quinta-feira, 11 de julho de 2013

Estádio da Luz: A Transição Entre Catedrais

Terá sido doloroso para muitos Benfiquistas, especialmente para aqueles que lá puderam estar, ver a velha Catedral cair por terra.
A Maqueta para a nova Catedral
Aquele gigante de betão ajudou a fazer uma grande parte da história do Sport Lisboa e Benfica, mas com o passar do tempo tornou-se um sorvedouro de dinheiro (manutenção/pessoal) e teve o seu fim decretado quando Portugal, diz-se, ganhou a possibilidade de realizar/albergar uma competição de selecções.

"Tudo para melhorar o Benfica" também foi utilizado como argumento. Uns apoiaram, outros nem por isso pois de 120 mil pessoas, já se tinha passado para 80/90 mil e agora iríamos ficar com um estádio com a capacidade para albergar cerca de 65 mil... Metade do que se tinha conseguido.

O Benfica passou do patamar de dono do maior estádio da Europa e terceiro do mundo (maracana e azteca), para dono... Ou nem por isso, do vigésimo primeiro maior estádio da Europa! Sinal dos tempos que se foram abatendo sobre este majestoso clube.

Ao principio, a decisão ainda esteve um pouco complicada, até se falou na junção de esforços com o sporting para construir um estádio municipal (mais leve para os bolsos dos clubes e do povo). Mas depois de uma Assembleia Geral, realizada a 28 de Setembro de 2001 no Pavilhão Borges Coutinho e que contou com a participação de 2.593 sócios, lá se avançou (37.833 votos a favor e 3093 contra).
Começo da remoção
Alguns clamam que naquele momento morreu o Benfica associativo e nasceu o Benfica especulativo. Contra-argumentam outros que não havia modo de escapar a esta matrix negocial que há décadas se abateu sobre quase todas as economias mundiais... Depois foi ver o entrar e sair da CM de Lisboa, Somague, do Banif, Bes, Cgd, Bcp e Euroárea. Tudo com água na boca á espera de uma dentadinha neste bolo delicioso e rejuvenescido que era o Benfica. Bolo rejunescido que acabou por ser dado como garantia ao estado para tirar o próprio pescoço do garrote.

Infelizmente, estou tentado a afirmar que deixei de ser sócio para ser cliente... O romantismo do futebol foi-se perdendo com o indelével passar dos tempos e o enegrecer das mentalidades. Felizmente, ainda há períodos em que a mística prevalece, como foi sendo possível observar nos últimos anos mesmo o Benfica não ganhando títulos.

A 1 de Outubro de 2001, começaram então as obras de construção com a queda dos primeiros blocos de betão armado da velha catedral. O último jogo foi efectuado a 22 de Março de 2003 frente ao santa clara:
Último jogo, última equipa do Benfica na velha Catedral
O estádio viria a ser inaugurado a 25 de Outubro de 2003 e um novo capítulo estava pronto a ser escrito na história do nosso clube.

Ficam algumas imagens de uma primeira fase de desconstrução, conseguidas por essa gloriosa esfera:
Depois veio a parte final do abate e tudo se reduziu a uma memória que jamais se apagará.
Finalmente a construção da foi avançando...


Estas fotografias foram retiradas da Internet sendo que a edição é da autoria deste blogue. Aos Benfiquistas que as tiraram e publicaram, um glorioso agradecimento por parte deste escriba. Sem vocês este desfile de memórias não teria sido possível.

E Pluribus UNUM

9 comentários:

  1. Até doeu ver estas imagens.
    Mas no final das contas o novo estádio é bonito e cumpre. Quando regressarmos a "esses" tempos gloriosos só quem tiver poder de compra lá entrará os outros 60 mil que poderiam entrar ficam a ver na tv.
    Saudações gloriosas e obrigado pelos posts que são mágicos.
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro vito g, realmente doi.

      O estádio novo cumpre mas o resto...

      Eliminar
  2. Está para se apurar o impacto emocional e místico nos adeptos decorrente da demolição do anterior estádio! Não é dispiciendo!Falta, ainda, alma ao estádio atual.

    ResponderEliminar
  3. Concordo absolutamente consigo António.

    O avolumar de história e de vitórias ao longo dos anos, conferiu à antiga Catedral um estatuto canónico.

    Já o Benfica actual e tudo o que o rodeia, se bem que a mística não tenha sido eliminada, entorpecem o engrandecimento emocional do novo estádio... A tal alma que refere.

    ResponderEliminar
  4. Para mim foi o principio do fim do Benfica que me habituei a conhecer............continuo adepto mas por alguma razao ja nao e a mma coisa !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. dlmd07, detesto ser tão terminista mas...

      Actualmente temos o Benfica à distância de um clique, tal rapidez encurta distâncias, diminui tempos, corta o tempo para a imaginação...

      É como passar muita água naquela camisola de estimação, que assim acaba por perder cor. Depois deixa de ser o que era em essência...

      Mais ou menos isto certo?

      Eliminar
  5. O problema disto tudo é a falta de títulos nestes ultimos 10 anos. Se o Benfica estivesse a ganhar mais titulos aposto que viria mais gente ao estádio e haveria mais respeito por parte dos outros clubes rivais. É claro que me doeu muito a destruição da antiga Catedral mas também penso que este estádio é bonito, mais moderno e funcional. Temos de ver que hoje em dia um estádio não é apenas um campo de futebol com bancadas, hoje em dia existem lojas ,restaurantes e lojas de entretenimento que ajudam a pagar a manutenção do estádio.

    ResponderEliminar
  6. Para mim o problema é a falta de mais títulos nestes ultimos anos. Se o Benfica continuasse a conquistar mais títulos que os rivais aposto que o estádio estaria mais cheio e aí iríamos sentir melhor a tal mítica que marcou o antigo estádio.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo