segunda-feira, 13 de maio de 2019

Rio Ave 2 SL Benfica 3 (CN: 18/19 - 33J)

Vou-vos ser sincero... Pessoalmente, não gostei. Não foi nada agradável.
Compreendo quando se diz que o Benfica a modos que chegou à vantagem quase sem o querer. Aquele ressalto foi um incidente feliz que Rafa aproveitou sem pedir licença. O que se passou depois desse lance já foi um pouco desagradável... Uma parte compreensível, outra nem por isso.

Compreensível é ver jogadores como Rúben, Ferro e Florentino a demonstrarem algum nervosismo! São "novos" nestas andanças e a experiência é avassaladora. Não queria de outra maneira porque de pequenino se torce o pepino mas também é verdade que a falta de tarimba pode acabar por ter algum peso no desenrolar de uma partida de futebol.

Compreensível é ver jogadores como Rafa, Félix, Seferovic, Almeida, Grimaldo, Samaris e Pizzi a não conseguirem aguentar a partida toda! Ontem foi visível na segunda parte que a equipa já estava partida... A sorte foi que o Benfica também espremeu bem o Rio Ave na primeira parte pelo que... É compreensível mas por outro lado não é fácil de aceitar. É verdade que perdemos Gabriel e que Fejsa não tem ritmo. É verdade que Jardel, Cervi, Zivkovic, Gedson, Krovinovic, Salvio e Jonas estão neste momento votados ao banco/bancada porque só há esta prova e porque o sistema funciona bem mas... Funciona bem quando o motor tem pernas e ontem foi cerca de meia hora a ver... O perigo a rondar a nossa baliza.

Compreensível mas mesmo desagradável foi também ver o desperdício... Há jogos assim eu sei e... Temos de lidar com isso da melhor maneira.

O que não é compreensível, para mim, é ver Lage a utilizar as três alterações como forma de quebrar o jogo e queimar tempo. Quando Gedson entrou a semana passada, frente ao Portimonense, a equipa ficou de imediato mais solta e partiu do 2-1 para o 5-1. Ontem, Lage viu a equipa a arrastar-se e só aos 81 minutos é que mexeu para tirar Pizzi! Compreendo, já tinha um amarelo mas a coisa ficou na mesma com Rafa, Félix e Seferovic a arrastarem-se em pleno relvado porque já não conseguiam mais.Jonas e Cervi entraram para...

E o Rio Ave? Mostrou cabeça. Daniel Ramos fez uma dupla alteração aos 59 minutos... Com resultados práticos não é Mister Lage?

Mas vencemos com mérito. Não muito na minha opinião mas com pelo menos mais do que o Rio Ave que não tem culpa de o Benfica só ter conseguido marcar por três vezes.
Notas. A doer.

Odysseas 4: Dois golos sem culpa. Duas enormes defesas que foram fulcrais para a conquista dos 3 pontos.
Almeida 2: Muitas dificuldades. Muitos maus passes. Más coberturas.
Rúben 3: Exibição relativamente pendular mas teve dificuldades porque ainda não analisa bem os lances (tempos de entrada).
Ferro 2: Anda a titubear um pouco o segundo golo do Rio Ave é culpa dele. Espero que se mentalize que já fez muito melhor contra equipas mais fortes. Vamos Ferro!
Grimaldo 3: Outro que teve um jogo difícil mas que conseguiu mesmo assim deixar a marca habitual.
Samaris 3: Muitos jogos e muito esforço faz o grego desde que Gabriel se lesionou. Penso que é um autêntico líder e que nota que Florentino anda nervoso pelo que tem de estar com um olho no ouro e outro no bandido... Cansa-se mais depressa claro!
Florentino 2: Acredito nas suas potencialidades mas é verdade que está nervoso porque nunca tinha sentido esta sensação de poder ser campeão e ainda por mais a titular. Claro que esta experiência o poderá a vir tornar um melhor jogador mas neste momento, talvez Fejsa fosse uma opção a ter em conta mas já vai tarde não é?
Mal no tal lance... Deixou-se ficar...
Pizzi 3: Marcou o golo que ditaria a vantagem final. Anda cansado de tanto deambular pelo relvado. Nota-se que dá o berro mais cedo... Mas foi dos que mais remou se bem que nem sempre da melhor maneira.
Rafa 3: Tinha de marcar aquilo e marcou mas foi vítima de maus passes, más opções, maus posicionamentos e de muitos jogos e porrada nas pernas. Que mais se pode pedir? Um esforço final no Sábado.
Félix 3: Mais pelo golo e pela primeira parte porque Félix estoirou por completo na segunda e deixou de assustar o adversário.
Seferovic 2: Uma sombra.

As alterações somente foram quebrando o ritmo e nada de especial acrescentaram ao jogo do Benfica.

Hugo Miguel... Fiquei assustado mas desde que se soube como o CJCPC controla a arbitragem que o Soares Dias até foi árbitro (na semana passada) e ontem... O Hugo Miguel foi uma meia surpresa... A celeuma do pessoal adepto dos azuis é o lance do segundo golo do Benfica. Confesso que a lei não ajuda muito porque dá azo a interpretações variadas mas... Penso que tudo é capaz de ser legal. Mas isso sou eu que penso por mim próprio pelo que mais vale a pena tentar explicar.

Será que Florentino cometeu falta para grande penalidade?
Hugo Miguel e Luís Godinho viram e... Bem...

Quanto ao fora de jogo de João Félix, Que terá Ricardo Santos a dizer?
A malta que mora ao lado da Catedral, também bufou muito. Assim é melhor relembrar um lance curioso que ocorreu na 31ª jornada:
É que este é penálti, não foi assinalado e o Sporting até marcou no lance que se seguiu de imediato... Memórias...

Quanto ao que a lei diz... É como tudo:
Foto: Militância da Mentira
Fazer uma defesa... O guarda redes do Rio Ave tentou agarrar a bola (fazer uma defesa) mas não conseguiu e largou-a (já não é defesa pelo que o lance no que diz respeito ao Félix é legal. O Florentino esteve mal mas teve sorte até porque o encosto é fora da grande área (o avançado do Rio Ave aguenta-se até entrar na grande área) e Hugo Miguel poderá ter reparado nisso... Mas também poderia ter assinalado grande penalidade... O que compreenderia.

Quanto ao Daniel Ramos, que me parece ser um bom treinador, VPCQtF com a tua opinião sobre o VAR!

Três pontos conquistados com dificuldade. Sábado tudo vai parar para ver se este Benfica de Lage tem estaleca (como já demonstrou durante alguns meses) para se tornar Campeão Nacional pela 37ª vez. Veremos. Nunca mais é Sábado até porque às 15, O Benfica vai tentar conquistar a sua primeira Taça de Portugal em futebol feminino...Elas são...
Espectaculares! Efervescentes! Adoro ser do Benfica.

O resumo estatal:
As imagens belíssimas de Gaia e de Vila do Conde... Adoro esta onda. É única.
E Pluribus UNUM!

1 comentário:

  1. Na minha opinião nem se trata de uma defesa porque foi um passe do Sef para o Pizzi que o guarda-redes tentou interceptar e falhou, colocando a bola à mercê do Félix, logo...

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo