segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Sp. Braga 0 SL Benfica 4 (4ª J - CN 19/20)

E apetece-me que dizer que parece que voltou tudo à normalidade (ainda é início de época)... Normalidade desde que Lage assumiu o leme da equipa de futebol principal do Benfica claro.
Ontem, as alterações demonstraram o quanto errado estava no futebol do Benfica:

1º A falta de uma lateral direito ou de um atleta que seja no mínimo mediano para ali jogar. Almeida é-o e Tavares não porque sabe o que é ser lateral mas não tem pé direito para jogar a lateral... Direito.

2º Com esse flanco mais seguro, parece-me que Lage sabia já não ser necessário jogar com o tal duplo pivot... Samaris + Florentino. retirou um deles para colocar um jogador de características mais ofensivas ou seja, ampliou a propensão ofensiva da equipa e o resultado foi evidente.

Falta ainda o vértice do ataque. E aqui, parece-me que por culpa de um (Seferovic) ainda vão ser dois que vão pagar (o suíço e RDT). Lage foi taxativo ao afirmar que não vai deixar caír ninguém (uma espécie de agradecimento pelo trabalho da época passada?) mas a verdade é que parece que por este caminho (vulgo falta de golos) ambos os avançados estão a ser queimados em lume brando. Veremos.

De resto, o Benfica, mesmo com algumas oscilações especialmente após as alterações se bem que o Braga poderia ter molhado a sopa na primeira parte, foi dono e senhor da partida se bem que o penálti desbloqueou uma fase mas equilibrada da partida. Depois, assim que Taarabt se acostumou ao lugar 8 (a partir dos 30 minutos) a equipa começou a desbobinar sucessivos lances de perigo que só por mera infelicidade no momento do remate não ditaram um resultado muito mais gordo ao intervalo.

Ao intervalo, parece-me que Lage afinou melhor os posicionamentos especialmente de Seferovic que começou a aparecer mais pelo flanco esquerdo dando hipóteses a Rafa de baralhar as ideias aos defesas minhotos. Com o Braga a querer aparecer mais perto da grande área do Benfica, a nossa equipa começou a jogar de forma mais perspicaz e incisiva tendo fechado o resultado a vinte minutos do final (e deixado outros tantos por marcar).

Notas. Sempre no osso.

Odysseas 4: Excelente. O Braga poderia ter marcado.
O poste e o grego por duas vezes não o permitiram.
Almeida 3: Não é lateral e tem certas lacunas mas sabe os terrenos que pisa.
A sua reentrada na equipa permitiu ver um tipo de futebol a que nos acostumámos durante alguns meses da época passada.
Rúben 3: Exibição equilibrada com poucas distrações.
Ferro3: De volta ao mínimo exigível. Mínimo porque lhe vejo qualidades que o podem tornar um grande central. Mesmo grande. 
Grimaldo 3: Ainda longe daquilo que nos deu a época passada. Ainda bem porque a época é longa.
Florentino 3: Boa exibição especialmente a partir do momento em que o colega do lado atinou com o posicionamento e ritmos da partida.
Taarabt 4: Uma partida em crescendo...
A partir de cerca da meia hora, o Braga começou a ser trespassado por passes de ruptura e não sabia o que fazer. Foi Lage, parece-me um facto. que reanimou este atleta. Ele que aproveitou e bem a oportunidade. Também gostei do facto de não ser nenhuma florzinha de estufa (deveria ter jogado de início frente ao CJCPC... Tenho essa ideia).
Pizzi 3: Ainda em crescendo (ainda bem pois a época é longa). Mas notou-se que com alguém que sabe manusear a bola e organizar jogo ofensivo, Pizzi fica também mais liberto para fazer outras coisas... Como marcar golos e foram dois.
Rafa 3: Outro que ainda está a preparar-se... Ainda bem pois 😉. Voltou a apanhar porrada que se farta.
RDT 3: Pelo esforço. O espanhol parece-me ser avançado e não apoiante de avançado. Parece-me e também me parece que pode estar a ser queimado em lume brando porque o golo não aparece. As férias vão fazer bem.
Seferovic 2: Nota pela assistência do golo do Esgaio. Seferovic anda com uma malapata tremenda ou... Foi o melhor marcado da época passada e está a ser-lhe difícil voltar a essa senda. Neste momento, parece-me evidente que ir para o banco - após conversa equilibrada com Lage - não lhe faria nenhum mal. Mas quem sabe se esta paragem e os jogos pela sua selecção não lhe abrem a pontaria? É que ter de ouvir piadas como aquela do como é que ele foi cap... Esqueçam.

Alterações? Concordei com todas as entradas mas Seferovic deveria ter saído primeiro que RDT. De resto, o jogo ficou meio baralhado nessa altura.

Arbitragem? Enviaram o Ferrari Vermelho para complicar a vida ao Benfica... Aos 4 minutos, Nuno Almeida fechou os olhos a isto:
Mas foi avisado pelo VAR que seria falta e com sanção disciplinar (cartão vermelho...). Mas o VAR não pode intervir nestes lances... Espertos... Toda a gente viu. Toda a gente o sabia. De resto, nada mais a assinalar, pois o penálti é penálti.
Vitória justa por números que de certa maneira parecem ser curtos... Boa exibição com as lacunas já apontadas.

Está também organizada a fase de grupos de Champions:
Grupo complicado a exigir que o Benfica leve bem a sério a sua prestação. Na teoria, a passagem para a fase a eliminar parece ser um dado praticamente certo mas só na teoria... Nem conheço aqueles alemães mas eles são fortes...

Férias de futebol... Maravilha...

Nota: Interessante o jogo do CJCPC... Só marcaram após Xistra ter expulso jogadores do Guimarães... Esta expulsão é...
Enfim...

Fiquem com o resumo da partida de Braga:
E com algumas imagens:
Meia bancada... Bem feita. Vão chular quem vos fez..
E Pluribus UNUM!

1 comentário:

  1. Também me parece que ao Seferovic faria bem uma cura de banco; entraria no decurso do jogo. Creio que isso o libertaria da ansiedade que está a acusar pela espetativa que recai sobre ele, pela época anterior. Por outro lado, é injusto colocá-lo a suplente. Uma boa conversa resolveria o assunto, até porque seria uma forma de o proteger. Taarabto deveria ter jogado na jornada anterior; a história do jogo poderia ter sido outra.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo