favorecer o Benfica, tinha assinalado o penálti! Mas não, não lhe pareceu penálti e seguiu a indicação do seu fiscal de linha... O problema é que com onze jogadores dentro da sua grande área, o moreirense não conseguiu evitar que um jogador do Benfica marcasse golo. E queixam-se de um pontapé de canto? Eu queixo-me de terem marcado um golo tão consentido, tão consentido...

Logo a seguir há uma expulsão:
O que disse o jogador do moreirense? Sei lá, um desabafo normal dizem uns... E que desabafo:
Só protestou quando se lembrou que o tinha de fazer para passar a imagem de injustiça. Se estivesse calado o jogo teria sido mais intenso até ao fim. Mas não, foi desarmado e...

De imediato, Eliseu dá o flanco direito todo ao moreirense e:
Parece-me que Eliseu não comete falta porque chega à bola primeiro que o adversário... O adversário que dominou mal a bola. Tudo subjectivo mas que vai levar a malta a ouvir durante toda a semana que foi isto e aquilo e... E cinco minutos mais tarde o Benfica faz o terceiro golo. Antes que se invente, tomo a liberdade de vos dizer que não há fora de jogo:
Os jornais já começaram a cascar no árbitro que expulsou maicon no porto boavista de há dezassete jornadas atrás. Foi o fiscal quem assinalou pontapé de canto, mas isso não lhes interessa.

Foi um trabalho inglório porque o jogo em si se complicou muito por culpa dos jogadores e das emoções do desenrolar da partida. O problema é que a semana passada foi fértil em comentadores pró porto e sporting a criticarem uma suposta onda de apoio arbitral ao Benfica. O problema maior é que o Benfica se coloca a jeito para isso e mesmo não sendo verdade, é uma coisa que mói a cabeça de todos. Espero que as coisas melhorem porque há espaço para isso.

Uma menção para a sportv que sempre esteve a apoiar o moreirense com os seus comentários educativos... E que acabou com um desabafo: "Já não há nada a fazer"... Que frustração! É por isso que prefiro ir a um café, beber duas SAGRES, ajudar o comércio em vez do que pagar um cêntimo aqueles crápulas!

Agora vem o estoril do sportinguista peyroteu... Vamos passar a semana inteira a levar com os jornais a pressionarem o árbitro, a diminuírem os jogadores do Benfica e a enaltecer o currículo impressionante de um derrotado...
Para alguns sócios, o preço dos bilhetes para esse jogo na Catedral será de 3,00€. Que ela se encha de apoio. A equipa necessita disso.
E Pluribus UNUM

PS: Artigo editado a 23-02-2015

12 comentários:

  1. Esses comentadores ressabiados com ausência de cérebro é o que menos interessa. Para mim o problema do Benfica chama-se teimosia,teimosia essa que já nos foi bem madrasta em Paços de Ferreira. Se um jogador rende melhor num certo lugar, para quê andar sempre com invenções para alimentar o ego. O que também é evidente,é a má forma de jogadores como Salvio,Ola John ou Eliseu.Outra situação prende-se com a casmurrice em continuar a jogar com apenas dois elementos no meio campo,quando todas as equipas no nosso campeonato joga em 4_3_3. Na minha opinião o Benfica tem todas as condições para conseguir o bi campeonato,pois acho que o plantel é mais do que suficiente para o conseguir,basta que se deixe de inventar e joguem os que estão em melhores condições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente Alexandre... Tudo dito!

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar
    2. Subscrevo a análise feita ao jogo. Parecia a repetição com o Paços de Ferreira e com o JJ a insistir na sua teimosia. A bola raramente chegava em condições ao Lima e Jonas, pois o meio campo só tinha um criador, o Pizzi. Ola John esteve muito mal e Salvio sempre foi melhor embora muito trapalhão. Estava com um amigo a ver o jogo e disse e lá acertei, que com o Moreirense a ganhar o SLB iria começar a correr mais e criar desequilíbrios. Até JJ, afirmou que a equipa pôs-se a jeito. Não sei se 11 contra 11, não perderíamos pontos, o que seria mau.
      Resumindo, mais uma semana a olhar para baixo e com a esperança que o nosso Petit faça um agracinha.

      Eliminar
    3. Dizes bem caro Alexandre: "quando todas as equipas no nosso campeonato joga em 4_3_3"....
      Digo eu, agora: se calhar é por não fazermos como "...todas as equipas no nosso campeonato....", que vamos isolados no 1º lugar e já ganhamos 2 a O na pocilga das auntas, e a lagartada não nos ganhou nos 2 jogos...

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  2. Não compreendo como se chama teimoso ao Nosso Treinador. Que ele não faça aquilo que pensas que é o correto, tudo bem, afinal ele é que é o treinador. Agora, chamar-lhe teimoso porque tu é que sabes o que é melhor para a equipa, mesmo não conhecendo os jogadores nem treinando com eles... isso é o quê? Arrogância da tua parte? Mudar o sistema de jogo para 433 porque os outros também o fazem? Isso é para rir? E que tal deixar o JJ fazer o seu trabalho e no FINAL fazer uma avaliação. Por exemplo, no final da época passada, depois de conquistar todos os títulos nacionais e de termos sido espoliados numa das finais europeias mais vergonhosas, que avaliação faríamos do treinador? Que é muito teimoso? Ai sim? Deixa-o ser, pois foi com certeza essa teimosia que nos permitiu festejar no Marquês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dr. Ghozé Pablito,

      Ele é teimoso. Em relação à não utilização de Sílvio... Compreendo se me disserem que o Sílvio não tem andamento... Ele que o coloque a jogar na equipa B como fez a Rúben Amorim, porque para mim é bem melhor do que Eliseu. O Eliseu tem aquele remate forte e...

      Gonçalo Guedes... Antes de começarmos a defrontar equipas mais fortes do que moreirense e setúbal, JJ poderia ter apostado em GG. Não! O Sálvio, que tem tido uma época com alguns problemas físicos, poderia descansar para o GG arranjar calo...

      Jardel. Não há melhor... Não há melhor? Pode haver melhor... Mas confesso que fiquei mal habituado nas três últimas épocas. Jardel é um bom defesa central. Garra e espírito de sacrifício, vontade.

      433 ou 442 em losango... A minha opinião é minha claro. Em campos pequenos (pouco espaço para os tecnicistas como Sálvio e John) com autocarros à frente da baliza, sinto-me mais confortável em ter um jogador fixo nos centrais e um segundo jogador a fazer ligações. Jonas e Lima têm estado muito fora da sua zona o que os desgasta e retira pontos de referência aos colegas.

      Não foi a teimosia de JJ que o levou a onde levou a época passada. Foi o seu trabalho e a qualidade da equipa. O ano passado, JJ teve azar com as lesões do Sílvio e do Fejsa... E com aquele árbitro em Turim.

      A teimosia de JJ... É ter cabeça de agricultor que está a conduzir um ferrari (o ego dele...). Aposta sempre no mesmo. É previsível, e os adversários já sabem o que fazer mas não têm é qualidade suficiente. JJ teima em escudar-se nos primeiros vinte minutos mas se isso falha não consegue acrescentar muito com as suas opções.

      Teimosia... É uma faca de dois gumes. Uma estrada que tem um cruzamento com duas saídas: Ora corre bem ora corre mal! O futebol é isso!

      Eu arrogante? Eu sou ninguém. Mas tenho a minha opinião. Certamente que já leste por aí coisas piores sobre JJ...

      Eliminar
    2. Quando JJ afirma que "a equipa pôs-se a jeito"... Não foi ele que escalou a equipa?

      Eliminar
  3. E foi também a teimosia que nos permitiu mamar 5 no dragão, ou perder 2 campeonatos quando tínhamos 5 e 6 pontos de avanço já na segunda volta e perder uma final da taça de Portugal contra um Vitória de Guimarães muito inferior,e isto para não enumerar as encavadelas sucessivas ás mãos dos corruptos.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi isso TAMBÉM Alexandre... Concordo ABSOLUTAMENTE!

      Eliminar
    2. Claro que os roubos a que somos sistematicamente sujeitos nada têm a ver com muitas dessas situações... É só mesmo a teimosia do já um dos melhores treinadores do Benfica de sempre (os números falam por si).

      Eliminar
  4. Olá
    Só uma palavrinha sobre aquele rapazito...

    Leva amarelo nos descontos para estar de fora no jogo contra o seu 'clube do coração'...
    https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/10997014_795784837180843_129275665044375451_n.jpg?oh=854227369b1d3b912b811741f1416366&oe=554FB044&__gda__=1434637279_256cffeafba1fb0479a5615d6b65e911

    Eu não tenho dúvida da maneira como se dirigiu ao árbitro jogando contra o seu inimigo (Benfica)...
    https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/s720x720/10991286_795777683848225_2445689598624427032_n.jpg?oh=8e0db6f848f18b15314840fb71fa1979&oe=55841359&__gda__=1431036388_7c89d1ae3c318897fbf486efedda57bc

    Saudações gloriosas rumo ao 34
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo