quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

LdC FG6: SL Benfica 0 Basileia 2

Acabou o suplício europeu deste Benfica 2017/2018... É um verdadeiro alívio. Agora há que ouvir pois podemos todos dar a opinião ou nem por isso?
Agora não há desculpas para... Dar o máximo até ao final da época na tentativa de reconquista dos títulos nacionais. Não há desculpas para não aparar o plantel já em Janeiro e escolher os melhores 22/23 jogadores de campo para a tarefa.

Não há desculpas! Há que trabalhar muito mais.
Ontem... Mais do mesmo. Com as mudanças, com a falta de vontade e um esquema de jogo tão simplório, o Benfica foi presa fácil para uns rapazes interessantes que vieram da Suíça fazer uns treino mais exigente a Portugal!

Uma pura amálgama... Fácil de amolgar ainda mais.
Falta de entrosamento, passividade e falta de estofo, ditaram um jogo trapalhão cheio de asneiras que só poderia ter redundado em mais uma derrota. Cabe a palavra ao dirigente que autorizou isto...

Ficar como o clube Português com a pior prestação europeia da história do futebol português é algo...
Cabe a quem assina os papeis explicar aos adeptos se isto alguma vez voltará a acontecer. Qualquer que seja o resultado desta corrente época - suponhamos que o Benfica vence tudo - nada vai apagar o que aconteceu nestas 6 partidas da LdC.

Isto está gravado na história do clube com os nomes Luís Filipe Vieira - Domingos Soares Oliveira - Rui Vitória! Nomes que também estão gravados no Tetra... Daí que a pergunta se impõe: Presidente, acha que valeu a pena o que se passou no defeso em termos de vendas/aquisições?

Nem 1,5M de euros fomos capazes de...
Segue-se o Estoril na Catedral já no próximo Sábado (Campeonato) e o Rio Ave Em Vila do Conde na 4ª feira dia 13 (TdP).

Vamos acondicionar tudo isto que se passou num local qualquer por agora, cerrar fileiras e mostrar o real valor deste grupo de trabalho nestes próximos desafios que definem muito da época do Benfica.

Ao trabalho então pois dos fracos não reza a história.
E Pluribus UNUM!
Olhem... Ainda há sobreviventes...

8 comentários:

  1. nem vi o jogo... já esperava isto...

    no comments... enfim...

    ResponderEliminar
  2. Uma vergonha! Que desprestígio para o clube!
    Porca miséria, Rui Vitória! Quando é que começamos a jogar à bola? É que já vamos para a segunda semana de dezembro.
    Quanto é que esta aberração de campanha custará aos cofres do clube?
    Olhem (jogadores e equipa técnica e LFV e DSO) para a ausência de espectadores no estádio. E vejam se descortinam porque será.

    ResponderEliminar
  3. Partamos as máquinas
    Quando o fumo e o óleo substituíram o cheiro a bosta e a cavalo nas principais cidades europeias oitocentistas e as máquinas chegaram para substituir o trabalho braçal, os operários partiam as máquinas convencidos de que elas eram responsáveis pelo desemprego surgido. Digamos que em Portugal também há muita gente "desempregada" dos velhos hábitos que começou a partir as "máquinas" simbólicas do futuro do Benfica em construção. Exaltada com as derrotas no futebol de onze - como se o Benfica se reduzisse ao futebol de onze e aos euroganhos na Champions -, essa gente vê o futuro como o anjo do quadro Angelus Novus de Paul Klee via o futuro da modernidade: um montão de ruínas, uma tempestade, um desastre total.
    Ora, quando analisamos este Benfica (Benfica é um processo) temos dois defeitos: o primeiro consiste em reduzir o Benfica ao futebol de onze; o segundo consiste em pretender resultados vitoriosos instantâneos no futebol de onze.
    Muito em particular, benfiquistas exaltados, falsos benfiquistas e capangas das hostes do Puto da Camorra e do Mestre Ubu atacam o futuro formador e universitário do clube cujos trabalhos já começaram. A ideia é esta: deixemos o oneroso futuro formador em paz e ponhamos o Benfica da Liga A com reforços externos de jeito e a ganhar tudo sempre. Não há meio termo: é sempre para sempre com reforços. Por outras palavras: temos a alma na estranja, os bons jogadores só podem estar lá fora. Santos de casa não fazem milagres - eis a filosofia do benfiquismo periférico, de aldeia atraída pelo néon exterior.
    Nesse interim, emocionados, hostis à formação cientificamente conduzida, não somos capazes de ver a actual fase de transição, híbrida, mestiça, em curso: o Benfica está a sair de uma fase da sua história e começou a dar os primeiros passos na outra fase, a fase da modernidade formadora e empresarial. Estamos de tal maneira agarrados a partes da fase antiga que estamos cegos ante o futuro em marcha, futuro que amaldiçoamos com todas as nossas forças como o anjo de Klee. Futuro que contempla em absoluto novos métodos de formação dos futuros atletas e, entre outras modalidades, a do futebol de onze. Futuro que é caro, futuro que exige dinheiro para múltiplos usos, futuro que será cada vez mais mundializante, multinacional. Os desaires que estão a acontecer no futebol de onze - nas outras modalidades nada disso sucede - têm absolutamente a ver com a entrada na nova fase. Os pistons são outros, o carburador é diferente. A pouco e pouco estão a chegar - e continuarão a chegar - à equipa do futebol de onze novas caras, jogadores jovens, novas modalidades de jogo, processo que requer tempo e acertos. Isto é um processo dialéctico, não um estado fixo, não obra apenas de A ou B. Desaires hoje, vitórias reforçadas amanhã.
    Raivosos, sedentos de agressão, investimos contra LFV, contra RV, contra o que alguns chamam depreciativamente "superestrutura", queremos linchamentos imediatos, cabeças penduradas, a catarse das coisas cheias de sangue.
    Mas o que verdadeiramente sabem os benfiquistas dos processos em curso no clube? O que verdadeiramente sabem sobre a modernização em curso? O que verdadeiramente sabem sobre a modernidade nas outras modalidades? Quando deixarão os benfiquistas de reduzir o clube ao futebol de onze imediato, ao futebol de onze sopa de pacote, ao futebol de onze pronto a servir com reforços pagos a peso de ouro?
    Quando abandonarão o benfiquismo medievo, o benfiquismo chorão, o benfiquismo das vísceras, o benfiquismo do presente, o benfiquismo-Cro-Magnon?
    https://oubenficaouracha.blogspot.com/2017/12/partamos-as-maquinas.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom texto Karl.

      Esta pergunta gerou em mim a sensação de contrassenso em relação ao texto: "Quando deixarão os benfiquistas de reduzir o clube ao futebol de onze imediato, ao futebol de onze sopa de pacote, ao futebol de onze pronto a servir com reforços pagos a peso de ouro?"^

      Supondo que esta história está a acontecer, e pode estar a acontecer até porque tento manter-me actualizado em relação ao que se passa lá por fora, Este Benfiquista não quer reduzir o clube ao 11 imediato mas que quem gere o clube lá coloca reforços pagos a peso de ouro lá isso...

      Não?

      Eliminar
    2. Eu ao ler este texto lembrei-me da velha máxima "nunca menosprezar o poder da negação"! Lembram-se daquele ministro iraquiano que, mesmo sabendo que as tropas americanas estavam às portas de Bagdad afirmava convictamente que Saddam iria esmagar o invasor imperialista?

      Eu estou longe de ser o típico adepto que critica por tudo e por nada (mesmo quando ganha! e a verdade é que Rui Vitória, mesmo ganhando e sendo benfiquista! nunca caiu no goto da massa adepta) mas há que assumir a desastrosa forma de gerir o plantel que o Vieira faz. E não é de agora. Sempre foi assim! Há não sei quantos anos que vem com a propaganda que os jogadores só são vendidos pelas cláusulas - o que é completamente falso! - além de vir sempre com a mesma ladainha que o clube não precisa vender! Não precisa vender mas no ano passado em Janeiro, andou aí pelo mundo a tentar vender fosse quem fosse (uma chatice que o Jiménez e o Jonas, qualquer um, não tivessem querido ir para a China) para assegurar dinheiro para o Benfica e para o seu bolso. Mas agora, como está acossado pela crítica (apesar de chutar para a frente e dizer que não se pode criticar o Rui Vitória, quando o principal criticado é ele!) vem dizer que vai pagar a dívida até ao final do mandato!

      A importância do onze num clube é tanta que, não fossem as suas derrotas em campo, e ainda hoje Vale e Azevedo seria presidente do Benfica.

      Eliminar
  4. Ó meu amigo, Janeiro nunca que resolve uma má planificação de uma época! Nunca. O mal já está feito. Quem vier em Janeiro tem de se ambientar e quando estiver perfeitamente integrado já o campeonato acabou!
    O Vieira vende sempre mal e porcamente e depois fiou-se que o Vitória com qualquer merda é campeão. Esse é o problema da arrogância.
    De resto, se o Benfica for penta-campeão, nunca mais ninguém se lembrará desta campanha desastrosa na Liga dos Campeões que, no entanto, não é para esquecer, é para lembrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que o último paragrafo é mais do que verdade... verdadíssima!

      Quanto ao Vieira e a arrogância muito se deve estar a rezar e a discutir lá no núcleo.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo